terça-feira, 18 de maio de 2010

Missa do Primeiro dia da Festa do Divino de Porto Feliz










Começou no domingo dia 16 de maio, o primeiro dia das Festividades do Divino em Porto Feliz. Mais uma festa tradicional. A Santa Missa foi presidida pelo Pe Toninho, coral Nossa Senhora Aparecida e leitores da mesma paróquia. O tema da noite foi a Sabedoria

Festa do Divinio em Votorantim

 
 
 
Pe Carlos incensa o "Explendor"
 
 ( Setenário do Divino é uma Devoção popular, que contribue muito para o enriquecimento da comunidade, na sua vida de Fé de experiência de comunhão. Em nossa arquidiocese é uma celebração inédita, orientada em 2008 pelo Padre João Carlos Alampe, que a trouxe da tradição religiosa da Região de Itapeva, quando Pároco naquela cidade)



De maneira solene, com a igreja do Divino, na Vila Garcia totalmente tomada pelos participantes da comunidade e da própria paróquia, com muita alegria e Fé, teve início na noite dessa Segunda Feira a Semana de Preparação para a Festa de Pentecostes, na Paróquia Nossa Senhora Consolata em Votorantim.

As 19h30 , já com a igreja lotada, chegaram os Foliões do Divino trazendo o “Explendor do Divino”, objeto Sacro que tem a forma de um Ostensório, e que traz em seu centro a imagem de uma pombinha, símbolo Bíblico do Espírito Santo, carregado sobre um andor, e aclamado á porta da igreja com espolcar de rojões, e gritos de Viva, em uma calorosa recepção, ao Eplendor, ladeado pelas Bandeiras do Divino, que durante o mês vem percorrendo centenas de casas do Bairro.
“É uma celebração diferenciada, trazida pelo Padre João Carlos Alampe, e que o povo da comunidade aceitou bem, porque é bastante popular, com hinos e cantos que até emocionam e motivam essa Devoção ao Divino, que é o Padroeiro da nossa comunidade” –disse Cirilo, Cooperador da Comunidade.
Após o acolhimento solene na igreja, a celebração começa com a incensação do Explendor, das Bandeiras, do altar e do povo, com o celebrante passando em meio ao corredor central. 

O Explendor do Divino representa o Divino Espírito Santo, e  no rito mistura-se a Bandeira do Divino , visitando  as casas mais próximas da igreja,  e cada noite volta a igreja de modo solene, e depois é levado por outra família.
 Na celebração que abriu a solenidade, o Pároco Padre Carlos foi quem presidiu, e teve a ajuda do Diácono Márcio Rosa, da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, e a pregação da noite esteve sob a responsabilidade do Cirineu, Ministro da Palavra que atua na paróquia, recém formado pelo Instituto de Teologia João Paulo II, e que abordou o tema
“O Divino Pai Eterno revela o seu amor na comunidade”.

Na Terça dia 18 mesmo horário, o Diácono Permanente Márcio Rosa estará presidindo e o pregador será o Padre Carlos, com o tema “O Dia do Batismo onde tudo começou”.

Na Quarta dia 19 o Diácono Gerson Shiming, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, presidirá a celebração e a pregação estará por conta do Diácono José da Crua com o tema “Ser Dizimista é estar comprometido com a Palavra de Deus”.

Na Quinta Feira dia 20,  a comunidade terá a alegria de receber o Padre João Carlos Alampe, que trouxe para a paróquia o Setenário, ele presidirá e será o pregador,  abordando o tema “Paróquia, estrutura humana e agir Divino".

Na Sexta Feira dia 21 o Diácono José da Cruz estará presidindo, e o Ministro da Palavra Paulo Sebastião Vieira, também formado em Teologia pelo Instituto João Paulo II,  estará pregando sobre o tema “Comunidade das Comunidades.

Não se trata de uma celebração da Palavra e nem de uma celebração Eucarística, mas uma fórmula de Louvores e orações, eminentemente populares, como o canto inicial “Amado Jesus, José, Joaquim, Ana e Maria, eu vos dou o meu coração e alma minha...
Ou a Ladainha de Nossa Senhora cantado de um modo indolente, que motiva o povo a oração.
Veja nos vídeos abaixo, alguns momentos da Celebração de abertura.

A celebração tem cinco partes distintas sendo na 1ªparte – A Comunidade saúda a Santa Mãe de Deus o Primeiro templo do Espírito Santo

Na Segunda Parte, a Comunidade escuta a Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo.

Na Terceira Parte, a Comunidade Oferece sua Vida ao Espírito Santo

Na quarta parte, a Comunidade Acolhe o Espírito Santo

Na quinta parte, a Comunidade acolhe o Santíssimo Sacramento

A Celebração termina com a solene bênção do Santíssimo, dada logo após a distribuição da Sagrada Comunhão.

veja no vídeo abaixo, a chegada do Explendor na Igreja da Vila Garcia



Pe Carlos incensa o altar e depois o povo.....



Fonte: pascom-arquidiocesana--equipe-de-redacao

 

Programação do Mês de Maio Par. São João Batista - Com. Urbanas

MISSAS E CELEBRAÇÕES DO MÊS DE MAIO 2010 

3ª Quarta-feira – 19/05

São João Batista - Claudinei A

São Francisco de Assis - Celso

Santa Cruz - Dimas

Nossa Sra. das Graças -Missa


Nossa Sra. da Ponte - Nei Castelli

Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

abuso_infantil

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Marcha contra o abuso sexual da criança e do adolescente surgiu com o intuito de mobilizar as próprias crianças e adolescentes, além da sociedade e o governo como um todo, a combater essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros.

Para isso queremos esclarecer, excluir os tabus e o preconceito; conscientizando e motivando todos a dizerem NÃO ao abuso sexual!

Com realização no dia 18 de maio de 2009 a primeira marcha contou com a presença de 600 adolescentes de escolas publicas, inconformados com o número de casos diários de abusos com seus amigos e parentes. Marchamos na zona sul de São Paulo e tivemos a concentração no “piscinão” da Av. Roberto Marinho, que contou com a participação do grupo Rede Ativa, do Circo Naiori e da presença do Relator da CPI contra a Pedofilia, o Vereador Carlos Alberto Bezerra.

Este ano há uma estimativa de que 10 mil pessoas apoiem a causa marchando ou através de publicidade com camisetas, adesivos e etc.

Faça parte você também!

Dia 18 de Maio de 2010 às 15:30h
Veja o trajeto de sua cidade:
São Paulo, Juiz de Fora, Campinas.

CPFL lança programa em Porto Feliz

Programação do Mês de Maio Par. São João Batista - Com. Urbanas

MISSAS E CELEBRAÇÕES DO MÊS DE MAIO 2010 

3ª Quarta-feira – 19/05

São João Batista - Claudinei A

São Francisco de Assis - Celso

Santa Cruz - Dimas

Nossa Sra. das Graças -Missa


Nossa Sra. da Ponte - Nei Castelli

Judaísmo (III)

Doutrinas do judaísmo


Surgiram variadas formulações das crenças judaicas, a maioria das quais com muito em comum entre si, mas divergentes em vários aspectos. Uma comparação entre várias dessas formulações mostra um elevado grau de tolerância pelas diferentes perspectivas teológicas. O que se segue é um sumário das crenças judaicas. Uma discussão mais detalhada destas crenças, acompanhada por uma discussão sobre as suas origens, pode ser encontrada no artigo sobre os princípios de fé judaicos.

Monoteísmo

O princípio básico do judaísmo é a unicidade absoluta de YHWH como Deus e criador, onipotente, onisciente, onipresente, que influencia todo o universo, mas que não pode ser limitado de forma alguma (o que carateriza em idolatria, o pecado mais mortal de acordo com a Torá). A afirmação da crença no monoteísmo manifesta-se na profissão de fé judaica conhecida como Shemá. Assim qualquer tentativa de politeísmo é fortemente rechaçada pelo judaísmo, assim como é proibido seguir ou oferecer prece à outro que não seja YHWH.

Conforme o relacionamento de YHWH com Israel, o judaísmo enfatiza certos aspectos da divindade chamando-o por títulos diferenciados (ver Nomes de Deus no Judaísmo).
O judaísmo posterior ao exílio no entanto assumiu a existência de uma corte espiritual na qual Deus seria uma espécie de rei, o qual controlaria seres para execução de sua vontade (anjos). Esta visão era aceita pelos fariseus e passada para o posterior judaísmo rabínico, mas no entanto desprezada pelos saduceus.

A Revelação

O judaísmo defende uma relação especial entre Deus e o povo judeu, manifesta através de uma revelação contínua de geração a geração. O judaísmo crê que a Torá é a revelação eterna dada por Deus aos judeus. Os judeus rabinitas e caraítas também aceitam que homens através da história judaica foram inspirados pela profecia, sendo que muitas das quais estão explícitas nos Neviim e nos Kethuvim. O conjunto destas três partes formam as Escrituras Hebraicas conhecidas como Tanakh.

A profecia dentro do judaísmo não tem o caráter exclusivamente adivinhatório como assume em outras religiões, mas manifestava-se na mensagem da Divindade para com seu povo e o mundo, que poderia assumir o sentido de advertência, julgamento ou revelação quanto à Vontade da Divindade. Esta profecia tem um lugar especial desde o princípio do mosaísmo, seguindo pelas diversas escolas de profetas posteriores (que serviam como conselheiros dos reis) e tendo seu auge com a época dos dois reinos. Oficialmente se reconhece que a época dos profetas encerra-se na época do exílio babilônico e do retorno a Judá. No entanto o judaísmo reconheceu diversos profetas durante a época do Segundo Templo, e durante o posterior período rabínico.

Salto tem 34 casos confirmados da dengue

O trabalho incessante da Vigilância Epidemiológica para combater a Dengue não tem dado resultado porque as pessoas não fazem o seu papel, evitando a proliferação do mosquito transmissor da doença. O resultado: os casos autóctones, gerados na própria cidade, continuam aumentando e já somam 19 e os casos importados de outras cidades chegam a 15, totalizando 34 ocorrências da doença.

A previsão é que novos casos sejam confirmados, pois, dos 96 notificados, 34 foram confirmados, 14 estão em análise laboratorial e 48 descartados.

De primeira mão: Projeto Polêmico não foi votado na sessão da Câmara desta segunda-feira!!






Projeto de Lei nº 30 de 2010
Enfim, chegou o dia da votação do projeto que faria desafetação de 10 alqueires, que iriam para licitação pública ao interessados. Todos sabemos que somente a Igreja Suprema Graça representada na pessoa do Pastor Daniel Maddalena, são os reais interessados até o momento.





Participação popular
Foi surpreendete a presença popular no recinto do Salão nobre da Câmara dos Vereadores de Porto Feliz, localizado na região central de Porto Feliz. Podemos identificar alguns grupos ali presente, como ex vereadores, representantes de partidos, um grupo de pessoas levados pela diretoria de Promoção Social que teria um projeto de seu interesse que iria para votação, evangélicos, pastores, católicos engajados e muitas autoridades da Prefeitura Municipal. A maioria era cargo de confiança, pessoas de primeiro, segundo e terceiro escalão estiveram presentes.



E um bom número de pessoas que ali estavam, se percebia claramente que nunca vieram numa Sessão da Câmara, e não sabiam se portar como pede o recinto. Várias vezes foram repreendidos. Apitos, adjetivos impróprios, aplausos e vaias.








Também devemos registrar que muitos se manifestaram cordialmente e democraticamente exibiram cartazes.







Tribuna Livre
Como era de se esperar, houve desistência do primeiro inscrito para versar na tribuna livre, e o presidente da Câmara ofereceu a oportunidade do Prefeito  Cláudio Maffei, sendo ele a maior autoridade da cidade, ser o primeiro a discursar. Maffei procurou esclarecer alguns pontos que segundo ele foram mal interpretados pelo Cepam. Saudou a todos com "Paz e Bem". Encerrou sua participação declarando seu amor pelos filhos, pela esposa e presidente do PT na cidade a primeira dama Sra Patrícia, e no fim por Porto Feliz. Em seu discuros evitou ataques e não quis polemizar.
Foi aplaudido!


Em seguida o ex vereador Levi Rodrigues, empresário, apresentou sua posição contra a forma que são realizados os projetos do PT e a vinda do Parque Cultural Religioso.


No final, o mais fervoroso e feroz ataque, veio do ex-prefeito Professor Erval, ele usou de toda a sua dialética para expressar sua repugnância a respeito da forma como está sendo a destinação do seu tão sonhado Parque Industrial Rolando Giuli. Criticou o atual Governo, atacou o Pastor Daniel e colocou sob suspeita a Igreja Suprema Graça, usou termos fortes, considerando o empreendimento como uma "grande farsa" que está tentando vir para Porto Feliz. Foi aplaudido e vaiado. Durante seu discurso, alguns jovens manifestantes protestaram, usaram de adjetivos impróprios para com a sua pessoa.



Discutindo o projeto
Cada vereador tinha 30m para versar a respeito. A oposição usou de seu tempo, com os seus argumentos. A situação, na pessoa do Vereador Marquinhos e Andreia defenderam o projeto e rebateram todas as acusações. Marquinhos adotou um discurso agressivo contra a oposição e claramente se posicionou com lider da situação nos momentos difíceis. A professora Andreia teceu críticas com uso de indagações e ironias sob a oposição.





Vereador Ednílson, fez um discurso relativista, pois não entende como a oposição consegue ver tantos impedimentos neste projeto. E comparou a situação de Porto Feliz, com a realidade da cidade de Aparecida. Lá, claramente o turismo é a força que traz progresso a cidade, falou da importância do turismo, falou que Porto Feliz quer entrar neste caminho de progresso, e não há motivos para ser simplesmente contra por ser.


Em diversos momentos da Sessão Ednilson trocava olhares com Robertinho, trocavam sorrisos irônicos sobre o discurso da oposição.






O momento ficou tenso, após o presidente Odélio ceder a presidência para poder ocupar a tribuna. Odélio, apresentou relatórios, argumentos, fez pesquisa na internet, citou sites, inclusive ele citou trecho da entrevista que o Pastor Daniel Maddalena nos cedeu ano passado. Falou que falta mais informações a respeito sobre a idoneidade do Pastor e de sua Igreja, desafiou aos vereadores darem o endereço dele... ninguém se pronunciou. Vendo inconsistência, pediu o adiamento por uma sessão esta votação, sendo ela transferida para a próxima sessão do dia 25, colocado em votação, deu empate de 4 a 4, porém, com o voto de desempate, a vereadora Miraci que ocupava a presidência, ficou do lado da situação e votou favoravelmente a que se continuassem as discussões e ocorresse a votação ainda nesta sessão.


Sendo vencido, Odélio se recusou a votar tal projeto. Baseado em artigo do regimento interno da Câmara, ele saiu do plenário. Ele foi acompanhado por Gerão e Coquinho. Miraci um pouco perdida, interrompeu por 10 min a sesssão. Reunidos a portas fechada, a situação, liderada pelo vereador Robertinho, após mais de 30m de espera definiu que  eles não retornariam também ao plenário. Miraci, esperou como manda o regimento - mais 15 minutos. Não havendo retorno suspendeu a presente sessão. Somente se encontrava ela e o vereador Marola presente.

 Alguns presentes, durante o momento em que Odélio deixou o plenário e a sessão foi suspensa, alguns munícipes foram questioná-lo com ânimos exaltados. Lelo Tuani (ex-verador) intercedeu a favor dos populares e esquentou o debate.


 Em seguida, quem entrou em confusão foi o vereador Coquinho, acusado por um jovem que ele "depois vem distribuir caixa de leite em troca de votos". O vereador ficou indignado, disse que "isto é um assunto dele". E a discussão aumentou com mais pessoas no meio. O edil ameaçou de dar voz de prisão por desacato a autoridade e desceu as escadas chamar os GMs que se encontravam o tempo todo do lado de fora do prédio da câmara, do outro lado da rua.



 Coquinho indo atrás dos policiais


 Gms chegam e observam as discuções, que logo cessam



 Sem vereadores, Miraci encerra a sessão por falta de quórum




Conclusão: o projeto não foi votado! E trancou a pauta, assim, outros projetos não foram votados também. Tudo recomeça dia 25.


veja mais:


Ata oficial da Sessão da Câmara deste dia


Veja os batidores da Sessão clique aqui

Veja a Ata das Sessões Extraordinárias


Veja como foi a Sessão Extraordinária



Como foi a Sessão do dia 25 de maio

Como foi a Sessão do dia 07 de junho dia da "aprovação" do projeto


Como foi a Sessão do dia 14 de junho dia da anulação da votação do projeto


Situação reage contra o Cancelamento da Votação que aprovou o Projeto nº30

Pendência na Com. Constituição e Justiça


Parque Temático retorna  a pauta da Câmara



Entrevista com o Pastor Maddalena


Segunda entrevista com o Pastor Daniel Augusto Maddalena

Sessão do dia 15 de julho - retorno do projeto nº 30 


Ata da Sessão do dia 15 de julho