segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Prefeito faz caminhada contra a instalação de presídio em Porto Feliz

 

Serão 129 km a pé; prefeito deve chegar à capital paulista na terça-feira, 25.
Ele segue acompanhado de familiares e de um oficial da Guarda Municipal.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei (PT), iniciou neste domingo (23) uma caminhada de protesto entre o município até o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com objetivo de sensibilizar o governador Geraldo Alckmin para a paralisação das obras do Centro de Progressão Penitenciária (CPP). Serão 129 km a pé; ele deverá chegar na terça-feira (25) à tarde para entregar um abaixo-assinado ao governador.

Na manhã de domingo, o prefeito caminhou desde o local das obras do CPP até a praça da Matriz da cidade, percorrendo cerca de 7 km a pé. Ele seguiu acompanhado de assessores e de um oficial da Guarda Municipal. A caminhada prosseguiu até o km 80 da rodovia Castello Branco, totalizando um percurso de 36 km.

As obras do CPP, orçadas em R$ 56 milhões, tinham sido embargadas pela juíza Ana Cristina Paz Neri Vignola, da 2ª Vara Cível de Porto Feliz, atendendo a uma liminar da prefeitura. Porém, nesta semana o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) suspendeu a medida judicial e as obras foram retomadas.  

Em nota enviada à imprensa, o atual prefeito, que não concorre a nenhum cargo nestas eleições, alega que presídio está sendo construído numa área de proteção ambiental do Engenho D’Água e que a cidade não tem infraestrutura para "suportar da noite para o dia" cerca de 1.000 novos habitantes carcerários.

É a segunda vez que o prefeito faz o protesto. A primeira caminhada aconteceu em maio de 2009, ainda quando José Serra era governador e tinha anunciado em março do mesmo ano, via Diário Oficial, a construção do presídio. Na ocasião, foram protocoladas mais de 15 mil assinaturas e não houve nenhuma resposta por parte do governador.

Prefeito faz caminhada contra a instalação de presídio em Porto Feliz (Foto: Camila Steiner / Divulgação PM)Prefeito (de chapéu e mochila) faz caminhada contra presídio (Foto: Camila Steiner / Divulgação PMPF)

Encerramento da 22ª Festa do Ancião

 DSCF1428 DSCF1464 DSCF1480 DSCF1481 DSCF1489 DSCF1496 DSCF1507 DSCF1534 DSCF1556 DSCF1423 DSCF1427

Encerrou neste domingo (23), a tradicional Festa do Ancião que alcançou a 22ª edição, contando com a participação de comerciantes, empresários, doadores, voluntários, fiéis, colaboradores, funcionários, diretoria e o apoio fundamental da Igreja Católica de Porto Feliz, que ao longo do ano faz campanhas de arrecadação.

A festa é um momento importante de demonstrar a importância e destacar os trabalhos realizados com os idosos, além de a festa ser um evento de fundamental importância, pois, sua arrecadação contribui na manutenção de 50% dos gastos da entidade que além dos seus custos segue com desafio de investimentos em melhorias.

Neste domingo teve apresentações da Corporação musical União Porto-Felicense, Grupo musical União, coral Eterna Itália da cidade de Salto/SP e grupo de dança Alma Gitana e show com Marcos e Cauê. Segundo estimativas, pelo menos 8 mil pessoas participaram dos três dias da festa.

Fotos: Lucas Araújo/Pastoral da Comunicação
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Comer gordura em ‘hora certa’ pode emagrecer, diz estudo

 

 

Foto: BBC

Horários ajudam metabolismo a usar a gordura em quantidade para produzir energia

Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém dizem que uma dieta rica em gordura em horários controlados pode emagrecer.

A prática também pode fazer com que o metabolismo não acumule a gordura ingerida e, sim, utilize-a para produzir energia.

Notícias relacionadas

Tópicos relacionados

O estudo foi conduzido pelo Instituto de Bioquímica, Ciência da Alimentação e Nutrição da universidade e divulgado na publicação científica da Federação de Sociedades Americanas de Biologia Experimental (Faseb, na sigla em inglês).

"Aperfeiçoar o metabolismo pelo agendamento cuidadoso das refeições, sem limitar o conteúdo do cardápio diário, pode ser usado como ferramenta terapêutica para prevenir a obesidade nos humanos", afirmou professor Oren Froy, que conduziu o estudo.

Pesquisas anteriores afirmavam que alimentar mamíferos com uma dieta rica em gordura prejudica o metabolismo e leva à obesidade.

No entanto, os cientistas israelenses queriam determinar o efeito de combinar os alimentos gordurosos com um controle rígido do horário e da duração das refeições.

A hipótese estudada era a de que comer sempre na mesma hora regularia o relógio biológico e reduziria os efeitos da gordura que, em circunstâncias normais, causaria obesidade.

Aproveitamento da gordura

Para comprovar a teoria, os pesquisadores alimentaram quatro grupos de ratos com dietas muito ou pouco gordurosas durante 18 semanas.

No grupo de controle, os animais comiam alimentos ricos em gordura na mesma hora e durante o mesmo período de tempo todos os dias.

Os outros ratos foram divididos em grupos que comiam pouca gordura em horários fixos, pouca gordura sem horários fixos (na quantidade e frequência que escolhessem) e muita gordura sem horários fixos.

Ao concluir o experimento, a equipe do professor Froy percebeu que todos os quatro grupos de ratos haviam engordado, principalmente os que comiam gordura sem horários fixos.

No entanto, os ratos que comiam gordura em horários controlados ganharam menos peso até do que aqueles que tinham ingerido pouca gordura, apesar de ambos terem consumido a mesma quantidade de calorias totais.

Os ratos com horários controlados também desenvolveram um estado metabólico especial, em que as gorduras ingeridas não eram acumuladas, e, sim, utilizadas pelo organismo para produzir energia os períodos entre as refeições.