domingo, 22 de setembro de 2013

Orientadoras do pacto nacional pela alfabetização visitam escolas

atividades pnaic (2)

Durante o mês de agosto as orientadoras de Porto Feliz realizaram visitas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nas escolas municipais urbanas e rurais.
As atividades lúdicas foram desenvolvidas pelas orientadoras Rosana Martelini, Cida Sampaio e Sonia Jaqueline da Silva Oliveira. Contado com a ajuda do boneco de fantoche "Julio", elas encenaram a narrativa "O menino que foi ao Vento Norte", um resgate do "Folclore Brasileiro" e seus gêneros textuais como narrativas, adivinhas, piadas, causos e outros.
O boneco conquistou as crianças recebendo dezenas de cartinhas dos alunos da rede municipal, estimulando os estudantes a produzirem seus próprios textos (através de cartas e bilhetes), incentivados pelos professores.
Neste mês de setembro as orientadoras já retornaram com outro recurso disponível "a tecnologia em sala de aula" usando computador e data show para novas narrativas, novas brincadeiras e livros escaneados (literatura infantil). A primeira escola a ser visitada foi a EMEF Coronel Esmédio.
Segundo as orientadoras, alfabetizar não é uma tarefa fácil, mas com muita dedicação e comprometimento e a união de todos é possível alcançar bons resultados.
A garantia de que toda criança até oito anos de idade estará alfabetizada é uma meta nacional por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa (PNAIC).

Sebrae promove palestra sobre merchandising

 

O Posto Sebrae de Porto Feliz, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, realiza na segunda-feira, 23, às 19h30, a palestra “Licitação e as Micro e Pequenas Empresas”.
Com duas horas de duração, a palestra vai os meios e processos de licitações, para que se possa promover a inserção das empresas nas compras públicas, alavancando as vendas e retendo os recursos dos impostos no município.
Esta palestra é indicada para empresários que pretendem conhecer melhor sobre a participação em licitações do poder público, além de representantes do próprio poder público local.
A palestra é voltada para empresários e empreendedores individuais e é gratuita. As vagas são limitadas.
A palestra acontece no salão de eventos da Cooperativa dos Plantadores de Cana (Canacap), na rua Francisco Moreira Jr, nº 156, centro (fundos da cooperativa).
O Posto Sebrae de Porto Feliz fica na rua Adhemar de Barros, 340, no centro. Mais informações através do telefone 15 3261-9047.