domingo, 18 de dezembro de 2011

Instituto Sonorum apresenta Concerto de Final de Ano

ande

Nesta segunda-feira, dia 19 de dezembro, o Instituto de Educação Musical Sonorum, realizarão o seu Concerto de Fim de Ano, no Espaço Cultural Olair Coan.

A orquestra é composta por 34 alunos, o coral é regido pela professora Sônia Vargas e possui 60 alunos. Ambos farão apresentações com entrada franca, as responsáveis pelo instituto professoras Andreia e Elizandra, convidam a todos para prestigiarem este lindo evento.

O Espaço Cultural Olair Coan, fica rua João Gastardeli, nº 118 - Água Branca,

Foto: Instituto. Texto: Felipe Miranda/Pascom

Muricy nega surpresa, defende escalação do Santos e elogia Barcelona

 

Jogadores do Barça comemoram gol na vitória sobre o Santos, no JapãoJogadores do Barça comemoram gol na vitória sobre o Santos, no Japão

AE - Agência Estado

O técnico Muricy Ramalho negou neste domingo, 18, que tenha sido surpreendido pelo estilo de jogo do Barcelona, que dominou completamente a final do Mundial de Clubes, disputada em Yokohama, no Japão, e venceu por 4 a 0. Para o treinador, a qualidade dos jogadores do time catalão fizeram a diferença na partida.

'O sistema deles no Brasil, se fosse usado, seria um absurdo, um 3-7-0', disse Muricy após o jogo - Toru Hanai/Reuters

Toru Hanai/Reuters

'O sistema deles no Brasil, se fosse usado, seria um absurdo, um 3-7-0', disse Muricy após o jogo

"Acho que a gente já conhecia essa qualidade do Barcelona. O sistema deles no Brasil, se fosse usado, seria um absurdo, um 3-7-0. Perderam Sánchez e Villa e optaram por um meia. No Brasil, isso é caso de policia. O Barcelona mostra que é possível jogar bem e fazer gols sem nenhum atacante. Quem sabe agora a gente não comece a aceitar isso no Brasil".

Muricy mudou a escalação do Santos para a final, ao apostar em uma esquema tático com três zagueiros, além de ter promovido o retorno do lateral-esquerdo Léo. Para ele, o estilo do Santos foi mantido para o duelo com o Barcelona. Defendendo a formação utilizada, o treinador disse que se recusou a mudar a essência do time com a escalação de mais volantes.

Para o técnico do Santos, é muito difícil marcar o Barcelona e impedir que o time espanhol tenha o controle do jogo. "Esse domínio, essa posse de bola é difícil de parar. Poderia colocar mais gente no meio-de-campo, mas não era o caso. Respeitamos o nosso estilo, com um meia de ligação e dois atacantes. Não adianta procurar defeito, é ter a sabedoria de que o adversário é o melhor do mundo".

Muricy minimizou o tropeço na decisão do Mundial de Clubes e fez um balanço positivo da temporada santista, com as conquistas dos títulos do Campeonato Paulista e da Libertadores. "Perder para esse time não tem nenhum impacto. É preciso saber que jogamos três finais nesse ano", disse. "O time fez um grande trabalho e teve um ano muito positivo".

Tribuna Livre na Câmara dos Vereadores

  DSCF2724

Na última sessão da Câmara dos Vereadores de Porto Feliz, um morador do bairro Bambu, presidente da Associação de Amigos de Bairro, usou da Tribuna Livre para expressar a conclusão dos demais moradores, que estiveram reunidos em Assembleia e elencaram algumas reclamações para o Governo Municipal.

DSCF2723

Vitor Previtali fez um discurso muito duro e sincero dizendo que a região caiu no esquecimento. Afirmou que falta vontade política para a solução da Passarela que é uma antiga reinvindicação, e que a Colinas e o Governo não demonstram nenhuma solução. Afirmou que o Posto de Saúde melhorou recentemente, mas é uma queixa antiga por falta de médicos, vagas. Outra reinvindicação antiga é a inclusão da região no Programa Saúde da Família que a 7 anos é esperado pela população.

DSCF2725

Vítor Previtali afirmou que a região está crescendo, e a demanda de crianças também, e não há uma creche para atender as crianças. Áreas verdes para lazer são inexistentes, não há praça de esportes, reclamou do preço alto do IPTU e reivindicou mão única para a rua Consuelo Manoel dias de Toledo.

Foto e texto: Felipe Miranda/Pascom

CF 2012 LANÇAMENTO DO TEXTO BASE FOI NESTA SEXTA FEIRA

Na noite de sexta Feira 16 de dezembro aconteceu no auditório do CAP Centro Arquidiocesano de Pastoral o lançamento do Texto Base da CF 2012 que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” com o lema “Que a Saúde se difunda sobre a terra” Eclo 38.8. Uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues, concelebrada pelo Pe Tacílio Ferreira, Pároco da São Lucas, pertencente a Ordem dos Teatinos, marcou o início do Lançamento onde durante a homilia D. Eduardo afirmou que”O SUS é reconhecidamente uma grande proposta mas falta a muitos funcionários dessa área, envolvidos nesse trabalho, a mística que nos faz ser diferentes, e também a vontade política dos governantes, para que essa estrutura funcione realmente beneficiando o nosso povo” – concluiu. Ele reconheceu que não falta no SUS funcionários dedicados e que vestem a camisa desse ideal de oferecer melhor assistência médica preventiva ao povo, mas que há também muitos outros que fazem dessa profissão uma fonte de renda. Para comprovar a diferença de tratamento na área da saúde, D. Eduardo mencionou que hoje viu na mídia uma imagem, mostrando de um lado o Ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de outro um assistido pelo SUS, em em baixo uma legenda “Os dois têm a mesma enfermidade, mas o homem cidadão comum já perdeu a voz, pelo tempo de espera pelo tratamento”. “Nada tenho contra o Lula., mas acho que os dois deveriam, ter o mesmo acesso ao atendimento médico eficaz, é essa desigualdade que não pode acontecer, pois os dois são seres humanos e têm a mesma dignidade” – concluiu D. Eduardo. A animação da liturgia esteve a cargo de um grupo de jovens da PJ - Pastoral da Juventude – que agradou a assembléia pelo manejo dos instrumentos e pela entoação animada e afinada, agradando tanto que a Coordenadora Anice já os convidou para animarem a formação do dia 14 de janeiro.
                            A Cerimônia de Lançamento
A cerimônia de lançamento foi presidida pela Coordenadora Arquidiocesana da CF Anice de Souza, que após compor a mesa e elencar alguns objetivos específicos da CF fez a apresentação do cartaz explicando o simbolismo de cada detalhe. Tomaram parte na mesa: o Arcebispo D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues, o Pe Tacílio Ferreira, a Dra. Liliane Pinto da Secretaria Municipal da Saúde, o Dr. Gilson Delgado – Oncologista e Professor da PUC Sorocaba, O Deputado Sr. Hamilton Pereira e o Dr. Eduardo Malota. A Dra. Liliane e o Dr. Eduardo apresentaram um resumo do trabalho feito nas UBs Unidades Básicas de Saúde que atua em todas as regiões geográficas da cidade, regiões que têm características sociais diferentes. Explicou a todos que nessas Unidades Básicas de Saúde são atendidas 85% da população, e falou que as Unidades trabalham de acordo com as diretrizes dos Conselhos e Pré Conferências, realizadas pelo Governo Municipal onde a população é convidada a participar. O Dr. Eduardo elencou alguns desafios que a Secretaria enfrenta como a Dengue que no ano passado chegou a 1.700 casos com dois óbitos e cobrou uma participação mais efetiva da população. O segundo desafio é a Mortalidade infantil que a Secretaria conseguiu reduzir bastante mas o número ideal seria zero. Ao conceituar a palavra Saúde, o palestrante lembrou que Saúde, significa o bem estar físico, psicológico, espiritual e social, principalmente o relacionamento familiar. O Padre Tacílio explanou sobre a Saúde a partir da Bíblia com citações do Antigo Testamento, como o próprio Eclesiástico que inspirou o lema da CF, como também dos evangelhos sinóticos lembrando o significado de algumas curas que Jesus realizou. Concluiu alertando que é muito perigoso as pessoas com problemas de saúde, se tornarem alienadas e buscarem a cura de suas enfermidades nos sacerdotes menosprezando os Dons que Deus concedeu aqueles profissionais que atuam na área e que estão a disposição de todos. O Dr. Gilson Delgado em sua breve colocação deu algumas indicações importantes para a ação transformadora no Mundo da Saúde e ressaltou a importância da espiritualidade na vida do homem, mas lembrou que é necessária uma união de todos na busca da cura de tantos males que nos afligem.
A pouca presença de pessoas ao evento não passou despercebida por Dom Eduardo que comentou "Com certeza não temos aqui uma grande quantidade, mas uma otima qualidade"
daqueles que aqui estão, e que irão fazer a diferença em suas comunidades e pastorais" concluiu

Site arquidiocese de Sorocaba

Angelus de Bento XVI - 18/12/2011

 


Queridos irmãos e irmãs!


Neste quarto e último domingo do Advento, a liturgia apresenta-nos a narração do anúncio do Anjo a Maria. Contemplando o ícone estupendo da Virgem Santa, no momento em que recebe a mensagem divina e dá a sua resposta, somos interiormente iluminados pela luz de verdade que emana, sempre nova, daquele mistério. Em particular, gostaria de deter-me brevemente na importância da virgindade de Maria, no fato de que Ela concebeu Jesus permanecendo virgem.
No pano de fundo do acontecimento de Nazaré está a profecia de Isaías. "Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Essa antiga promessa encontrou cumprimento superabundante na Encarnação do Filho de Deus. De fato, não somente a Virgem Maria concebeu, mas o fez por obra do Espírito Santo, isto é, de Deus mesmo. O ser humano que começa a viver no seu ventre partilha da carne de Maria, mas a sua existência deriva totalmente de Deus. É plenamente homem, feito de terra – para usar o símbolo bíblico –, mas vem do alto, do Céu. O fato de que Maria conceba permanecendo virgem é, portanto, essencial para o conhecimento de Jesus e para a nossa fé, porque testemunha que a iniciativa foi de Deus e, sobretudo, revela quem é o concebido. Como diz o Evangelho: "Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus" (Lc 1,35). Nesse sentido, a virgindade de Maria e a divindade de Jesus se garantem reciprocamente.
Eis porque é tão importante aquela única pergunta que Maria, "muito perturbada", dirige ao Anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?" (Lc 1,34). Na sua simplicidade, Maria é sapientíssima: não duvida do poder de Deus, mas quis compreender melhor a sua vontade, para configurar-se completamente a essa vontade. Maria é infinitamente superada pelo Mistério, mesmo que ocupe perfeitamente o lugar que, ao centro desse, lhe foi dado. O seu coração e a sua mente são plenamente humildes, e, exatamente pela sua singular humildade, Deus espera o "sim" dessa jovem para realizar o seu projeto. Respeita a sua dignidade e a sua liberdade. O "sim" de Maria implica o conjunto de maternidade e virgindade, e deseja que tudo n'Ela dirija-se para a glória de Deus, e para que o Filho que nascerá d'Ela possa ser todo dom de graça.
Queridos amigos, a virgindade de Maria é única e irrepetível; mas o seu significado espiritual diz respeito a cada cristão. Esse, substancialmente, está ligado à fé: de fato, quem confia profundamente no amor de Deus, acolhe em si a Jesus, a sua vida divina, pela ação do Espírito Santo. É esse o mistério do Natal! Desejo a todos vós que o vivam com íntima alegria.

Misteriosa epidemia assola cortadores de cana na América Central

 

Kate Sheehy

The World*

Menino trabalhando em plantação de cana na Nicarágua

Doença já matou mais homens que HIV e diabetes somados

Uma epidemia misteriosa está assolando a América Central e é a segunda principal causa de mortes entre homens em El Salvador e na Nicarágua. A doença já matou mais homens do que o vírus HIV e a diabete somados. As causas da epidemia permanecem desconhecidas, mas a teoria mais recente é de que as vítimas estariam, literalmente, trabalhando até a morte.

Nas planícies da Nicarágua — uma região farta em plantações de cana de açúcar— fica a pequena comunidade de La Isla, com suas casinhas que são uma colcha de retalhos de concreto e madeira. Pedaços de tecido servem como portas das residências.

Maudiel Martinez é pálido e tem as maças do rosto saltadas. Ele é curvado como um idoso, mas tem apenas 19 anos de idade.

''Essa doença é assim. Você está me vendo assim agora, mas dentro de um mês pode ser que eu não esteja mais aqui. Ela pode te levar de repente'', afirma.

Os rins de Maudiel estão falhando. Eles não estão realizado a função essencial de filtrar impurezas do corpo. Ele está sendo, pouco a pouco, envenenado por dentro.

Quando adoeceu há dois anos, ele já estava familiarizado com a sua doença e com os efeitos que ela poderia ter sobre ele. ''Eu pensei no meu pai e no meu avô'', afirmou. Mas ambos morreram da mesma condição. Três dos seus irmãos também sofrem da mesma doença. Todos eles trabalhavam nas plantações de cana

A Ilha das Viúvas

Doenças renais mataram tantos homens nesta região que os moradores já passaram a chamar La Isla (A Ilha) de La Isla de las Viudas (A Ilha das Viúvas).

A doença não se limita à Nicarágua. Há inúmeros casos registrados em seis países da América Central, situados na região costeira do Oceano Pacífico.

''É importante que a doença renal crônica afetando milhares de trabalhadores das zonas rurais da América Central seja reconhecida como o que ela é —uma forte epidemia com um tremendo impacto sobre a população'', afirma Victor Penchaszadeh, um epidemologista da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

O Ministério da Saúde de El Salvador já pediu a ajuda da comunidade internacional para combater a doença. A ministra Maria Isabel Rodríguez afirmou que a epidemia está ''consumindo as nossas populações''.

Além do meio rural

Em uma clínica de El Salvador, na região rural de Bajo Lempa, o médico Carlos Orantes recentemente descobriu que 25% dos homens na área sofrem da doença. E mais, afirma ele: a maior parte dos homens que estão doentes não tem indícios de pressão sanguínea alta ou de diabetes, que são as causas mais comuns de doença renal crônica em todo o mundo.

''A maior parte dos homens que nós estudamos possuem doenças renais crônicas provocadas por causas desconhecidas'', afirma.

O que os homens da região têm em comum é que todos trabalham com agricultura. Por esse motivo, Orantes diz acreditar que uma das principais causas das falhas renais das quais eles sofrem sejam componentes químicos tóxicos, como pesticidas e herbicidas, que são usados regularmente na agricultura.

''Estes químicos são proibidos nos Estados Unidos, Europa e Canadá e são usados aqui, sem quaisquer proteções e em grande quantidade, o que é bem preocupante'', afirmou.

Mas ele não descarta que outras hipóteses possam estar provocando a doença, como, por exemplo, o uso excesso de analgésicos, que pode danificar os rins, assim como o consumo excessivo de álcool. Ambos são fortes problemas na região.

Problema político

Na Nicarágua, a doença já se tornou um problema político.

Em 2006, o Banco Mundial (Bird) concedeu um empréstimo à segunda maior companhia açucareira do país para que ela construísse uma usina de etanol.

Trabalhadores rurais protestaram contra a construção, argumentando que as condições de trabalho promovidas pela empresa e o uso feito por ela de componentes químicos estavam contribuindo para a disseminação da epidemia. Eles afirmaram que o empréstimo violava as próprias regras do banco em relação a padrões de segurança para trabalhadores e práticas ambientais.

Por conta disso, o Bird aceitou financiar um estudo para tentar identificar as causas da epidemia. ''As provas apontam para um hipótese muito forte de que o estresse provocado pelo excesso de calor seja a causa desta doença'', afirma Daniel Brooks, da Universidade de Boston, que está chefiando a pesquisa.

Bebida reidratante é distribuída na Nicarágua (Anna Maria Barry-Jenson)

Bebida reidratante é distribuída na Nicarágua

A equipe de Brooks descobriu ainda que não são apenas os trabalhadores agrícolas que estão adoecendo, mas que também há forte incidência de doenças renais entre mineiros e trabalhadores da zona portuária, que não estão expostos a componentes químicos. Mas o que os portadores da doença têm em comum é o fato de que eles trabalham longas horas sob um calor extremo.

''Dia após dia de trabalho manual em condições de forte calor, sem que haja uma renovação de fluidos, pode ter efeitos sobre os rins que não são tão óbvios à primeira vista, mas que, com o tempo, se acumulam ao ponto de contribuírem para que surjam doenças'', afirma Brooks.

Ele acrescenta que ''isso não havia sido mostrado até agora como uma causa possível para doenças renais crônicas. Portanto, estamos falando de um novo mecanismo que até hoje não havia sido descrito na literatura científica''.

Resultados iniciais

Mas o pesquisador conta que resultados preliminares do estudo confirmam a hipótese dele. O grupo de pesquisadores testou amostras de sangue e urina de trabalhadores da indústria canavieira que realizam diferentes funções. Os cientistas encontraram mais traços de danos renais entre trabalhadores que realizam atividades físicas desgastantes debaixo do sol.

A professora Aurora Aragon, da Universidade Nacional da Nicarágua, em León, afirma que a visão defendida pelos pesquisadores faz sentido. Há muito ela suspeita que o problema é parcialmente causado pela forma com que os trabalhadores canavieiros são pagos — quanto mais cana eles cortam, mais eles recebem.

José Donald Cortez trabalhou na indústria canavieira por 18 anos e conta que trabalhar no campo fez com que ele regularmente ficasse enjoado e tonto e sofrendo com febres constantes.

Cortez atualmente sofre de doenças renais e comanda uma organização de trabalhadores da indústria canavieira na Nicarágua que ainda estão doentes. Ele está convencido de que há alguma coisa nas plantações de cana que causa a epidemia.

Sejam quais forem as causas, ele afirma, os doentes precisam ser tratados com diálise, que pode mantê-los vivos quando seus rins falham. Mas poucos têm acesso ao tratamento, porque a diálise é extremamente cara e raramente acessível na região.

Condições de trabalho

As empresas produtoras de açúcar afirmam não estar convencidas de que os produtos químicos ou as condições de trabalho em suas plantações possam ser culpadas pela epidemia. Mas ainda assim, dizem as companhias, elas estão tentando proteger a saúde de seus funcionários.

Um conglomerado que possui diversas plantações de açúcar na América Central, o Grupo Pellas, diz ter começado a dar intervalos de almoço de uma hora aos seus trabalhadores e que procura assegurar que seus funcionários estão bebendo uma quantidade suficiente de água. A companhia também promove exames regulares para avaliar as funções renais dos trabalhadores.

Trabalhadores canavieiros da Nicarágua (Anna Maria Barry Jester)

Canavieiros reivindicam melhores condições de trabalho

O porta-voz do Grupo Pellas, Ariel Granera, diz que quando se descobre que um trabalhador apresenta problemas renais, ele é dispensado, por conta de preocupações com seu bem-estar.

Mas os funcionários que adoeceram e que foram dispensados afirmam que o que eles recebem das empresas e da previdência social não é o suficiente para garantir seus sustentos. E dizem que, quando perdem seus empregos, perdem também o direito de ser tratados por médicos da companhia.

Em La Isla, muitos sabem dos riscos de se trabalhar na indústria canavieira, mas a região não oferece outros empregos e, como diz uma moradora, ''não há outros meios de sustentar uma família''.

* The World é um co-produção de rádio do Serviço Mundial da BBC com a americana PRI e a emissora WGBH, de Boston. Esta reportagem foi produzida com a colaboração do International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ), um projeto do The Center for Public Integrity.

4° Dia da Novena de Natal

 

O Nascimento de João Batista

image

No quarto dia de nossa Novena, contemplamos o nascimento de João Batista, o menino que nascia não era o Messias mas era o grande precurssor daquele que iria ser o Salvador, Jesus o filho de Maria, que possamos pedir a graça de anunciar o Messias a todos sem medo e com muita alegria.

Oração (para todos os dias)

Ó Jesus vivendo em Maria

vinde viver em vosso servo

com o espírito de vossa santidade

com a plenitude de vossas forças

na retidão de vossos caminhos

na verdade de vossas virtudes

na comunhão de vossos mistérios

para dominar as forças adversas

com o vosso Espírito, para a glória do Pai. Amém

Texto Bíblico para meditação

São Marcos I,1-8

“Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Estava João batizando no deserto e pregando o batismo de penitência para a remissão dos pecados. E ia ter com ele toda a terra da Judéia e todos os de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. E João andava vestido de pele de camelo e trazia uma cinta de couro em volta dos rins e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava dizendo: Vem após mim quem é mas forte do que eu, ao qual eu não sou digno de desatar, prostrado em terra, a correia dos sapatos. Eu tenho-vos batizado em água, ele porém vos batizará no Espírito Santo.”

Momento para Reflexão da Palavra de Deus, se te ajudar reze a Oração do Espirito Santo pedindo a graça de poder colocar está Palavra em sua Vida.

Magníficat

O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

A minh'alma engrandece o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu salvador.

Porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Seu amor para sempre se estende, sobre aqueles que o temem.

Manifesta o poder de seu braço, e dispersa os soberbos.

Derruba os poderosos de seus tronos, e eleva os humildes.

Sacia de bens os famintos, e despede os ricos sem nada.

Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.

Como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Glória ao Pai, ao Filho, ao Santo Espírito, como era no princípio, agora e sempre, amém.

O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Oremos: (para todos os dias)

Benigníssimo Deus de infinita caridade, que tanto amastes os homens, que lhes destes, em vosso Filho, a maior prenda do vosso amor para que, feito homem nas entranhas de uma Virgem, nascesse em um presépio para nossa salvação e remédio; eu, pobre mortal, vos dou infinitas graças por tão soberano benefício.Em troca dele, vos ofereço a pobreza, a humildade e as demais virtudes do vosso Filho humanado, suplicando-vos por seus divinos méritos, pelo desconforto em que nasceu e pelas ternas lágrimas que derramou no presépio, disponhais nossos corações com humildade profunda, com amor ardente, com tal desprezo de tudo que é terreno, para que Jesus recém nascido encontre neles sua morada eterna. Amém.

Rezar: Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Motivação:

:: Que hoje possamos fazer o propósito de anunciar Jesus Cristo a todos e uma maneira de fazer isso é com o nosso testemunho de vida de intimidade com Jesus através de nossas orações e comportamentos, peçamos a Deus para alcançarmos essa graça nesta novena.

Oração Final

Menino Jesus, estamos te esperando, estamos nos preparando para teu Natal, estamos querendo que teu Natal seja também o nosso. Neste sentido a Liturgia, nos apresenta a parábola dos dois filhos, mostrando-nos qual deve ser nossa atitude e nossa relação contigo, indica-nos que não é questão de dizer, sim, sim depois não fazer nada.

Tu nos mostras que a fé não é questão de saber coisas, mas de viver e fazer o que Tu nos pedes.

Menino Jesus, neste dias antes do Natal, ajuda-nos para que sejamos sinceros com nós mesmos, que saibamos ver e conversar como casais, em família, aquilo que não está bem, o que está nos dividindo, o que vai desgastando o amor, aquilo que nos leva a rotina. Menino Jesus, concede-nos a graça de saber deixar o que não nos faz felizes e o que faz mal aos demais. Ajuda-nos que em teu Natal, nos renovemos e saibamos recomeçar, que tenhamos o valor de viver o que Tu nos pedes, que vivamos a nova vida que Tu nos traz e assim poder celebrar um Natal diferente, cheio de amos e paz, de ternura e gozo como foi o teu.

Que assim seja.

Acompanhe Todos os Dias as Postagens da Novena em Nosso Site.

Pascom/Porto Feliz

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 18/12/2011

O anúncio a Maria

Leitura Orante
Lc 1,26-38
Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse:
- Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou:
- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
Então Maria disse para o anjo:
- Isso não é possível, pois eu sou virgem!
O anjo respondeu:
- O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.
Maria respondeu:
- Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.

Salmo



Salmo 35

1 Contende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; combate contra os que me combatem.

2 Pega do escudo e do pavês, e levanta-te em meu socorro.

3 Tira da lança e do dardo contra os que me perseguem. Dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.

4 Sejam envergonhados e confundidos os que buscam a minha vida; voltem atrás e se confundam os que contra mim intentam o mal.

5 Sejam como a moinha diante do vento, e o anjo do Senhor os faça fugir.