sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Acontecerá no dia 15,
a missa mensal em devoção a
Nossa Senhora Mãe dos Homens

Local igreja matriz
Nossa Senhora Mãe dos Homens
no centro de Porto Feliz, às 19h !!!

Dá uma carona ai?

beluga

Evangelho comentado 14/01/2010

6º Domingo do tempo comum
14.01.2010

1ª Leitura: Jr 17 , 5-8
Sl 1, 1-2. 3.4..6
2ª Leitura: 1Cor 15, 12. 16-20
Evangelho: Lc 6, 17.20-26
Queridos Irmãos e irmãs, na liturgia de hoje o texto de Jeremias prepara a leitura do evangelho. Aqui, é feliz quem busca o Senhor; e diz o profeta que o homem que confia no Senhor, que coloca sua confiança nele é como a árvore plantada junto às águas, não passa necessidade, matem sua beleza, tem frutos sempre!
Com as mesmas comparações usadas do salmo também de hoje o profeta primeiro fala do maldito, daqueles que confiam nas suas próprias forças; ele critica ao abandono da fé verdadeira para se apegar em seus próprios sentimentos, saberes, a idolatria aos nossos bens materiais ou pessoas...
O homem que não se deixa conduzir pelo Senhor não é feliz, e a conseqüência para quem se esquece do Senhor nunca é boa, pois perde o referencial de humanidade, passa a viver como animal perde a confiança de si mesmo, pois se esqueceu de seu Criador!
Mas bem aventurados são os pobres, os que têm fome os que choram, porque podem esperar no dia do Senhor, no dia de estarem todos realizados e saciados, porque os que esperam no Senhor sabem repartir do que se tem, sabe viver a experiência da partilha, do amor, sabe sentir com o outro a dor da fome, a angustia da espera, mas espera com paciência, pois tem a confiança que o Senhor não os abandonará no momento de aflição...
Como esta a nossa confiança em Deus? Somos felizes? Sentimos abençoados? Que a nossa fé seja verdadeiramente fundamentada no ressuscitado, testemunhando a sua presença entre nós, dia-a-dia através de nossas atitudes, somente assim estaremos como árvores plantadas as beiras das torrentes, que nunca perde o vigor de suas forças!
Que Deus nos faça cristãos fortes e combatentes na fé.
Pe. José Amaro

Fonte: Gotas da Palavra

Nelson Arns é novo coordenador internacional da Pastoral da Criança

O doutor Nelson Arns, filho da fundadora da Pastoral da Criança, é o novo coordenador internacional da Pastoral. Ele foi nomeado no dia 1º de fevereiro. A indicação do nome de Nelson foi ratificada pelo arcebispo de Salvador (BA) e fundador/membro do conselho diretor da Pastoral da Criança Internacional, Cardeal Geraldo Majella Agnelo, conforme preveem os Estatutos da instituição.

Estiveram presentes nesta reunião o bispo Emérito de Melo, Monsenhor Luis del Castillo, Maria Laura Bulanti e Maurilio Leopoldo Schmitt, que aprovaram por unanimidade a indicação de Nelson.
Nelson Arns Neumann, 44 anos, casado, nasceu em Curitiba, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como médico, missionário leigo, na diocese de Bacabal (MA), em 1988 e 1989. Desde 1990, é Coordenador Nacional Adjunto da Pastoral da Criança - Organismo de Ação Social da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).

Tempo melhora e Prefeitura arruma rua no Cidade Jardim




Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



A Diretoria de Obras Públicas iniciou nesta quarta-feira, 10, a troca do asfalto em trecho da rua Manoel Dias de Toledo, no bairro Bambu. (na verdade é o Bairro Cidade Jardim).

A obra retirou o asfalto danificado e o solo úmido. Em seguida será colocou uma camada de solo brita (argila e material britado) para compactação da área e depois a capa asfáltica.

O trabalho contou com a parceria do Saae.

A Coordenadoria Municipal de Trânsito interditou a rua colocou placas de sinalização na via para orientar o fluxo de veículos pelo desvio.



Texto revisado e atualizado.


Educação compra 1.200 conjuntos de carteira e cadeira




Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Quase sete mil alunos da rede municipal de ensino de Porto Feliz retornam às aulas nesta quinta-feira, 11.

Para o ano letivo, a Diretoria de Educação e Cultura comprou 1.200 conjuntos de carteira e cadeira em investimento de R$ 89 mil.

Os equipamentos serão utilizados nas escolas Coronel Esmédio, Antonio de Pádua Martins de Melo, Vilma Fernandes Antonio e também nas escolas rurais dos bairros Caiacatinga, Tabarro, Granja Shinoda, Chapadão, Agrovila Caic, Jupira, Faxinal e Colônia Rodrigo e Silva.

Em Porto Feliz, o ensino fundamental conta com 6.042 alunos e o ensino infantil com 650 alunos.

Momentos finais
A nova escola, Domingos de Marco, já está nos preparativos finais, resolvendo últimos detalhes, tem até estagiário ajudando na limpeza, para tudo ficar impecável.
Em todo este processo, está sendo gasto 130 mil reais em adaptação do prédio que já abrigou escola do Sesi.



Missas desta quinta-feira em Porto Feliz

 
Igreja em Porto Feliz

 Aconteceu na Igreja de São Benedito, Missa de Nossa Senhora de Lourdes e Missa de entregua Espiritual pelo Retiro de Carnaval Jovem da RCC de Porto Feliz.
  


 
Aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, a Missa pelos Enfermo, Missa de Nossa Senhora de Lourdes.

1CO 13 : 1, 2

I Coríntios é como é conhecida a primeira epístola de S. Paulo à igreja em Corinto, muito embora possa ter sido a segunda carta do apóstolo aos cristãos daquela cidade. É nesta carta que é encontrada a famosa passagem sobre a importância do amor genuíno, no capítulo 13; e também sobre dons espirituais, no capítulo 12. Por isso, I Coríntios é considerada uma das epístolas mais poéticas do "Apostolo dos Gentios" como Paulo de Tarso chegou a ser chamado.



O autor da epístola, como se pode identificar desde o seu começo, já no primeiro versículo, teria sido o apóstolo Paulo. Apesar da referência a alguém chamado Sóstenes, supõe-se que este possa ter sido algum auxiliador que tenha redigido a carta enquanto Paulo ditava, valendo destacar que o fato de haver uma narrativa na primeira pessoa demonstra ter sido um único autor.

A data provável que a epístola foi escrita teria sido por volta do ano 55 da era comum, quando Paulo encontrava-se na cidade de Éfeso em sua terceira viagem missionária (Atos 19:1; Atos 20:1).

É possível que I Coríntios tenha sido a segunda carta que Paulo teria escrito aos cristãos em Corinto.


Sabe-se que o apóstolo escreveu um total de quatro epístolas, das quais duas encontram-se perdidas na atualidade.

Através de uma interpretação que se faz do verso 9 do capítulo 5 da epístola e de 2Coríntios 2:3-4, supõe-se que esta teria sido a segunda carta. E, por sua vez, a segunda epístola do Novo Testamento, poderia ter sido a quarta.

Coríntios é uma carta de aconselhamento. Na ocasião em que Paulo encontrava-se em Éfeso, ele ouviu falar dos problemas da congregação cristã na cidade de Corinto e, por isso, passa várias instruções sobre diversos assuntos. Depois de tratar dos problemas da igreja que enfrentava dissensões e uma situação de desordem, Paulo passa a responder sobre as dúvidas dos cristãos daquela igreja.
 
Instruções acerca dos dons espirituais


Dentro do contexto de como deve ser feita a adoração pública nos cultos das congregações cristãs, Paulo passa algumas instruções sobre o uso dos dons espirituais, conhecidos no catolicismo como os carismas do Espírito Santo.

Paulo explica que os dons são dados por um único Deus para o cumprimento de sua obra na Terra, buscando situar a igreja como um só corpo e os cristãos como membros desse corpo. E, assim como no corpo humano cada parte tem uma função específica, o mesmo deve ser aplicado quando às manifestações dos dons espirituais na Igreja (1Coríntios 12:12).

Após uma pausa em que fala sobre a suprema excelência do amor, durante o capítulo 13, Paulo detém-se no uso dos dons de línguas e de profecias. Neste sentido, ele orienta que os cristãos devem procurar com zelo os dons espirituais, principalmente o de profetizar.

Embora muitos relacionem a profecia como uma previsão de acontecimentos futuros, o seu principal propósito no Novo Testamento bíblico, de acordo com a epístola, seria o de comunicar a mensagem de Deus às pessoas, dando esclarecimentos, advertências, correção e encorajamento:

Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. (1Coríntios 14:3)


A respeito do dom de falar em línguas, Paulo orienta as igrejas para que procurem manter uma disciplina durante o culto, ressaltando qual a finalidade dessa manifestação espiritual que seria a edificação pessoal do cristão em sua oração individual a Deus.

O poema sobre o amor


É no capítulo 13 da epístola que Paulo fala grandiosamente sobre o amor (em grego ágape) que, em algumas traduções, aparece com o vocábulo caridade:

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.



Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.


Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!


A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.


Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.


Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.


Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.


A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.


A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.


Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.


Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.


Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.

Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade."