Itu está confirmada entre as 12 cidades paulistas contempladas com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Cidades Históricas, do Governo Federal, devendo se beneficiar de recursos financeiros para a preservação de patrimônios e investimentos culturais.
O PAC – Cidades Históricas começa a ser implantado a partir deste ano, com a destinação de R$ 140 milhões para 32 cidades históricas. O orçamento total prevê a aplicação de R$ 250 milhões por ano pelos próximos quatro anos, a partir de 2010, e poderá incluir 173 cidades históricas localizadas em diversos Estados. Os investimentos serão estabelecidos a partir dos planos de ação definidos pelas prefeituras de cada cidade.
Com essa finalidade, a Prefeitura de Itu, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Planejamento, realizou uma audiência com representantes de entidades de preservação patrimonial e elaborou um diagnóstico que foi apresentado ao Governo Federal.
Dentre os aspectos citados como prioritários para a obtenção de recursos estão obras para implantação do “Trem Republicano”, readequação subterrânea da fiação elétrica para o centro histórico de Itu e restauro de imóveis de valor histórico, como o casarão que abriga atualmente a Casa da Cultura.
A iniciativa está sendo apontada como a maior ação conjunta governamental, que inclui instituições federais, estaduais e municipais, para promover a preservação e o desenvolvimento dos municípios históricos.
Segundo o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o programa visa não apenas restaurar monumentos protegidos, mas promover a re-qualificação urbanística, melhorar a infraestrutura urbana e social.