segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Missa da Penitência, matriz N. Sra. Aparecida

 Missa da Penitência 005 Missa da Penitência 024 Missa da Penitência 033 Missa da Penitência 050 Missa da Penitência 052 Missa da Penitência 055 Missa da Penitência 060 Missa da Penitência 065Missa da Penitência 075

Nesta sexta-feira (15), começou a missa da penitência da Pq. N. Sra. Aparecida. A celebração da penitência acontece toda sexta-feira as 5h30m, com procissão da cruz, homilia e muito silêncio, acontecendo em 45m.

Muitos dos presentes aproveitam o horário para participarem antes de seguir para o trabalho. Em seguida o pároco Washington P. Ribeiro ficou atendendo confissões.

Fotos: João Pedro Correa/Pastoral da Comunicação
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Freira sofre abuso sexual de cuidador de carro de Piracicaba antes da missa

 

Jovem de 27 anos foi salva por dois moradores de rua que estavam no local.
Religiosa abria Mosteiro das Carmelitas quando foi agarrada pelo flanelinha.

Thomaz Fernandes Do G1 Piracicaba e Região

 

Freira sai de DP de Piracicaba depois de fazer boletim de ocorrência contra flanelinha (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Freira sai de DP de Piracicaba depois de fazer
boletim de ocorrência (Foto:Thomaz Fernandes/G1)

Uma freira de 27 anos, da Ordem das Carmelitas de Piracicaba (SP), foi abusada sexualmente por um flanelinha no início da missa na manhã deste domingo (17). A religiosa abria o portão do Mosteiro das Carmelitas, por volta das 7h45, quando o cuidador de carros forçou a entrada da igreja e agarrou a vítima, segundo a Polícia Militar.

O ato só não foi consumado porque dois moradores de rua salvaram a jovem católica ao bater no agressor com um pedaço de pau. O crime foi registrado como estupro pelo delegado Emerson Marinaldo Gardenal. "Isso se enquadra no tipo 2, que é o atentado ao pudor", afirmou.

Ainda de acordo com a polícia, os moradores de rua expulsaram o homem que fugiu correndo pela Avenida Armando de Salles Oliveira, próxima ao mosteiro. Na fuga, policiais viram o agressor e o abordaram.

Eles acharam uma faca com o flanelinha e o reconheceram de outras ocorrências registradas na área de ameaças e brigas com motoristas. Ele tem passagem na polícia por furto. "Uma mulher passou na hora e contou o que ele tinha feito", disse o soldado PM Azzini.   

Delegado Gardenal disse que caso se configura como estupro em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Delegado Gardenal disse que caso se configura como estupro (Foto: Thomaz Fernandes/G1)

A religiosa é a única que faz atividades fora do mosteiro, já que as demais ficam enclausuradas. Os moradores de rua que ajudaram a jovem freira são frequentadores das missas no centro religioso.

Sem ferimentos
A freira não sofreu nenhuma lesão corporal e prestou depoimento no plantão policial nesta manhã. Segundo a religiosa informou à polícia, o agressor já havia a ameaçado em ocasiões anteriores e falado obscenidades para a religiosa. A jovem não quis falar com o G1, pois foi impedida pelo bispo dom Fernando Mason. O homem mostrou o órgão sexual, agarrou e passou a mão na vítima.

A bispo dom Fernando Mason informou na manhã desta segunda-feira (18), por meio de assessoria de imprensa, que não proibiu a freira abusada sexualmente de falar sobre o caso. "É uma inverdade. O bispo só teve conhecimento da ocorrência na manhã desta segunda".

Prisão em flagrante
O flanelinha foi preso em flagrante. Ele pode pegar de quatro a seis anos de cadeia e será encaminhado na segunda-feira (18) para o Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade. A reportagem tentou falar com o flanelinha, mas a polícia não permitiu. Até as 14h o rapaz ainda não tinha um advogado constituído. A polícia não informou nome e disse que o agressor estava sem documentos.

Espaço Empreendedor ajuda empresários com o IR em Sorocaba

 

Prazo para entrega do Imposto de Renda se encerra dia 31 de maio.
Espaço terá atendimento direcionado para declaração.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A partir desta segunda-feira (18), o Espaço Empreendedor oferece atendimento gratuito aos empreendedores individuais de Sorocaba (SP) que necessitam fazer a Declaração de Imposto de Renda Anual. A declaração é obrigatória para os empreendedores registrados no Simples Nacional e que faturam até R$ 36 mil por ano.

No município, aproximadamente 11 mil trabalhadores formalizados devem fazer a declaração. Mesmo isentos do pagamento de imposto de renda, esses empreendedores precisam declarar seus rendimentos para manter o acesso a benefícios como participação nas licitações públicas e cobertura previdenciária.

Somente após o envio dessa declaração, o programa do Simples Nacional liberará a impressão do carnê de contribuição do DARF. No Espaço Empreendedor, os empreendedores formalizados ainda receberão orientação sobre as obrigações como empresários, como a declaração do Imposto de Renda e a emissão de nota fiscal eletrônica para pessoas jurídicas.

O prazo para fazer a Declaração Anual do Empreendedor Individual - que, antes, terminava em 28 de fevereiro - foi ampliado até 31 de maio. Em função disso, o atendimento exclusivo para esse fim será mantido até o final de maio, sempre das 9h às 16h.

Caso o empreendedor não declare até a data estabelecida, a penalidade será de 2% sobre os tributos - com valor mínimo de R$ 50. Entretanto, se o registro for efetivado nos vinte primeiros dias após o término do prazo, a multa cai pela metade.

Durante esse período de atendimento ao empreendedor individual no Espaço Empreendedor, serão realizadas palestras com enfoque em temas como direitos e deveres após a formalização e dicas sobre a entrega da declaração anual, entre outras. O Espaço Empreendedor fica na Avenida Afonso Vergueiro, n° 1.927. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202-9152.

Matrícula presencial para USP, Unesp e Unicamp começa nesta segunda

 

Após a confirmação virtual, é hora de se matricular nas universidades.
Veja lista de documentos necessários.

Do G1, em São Paulo

Os candidatos aprovados nos vestibulares da Fuvest, Unesp e Unicamp devem fazer a matrícula presencial a partir desta segunda-feira (18). Na Universidade de Campinas (Unicamp), a matrícula será feita somente nesta segunda. Na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, ocorre na segunda e terça-feira (19).

Antes de passar pela matrícula presencial, os convocados para as três universidades tiveram de fazer as matrículas online. A unificação das datas de matrícula e o processo de confirmação virtual têm como objetivo acelerar o preenchimento das vagas, uma vez que muitos candidatos são aprovados em duas ou até nas três grandes universidades estaduais paulistas.

saiba mais

VEJA O CALENDÁRIO DA FUVEST

18 e 19/2
Matrícula presencial para os candidatos
convocados nas duas primeiras chamadas

22/2
Divulgação da 3ª chamada

25/2
Matrícula presencial dos convocados na 3ª chamada

28/2
Divulgação da 4ª chamada

4/3
Matrícula presencial dos convocados na 4ª chamada

APROVADOS NA FUVEST
Ao fazer a matrícula no site da Fuvest, o candidato aprovado deverá obrigatoriamente, escolher uma das seguintes opções:

Satisfeito (S): Efetuar matrícula no curso para o qual foi convocado, na condição de satisfeito. Este candidato não concorrerá, em chamadas posteriores, às outras opções de curso indicadas no ato da inscrição no vestibular.

Desistente (D): Não efetuar matrícula no curso para o qual foi convocado, mas continuar concorrendo a uma vaga, nas chamadas seguintes, nas opções anteriores de curso.

Matriculado (M) – Efetuar matrícula no curso para o qual foi convocado e continuar concorrendo a uma vaga, nas chamadas nas opções anteriores de curso.

O candidato aprovado na primeira ou na segunda chamada deverá ir à unidade onde fica o curso para o qual foi aprovado nesta segunda ou terça-feira para fazer sua matrícula presencial. Se o aluno já estudar em algum curso de graduação da USP, ele automaticamente perderá a vaga anterior ao fazer a matrícula. Veja os locais de matrícula

Documentos para matrícula

Universidade de São Paulo (USP)
1) Certificado de conclusão de curso de ensino médio ou equivalente e respectivo histórico
escolar, ou diploma de curso superior devidamente registrado (uma cópia);
2) Documento de Identidade oficial (uma cópia);
3) Uma foto 3 x 4, datada, com menos de um ano.

A entrega dos documentos mencionados nos itens 1 e 2 deverá ser acompanhada da apresentação do respectivo original ou de cópia autenticada para conferência.
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
1) Prova de conclusão do Ensino Médio e respectivo histórico escolar;
2) Documento de Identidade – RG;
3) Cadastro de Pessoa Física – CPF;
4) Duas fotos 3 x 4 recentes.
Os documentos deverão ser apresentados em duas cópias autenticadas.
O pagamento deverá ser efetuado no ato da matrícula, de acordo com o valor do curso.

Candidatos que optaram pelo Sistema de Pontuação Acrescida devem apresentar, na matrícula, histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio (Inclusp) ou dos ensinos fundamental e médio (Pasusp), de exame supletivo, madureza ou Educação de Jovens e Adultos – EJA que comprovem a realização integral desses estudos em escola pública no Brasil, para justificar a concessão do respectivo bônus.

Após a matrícula referente à 4ª chamada, os candidatos não matriculados na USP, e que não tenham sido eliminados nem desclassificados do vestibular, poderão manifestar interesse pelas vagas ainda não preenchidas. Para mais informações sobre a matrícula acesse o site da Fuvest.

VEJA O CALENDÁRIO DA UNICAMP

18/2
Matrícula presencial para os candidatos
convocados na primeira chamada e divulgação da 2ª chamada

21/2
Matrícula presencial para os candidatos
convocados na 2ª chamada e divulgação da 3ª chamada

25/2
Confirmação de matrícula para os aprovados nas duas primeiras chamadas

26/2
Início das aulas

APROVADOS NA UNICAMP
Os convocados que fizeram a matrícula virtual no início de fevereiro e os da segunda chamada devem realizar a  matrícula presencial nesta segunda, nos respectivos campi, conforme indicado no
Manual do Candidato. Está prevista ainda a confirmação das matrículas das duas primeiras chamadas no dia 25 de fevereiro.

 

Documentos exigidos pela Unicamp e Famerp
1 - Diploma ou Certificado de Conclusão do ensino médio, ou equivalente, e Histórico Escolar completo do ensino médio;
2 - Certidão de Nascimento ou Casamento;
3 - Cédula de Identidade Nacional para brasileiros, Registro Nacional de Estrangeiro para estrangeiros residentes no Brasil e Passaporte para estrangeiros não-residentes no Brasil;
4 - Cadastro de Pessoa Física – CPF, para os brasileiros ou estrangeiros com Registro Nacional de Estrangeiro. Não será aceito CPF de responsável;
5 - Título de Eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos;
6 - Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR, para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino;
7 - Uma foto 3x4 recente para a Unicamp e duas fotos 3x4 recentes para a Famerp.

Os candidatos que optaram pelo PAAIS (ver pág. 9) precisam comprovar, mediante apresentação de cópia autenticada em cartório ou acompanhada do original do Histórico Escolar, ter cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, inclusive, no caso do ensino médio supletivo no Programa de Jovens e Adultos.

 

APROVADOS NA UNESP
Os convocados fazem as matrículas em primeira chamada nesta segunda e terça-feira, na unidade onde é oferecido o curso escolhido pelo candidato.

A segunda e a terceira chamada serão divulgadas nos dias 22 de fevereiro e 1º. de março, respectivamente. Nos dias 20 e 21 de março todos os alunos deverão confirmar a matrícula. Mais informações estão no Manual do candidato.

VEJA O CALENDÁRIO DA UNESP

18 e 19/2
Matrícula presencial para os candidatos
convocados na 1ª chamada

22/3
Divulgação da 2ª chamada

25 e 26/2
Matrícula presencial para os candidatos
convocados na 2ª chamada

1º/3
Divulgação da  3ª chamada

4 e 5/3
Matrícula presencial para os candidatos
convocados na 3ª chamada

20 e 21/3
Confirmação de matrícula de todos os alunos.

Documentos exigidos pela Unesp
Duas cópias autenticadas ou duas cópias simples acompanhadas dos originais de:
1) Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
2) Histórico escolar completo do curso de ensino médio ou equivalente;
3) Certidão de nascimento ou casamento;
4) Cédula de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE (que comprove sua condição temporária ou permanente no país) ou protocolo atualizado do RNE;
5) Título de eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos;
6) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou protocolo de solicitação;
7) Certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino;
8) 2 fotos recentes 3 X 4.