sábado, 3 de abril de 2010

Desportivo Brasil enfrenta a Seleção Brasileira na final da MIC 2010


A equipe Sub-20 do Desportivo Brasil está fazendo história na Mediterranean International Cup 2010. Na manhã deste domingo, dia 04/04, os garotos do técnico Waldemar Privati enfrentarão a Seleção Brasileira Sub-20 na final do torneio. Para chegar à final da competição, disputada na Espanha, o DB não teve vida fácil.

Após encerrar a primeira fase da MIC na liderança do Grupo H, com 7 pontos, o rubro celeste encarou a Fundação Marcet, nas oitavas de final, e venceu, de virada, por 5 x 2, na manhã desta sexta-feira, dia 02/04. Os gols do Desportivo foram marcados por Jonathan Cafu, Emerson Gaúcho, Diego Pachega e Jacinto (2).
Nas quartas-de-final, também disputada ontem, a equipe de Porto Feliz mediu forças com a duríssima Seleção da Cataluña e saiu vitoriosa, por 2 x 0. No primeiro tempo de jogo, ambas as equipes tiveram chances claras de abrir o placar, mas o duelo terminou empatado sem gols. Já na segunda etapa, o Desportivo voltou melhor e balançou as redes duas vezes, com Lindhberg e Bruno Smith.
O adversário de hoje, pela semifinal do campeonato, foi o Gamba Osaka, do Japão. Após empate em 0 x 0 no tempo normal, o duelo foi para os pênaltis. O goleiro Augusto, em manhã inspirada, defendeu a segunda e a quarta cobrança, dos japoneses e garantiu o Desportivo Brasil na final da MIC contra a Seleção Brasileira, que na semifinal, bateu o CFZ-DF, também nos pênaltis, por 4 x 3.

A grande final será amanhã, na Espanha, dia 04/04, às 12h (horário local) – 8h horário de Brasília
CAMPANHA PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO BRASILEIRO

O Papa Bento XVI, promulgou no dia 19 de junho de 2009 a 19 de junho do ano de 2010,
que a Igreja deverá comemorar o Ano Sacerdotal.


Lançamos aqui Interceções Espirituais pela Santificação do Clero.


Reze conosco.Nossas intenções serão estas:


- Que os sacerdotes celebrem em suas paróquias a Missa na forma
litúrgica exata e fiel. Sem abusos litúrgicos.

- Que os nossos sacerdotes não sejam coniventes e nem omissos e combatam, com sua pregação,
sua oração e com o seu apostolado o progressismo, o modernismo e o relativismo.
.

- Que os sacerdotes formem adequadamente as famílias, orientando-os
quanto a tudo o que a Igreja ensina a respeito de contracepção, moral
sexual, famílias numerosas.

- Que os sacerdotes se convertam em apóstolos do confessionário, equiparando
o tamanho das filas da comunhão às do confessionário.


- Que os sacerdotes favoreçam as práticas devocionais em consonância com a tradição
da igreja e pela exposição do Santíssimo Sacramento semanalmente sempre que possível.

Que os sacerdotes tenham uma boa vida de oração, rezem, façam
meditação, tenham terço diário, celebrem piedosa e diariamente a
Missa,


- Que os sacerdotes preguem a doutrina católica

- Que os sacerdotes sejam fiéis obedientes ao Magistério e
valorosos defensores do Papa.


Oremos
Que Santa Maria Mãe de Deus
e da Igreja Rogue pelos Sacerdotes da Igreja de Cristo,

levando-os a plenitude santificadora, assim estes
estejam sempre conduzindo o povo de Deus,
os seus filhos a verdade que liberta,
Amém





Relacionamento com os leitores


data 

02/04/2010
A                     B

1.263              726               
01/04/2010
929                   516             
31/03/2010
924                323          
30/03/2010
1.217               541            
29/03/2010
840               464       
O Número de acessos na Semana Santa, desde a Segunda Feira, aumentou, os internautas estão
procurando por notícias locais, da região e do Vaticano, onde as belíssimas cerimônias atraem multidões e valem a pena, não só pelo espetáculo em si mas pela espiritualidade própria da Semana, em que a Igreja Universal, concluído a caminhada quaresmal, celebra o Tríduo Pascal. 

Até o presente momento já foram mais de cinco mil acessos no site da Arquidiocese de Sorocaba e quase 3 mil no site da Pascom de Porto Feliz, Blog Em Movimento, como mostra o quadro acima, e a tendência até domingo é que este número até aumente. 

A Coordenação Arquidiocesana da Pascom quer melhorar ainda mais essa cobertura dos eventos locais e para isso vem se organizando para que cada paróquia tenha o seu correspondente, o que seria o ideal.

Em Porto Feliz, nossa equipe está se reunindo mensalmente, se reunindo também pelo msn para maior rapidez e contatos via e-mail diariamente. Nossa equipe aumentou, agora contamos com o apoio do jovem Rafael, conhecido como Furo! 

Estamos abertos a sugestões de pauta, contatos e esclarecimentos: serjovem7@hotmail.com

Paz e Bem

obs: A= audiência do Site da Arquidiocese de Sorocaba e B= audiência da Pascom Porto Feliz - Blog Em Movimento

Fiéis enfrentam chuva para ver a Paixão de Cristo em Sorocaba

De guarda-chuva em punho, cerca de dez mil pessoas acompanham a encenação




Rosimeire SilvaAgência BOM DIA

A DENGUE PREOCUPA AUTORIDADES DE CAPIVARI


O Secretário de Saúde de Capivari afirmou que “Providências estão sendo tomadas desde janeiro quando foi realizada uma reunião dos secretários de saúde da região. 

Estão sendo verificados e eliminados criadouros, realizada uma campanha de conscientização com cartazes, folhetos e uma cartilha educativa sobre a dengue para as crianças das escolas, palestras aos professores para atuar como multiplicadores, pedágios nas ruas e ação junto às imobiliárias.

Quando detectado um caso positivo de dengue, a equipe da Vigilância atua em nove quarteirões onde são buscados a existência de novos criadouros para eliminação. Em seguida é feita a pulveização para eliminar os insetos adultos.

A participação da população é fundamental, pois se cada um cuidar de suas áreas não haverá criadouros, eliminando a doença. Não existe vacina contra a dengue. A prevenção é o caminho e isso precisa ser feito pela população.”

Os casos positivos de dengue em Capivari já ultrapassaram os 100 e continuam preocupando autoridades e população.




mensagem para você

Censurar seu filho não o ensinará a ser responsãvel.
Claire Regan (jornalista americana)

  O filho é o nosso coração que sai para outro corpo. Afrânio Peixoto (escritor baiano)

Especial Copa do Mundo - Parte 6

                                                Sedes


Loftus Versfeld Stadium
Capacidade: 52.000 lugares

Royal Bafokeng Stadium
Capacidade: 42.000 lugares


Mbombela Stadium
Capacidade: 43.000 lugares


Nelson Mandela Bay Stadium
Capacidade: 50.000 lugares


Essas são as sedes da Copa do mundo 2010.

Adoração a Jesus Eucarístico


Adoração ao Santíssimo Sacramento na Paróquia Nossa Senhora acontece na quinta-feira Santa, após a Missa do Lava pés e da instituição da Eucaristia. Este ano, como de costume, estava a igreja lotada e todos ficaram até o final.

Na paróquia Mãe dos Homens, as Pastorais e Movimentos tiveram das 7h até as 14h45mdesta sexta-feira Santa

Para fazerem um hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento

Neste momento da foto, vemos, os Vicentinos conduzindo as orações!


Na Paróquia São João Batista, aconteceu das 9h as 14h45, onde Movimentos e Pastorais se revezaram ao longo do dia, também ocorrendo na Sexta-feira Santa.



Vigília pascal

Vigília de Páscoa, também chamado de Vigília Pascal ou a Grande Vigília, é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas (especialmente adultos) são batizados e adultos catecúmenos são recebidos em plena comunhão com a Igreja. É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. É marcada pela primeira entoação desde o início da Quaresma do Glória e do Aleluia, uma característica litúrgica do Tempo Pascal. Do mesmo modo na Ortodoxia Oriental, a Divina Liturgia, que é celebrada durante a Vigília de Páscoa é a mais importante e elaborada do ano eclesiástico.

Na Igreja Católica Apostólica Romana


Na tradição católica romana, a Vigília Pascal consiste de quatro partes:


1)Breve Lucernário


2)Liturgia da Palavra ou Celebração da Palavra


3)Liturgia Batismal ou Celebração da Água


4)Liturgia Eucarística ou Celebração da Eucarístia


A vigília começa após o pôr-do-sol no Sábado Santo fora da igreja, onde o fogo ou fogueira é abençoada pelo celebrante. Este novo fogo simboliza o esplendor do Cristo ressuscitado dissipando as trevas do pecado e da morte. O Círio pascal ou (vela pascal) é abençoado com um rito muito antigo. Esta vela pascal será usado em toda o Tempo Pascal, permanecendo no santuário da igreja , e durante todo o ano em batismos, Crismas e funerais, lembrando a todos que Cristo é a "luz do mundo". Assim que a vela for acesa segue o antigo rito do Lucernário , em que a vela é carregada por um sacerdote ou diácono através da nave da igreja, em completa escuridão, parando três vezes e cantando a aclamação: "Lumen Christi" ou Luz de Cristo (em português),ao qual a assembléia responde "Deo Gratias"(Graças a Deus). A vela prossegue através da igreja, e os presentes portam velas que são acesas no Círio pascal . Como este gesto simbólico representa a "Luz de Cristo" se espalhando por todos, a escuridão é diminuída. Assim que a vela foi colocada num lugar dignamente preparado no santuário, ela é incensada pelo diácono, que entoa solenemente o canto Exulted, de tradição milenar. Ele é conhecido também como Proclamação da Páscoa, ou Pregão Pascal". Nele, a Igreja pede que as forças do céu exultem a vitória de Cristo sobre a morte, passando pela libertação do Egito e até mesmo agradecendo a Adão pelo seu pecado "indispensável", pois as consequências de tal pecado foram o motivo da vinda de Cristo.que espalha sobre os homens sua luz e sua paz.

Ao findar do canto. apagam-se as velas e inicia-se a Liturgia da Palavra. A Liturgia da Palavra é composta de sete leituras do Antigo Testamento, que são como um resumo de toda a História da Salvação. Cada leitura é seguida por um salmo e uma oração relativa a aquilo que foi lido. Depois de concluir estas leituras, é entoado solenemente o Gloria in excelsis Deo (Glória a Deus nas alturas). Os sinos, sinetas e campainhas da igreja devem ser tocados. É a primeira vez que se entoa o "Glória" desde a Quarta-feira de Cinzas, com exceção da Quinta-feira Santa. (No pré-rito Vaticano II, as imagens, que foram cobertas, são revelados neste momento). Uma leitura da epístola aos Romanos é lida, e se segue o canto do Salmo 118. O Aleluia então é cantado pelo celebrante, também de forma muito solene, pois também não é cantado desde o início da Quaresma. Após a celebração da Liturgia da Palavra, a água da pia baptismal é solenemente abençoada e quaisquer catecúmenos e candidatos à plena comunhão são iniciados na Igreja, pelo batismo ou confirmação. Após a celebração destes sacramentos da iniciação, a congregação renova os seus votos batismais e recebem a aspersão da água batismal. A oraçõe dos fiéis (do qual o recém-batizados são agora uma parte) se seguem. Depois da oração, a Liturgia Eucarística continua como de costume, sendo tradição a utilização da Oração Eucarística I, ou Cânon Romano, a mais solene de todas. Esta é a primeira missa do dia da Páscoa . Durante a Eucaristia, o recém-batizados adultos recebem a Sagrada Comunhão pela primeira vez, podendo ou não serem crismados também. De acordo com as rubricas do Missal, a Eucaristia deve terminar antes do amanhecer.


Igrejas católicas orientais


A Páscoa Na Igreja Ortodoxa e nas Igrejas orientais é referida como Pascha. Note que na tradição bizantina, o que corresponde estruturalmente a Vigília pascal da Igreja latina é a Vesperal Liturgia do Sábado Santo, comemorada no sábado de manhã (como foi a Vigília na Igreja Católica Romana até 1955). Este é a celebração que inclui as longas séries de leituras do Antigo Testamento e os ritos do Batismo , como no Ocidente. Embora a atual Igreja Católica Romana pratica a celebração da Vigília pascal durante a noite. A Vesperal Liturgia reconta a angustiante do inferno, foi o momento, de acordo com a teologia Ortodoxa,que os justos mortos foram autorizados a deixar Hades e a entrar no Paraíso. A boa nova de Jesus Cristo,do triunfo sobre a morte, a Igreja ensina, foi somente nessa altura revelada a partida. A revelação ocorreu quando foi descoberto o seu túmulo vazio "muito cedo de manhã, no primeiro dia da semana" (Mc 16:2). A Vigília Pascal é a recontamento da descoberta do túmulo vazio. Por esta razão, embora tecnicamente a festa de Pascha começa na Vesperal Liturgia, a saudação pascal não é trocada.

Bênção da Páscoa em Igreja Católica de Lvov.A ordem da Vigília Pascal para os ortodoxos e orientais é a seguinte (com algumas pequenas variações locais):

1) O ofício da meia-noite é celebrado no Sábado Santo pouco antes da meia-noite. Na sua conclusão, todas as luzes da igreja são extintas, exceto a sobre o Santo altar, e todos esperam em silêncio na escuridão.


2)No golpe da meia-noite, o padre vai com o turíbulo ao redor do Santo Altar, e acende sua vela chama da vela do altar.Então, todo o clero e as pessoas saem da igreja e vão em procissão cantando um hino da ressurreição: "Tua ressurreição, ó Cristo, nosso salvador, os anjos no céu cantam; permiti-nos sobre a terra Ti glorificar com Pureza de coração. " Durante a procissão da sinos tocam incessantemente. Esta procissão reconta a jornada ao Túmulo de Cristo.


3)Antes na frente da porta da igreja, o chefe celebrante dá a benção para o inicio a matins. O clero, seguido pelo povo, cantam ,a saudação pascal "Cristo ressuscitou!" "Verdadeiramente Ele ressuscitou!" É tocada pela primeira vez. Então, todo mundo entra na igreja cantando.


4)O resto da Matins é celebrada de acordo com especial pascal rubricas. Tudo que a celebração se destina é ser exultante e cheia de luz. Nada é lido, mas tudo é cantado. Durante a celebração, o sacerdote icensa a Igreja.


5)As Horas pascais são cantadas. Estas são completamente diferentes do que em qualquer outra altura do ano.


6)A Divina Liturgia de São João Crisóstomo é celebrada como de costume, mas com características especiais que são únicos para a época pascal. No final da celebração, o sacerdote abençoa o Artos, uma grande fatia de pão, que representa a ressureição de Cristo.Em seguida, fixado ao lado do ícone da Ressurreição e é venerado pelos fiéis em todo Santa Semana.As velas acesas à meia-noite são detidos pelas pessoas ao longo de todo a celebração, tal como é feita pelo recém-batizados. Durante a Vigília, normalmente perto do final da Matins, a pascal Homilia de São João Crisóstomo é proclamada. Na sequência da emissão da Divina Liturgia, ovos abençoados que foram tingidos de vermelho são normalmente distribuídos à população para a quebra do Grande jejum da Quaresma, e cestas de alimentos para a festa que se segue são abençoados com água benta. A celebração geralmente termina em torno de 4:00 da manhã. Mas no domingo tarde há um especial,Vésperas pacais, em que o Evangelho é cantado em muitas línguas.


A semana que começa no domingo de Pascha é chamada Feliz Semana ou Semana iluminada, e são considerados contínuos dias. as Santas Portas dos Iconóstase são deixadas em aberto a semana, sendo fechada apenas no final da Nona Hora do sábado.

Sábado Santo - a Vigília Pascal

O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.

Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.

Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.

Antes de 1970, os católicos romanos deviam praticar um jejum limitado: por exemplo, abstinência de carne de gado, mas consumo de quantidades limitadas de peixe, etc. Em alguns lugares, a manhã do Sábado de Aleluia é dedicada à "Celebração das Dores de Maria", onde se recorda a "hora da Mãe", sem missa.

É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.
No Sábado Santo, é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.

Sábado: remonta à Criação, passa pelo Êxodo e vai até ao fim do Apocalipse.


Censo 2010 em Porto Feliz

Foto

Os agentes censitários irão trabalhar na cidade em 2010   

Uma reunião com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aconteceu no dia 29 de março, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz.

Foram apresentados à comissão censitária, o agente municipal e a equipe de cinco pessoas que irão coordenar o Censo 2010 no município. Os trabalhos casa a casa devem começar em agosto.

Fazem parte da comissão censitária o Chefe de Gabinete Urias de Oliveira, Diretor de Desenvolvimento Social e Sustentável João Carlos Esquerdo Junior, e responsável pelo setor de Cadastro Edson Carlos (representantes da Prefeitura), Odélio Leite dos Santos (representante da Câmara) e Eduardo Santinon (representante da Associação Comercial e Empresarial).

Também participou da reunião a Secretária de Educação, Cultura e Esportes Regiane Aguiar Silva Bergamo que recebeu a solicitação do IBGE sobre a liberação de local para o escritório e ajuda na locomoção dos recenseadores.

Na reunião, o chefe de Gabinete Urias de Oliveira colocou-se à disposição do IBGE para auxiliar o IBGE em suas ações na cidade. “Solicitamos uma lista com os principais pedidos para identificarmos as necessidades da equipe e darmos nossa colaboração”, explicou.

AIPF

Uma franciscana octagenária!







Recentemente, Dona Rita, Cristã atuante na Comunidade Mãe dos Homens, entre as atividades, destacaríamos a Fraternidade São Maximiliano Kolbe (antigo Movimento de Assis).

Sempre simpática e feliz, Dona Rita completou assim seus 80 anos, e recebe os Parabéns de familiares, amigos, vizinhos e irmãos de comunidade.

Pe Toninho deu as Bençãos de Deus!

fonte: Blog da Fraternidade São Maximiliano Kolbe

Mensagem para você

Você não é do tamanho da sua conta bancária, do bairro onde mora, da roupa que usa ou do tipo de trabalho que faz.

Você é, como todo mundo, uma mistura extremamente complexa de capacidades e limitações.


  Aquele que sabe amar, suportar e perdoar sempre sai ganhando. HERMAN HESSE (escritor alemão)

SEXTA-FEIRA SANTA: Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Começando pontualmente as 6 horas da Manhã, a procissão da Via Sacra com as 14 estações na Rua e última na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Aproximadamente 70 pessoas acompanharam.

Saindo da avenida Getúlio Vargas, indo ao Bairro Cidade Jardim onde fica a Igreja Matriz 

Em frente a Madereira Segatex, encontrou com mais de 60 irmãos vindo do Avecuida do Alto (que saíram às 4h) e Santa Clara que se encontrarm no caminho.


14º Estação


Saindo também 6 horas da Manhã a Comunidade Santa Rita, passou por São José e São Bento e subiram o bairro do Purungal chegando até a Matriz Nossa Senhora Aparecida, no total cerca de 300 pessoas participaram!

15ª Estação - Momento conduzido pelo Diácono Valmir