quarta-feira, 20 de abril de 2011

Aparecida se prepara para receber Assembleia Nacional dos Bispos


Todos os anos, os bispos de todo Brasil se reúnem em Assembleia Geral para definir os rumos da Igreja no país. Este ano, pela primeira vez, o evento acontecerá na cidade de Aparecida, que se prepara para deixar tudo pronto para receber as comitivas.
A cidade conhecida tradicionalmente pelo turismo católico se prepara para um novo desafio: receber pela primeira vez a Assembleia Geral dos Bispos. O encontro que acontece sempre no segundo final de semana após a Páscoa, por 33 anos foi realizado em Itaici, interior de São Paulo. A decisão da mudança levou em consideração a importância religiosa do Santuário Nacional de Aparecida.
Como a Assembleia se transfere de forma definitiva para Aparecida, um local com hotéis, capelas e um centro de convenção, está sendo construído para acolher os bispos a partir de 2013. Por enquanto, as comitivas serão alojadas em alguns hotéis da cidade e, durante o dia, os debates e reuniões serão realizados de forma improvisada no Centro de Eventos Padre Vitor que ainda está em fase de adaptação.
Um dos hotéis escolhidos para abrigar alguns bispos foi um em frente ao santuário. O gerente explica que os quartos foram reservados para abrigar os bispos mais idosos e, por isso, algumas algumas adaptações tiveram que ser feitas.
A Assembleia vai acontecer entre os dias 4 e 12 de maio e, durante o evento, serão traçadas as diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja Católia para os anos de 2011 até 2015.




Fonte: Canção Nova

Para o seu dia!

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces.
Jean-Jacques Rousseau (filósofo e escritor suiço)

João Paulo II: o Papa que tocou o coração dos jovens



A cena mostra um jovem sacerdote sempre em meio a outros jovens. Estava junto deles, praticando esportes, em apresentações artísticas e até os levando para aventuras e andar de canoa nos rios da Polônia. E o assunto entre eles era a caminhada em Deus e até mesmo a sexualidade humana.
Este são alguns do trechos do filme “Pope John Paul II” (Papa João Paulo II, 2005) que ilustra muito bem este contato do então Karol Wojtyla com os jovens. E quando se tornou “João Paulo II”, este aspecto de sua vida não foi diferente.
João Paulo II foi realmente o “papa da juventude” e o primeiro marco desta proximidade com os jovens foi com a instituição das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em 1985, quando aconteceu, na Praça São Pedro, um grande encontro por ocasião do Ano da Juventude, declarado pela Nações Unidas.
A primeira aconteceu, portanto, em 1986, no Domingo de Ramos, em Roma, com o tema “Estais sempre prontos a responder a todo aquele que pedir a razão de vossa esperança” (1 Pedro 3,15). A partir de 1987, com a grande procura dos jovens para o encontro, as jornadas foram organizadas em outros países e a primeira fora da capital italiana aconteceu em Buenos Aires, capital da Argentina.
A cada jornada, milhões de jovens do mundo inteiro não deixaram de acorrer ao futuro beato para ouvir as palavras do sucessor de Pedro. E a última JMJ de mobilização internacional de que participou foi em Toronto, no Canadá, no ano de 2002.

Na ocasião, o Papa Karol afirmou que, apesar de sua idade, ele continuava com as mesmas aspirações e esperanças do que os jovens:
“Vós sois jovens e o Papa é idoso, e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa que ter 22 ou 23. Todavia, ele continua a identificar-se plenamente com as vossas esperanças e as vossas aspirações. Juventude de espírito, juventude de espírito! Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor são tão grandes a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens”.
Antes de morrer, em 2005, o Papa Karol também deixou suas últimas palavras à juventude. No dia 6 de agosto de 2004, ele assinou a mensagem para a 20ª JMJ, que aconteceu em agosto de 2005 e da qual acreditava que ainda estaria presente.
No texto, ele deixou um apelo para que os jovens não priorizem as coisas materiais e terrenas: “Jovens, não cedais a falsas ilusões nem a modas efêmeras, que muitas vezes deixam um trágico vazio espiritual! Recusai as soluções do dinheiro, do consumismo e da violência dissimulada que por vezes os meios de comunicação propõem”.


Evangelização da juventude
“João Paulo II foi o grande marco da evangelização da juventude na história da Igreja”. Esta é a definição do assessor do Setor Juventude da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), padre Carlos Sávio, sobre o pontificado do antecessor de Bento XVI e o trabalho com os jovens.
De acordo com padre Sávio, todas as ações empreendidas pela Igreja a partir de então foram reflexo da adesão pessoal do Papa pela juventude. O sacerdote considera ainda que tudo o que Karol viveu em sua juventude, nos esportes, teatro etc, contribuiu substancialmente para seu pontificado e na sua maneira singular de falar aos jovens.
Ao destacar que não é possível não se emocionar com os discursos do Papa à juventude, o assessor da CNBB ressalta que os jovens sempre estiveram presentes na vida de João Paulo II e manifestavam sua proximidade a ele: “Os jovens não o deixaram, nem nos momentos mais difíceis de sua vida, de sua doença. Os jovens estavam de prontidão porque sentiam o seu carinho, o afago e a pertença que o Papa tinha para com os jovens da Igreja”.

A continuidade em Bento XVI
Padre Carlos Sávio afirma ainda que todo o trabalho de evangelização com a juventude tem sua continuidade com o Papa Bento XVI.
Na noite do dia 25 de março de 2010, por exemplo, ele se reuniu com mais de 70 mil jovens de Roma e de todo mundo para celebrar os 25 anos das Jornadas Mundiais da Juventude.

No encontro, Bento XVI renovou a sua unidade com João Paulo II na evangelização dos jovens:
"Hoje eu renovo esse apelo à nova geração para que dê testemunho com a força humilde e luminosa da verdade, a fim de que aos homens e às mulheres do terceiro milênio não faltem o modelo autêntico: Jesus Cristo".
Na ocasião, o sucessor do Papa Karol enfatizou aos jovens ali reunidos que é possível fazer uma opção pelas renúncias quando se atribui um sentido maior a elas. “A arte de ser homem exige renúncias e as renúncias verdadeiras, que nos ajudam a encontrar a estrada da vida, a arte da vida, nos são indicadas na Palavra de Deus e nos ajudam a não cair no abismo das drogas, do álcool, da escravidão da sexualidade, da escravidão do dinheiro e da preguiça", ressaltou.





Fonte: Canção Nova





Paixão de Cristo será Encenada Hoje em Porto Feliz





Acontece Hoje, 20, às 20h, a apresentação do espetáculo “Porto Feliz: Nossa Paixão por Cristo”. A Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável é responsável pela organização.
O espaço utilizado para a encenação começa no Monumento aos Bandeirantes e segue pela passarela do paredão salitroso, chegando até a plataforma da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável limitará o acesso do público visando a segurança da população. Serão colocadas à disposição 400 cadeiras.
O diretor de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Emílio Fontana Filho, recomenda que as pessoas cheguem com antecedência. “Como são poucos lugares, peço que as pessoas cheguem aproximadamente uma hora antes da encenação”, comenta.
Cerca de 30 atores participam da narrativa do calvário de Jesus Cristo desde o momento em que ele é preso até a sua morte na cruz. A peça terá aproximadamente 40 minutos de duração e será exibida pela primeira vez na cidade no Parque das Monções.

Fonte: A.I. Prefeitura de Porto Feliz

Tietê: Paixão de Cristo será encenada no dia 23



A Prefeitura de Tietê através da secretaria de Cultura e o Grupo teatral Luma apresentam o espetáculo mais esperado do ano a Paixão de Cristo.
Com direção geral do ator Luis Sandei e direção artística de Aline Morás a encenação apresentada em Tietê já é considerada uma das maiores encenações a céu aberto do estado de São Paulo e a cada ano cresce mais tanto em público como no elenco de atores.
Este ano a encenação acontecerá no próximo sábado dia 23 às 20h30 e será realizada em novo espaço, no palco da Avenida Beira-Rio.
A cada ano a cidade recebe mais visitantes das cidades da região que vêem prestigiar o evento. O local já está preparado estando à estrutura de arquibancadas já instaladas e prontas para receber o público.
O grupo teatral Luma já ensaia no local há um mês, todos os domingos, o evento faz da Programação de Semana Santa de Tietê.



Fonte: AI Prefeitura de Tietê

Evangelho do dia

Um de vós me vai entregar
Mt 26,14-25



Um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: "Que me dareis se eu vos entregar Jesus?" Combinaram trinta moedas de prata... No primeiro dia dos Pães sem Fermento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?" Jesus respondeu: "Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: 'O Mestre manda dizer: ... vou celebrar a ceia pascal em tua casa, junto com meus discípulos'". Os discípulos... prepararam a ceia pascal... Enquanto comiam, Jesus disse: "Em verdade vos digo, um de vós me vai entregar". Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a perguntar-lhe: "Acaso sou eu, Senhor?" Ele respondeu: "Aquele que se serviu comigo do prato é que vai me entregar... Ai, porém, daquele por quem o Filho do Homem é entregue! Melhor seria que tal homem nunca tivesse nascido!" Então Judas, o traidor, perguntou: "Mestre, serei eu?" Jesus lhe respondeu: "Tu o dizes".