sexta-feira, 18 de maio de 2012

6º dia da Novena de Santa Rita de Cássia, Vila Angélica

DSCF4470

Nesta sexta-feira (18), chegou o sexto dia da Novena de Santa Rita de Cássia, na Vila Angélica. A comunidade pertence a paróquia Nossa Senhora Aparecida que possui 21 comunidades em Porto Feliz, sendo 5 urbanas e o restante na zona rural.

Nesta noite, a celebração da Palavra com Comunhão, foi presidida pelo diácono permanente paroquial, Valmir Ap. de Oliveira. Na meditação do dia, refletiu sobre todas as leituras da liturgia, explicou o tema "Santa Rita, como esposa e religiosa, cheia de alegria", afirmando que Santa Rita como Maria, foram mulheres de alegria, pela primeira ter tido um encontro pessoal e vivo com Jesus, já Nossa Senhora por ser a Mãe do Salvador: "ficamos com aquela imagem de sofrimento e tristeza de Maria por causa da cruz, mas veja de quantas alegrias Maria foi".

Estiveram presentes a equipe de canto Mãe Aparecida, do Campo Largo, leitores do São José (Caic), São Roque (Piquirá) e Santa Clara (Bom Retiro). A comunidade agradeceu a presença do diácono com um gentil presente, o mesmo o diácono fez com todos: agradeceu a presença e convidou a todos a participaram deste sábado com a carreata e missa. No domingo, almoço de Santa Rita no Tabarro.

 DSCF4476 DSCF4477 DSCF4480 DSCF4483 DSCF4486 DSCF4490 DSCF4492 DSCF4441 DSCF4448 DSCF4450 DSCF4457 DSCF4461

Fotos e Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Filme sobre política antidrogas será exibido de graça em Itu, SP

 

Documentário traz à tona discussão sobre efeitos sociais das drogas.
Após o filme, haverá um debate sobre o tema.

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

'Cortina de Fumaça' aborda a discussão em torno das drogas (Foto: Divulgação)'Cortina de Fumaça' aborda a discussão em torno
das drogas (Foto: Divulgação)

O CineClube “Brad Will” de Itu (SP) exibirá gratuitamente neste sábado (19) o documentário nacional “Cortina de Fumaça”. Em parceria com a Biblioteca Comunitária Professor “Waldir de Souza Lima”, o CineClube irá mostrar o trabalho do jornalista Rodrigo Mac Niven, que entrevistou pesquisadores, médicos, representantes de vários movimentos e policiais sobre a política antidrogas.

Produzido em 2010, o documentário é uma coletânea de depoimentos de pessoas que compreendem o reflexo social e político que o entorpecente traz, assim como a visão legal perante ele. O documentário, que é considerado polêmico e esclarecedor, foi selecionado para vários prêmios.

Além do Brasil, o diretor gravou os depoimentos na Inglaterra, Espanha, Holanda, Suíça, Argentina e Estados Unidos. Após a exibição do filme, que terá início às 19h, haverá um debate sobre o tema, para aprofundar a discussão. A biblioteca comunitária fica na rua Floriano Peixoto, 238, no centro. Informações no telefone (11) 8110-3598.

Fernando Gabeira é um dos vários entrevistados do documentário (Foto: Divulgação)Fernando Gabeira é um dos vários entrevistados do documentário (Foto: Divulgação)

Conservatório recebe Encontro de Madeiras de Orquestra em Tatuí,SP

 

Evento reúne grandes nomes do cenário internacional da música erudita,
Programação começou nesta quarta-feira e vai até o dia 19 de maio.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Começou nesta quarta-feira (16) o III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra no Conservatório de Tatuí (SP). O evento vai até 19 de maio e apresenta diversas atrações musicais. São quatro concertos no Teatro Procópio Ferreira e três recitais no Salão Villa-Lobos, com entrada franca.

Entre os convidados estão Edson Beltrami, Alexandre Barros, Alexandre Silvério, Jill Felber e Ronald Van Sapendonck, todos reconhecidos internacionalmente. O encontro envolve os seguintes instrumentos: flauta transversal, oboé, clarinete e fagote, principais instrumentos que integram as madeiras sinfônicas.

Na abertura do evento no Teatro Procópio Ferreira, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebeu Alexandre Barros e Alexandre Silvério como solistas convidados.

Nesta quinta-feira (17) a grande atração é o Quinteto Madeira de Vento, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Formado por João Francisco Correia, Fernando de Oliveira, Michel Moraes, Mário Marques (clarinetes) e Otinilo Pacheco (clarone), o quinteto mistura elementos da música clássica e popular brasileira.

A programação artística do Encontro Internacional de Madeiras, nesta sexta-feira (18), começa às 14h30, no Salão Villa-Lobos, com o recital de oboé de Peter Apps, músico premiado em vários concursos internacionais, que atuou como solista frente a orquestras e grupos camerísticos na França, Inglaterra, EUA e Brasil. Desde 1998, Apps é integrante da Osesp. Às 18h, no Salão Villa-Lobos, acontece o recital da flautista Mary Karen Clardy. Ela é solista e camerista nos EUA e em diversos países da Europa, Ásia e América do Sul, além de professora de flauta transversal na Faculdade de Música da Universidade do Norte do Texas (EUA).

Logo em seguida, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, haverá o recital de Jill Fleber e de Benjamin Coelho. Felber é professora de flauta transversal da Universidade da Califórnia (Santa Barbara-EUA) e principal flautista da Ópera de Santa Barbara. Atua intensamente como professora e solista nos EUA e em outros países. Coelho é mestre pela Manhattan School of Music (New York) atualmente é professor titular na Universidade de Iowa.

No último dia do encontro, o Octeto de Flautas do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo se apresenta ao lado de Mary Karen Clardy. Criado em 2008, o Octeto é formado por alunos, e vem se apresentando em diversos eventos musicais, levando ao público um repertório diversificado: obras clássicas universais, brasileiras e contemporâneas escritas especialmente para essa formação.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí fará o concerto de encerramento do III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, tendo o flautista Edson Beltrami e o fagotista Benjamin Coelho como solistas convidados. Beltrami é flautista, regente e compositor, vencedor do Prêmio Eldorado de Música.

Os ingressos para os concertos no Teatro Procópio Ferreira custam R$ 10 (R$ 5 estudantes, idosos ou aposentados). No Salão Villa-Lobos, a entrada é franca. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (15) 3205 8444 ou no site www.conservatoriodetatui.org.br.

Saúde do interior vai dar resultado de exame de sífilis em 15 minutos

 

Teste rápido também será realizado em outros 38 cidades do estado. Paciente não precisará pagar nada; disponível a partir de junho

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá oferecer testes rápidos gratuitos para triagem de sífilis, doença sexualmente transmissível, pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de junho.

Trinta e nove cidades vão poder oferecer o serviço. Entre elas estão: Americana (SP), Arujá (SP), Bauru (SP), Bragança Paulista (SP), Campinas (SP), Campos de Jordão (SP), Carapicuíba (SP), Cotia (SP), Diadema (SP), Ferraz de Vasconcelos (SP), Franca (SP), Franco da Rocha (SP), Guarulhos (SP), Itanhaém (SP), Itapeva (SP), Itapira (SP), Itaquaquecetuba (SP), Itatiba (SP), Jaboticabal (SP), Jundiaí (SP), Lorena (SP), Mauá (SP), Olímpia (SP), Osasco (SP), Pederneiras (SP), Poá (SP), Ribeirão Pires (SP), Rio Claro (SP), Santa Barbara D'oeste (SP), Santa Isabel (SP), São Caetano do Sul (SP), São Roque (SP), Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Taboão da Serra (SP), Taquaritinga (SP), Taubaté (SP), Vargem Grande Paulista e Várzea Paulista (SP).

Inicialmente o Programa Estadual de DST/Aids capacitou profissionais de saúde dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços de Assistência Especializada (SAE) de 39 municípios paulistas. Até o final deste ano serão capacitadas mais 50 cidades.

A ideia é que até 2013 os testes rápidos de triagem de sífilis cheguem a todos os serviços de testagem do Estado, localizados em 145 municípios e funcionam como referências regionais.

Teste
A realização do teste é simples. Da mesma forma que ocorre com o teste rápido anti-HIV, retira-se uma amostra de sangue para análise, coletada por punção digital ou venosa. O resultado sai entre 10 e 15 minutos.

Segundo Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids, a implantação do teste rápido para triagem da sífilis contribuirá para a efetivação do Plano de Eliminação da Transmissão Vertical, que tem como meta eliminar a sífilis congênita em todo o Estado até 2015.

No Estado de São Paulo, a taxa de prevalência de sífilis em parturientes de 15 a 49 anos de idade é de 1,6%. Além disso, 40% dos casos de sífilis congênita resultam em perdas fetais (abortos e natimortos).

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a eliminação da doença significa ter 0,5 casos em mil nascidos vivos. São Paulo mantém, como taxa de incidência, 1,92 casos em mil nascidos vivos.

O Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids mantém um serviço telefônico gratuito para tirar dúvidas da população sobre sífilis e demais doenças sexualmente transmissíveis. O telefone é o 0800-16-25-50 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Aulas para jogo de damas são oferecidas para crianças em Tietê, SP

 

O curso será ministrado por profissionais no ginásio de esportes. Participantes devem ter entre 6 e 12 anos.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Crianças de Tietê (SP) com idades entre 6 e 12 anos, que gostam de jogar damas, agora podem ter aulas com profissionais. Um curso sobre o jogo será oferecido no ginásio municipal "Acácio Ferraz", na cidade.

As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, em dois horários, das 9h às 11h, e das 14h às 16h. Também terá uma turma à noite, das 19h às 21h, nas quintas-feiras. Os interessados devem fazer as inscrições no próprio ginásio ou pelo telefone (15) 3282-1952.

Projeto 'Agita Galera' será realizado em Boituva, SP

 

Evento está marcado para o próximo sábado (19) e tem entrada franca.
Projeto traz muitas atividades para os participantes.

Do G1 Itapetininga e Região

 

O projeto 'Agita Galera' tem mais uma edição marcada para o próximo sábado (19), na Praça Armando Mouro, no Parque Novo Mundo, em Boituva (SP).

O evento, que tem atividades para todas as idades e gostos, será realizado das 14h às 17h, com muitas apresentações de espetáculos culturais, danças, atividades esportivas e artesanais e brincadeiras para as crianças. A entrada é gratuita.

18 de maio: São Félix de Cantalício

 


São Félix de Cantalício
1515-1587

Félix Porro nasceu na pequena província agrícola de Cantalício, Rieti, Itália, em 1515. Filho de uma família muito modesta de camponeses, teve de trabalhar desde a tenra idade, não podendo estudar. Na adolescência, transferiu-se para Cittaducale, para trabalhar como pastor e lavrador numa rica propriedade. Alimentava sua vocação à austeridade de vida, solidariedade ao próximo, lendo a vida dos Padres, o Evangelho e praticando a oração contemplativa, associada à penitência constante e à caridade cristã.
Aos trinta anos de idade entrou para os capuchinhos. E, em 1545, depois de completar um ano de noviciado, emitiu a profissão dos votos religiosos no pequeno convento de Monte São João. Ele pertenceu à primeira geração dos capuchinhos. Os primeiros anos de vida religiosa passou entre os conventos de Monte São João, Tívoli e Palanzana de Viterbo, para depois, no final de 1547, se transferir, definitivamente, para o convento de São Boaventura, em Roma, sede principal da Ordem, onde viveu mais quarenta anos, sendo chamado de frei Félix de Cantalício.
Nesse período, trajando um hábito velho e roto, trazendo sempre nas mãos um rosário e nas costas um grande saco, que fazia pender seu corpo cansado, ele saía, para esmolar ajuda para o convento, pelas ruas da cidade eterna. Todas as pessoas, adultos, velhos ou crianças, pobres ou ricos, o veneravam, tamanha era sua bondade e santidade. A todos e a tudo agradecia sempre com a mesma frase: "Deo Gracias", ou seja, Graças a Deus. Mendigou antes o pão e depois, até à morte, vinho e óleo para os seus frades.
Quando já bem velhinho foi abordado por um cardeal que lhe perguntou por que não pedia aos seus superiores um merecido descanso, frei Felix foi categórico na resposta: "O soldado morre com as armas na mão e o burro com o peso do fardo. Não permita Deus que eu dê repouso ao meu corpo, que outro fim não tem senão sofrer e trabalhar".
Em vida, foram muitos os prodígios, curas e profecias atribuídos a frei Félix, testemunhados quase só pela população: os frades não julgavam oportuno difundi-los. Mas quando ele morreu, ficaram atônitos com a imensa procissão de fiéis que desejavam se despedir do amado frei, ao qual, juntamente com o papa Xisto V, proclamavam os seus milagres e a sua santidade.
Ele vivenciou o seguimento de Jesus descrito nas constituições da Ordem, na simplicidade do seu carisma, nunca servilmente. Conviveu com muitos frades e religiosos ilustres, sendo amigo pessoal de Felipe Néri, Carlo Borromeo, hoje também santos, e do papa Xisto V, ao qual predisse o seu papado.
No dia 18 de maio de 1587, aos setenta e dois anos, depois de oito anos de sofrimentos causados por uma doença nos intestinos, e tendo uma visão da Santíssima Virgem, frei Félix deu seu último suspiro e partiu para os braços do Pai Eterno. O papa Clemente XI o canonizou em 1712. O corpo de são Félix de Cantalício repousa na igreja da Imaculada Conceição, em Roma.