terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A importância do silêncio na missão comunicativa da Igreja

 
Apresentada a mensagem papal para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

CIDADE DO VATICANO, terça-feira 24 de janeiro de 2012 (ZENIT.org).- Na sala de imprensa da Santa Sé, realizou-se nesta terça-feira a coletiva de imprensa apresentando a mensagem de Bento XVI para a 46ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais sobre o assunto: "Silêncio e Palavra: caminho de evangelização." Na mesma falaram monsenhor Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, acompanhado do secretário e subsecretário deste dicastério. A apresentação acontece na festividade de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.

Monsenhor Celli disse no seu discurso que na mensagem para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais, o Papa "quis analisar a cultura da comunicação para oferecer sugestões ao homem de hoje, e para orientar a ação pastoral da Igreja."

Assegurou o responsável vaticano que, "nos últimos anos, o papa tem sido muito atencioso com os processos e dinâmicas da comunicação, especialmente no contexto de transformação cultural provocada pela evolução tecnológica."

Enfatizou que, na mensagem deste ano, o Papa volta sua atenção para um elemento clássico da comunicação: "o silêncio", ou melhor, o emparelhamento silêncio-palavra.

Monsenhor Celli qualificou a mensagem como uma "profunda reflexão humana sobre a importância do silêncio no coração da comunicação."

O presidente do dicastério fez um grande elogio do silêncio, como condição para que a palavra possa ser pronunciada ou ouvida.

"O silêncio fala, nosso silêncio pode exprimir a nossa proximidade, a solidariedade e a preocupação com os outros. O silêncio é uma maneira poderosa de expressar o nosso respeito e nosso amor pelos outros. No silêncio ouvimos o outro, damos prioridade à palavra do outro. O silêncio é uma atitude ativa. É o nosso silêncio que permite e dá espaço ao outro para falar ", disse ele.

Segundo monsenhor Celli, "o silêncio torna-se cada vez mais importante no contexto daquele fluxo de perguntas, que em certo sentido é o motor da cultura moderna da comunicação."
E advertiu que "em nossa cultura há o risco de não ouvir a pergunta do outro e de querer impor respostas prontas", quando no silêncio é "onde pode florecer um diálogo entre aquele que faz a pergunta e o que busca responder. Nisto há um diálogo, uma interatividade, e é uma busca real da verdade."

Na sua leitura da mensagem do papa, disse " nos sugere que no cerne deste fluxo de perguntas há uma questão fundamental, que é a busca da Verdade, e daí vem novamente a importância do silêncio como o lugar privilegiado onde o sujeito humano  encontra-se diante de si mesmo e diante de Deus."

"O Papa destaca como o silêncio e a solidão são lugares-chave em todas as grandes religiões, como lugar de encontro com o Mistério", disse ele.

Disse que o Papa "nos oferece uma forte meditação-reflexão sobre o silêncio comunicativo de Deus".

"O Deus da revelação bíblica, diz o Papa - também fala sem palavras - disse monsenhor Celli-, e citando a Exortação pós-sinodal Verbum Domini, recorda que “como evidenciado pela cruz de Cristo, Deus fala através do Seu silêncio." Ainda mais, “no silêncio da cruz fala a eloquência do amor de Deus vivido até o dom supremo".

"Nesse sentido, concluiu monsenhor Celli - é claro que" o homem descobre no silêncio a oportunidade de conversar com Deus e de Deus '".

Festa de São Benedito


Acontece entre os dias 26 e 29 de Janeiro as Festividades em Louvor a São Benedito da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde será comemorado também os 114 anos da Irmandade de São Benedito.
Todos estão convidados a participar de mais essa grande festa.
Confira abaixo a Programação Religiosa e Festiva:
Programação Religiosa
26/01/2012 - Quinta - Feira
1º Dia do Tríduo
19h30 - Missa
Tema: São Benedito abençoa os Cozinheiros;
Coral: FAMA
27/01/2012- Sexta Feira
2º Dia do Triduo
19h30 Missa
Tema: São Benedito abençoa os agricultores
Coral: VIOLA DIVINA
28/01/2012- Sábado
3º Dia do Tríduo
19h Missa
Tema: São Benedito Abençoa as Irmandades
Coral: ADORADORES DO SENHOR
29/01/2012 - Domingo
09h Procissão pelas Ruas
10h Missa Festiva
Tema: São Benedito, discípulo Missionários de Jesus
Celebrante: Padre Antonio Carlos Fernandes
Coral: SÃO BENEDITO
Programação Festiva
26/01/2012- Quinta Feira
20h30 Jantar Beneficente (necessária aquisição de ingresso(s) junto aos festeiros. Valor R$5,00
Show com Ministério de Música Escolhidos por Deus
27/01/2012 Sexta Feira
20h30 Show com Magnum Band
28/01/2012 Sábado
20h30 Show Musical
Veja mais: festa em 2011, clique aqui

PORQUE VAMOS AO PURGATÓRIO

A NOSSA IMPERFEIÇÃO

Não conseguimos confessar TODOS os nossos pecados e quando confessamos, muitas vezes não o fazemos direito, com o coração profundamente contrito como deveríamos e com o firme propósito de não mais cometê-lo (como está escrito no Salmo 50 Miserere).

E ainda se assim o fazemos, não conseguimos ser perfeitos na hora de fazermos nossa penitência. Segundo um sacerdote conhecido, a penitencia imposta pelo sacerdote após a absolvição é suficiente para apagar todas as PENAS dos pecados confessados. O problema é que não fazemos a penitência como deveríamos, com coração contrito, com real desejo de reparar o pecado cometido e o firme propósito de não mais cometê-lo, comodizemosa ao rezar o Ato de Contrição

Segundo Pe. Dolindo Ruotolo (Livro: O purgatório - A última das misericórdias de Deus - Editora Logos)
Não é Deus quem manda as almas para o purgatório, e sim que as próprias almas por si só vão para lá.
Logo após a morte temos nosso julgamento individual. "Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo..."(Hb 9,27)
Neste versículo ainda podemos comprovar que o homem só morre uma vez, então não pode voltar para pagar seus pecados e morrer novamente. Logo após a morte já somos julgados. Somos iluminados pela Verdade Eterna e assim nos vemos como realmente somos.
Diante do esplendor maravilhoso de Deus e Sua Perfeição, a alma não consegue chegar perto Dele, nem com uma pequenina manchinha. Ela prefere estar complemente limpa de toda a mancha do pecado diante da Majestade Infinita de Deus.

O que são penas?

Quando pecamos, ofendemos à Deus e nos afastamos Dele. Transgredimos suas leis de amor e salvação. Então vem a culpa. A partir do momento que confessamos com o sacerdote, nossos pecados são perdoados, conforme Jesus mesmo diz : "Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos".(Jo 20,23)
Mas apesar de sermos perdoados, é preciso reparar, consertar o nosso erro. O pecado foi perdoado, mas as conseqüências (penas) precisam ser reparadas.
Existe uma historinha contada por um sacerdote que exemplifica bem esta situação:
Uma pessoa (pecador) passando pela rua irritado com a vida, joga uma pedra na janela de uma casa( comete um pecado) e quebra a janela. Algum tempo depois ele percebe o que fez e vai falar com o dono da casa(DEUS PAI), pois sentiu o remorso e reconheceu o erro humilhando-se diz ao dono da casa: Olha, fui eu quem quebrou a janela quero pedir-lhe perdão (confissão). O dono da casa, por sua vez, diz: Eu te perdôo, Mas quem vai consertar a janela? (a reparação).
Vejam, o pecado foi perdoado, mas mesmo assim temos que "consertar a janela", temos que reparar o nosso erro para que as penas sejam apagadas.
Se eu não conserto a "janela", ela continua quebrada e a conseqüência do meu pecado continua existindo.
Logo após a Confissão, temos a penitência imposta pelo sacerdote (1 Ave-maria, 1 terço, 5 Pai Nosso, doar uma cesta básica para uma família necessitada, etc.) .
Como nos alertou aquele sacerdote amigo, muitas vezes não conseguimos apagar todas as nossas penas por não fazer a penitência corretamente e por desperdiçarmos os infinitos tesouros que nossa querida Mãe Igreja nos concede. - AS INDULGÊNCIAS.
Quanto mais boas obras praticarmos, mais apagaremos nossas penas. E disso depende do nosso coração na hora que estamos praticando as boas obras ou rezando. Destas a caridade é a que mais apaga as penas, pois a caridade é o amor que demonstramos a Deus e a nossos irmãos. Nosso Pai que está no Céu, é o Próprio AMOR e só nos pede AMOR.
Como diz o Apóstolo São Paulo: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade (amor), estes três; mas o maior destes é a caridade (amor)." (ICor13,13)
E ainda São Pedro nos diz:
" Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede prudentes e vigiai em oração;
Antes de tudo, mantende entre vós uma ARDENTE CARIDADE, PORQUE A CARIDADE COBRE UMA MULTIDÃO DE PECADOS" (I Pd 4,7-8)
Apagar as penas, seria satisfazer por completo a DIVINA JUSTIÇA de DEUS pelos dos pecados já confessados, não teremos que responder mais por eles no momento do julgamento.

 AS INDULGÊNCIAS.

São os tesouros que juntamos no céu. Mateus 6:19 " Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças e nem a ferrugem, e os ladrões não furam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está o teu coração"
Nossa Igreja Católica é repleta de graças. Ela nos consede muitas indulgências os tesouros que Jesus nos fala e esses tesouros nem a traça come, nem o ladrão rouba.
Como Jesus disse no Evangelho " Na casa de meu Pai há muitas moradas", " Vou para Junto do Pai vos preparar um lugar". Cada um de nós temos um lugar no céu nos esperando e não podemos deixá-lo vazio. O Pai nos espera para estarmos em pertinho Dele.

Vejam o que nos fala o Manual da indulgência, da CNBB:

1. Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos.
2. A Indulgência é parcial ou plenária, conforme liberta, em parte ou no todo, da pena temporal devida pelos pecados.
3. Ninguém pode lucrar indulgências a favor de outras pessoas vivas.
4. Qualquer fiel pode lucrar indulgências parciais e plenárias para si mesmo ou aplicá-las aos defuntos como sufrágio.
Estes são alguns pontos sobre as normas das indulgências. Sugerimos que todos tenham em casa o Manual das Indulgências da CNBB. Você encontrará toda a explicação necessária. E ainda, orações indulgenciadas e como conseguir as indulgências.
Como vimos no item 4, as indulgências não ajudam somente ? nós, mas podemos ajudar e muito as almas do purgatório.
Alguns exemplos:

  • Concede-se Indulgência plenária ao fiel que rezar piedosamente a Via-Sacra;
  • Se fizer adoração ao Santíssimo Sacramento por meia hora (no mínimo);
  • Rezar a poderosa oração do Santo Rosário em família ou na Igreja;
  • Fazer a Leitura da Bíblia e meditar por no meia hora (mínimo);

Mas para ganharmos estas indulgências, temos que:

  • Estarmos Confessados;
  • Ter o desejo no coração de ganhar as indulgências;
  • Participar da Santa Missa e receber a Sagrada Comunhão;
  • E rezar pelo Santo Padre o Papa João Paulo II e por suas intenções.

Existem muitas outras formas de conseguirmos juntar este tesouro.
Leia o Manual das indulgências da CNBB, você poderá encontra-lo em qualquer livraria católica.

Fonte:Últimas Misericórdias de Deus

Acreditar e converter-se

Os israelitas esperavam ansiosamente a vinda do Messias prometido pelos profetas, que lhes restituísse a consolação. Ora, no Evangelho deste domingo, S. Marcos, apresenta Jesus como o encarregado de anunciar aos israelitas, e aos homens de todos os tempos, o Evangelho, ou seja, a «boa notícia» da chegada do Reino que acabaria com esse tempo de espera e proporcionaria imensa alegria àqueles que a ouvissem: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».

Será que isso já aconteceu?

Olhando à nossa volta constatamos que o mundo vive em contínuo desassossego. Não existe paz, a justiça não se realiza muitas vezes, os pobres são em maior número, a fome continua a crescer em todo o planeta e a ambicionada alegria não aparece.

Mas, para se poder fazer a experiência desta alegria são exigidas duas condições propostas por Jesus: arrepender-se e acreditar no Evangelho, nessa «boa notícia» trazida por Ele.

O arrependimento ou conversão, implica uma mudança radical do modo de pensar dos homens. Ao converter-se, a sua lógica, regida pelos próprios interesses, começa a seguir o pensamento de Deus e não se coloca a si mesmo como o centro das atenções, mas sim nas necessidades dos irmãos.

Depois desta conversão, é necessário acreditar. Ter fé não consiste em intelectualizar aquilo que Jesus disse, ou simplesmente conhecer o que Ele fez, mas exige uma adesão ousada e absoluta à sua proposta de vida.

Vemos grande parte de nós, os cristãos, sairmos tristes das celebrações. O que nos impede de ter essa explosão de alegria que a «boa notícia» de Jesus trouxe? Talvez o fato de ainda não termos conseguido a coragem suficiente para nos convertermos e acreditarmos no Evangelho e no chamamento do Mestre.

No Evangelho de hoje nos é apresentado o seguimento dos discípulos ao chamamento de Jesus. Tal convocação continua a ser dirigida permanentemente a cada homem para que seja seu discípulo. O nosso batismo foi o início e sinal desse caminho vocacional, que não se destina apenas a padres e freiras, mas a todos os cristãos. O caminho não se apresenta fácil, pois o Senhor exige que seja constante a disposição do discípulo para amar e sacrificar-se pelos irmãos.

Assim como o chamamento dos primeiros discípulos não foi feito enquanto eles rezavam mas no decurso normal das suas ocupações diárias, também a nossa chamada se verifica nas ocasiões mais banais da vida quotidiana. Tomar consciência desse fato é motivo de agradecimento e louvor por tão grande honra alcançada sem mérito algum de nossa parte, mas por dom gratuito de Deus.

Jesus procura os discípulos e convida-os a ficarem com Ele, não para que aprendam uma lição, mas para experimentarem, em Sua companhia, como se doa a própria vida pelos irmãos.

Para ser cristão não basta conhecer as fórmulas do catecismo e apenas recitar orações. É necessário averiguar-se a capacidade de seguir Cristo em todos os momentos: quando nos é exigida paciência, quando devemos ser humildes, quando nos comprometemos a amar um nosso inimigo, quando nos é ordenado deixar o nosso egoísmo para ajudar os demais nesta vida de tão curta duração no tempo.

Pedro, André, Tiago e João responderam logo à chamada, deixando tudo para O seguir. Aos ninivitas, de que nos fala a primeira leitura, foram dados quarenta dias para receberem ou rejeitarem o convite à conversão. Aos seus discípulos, Jesus não concede prazo algum. A resposta tem de ser pronta e materializada em renúncias concretas daquilo que são as realidades terrenas, a que se deve dar o justo valor, como nos adverte S. Paulo na segunda leitura. É por isso que os cristãos devem estar dispostos a aceitar renúncias corajosas por amor dos irmãos, pois esse amor vale mais que todos os bens materiais que são caducos, apenas o amor permanece para sempre.

A todo o discípulo é exigido este desapego total e imediato. Nada o pode impedir de seguir a Cristo. Até os afetos mais sagrados, como o tido pelos familiares, pela profissão, pela garantia econômica e social, ou desejo de não perder os amigos devem ser abandonados se estiverem em confronto com a vida a que Jesus chama.

Fonte: Encontro com o Bispo - Dom Antonio Carlos (Bispo Diocesano de Frederico Westphalen (RS)

Você sabe o valor de uma Missa?

São Leonardo de Porto Maurício descreveu estes benefícios no texto “O Tremendo Valor da Santa Missa”.

  • Através da Santa Missa, sois preservados de muitos perigos e infortúnios, que de outra forma cairiam sobre vós. Vós encurtais vosso Purgatório a cada Missa.
  • Deus vos perdoa todos os pecados veniais que estais determinados a evitar. Ele vos perdoa todos os vossos pecados desconhecidos que jamais confessareis. O poder de Satanás sobre vós é diminuído.
  • Cada Missa irá convosco ao Julgamento e implorará por perdão para vós.
  • Por cada Missa tendes diminuída a punição temporal devida a vossos pecados, mais ou menos, de acordo com vosso fervor.
  • Assistindo devotamente à Santa Missa, rendeis a maior homenagem possível à Sagrada Humanidade de Nosso Senhor.
  • Através do Santo Sacrifício, Nosso Senhor Jesus Cristo repara por muitas de vossas negligências e omissões.
  • Ouvindo piedosamente a Santa Missa, ofereceis às Almas do Purgatório o maior alívio possível.
  • Uma Santa Missa ouvida durante vossa vida será de maior benefício a vós do que muitas ouvidas por vós após vossa morte.
  • Através da Santa Missa, sois preservados de muitos perigos e infortúnios, que de outra forma cairiam sobre vós. Vós encurtais vosso Purgatório a cada Missa.
  • -Durante a Santa Missa, vós ajoelhais entre uma multidão de santos Anjos, que estão presentes ao Adorável Sacrifício com reverente temor.
  • Pela Santa Missa sois abençoados em vossos bens e empreendimentos temporais.
  • Quando ouvis a Santa Missa devotamente, oferecendo-a ao Deus Todo-Poderoso em honra de qualquer Santo ou Anjo em particular, agradecendo a Deus pelos favores dispensados nele, etc., etc., vós conseguis para aquele Santo ou Anjo um novo grau de honra, alegria e felicidade, e dirigis seu amor e proteção especiais para vós.
  • Toda vez que assistis a Santa Missa, entre outras intenções, deveis oferecê-la em honra do Santo do dia.

(da obra O Tremendo Valor da Santa Missa, de São Leonardo de Porto Maurício – Imprimatur + Michael Augustine,Archbishop of New York, Jan 2, 1890)

25/01, das 13h30 às 15 horas

Esportes, cultura, lazer, inaugurações e eventos ambientais fazem parte da programação de aniversário de Itu. A cidade, que completará 402 anos no dia 2 de fevereiro, dá início as atividades no dia 21 de janeiro (sábado), com a 11ª Festa Italiana, e segue comemorando até o dia 29 de fevereiro (quarta-feira).
Dentre os destaques está a apresentação do novo modelo de coleta e tratamento dos resíduos sólidos, a inauguração do novo reservatório de água tratada do Rancho Grande e o lançamento das obras de quatro novas creches e inauguração de outras três.
A programação terá também o show do grupo Teatro Mágico, os eventos carnavalescos e a 28ª “Volta Pedestre Cidade de Itu”. Um megaplantio de mudas nativas nos bairros Cidade Nova, Jardim União, Jardim dos Ipês, Bom Viver, Paraíso II e Santa Inês.



25/01, das 13h30 às 15 horas
Saída: Centro Administrativo Regional do Pirapitingui // Chegada: Estacionamento do Quartel
Carreata e lançamento da nova frota e equipamentos de coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana

> 26/01, às 10h30
Local: Espaço Cultural Almeida Jr - Rua Paula Souza, 664 – centro
Abertura de exposição de livros e documentos sobre a História de Itu

> 26/01, às 11 horas
Local: Espaço Cultural Almeida Jr - Rua Paula Souza, 664 – centro
Recital de piano com Magdalena Anna Walicka

> 26/01, às 20 horas
Local: Temec - Rua Cuiabá, 61, - Bairro Brasil
Apresentação teatral Crise dos 80 - Grupo Sem Influência

> 27/01, às 10h30
Local: Espaço Cultural Almeida Jr - Rua Paula Souza, 664 – centro
Abertura de exposição de pintura e desenho

> 28/01, às 20 horas
Local: Temec - Rua Cuiabá, 61, - Bairro Brasil
Concerto Orquestra Filarmônica de Itu

> 28/01, às 20 horas
Local: Praça da Independência (Carmo)
11ª Festa Italiana - Maestro Bonani, banda e dançarinas

> 29/01, às 10 horas
Local: Igreja Matriz N.S da Candelária (Matriz)
11ª Festa Italiana - Missa Italiana

> 29/01, às 11 horas
Local: Praça Padre Miguel (Matriz)
Banda do Carmo

> 29/01, às 20 horas
Local: Praça da Independência (Carmo)
11ª Festa Italiana - Fred Rovela

> 29/01, das 15 às 20 horas
Local: Praça Washington Luis, em frente ao Estádio Dr.Novelli Jr
Sesc Verão

> 31/01, às 19h30
Local: Espaço Cultural Almeida Jr - Rua Paula Souza, 664 – centro
Recital de violões dos alunos da Casa da Arte

> 01/02, às 19h30
Local: Parque do Varvito - Rua Parque do Varvito - Parque N.S. da Candelária
Caminhada Luminosa e show musical com o grupo Choro das Três

> 01/02, às 20 horas
Local: Avenida Paz Universal - Bairro Cidade Nova
Show Musical com o grupo Daquele Jeito

> 01/02, às 20 horas
Local: Praça da Independência (Carmo)
Show Musical com o grupo Balaio Bento

> 01/02, às 20h30
Local: Temec - Rua Cuiabá, 61, - Bairro Brasil
Abertura do 2º Curso Internacional de Flautistas

> 01/02, às 22 horas
Local: Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior - Praça Washington Luis, s/nº - Vila Nova
Campeonato Paulista: Ituano X Corinthians

> 02/02, às 8h30
Local: Praça do Bom Jesus (Marco de fundação da cidade) até Bosque Alceu Geribelo
Ato cívico, peça teatral e caminhada ecológica

> 02/02, às 9 horas
Local: Centro de Lazer “João Machado de Medeiros Fonseca”
7ª Copa Itu de Malha

> 02/02, às 9h45
Local: Igreja Matriz N.S da Candelária - Praça Padre Miguel
Benção das Velas e Missa Solene em comemoração ao aniversário de Itu

> 02/02, às 12 horas
Local: Praça Padre Miguel (Matriz)
Corte do bolo, fogos e apresentação “Bloco do R”

> 02/02, às 15 horas
Local: Rua Fernando Dias Ferraz, s/n Jd. Aeroporto
Inauguração da Creche Portal dos Sabiás

> 02/02, às 17h30
Local: Sincomércio - R.Maestro José Vitório, 137 – centro
Entrega da Medalha Domingos Fernandes, concedida pela Saci

> 02/02, às 19 horas
Local: Igreja N.S da Candelária - procissão nas ruas centrais
Missa e procissão Luminosa

> 02/02, às 20 horas
Local: Praça da Independência (Carmo)
Show com Tonho Prado e Kleber Oliveira da TV Aparecida

> 02/02, às 20 horas
Local: Avenida da Paz Universal - Bairro Cidade Nova
Show Musical com Kelton e Fernando e Banda Camaleão

> 03/02, às 12 horas
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior - Rua Paula Souza, 664
Concerto Externo - Duo Pereira e Oliveira

> 03/02, às 19 horas
Local: Igreja do Carmo - Praça da Independência – centro
Concerto Externo - Ramon Moraes, Sini Rueda e Miriam Braga

> 03/02, às 20h30
Local: Temec - Rua Cuiabá, 61, - Bairro Brasil
Recital temático: Brasil e Argentina

> 03/02, às 21 horas
Local: Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior - Praça Washington Luis, s/nº - Vila Nova
Show com O Teatro Mágico

> 04/02, às 9 horas
Local: Centro de Lazer Ludogério José da Silva
18º Torneio Intermunicipal de Itu de Bocha

> 04/02, às 12 horas
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior - Rua Paula Souza, 664
Concerto externo - Orquestra de flautas sob regência do Maestro Juliano de Arruda Campos

> 04/02, às 15 horas
Local: Centro de Lazer “Franco Montoro” – Vila Ianni
Final da 7ª Copa Itu de Malha

> 04/02, às 15 horas
Local: Associação Atlética Ituana - Praça Conde de Parnaíba , 168
Torneio Intermunicipal de Basquete

> 04/02, às 18h30
Local: Entre a rua Alice Duarte Guilger e a rua José Elias Barbosa – Jardim União
Inauguração Praça Joaquim Wenceslau Filho e apresentação da dupla Rosa e Rosinha

> 04/02, das 10 às 17 horas
Local: Praça da Independência (Carmo)
Axé Mania - Fest Verão

> 04/02, às 20 horas
Local: Praça da Independência (Carmo)
Eleição da Corte de Carnaval

> 04/02, às 20h30
Local: Temec - Rua Cuiabá, 61, - Bairro Brasil
Concerto da Orquestra Brasileira de flautas e convidados

> 05/02, das 8 às 13 horas
Local: Postos: 1 (Alberto Gomes), 2 (Jardim União), 6 (Padre Bento), 14 (Jardim Aeroporto) e 15 (Potiguara)
Mutirão de Saúde: cadastro do cartão SUS, exames preventivos e multivacinação

> 05/02, às 10 horas
Local: Espaço da Feira da Barganha - km 63 da Rodovia Waldomiro Correia de Camargo, Cidade Nova
Folia de Reis

> 05/02, às 11 horas
Local: Praça Padre Miguel (Matriz)
Banda União

> 05/02, às 19 horas
Local: Temec - Rua Cuiabá, 61, - Bairro Brasil
Recital dos alunos do 2º Curso Internacional de Verão de Flautistas

> 05/02, às 20 horas
Local: Temec - Rua Cuiabá, 61, - Bairro Brasil
Encerramento do Curso Internacional de Verão de Flautistas

> 05/02, às 9 horas
Local: Salão de Festas da Vila Vicentina
20º Open de Xadrez

> 05/02, às 9 horas
Local: Ginásio Municipal Angelo Favaron - Rua Antonio Edson Benedito Andreazza, s/nº - Bairro São Camilo
Amistosos de Futsal

> 07/02, às 10 horas
Local: Rua Bartira, 300 - Bairro Rancho Grande
Inauguração do novo reservatório de Água Tratada com 2 milhões de litros

> 08/02, às 9h30
Local: Rua Estados Unidos, s/n B.Pirapitingui
Reinauguração Emei Prof. Ary Caricatte

> 09/02, das 13h30 às 17 horas
Local: Bosque Alceu Geribello - Rua Campo Grande, s/n - Bairro Brasil
Regulamentação da Política Estadual de Ed.Ambiental

> 09/02, às 10 horas
Local: Centro de Administração Regional do Pirapitingui
Entrega de 123 títulos de propriedade

> 11/02, das 9 às 12 horas
Local: Bosque Alceu Geribello Rua Campo Grande, s/nº - Bairro Brasil
Feira de Orgânicos

> 11/02, às 17h55
Local: Praça Washington Luis, em frente ao Estádio Novelli Jr
28ª Volta Pedestre Cidade de Itu

> 12/02. das 8 às 13 horas
Local: Postos: 5 (Rancho Grande), 7 (Jd. Santa Terezinha), 9 (B.São Luiz), 10 (B.Progresso) e 12 (Novo Mundo)
Mutirão de Saúde: cadastro do cartão SUS, exames preventivos e multivacinação

> 12/02, às 9h30
Local: Praça Washington Luis, em frente ao Estádio Novelli Jr
7º GP Cidade de Itu de Mountain Bike

> 13/02, às 9 horas
Local: Auditório do CAM - Av. Tiradentes, 2001 - Vila Lucinda
Lançamento do calendário ecológico e programa de Educação Ambiental 2012

> 15/02, às 9h30
Local: Rua João Coan, Residencial Gutti
Lançamento de obra Creche Vila Guitti

> 15/02, às 16h30
Local: Rua Alfredo Rua da Silveira, Jd São Judas
Lançamento de obra Creche São Judas

> 16/02, às 9h30
Local: Rua Bela Emília Esquina com a Rua Calêndula, Jd Bom Viver
Lançamento de obra Creche Bom Viver

> 16/02, às 15h30
Local: Rua Alzira Proença Januário, Jd Residencial Itaim II
Lançamento de obra Creche Itaim II

> 18/02, das 15 às 18 horas
Local: Coreto da Praça Padre Miguel (Largo da Matriz) – centro
Banda de Marchinhas Carnavalescas

> 18/02, das 20 às 23 horas
Local: Banda de Marchinhas Carnavalescas
Apresentação das Escolas de Samba

> 18/02, das 20 às 23 horas
Local: Coreto da Praça Padre Miguel (Largo da Matriz) – centro
Banda de Marchinhas Carnavalescas

> 19/02, das 20h30
Local: Entre a Praça do Carmo e a Praça da Matriz
Apresentação do Bloco do R

> 19/02, às 20h30
Local: Avenida Galileu Bicudo
Apresentação dos Blocos Melhor Idade e Mancha Verde

> 19/02, das 20 às 23horas
Local: Coreto da Praça Padre Miguel (Largo da Matriz) – centro
Banda de Marchinhas Carnavalescas

> 20/02, às 20h30
Local: Avenida Paz Universal - Bairro Cidade Nova
Apresentação de escolas de samba e Bloco Gaviões da Fiel

> 20/02, das 20 às 23 horas
Local: Coreto da Praça Padre Miguel (Largo da Matriz) – centro
Banda de Marchinhas Carnavalescas

> 21/02, às 20h30
Local: Entre a Praça do Carmo e a Praça da Matriz
Apresentação do Bloco do R

> 21/02, às 20h30
Local: Avenida Galileu Bicudo
Apresentação do Bloco Gaviões da Fiel e escolas

> 21/02, das 20 às 23 horas
Local: Coreto da Praça Padre Miguel( Largo da Matriz) – centro
Banda de Marchinhas Carnavalescas

> 26/02, das 8 às 13 horas
Local: Postos: 3 (São Judas Tadeu), 4 (Jd das Rosas), 8 (Rodoviária) 11 (Cidade Nova) e 13 (Portal do Éden)
Mutirão de Saúde: cadastro do cartão SUS, exames preventivos e multivacinação

> 26/02, às 8h30
Local: Avenida Paz Universal - Bairro Cidade Nova
12º Prova Pedestre da região do Pirapitingui

> 26/02, às 9 horas
Local: Avenida Galileu Bicudo - Tenda Meio Ambiente
Projeto Grafitar e Plantio de árvores

> 26/02, às 9 horas
Local: Ginásio Municipal do "Titi" - altura do km 63 da Rodovia Waldomiro Correa de Camargo - SP 79 - B. Cidade Nova
Torneio de Tênis de Mesa

> 26/02, às 10 horas
Local: Rua França, 102 - Vila Roma Brasileira•
Entrega do Lago e Chafariz do Parque das crianças. Apresentação de show musical.

> 26/02, das 9 às 19 horas
Local: Ginásio Municipal Prudente de Moraes - Praça Washington Luis, s/n , Vila Nova
2ª Copa Itu de Muay Thai Amador

> 27/02, das 9 às 11 horas
Local: Cidade Nova, Jd. União, Jd. dos Ipês, B. Bom Viver, Jd. Paraíso II e bairro B. Santa Inês
Dia Municipal e Estadual de plantio de mudas nativas

> 27/02, às 18 horas
Local: Praça de Eventos do Plaza Shopping Itu - Av. Dr. Ermelindo Maffei, 1199 – Jardim Paraíso
Abertura de Exposição de maquetes das obras da Prefeitura em comemoração ao aniversário da cidade

> 28/02, às 15 horas
Local: Rua Osvaldo Teixeira da Silva, 520 Vila Martins
Inauguração Creche Recanto da Prece

> 28/02. às 16h30
Local: Rodovia Waldomiro C. Camargo, km 63 - Vila Martins
Inauguração Creche Isolet

> 29/02, às 14 horas
Local: Bosque Alceu Geribello - Rua Campo Grande, s/n B. Brasil
Tela Verde - exibição do filme Cidades Sustentáveis


* Programação sujeita a mudanças, sob responsabilidade das secretarias municipais encarregadas pelas organizações dos eventos.



Fonte: itu.com.br

Santo Francisco de Sales

24 de janeiro

Francisco de Sales, primogênito dos treze filhos dos Barões de Boisy, nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. A família devota de São Francisco de Assis, escolheu esse para ele, que posteriormente o assumiu como exemplo de vida. A mãe se ocupava pessoalmente da educação de seus filhos. Para cada um escolheu um preceptor. O de Francisco era o padre Deage, que o acompanhou até sua morte, inclusive em Paris, onde o jovem barão fez os estudos universitários no Colégio dos jesuítas.
Francisco estudou retórica, filosofia e teologia que lhe permitiu ser depois o grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual que caracterizaram seu trabalho apostólico. Por ser o herdeiro direto do nome e da tradição de sua família, recebeu também lições de esgrima, dança e equitação, para complementar sua já apurada formação. Mas se sentia chamado para servir inteiramente a Deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria.
Aos 24 anos, Francisco, doutor em leis, voltou para junto da família, que já lhe havia escolhido uma jovem nobre e rica herdeira para noiva e conseguido um cargo de membro do Senado saboiano. Ao vê-lo recusar tudo, seu pai soube do seu desejo de ser sacerdote, através do tio, cônego da catedral de Genebra, com quem Francisco havia conversado antes. Nessa mesma ocasião faleceu o capelão da catedral de Chamberi, e, o cônego seu tio, imediatamente obteve do Papa a nomeação de seu sobrinho para esse posto.
Só então seu pai, o Barão de Boisy, consentiu que seu primogênito se dedicasse inteiramente ao serviço de Deus. Sem poder prever que ele estava destinado a ser elevado à honra dos altares; e, muito mais, como Doutor da Igreja!
Durante os cinco primeiros anos de sua ordenação, o então padre Francisco, se ocupou com a evangelização do Chablais, cidade situada às margens do lago de Genebra, convertendo, com o risco da própria vida, os calvinistas. Para isso, divulgava folhetos nos quais refutava suas heresias, mediante as verdades católicas. Conseguindo reconduzir ao seio da verdadeira Igreja milhares de almas que seguiam o herege Calvino. O nome do padre Francisco começava a emergir como grande confessor e diretor espiritual.
Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar de Genebra; e, três anos depois, assumiu a titularidade da diocese. Seu campo de ação aumentou muito. Assim, Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza, que desempenharam papel preponderante na reforma religiosa empreendida na época com madre Joana de Chantal, depois Santa, que se tornou sua co-fundadora da Ordem da Visitação, em 1610.
Todos queriam ouvir a palavra do Bispo, que era convidado a pregar em toda parte. Até a família real da Sabóia não resistia ao Bispo-Príncipe de Genebra, que era sempre convidado para pregar também na Corte.
Publicou o livro que se tornaria imortal: "Introdução à vida devota". Francisco de Sales também escreveu para suas filhas da Visitação, o célebre "Tratado do Amor de Deus", onde desenvolveu o lema : "a medida de amar a Deus é amá-lo sem medida". Os contemporâneos do Bispo-Príncipe de Genebra não tinham dúvidas a respeito de sua santidade, dentre eles Santa Joana de Chantal e São Vicente de Paulo, dos quais foi diretor espiritual.
Francisco de Sales faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, em Lion, França. O culto ao Santo começou no próprio momento de sua morte. Ele é celebrado no dia 24 de janeiro porque neste dia, do ano de 1623, as suas relíquias mortais foram trasladadas para a sepultura definitiva em Anneci. Sua beatificação, em 1661, foi a primeira a ocorrer na basílica de São Pedro em Roma. Foi canonizado quatro anos depois. Pio IX declarou-o Doutor da Igreja e Pio XI proclamou-o o Padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos. Dom Bosco admirava tanto São Francisco de Sales que deu o nome de Congregação Salesiana à Obra que fundou para a educação dos jovens.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 24/01/2012

A mãe e os irmãos de Jesus

Mc 3,31-35


Em seguida a mãe e os irmãos de Jesus chegaram; eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Muita gente estava sentada em volta dele, e algumas pessoas lhe disseram:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora, procurando o senhor.
Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Aí olhou para as pessoas que estavam sentadas em volta dele e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.