segunda-feira, 22 de julho de 2013

22ª Festa em Louvor a São Cristóvão

 são cristóvão 2013 São Cristóvão Padroeiro dos Motoristas e Condutores

Arquidiocese de Sorocaba
Paróquia N. Sra. Mãe dos Homens
Comunidade N. Sra. Das Graças
Igreja N. Sra. Das Graças
PORTO FELIZ - SP

DE 25 A 28 DE JULHO DE 2013

 

Programação Religiosa

25/07/2013 (quinta-feira)  -  19h30   -   1º Dia do Tríduo
‘MISSA DE ABERTURA DAS FESTIVIDADES’
Bênção para os condutores (caminhoneiros).
Liturgia: Comunidade Nossa Senhora das Graças;
Equipe de Canto: Unidos para Cristo.

26/07/2013 (sexta-feira)  -  19h30   -   2º Dia do Tríduo
Bênção às famílias que perderam entes queridos em acidentes.
Liturgia: Paróquia São João Batista;
Equipe de Canto: Ágape.

27/07/2013 (sábado)  -  19h30   -  3º Dia do Tríduo
Bênção para os condutores (motociclistas).
Liturgia: Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
Equipe de Canto: Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

28/07/2013 (domingo)  -  9h00  -   MISSA FESTIVA
Equipe de Canto: Viola Divina.
10h30 - Carreata com a Imagem do Glorioso SÃO CRISTÓVÃO,
percorrendo as principais ruas da cidade, com Bênção dos Veículos (participação da Corporação Musical União Porto-felicense - 115 anos de história!).
Após, almoço e show com Cleber e Paulinho .

HEFER IMPRESSOS

Escola de Música de Porto Feliz promove formatura de 41 alunos

escola de musica (2)

Foi realizada na sexta-feira, 12, a cerimônia de formatura de 41 alunos da Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa”.
O evento aconteceu no Espaço Cultural “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” (Estação das Artes) e contou com a presença do Prefeito Levi Rodrigues Vieira, do secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, Miguel Arcanjo de Almeida, do diretor de Cultura e Esportes, Paulo Rogério Menna, do diretor da Escola de Música Municipal, Claudimir Aparecido Causin, além de professores, pais e familiares dos formandos.
O Prefeito Levi Rodrigues Vieira, num discurso emocionado, relatou aos formandos que na sua infância teve o privilegio de ter aula de teoria musical com o professor Romário Antônio Barbosa, quando o mesmo ainda ministrava aulas de música em sua residência. “Hoje tenho a oportunidade de poder contribuir na função de prefeito com a cultura do município. Parabéns a todos os professores que contribuíram para o dia de hoje e parabéns a todos os alunos que estão recebendo seus certificados de conclusão de curso, desejo que vocês continuem estudando, e se esforçando, pois tenho a certeza que vocês irão atingir seus objetivos”, conclui.
O vice-prefeito e o secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, Miguel Arcanjo, destacou a importância dos professores na formação dos alunos, preocupados em proporcionar uma educação melhor para Porto Feliz. “Sempre trazendo uma mensagem de entusiasmo e valorizando a educação”, afirma.
O diretor de Cultura e Esportes, Paulo Menna, elogiou o apoio do prefeito à cultura e a performance dos estudantes, mas lembrou-os de que essa é apenas uma etapa cumprida. “Certamente vocês não aprenderam tudo sobre música, mas já é um grande começo”, ressaltou.
O diretor da escola de música, Claudimir Aparecido Causin, parabenizou o prefeito pela atenção e o incentivo voltado à cultura do município, desejou a todos os formandos sucesso pela conquista alcançada.
A escola de música possui 17 professores efetivos que ministram aulas de trompete, trombone, tuba, clarineta, saxofone, flauta transversal, bombardino, flauta doce, bateria, piano erudito e popular, violão e guitarra, contrabaixo, teclado, violino e canto popular.
Os cursos são oferecidos dentro das seguintes modalidades: Musicalização (de 6 a 8 anos de idade); Iniciação Musical Infantil (entre 9 e 11 anos); Formação Musical (a partir dos 11 anos) e Iniciação Musical Lúdica (a partir dos 40 anos de idade); além dos projetos de Canto Coral (adulto e infantil). Todos os cursos são oferecidos de forma gratuita.

Sobre a escola
A escola foi criada oficialmente no ano de 1989, para atender a uma demanda de alunos que, até então, tinham de sair da cidade em busca de cursos na área da música.
Inicialmente, a escola ocupou um espaço junto à sede da Banda União no centro da cidade. Em pouco tempo, o espaço se mostrou pequeno e inadequado para atender o crescente número de alunos.
Em 1992, a escola foi transferida para a Casa da Cultura, local mais amplo, também situado no centro da cidade, onde funcionou até o ano de 1999, quando mudou para seu endereço atual na avenida José Maurino

Prefeitura institui “Gabinete da Crise”

21,07,2013 064

Para facilitar os trâmites burocráticos legais, a prefeitura de Porto Feliz nomeou Rodrigo Naldi como presidente do Gabinete da Crise, para tomar as medidas necessárias em ajuda ás famílias atingidas pelo vendaval.

Governo Levi ainda hoje pode decretar Estado de Emergência na município, para facilitar a forma de ajudar as vítimas, assim realizando compra de material entre outros gastos.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pascom

A caminho do Brasil, Papa se diz preocupado com jovens sem trabalho

Francisco também condenou 'cultura de rejeição aos idosos'.
Pontífice argentino vem ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude.

Do G1, em São Paulo

 

O Papa Francisco manifestou nesta segunda-feira (22), em entrevista no voo entre a Itália e o Brasil, preocupação com o que chamou de "uma geração de jovens sem trabalho".

Segundo o Papa, a crise mundial está cansando muitos danos aos jovens, e corre-se o risco de haver uma geração que nunca teve trabalho.

"A crise mundial não gerou boas coisas para os jovens. Na semana passada, examinei a porcentagem de jovens sem trabalho. Corremos o risco de ter uma geração que jamais teve um trabalho", disse o pontífice, que vem ao Rio, na sua primeira viagem internacional no cargo, para participar da Jornada Mundial da Juventude.

"Essa primeira viagem é para encontrar os jovens, a quem quero encontrar não isolados, mas em meio ao tecido social. Em sociedade, pois quando isolamos os jovens, fazemos uma injustiça, pois lhe retiramos o sentido de pertencimento", disse o Papa aos jornalistas que o acompanham no voo.

Francisco também condenou a "cultura de rejeição aos idosos" que geralmente impera no mundo contemporâneo e disse que a sociedade precisa da "sabedoria" dos mais velhos.

"Um povo avança com os dois (jovens e velhos)", disse. "As pessoas anciãs têm a sabedoria, a história, a pátria, a família. Todos precisamos deles."

Respeitando seu estilo simples e franco, o Papa cumprimentou um por um todos os 70 jornalistas a bordo. Ele confessou que evita dar entrevistas porque considera "esgotador".

O avião com o Papa saiu de Roma pouco antes das 9hlocais (4h de Brasília). Sempre simples, chegou ao avião carregando ele mesmo sua bagagem de mão, uma maleta preta.

Antes do embarque, o escritório de imprensa da Santa Sé havia dito que o pontífice não iria dar entrevistas no avião, como costumavam fazer seus antecessores João Paulo II e Bento XVI.

Mas, ao se comparar com o profeta Daniel quando foi lançado ao poço dos leões, o pontífice brincou dizendo que os jornalistas não pareciam tão "ferozes".

Ao fim da entrevista, o Papa agradeceu aos jornalistas pela "companhia" e os convidou a "colaborar" com ele "pelo bem da sociedade".

O voo de Francisco deve chegar ao Rio de Janeiro às 16h.

 

O Papa Francisco leva sua própria bagagem de mão ao embarcar para o Brasil, nesta segunda-feira (22), no aeroporto de Roma (Foto: Alberto Pizzoni/AFP)O Papa Francisco leva sua própria bagagem de mão ao embarcar para o Brasil, nesta segunda-feira (22), no aeroporto de Roma (Foto: Alberto Pizzoni/AFP)

JMJ terá 30 mil homens para garantir a segurança do Papa e dos fiéis

Há um ano da Copa, evento é teste para Brasil provar capacidade na área.
Criminalidade, manifestações, papamóvel aberto e terrorismo preocupam.

Tahiane Stochero Do G1 Rio

 

Mais de 30 mil integrantes das Polícias Civil e Militar, da Força Nacional, da Polícia Federal e das Forças Armadas integram um dos maiores esquemas de vigilância da história do Brasil para garantir a segurança do Papa Francisco e de 1,5 milhão de peregrinos que irão participar da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 22 e 28 de julho, no Rio de Janeiro e em Aparecida (SP).
Após a Copa das Confederações, em que jogos foram realizados em 6 capitais, a visita do novo Papa ao país é considerada o teste final para a Copa do Mundo de 2014. Receber com segurança o público dará o aval para que o Brasil possa realizar sem desconfianças a Copa, daqui a um ano, e as Olimpíadas de 2016, abrigando equipes de todo o mundo, inclusive algumas que possam ser alvos de atentados terroristas, um das preocupações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A Abin monitora diversos tipos de risco, aos quais as polícias e os militares foram alertados: crimes comuns, como furtos e roubos, o crime organizado, protestos e manifestações, terrorismo - grupos extremistas radicais, ou pessoas que queiram promover ataques isolados motivados por alguma causa - e acidentes de trânsito estão entre as preocupações que colocarão em xeque a segurança da evento.

Para a Jornada Mundial da Juventude, o Ministério da Defesa prevê a mobilização de ao menos 14,3 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Só a PM do Rio vai colocar nas ruas 14 mil soldados – quase metade do efetivo total da corporação, que não chega a 40 mil homens.
Outros 1.300 foram cedidos pela Força Nacional de Segurança para trabalhar no evento. Já a Polícia Civil terá um reforço de 630 policiais, além da atuação normal das delegacias. Só no Santuário de Aparecida, onde o Pontífice passará metade de um dia,
outros 5 mil soldados estarão a postos.
Os pontos de maior atenção são os locais que terão maior aglomeração de pessoas – a praia de Copacabana, onde o Pontífice fará uma acolhida aos fiéis e acompanhará a Via Sacra, nos dias 25 e 26, e em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, onde ele rezará uma missa no domingo (28). Isso porque os eventos são públicos e abertos, não havendo pontos de bloqueio ou revista dos participantes.
Enquanto que, na capital fluminense, a responsabilidade de garantir a proteção dos fiéis e do Papa será de autoridades policiais municipais, estaduais e federais, encabeçadas por um planejamento da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, em Guaratiba, no Rio, e em Aparecida, em SP, a operação estará sob responsabilidade de um general do Exército, que terá tropas militares e policiais sob seu comando.

21/07 - Exército e Aeronáutica realizam um simulado da chegada do Papa Francisco a Aparecida, tudo para garantir a segurança do pontífice na cidade. (Foto: NILTON CARDIN/SIGMAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)Exército e FAB simulam segurança em Aparecida
(Foto: Nilton Cardin/Sigmapress/Estadão Conteúdo)

Em Guaratiba, sob determinação da presidente Dilma Rousseff, as Forças Armadas terão poder de polícia e poderão revistar pessoas. Lá, a Polícia Civil vai montar um posto para registro de ocorrências, como furtos e perdas. E também haverá núcleos especializados para atender ao turista.
Devido ao risco de manifestações atrapalharem o evento religioso – há diversas marcadas para a semana –
o general do Exército José Alberto da Costa Abreu proibiu a entrada de pessoas mascaradas ou com os rostos cobertos no Campo da Fé, em Guaratiba.
"Os mascarados serão impedidos de entrar. Não é um espaço, lá em Guaratiba, para que um elemento em atitude hostil, utilizando uma máscara, possa entrar. Não vamos permitir que isso aconteça", afirmou o general.
Em diversas manifestações ocorridas no Rio de Janeiro e em outras capitais brasileiras desde junho, pessoas cobrindo o rosto foram vistas nas ruas, parte delas responsáveis por atos de vandalismo em meio a protestos pacíficos. Em muitos casos, eles são influenciados pela "Black Bloc", estratégia de manifestação que se autodenomina anarquista e prega a desobediência civil nas redes sociais (saiba mais sobre a tática).

Membros da Marinha do Brasil participaram na tarde desta sexta-feira (19) de uma simulação para combater ataques e motins.  (Foto: Segio Moraes/ Reuters)Marinha simula atentado terrorista com armas químicas
(Foto: Segio Moraes/ Reuters)

A previsão inicial era que 4 mil homens atuariam no cerco do terreno do Campus Fidei, onde será a vigília. Agora, serão ao menos 7 mil, que farão também a segurança dos fiéis durante a celebração, responsabilidade que ficaria a cargo de uma empresa privada.
No palco, o altar da celebração, estarão 400 militares usando terno e gravata e mais 80 agentes da Polícia Federal (outros 70 estarão disponíveis em caso de necessidade).

Já em relação ao risco de terrorismo e bombas, as Forças Armadas, a Polícia Federal e as Polícias Civil e Militar contarão com tropas especializadas em resgate de reféns, desarmamento e armas químicas, bacteriológicas e nucleares, que estarão a postos para qualquer eventualidade.
Papamóvel aberto preocupa
Outra preocupação é com o papamóvel escolhido pelo Papa, e que pegou todos de surpresa.  A previsão é que o Pontífice passeasse pelo rua com um carro blindado, que era usado por Bento XVI. Mas o Papa Francisco escolheu um modelo mais simples, aberto, e sem blindagem, que foi trazido pela Aeronáutica do Vatico.
"
Claro que o Papa não vir com veículo blindado é uma preocupação. Mas é uma escolha pessoal dele. Ele prefere utilizar um carro aberto, não gosta de se deslocar de helicóptero pela cidade. Se fosse tudo blindado seria mais cômodo para nós. Nossa missão é bem clara, garantir a realização do evento e a segurança do Papa", afirmou o general Abreu.

Motos da escolta do Papa Francisco são abençoadas na Catedral Metropolitana do Rio (Foto: Mariucha Machado/ G1)Motos da PM e das Forças Armadas farão escolta
do Papa (Foto: Mariucha Machado/ G1)

Já no planejamento da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, Copacabana é considerada a área mais complexa, já que o bairro deve receber cerca de dois milhões de pessoas e por onde o Papa deverá fazer um trajeto de papamóvel.
A faixa que ficará isolada para o carro do pontífice, que antes era de 6 metros, saltou para 9. Em seguida haverá nas laterais um gradil, separando-o do público. Mais de dez mil agentes, entre policiais federais, rodoviários federais, civis, bombeiros, trânsito e defesa civil vão atuar no esquema.
Como o Papa é espontâneo, as autoridades acreditam que ele poderá parar ou descer do carro para cumprimentar fiéis. O Vaticano pediu atenção redobrada a estes momentos, já que poderá haver tumultos quando as pessoas tentarem tocar o Pontífice.
Se uma pessoa tenta tocá-lo, vários outros podem tentar e isso gerar um incidente de risco sobre ele. Mesmo sem ter a intenção de ataca-lo, mas como um geste de carinho, pode gerar uma situação problemática”, diz o coronel Paulo Cruz, da Sesge.

Papamóvel chega no Rio (Foto: Reprodução)Papa Francisco escolheu papamóvel aberto para
a Jornada (Foto: Reprodução)

Agenda pode ser alterada
A agenda do Papa e o esquema de segurança já sofreram mudanças desde o início do planejamento e ainda deverão se adequar aos imprevistos, já que Francisco é bastante simples e quer contato com o povo.
A idéia inicial, conforme divulgada pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, era que a comitiva papal iria utilizar 4 unidades militares Super Puma e que faria apenas deslocamentos aéreos. Na sexta-feira (19), as primeiras mudanças na agenda oficial foram de que ele fará deslocamentos terrestres, e também desfilará de papamóvel, em um pequeno trecho, já no dia da chegada, esta segunda-feira (22).
O número de helicópteros à
disposição do Pontífice desse passar para 6, incluindo agora uma aeronave UTI privada e um outro helicóptero de configuração VIP. Oficialmente, estão confirmados até o momento os 4 helicópteros militares: um modelo branco da Aeronáutica, que também possui a configuração VIP, e com capacidade de 6 passageiros, e outros três Super Puma, um da FAB, outro da Marinha e outro do Exército, com a camuflagem normal, e capacidade para até 12 passageiros. Nenhum deles será pintado, diz o Exército.
“A Jornada é um evento que vai mudar toda a cidade e terá repercussão mundial. Nossa preocupação é atender os dois lados: mostrar o lado popular do Papa e realizar a Jornada com segurança”, afirmou Paulo Cruz ao G1.

Creches cancelam atendimento para esta segunda-feira

21,07,2013 110 21,07,2013 098 21,07,2013 099 21,07,2013 101 21,07,2013 102 21,07,2013 103 21,07,2013 104 21,07,2013 105

As Ceim Juvenal de Campos e Nair Coli de Moraes cancelram o atendimento nesta segunda e terça-feira (22 e 23/07/2013). As duas unidades foram fortemente atingidas pelo vendaval que atingiu o bairro Jardim Vante, entre outros.

Árvores cairam, cercas danificadas, bebedous arremessados longe, vidros quebrados, queda de energia e telefone etc, impossibilitaram atender as crianças. Semana que vem, após a realização do Congresso da Educação é previsto o retorno do atendimento.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação