quarta-feira, 11 de abril de 2012

Milhares de pessoas se mobilizam na internet a favor da vida

 


Da Redação, com CNBB

Está acontecendo nas Redes Sociais, principalmente no Twitter, uma manifestação online a favor da vida, por causa da votação desta quarta-feira, 11, no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a descriminalização do aborto de bebês anencéfalos. O “twitaço”, que tem como hashtag #afavordavida, começou na noite dessa terça-feira, 10, com a proposta de mostrar o desejo de defender a vida de crianças com anencefalia.
A manifestação faz parte das inúmeras iniciativas que estão sendo realizadas pela sociedade civil para manifestar a opinião de grande parte da população brasileira que é contrária ao aborto. A hashtag chegou a ficar em primeiro lugar nos Trending Topics do Brasil e entre os dez assuntos mais comentados do mundo.
Outra iniciativa que movimentou a população foram as
vigílias de oração que aconteceram nas capelas e paróquias de todo país, respondendo a um apelo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Comunidade Canção Nova também aderiu ao pedido da CNBB e promoveu um momento de oração entre as 00h e 02h desta quarta-feira.

Deputados baianos vão celebrar missa em Salvador pela saúde de Lula

 

O governador do Estado Jaques Wagner e o presidente nacional da sigla Rui Falcão são esperados

Isadora Peron, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - A bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia encomendou uma missa para rezar pela saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recentemente passou por um tratamento contra um câncer na laringe. A data foi escolhida a dedo: sexta-feira, 13 de abril.

Ex-presidente não participará do culto, mas enviará mensagem a ser lida no dia - Reprodução

Reprodução

Ex-presidente não participará do culto, mas enviará mensagem a ser lida no dia

"Treze é sempre um número de sorte, não importa se cai na segunda ou na sexta-feira", disse o líder da bancada petista, deputado estadual Yulo Oiticica, fazendo referência ao número do partido nas urnas e minimizando o fato de as sextas-feiras 13 serem consideradas um dia de azar.

A cerimônia está marcada para as 8h, na tradicional Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador. Segundo o deputado, Lula não poderá participar, mas vai enviar uma mensagem que será lida no dia. Membros do partido tanto da esfera estadual quanto da nacional são esperados, como o governador do Estado Jaques Wagner e o presidente nacional da sigla, Rui Falcão.

O câncer de Lula foi diagnosticado em outubro do ano passado. Em 28 de março, após passar por sessões de químio e radioterapia, exames mostraram que o tumor do ex-presidente havia desaparecido.

Menor diz ser molestada por díacono há mais de dois anos em Sorocaba

 

Em depoimento, jovem de 14 anos deu detalhes do crime. Homem foi preso em flagrante na manhã da terça-feira (10).

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Diácono foi levado à Cadeia Pública de Pilar do Sul (Foto: Zaquel Proença/Prefeitura de Sorocaba)
Diácono foi levado à Cadeia Pública de Pilar do Sul (Foto: Zaquel Proença/Prefeitura de Sorocaba)

A adolescente flagrada nua no banco de trás de um carro com um díacono prestou depoimento à polícia em Sorocaba na tarde desta terça-feira (10). Ela disse que era molestada há mais de dois anos. "A menor explicou que em nenhum momento houve conjunção carnal, que o abuso sexual era praticado por relações orais e toques em genitálias”, explica a delegada Jaqueline Coutinho.

Na manhã desta terça-feira a GCM (Guarda Civil Municipal) de Sorocaba (SP) deteve um homem de 58 anos. Ele foi flagrado pelos guardas dentro de um carro prata, que estava com os vidros embaçados. No momento da abordagem, o homem - que é diácono de uma igreja evangélica no Jardim Novo Horizonte - passou rapidamente para o banco da frente e, no banco traseiro, os guardas encontraram a garota de 14 anos sem nenhuma peça de roupa.

A adolescente afirmou, no depoimento, que cedia aos pedidos do suspeito por medo. “A vítima afirmou que o homem dizia que, se ela não fizesse o que ele mandava, faria algum tipo de mal aos seus pais”, relata a delegada.

Segundo a delegada, o homem sabia o caminho que a jovem fazia e a abordou oferecendo uma carona.

Durante o depoimento, o suspeito negou ter tido qualquer tipo de contato sexual com a vítima, apesar de ter sido pego em flagrante por guardas municipais. Ele afirmou que só irá se pronunciar diante de um juiz.

Os celulares da vítima e do suspeito foram apreendidos. Segundo a Polícia Civil, havia troca de mensagens e de telefonemas entre eles. O material será analizado e investigado.

Veículo do suspeito foi apreendido (Foto: Zaquel Proença/Prefeitura de Sorocaba)
Veículo do suspeito foi apreendido
(Foto: Zaquel Proença/Prefeitura de Sorocaba)

A Delegacia de Defesa da Mulher indiciou o diácono por estupro qualificado. “Seria estupro de vulneráveis de a vítima tivesse menos de 14 anos”, explica a delegada. O suspeito foi preso e encaminhado à Cadeia Pública de Pilar do Sul, que abriga exclusivamente indiciados por crimes sexuais.

Cuidado
“O criminoso sexual se desvincula de todos os freios morais e religiosos”, destaca a delegada Jaqueline, que pede aos pais e familiares que prestem mais atenção em seus filhos. “Este tipo de pessoa sempre está acima de qualquer suspeita”, declara.

No depoimento, o pai da vítima afirmou estar surpreso com o crime. “Ele frequentava nossa casa todos os domingos para ler a bíblia e pregar o evangelho”, teria dito. A adolescente foi submetida a exames no Instituto Médico Legal. O resultado deve sair em até 30 dias.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 11/04/2012

No caminho de Emaús
Leitura Orante

Lc 24,13-35
Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém. Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem. Então Jesus perguntou: - O que é que vocês estão conversando pelo caminho? Eles pararam, com um jeito triste, 18e um deles, chamado Cleopas, disse: - Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias? - O que foi? - perguntou ele.
Eles responderam: - O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus.
Então Jesus lhes disse: - Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória. E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas.
Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe. Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo: - Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando.
Então Jesus entrou para ficar com os dois. Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro: - Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?
Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam: - De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão!
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.

Santo Estanislau

Santo Estanislau Celebramos a vida de Santo Estanislau, que nasceu no ano 1030, pouco tempo depois do Cristianismo ter entrado na Polônia. Santo Estanislau foi sacerdote na Igreja de Cracóvia.
O lugar geográfico da Polônia era causa de muitos transtornos internos e externos, porém, nada se comparava ao rei da Polônia - Boleslau II - que era guerreiro, cruel, devasso e opressor. Por escolha do Espírito Santo, Estanislau tornou-se bispo daquela região; e, como tal, teve que se tornar um "João Batista", já que o rei dava um grande vexame no campo moral.
Estanislau é amado por toda Polônia como um santo que profundamente amou os pobres, evangelizou e morreu mártir. Em 1079, o rei Boleslau num ato de loucura atingiu com um punhal Estanislau, durante a Santa Missa, lugar onde o santo uniu seu sacrifício ao Sacrifício de Cristo.
Santo Estanislau, rogai por nós!