segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Entramos no Advento.

1. História do Advento

Não é fácil precisar a história e o primitivo significado do Advento; além disso,as noticias sobre suas verdadeiras origens são parcas .É necessário distinguir elementos que dizem respeito a práticas ascéticas e a outras, de caráter estritamente litúrgico; um Advento que é preparação para o Natal e um Advento que celebra a vinda gloriosa de Cristo ( Advento escatológico). No Oriente, permaneceu quase ignorado um período de preparação ao Natal.

Portanto, o Advento é próprio do Ocidente. São descartadas totalmente as teorias que atribuem o Advento a São Pedro e sua existência aos tempos de Tertuliano e São Cipriano.O testemunho mais antigo encontra-se em uma passagem de Santo Hilário (por volta de 366)que diz:"Sancta Mater Ecclesia Salvatoris adventus annuo recursu per trium septimanarum sacretum spatium sivi indicavit"(CSEL,65,16)"A santa mãe igreja oferece um espaço sagrado de três semanas por ano para a vinda do Salvador" .

O duplo caráter do Advento, que celebra a espera do Salvador na glória e a sua vinda na carne,emerge das leituras bíblicas festivas .O primeiro domingo orienta para parusia final,o segundo e o terceiro chamam a atenção para a vinda cotidiana do Senhor; o quarto domingo prepara-nos para a natividade de Cristo ao mesmo tempo fazendo dela a teologia e a história. Portanto, a liturgia contempla ambas as vindas de Cristo, em íntima relação entre si.

2. Espiritualidade do Advento

Toda a liturgia do Advento é apelo para se viver alguns comportamentos essenciais do cristão: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão, a pobreza.

a) A expectativa vigilante e alegre caracteriza sempre o cristão e a Igreja, porque o Deus da revelação é o Deus da promessa, que manifestou em Cristo toda a sua fidelidade ao homem: "Todas as promessas de Deus encontram nele seu sim" ( 2 Cor 1,20). A esperança da Igreja é a mesma esperança de Israel, mas já realizada em Cristo.

Os nossos primeiros irmãos na fé, como atesta a Didaqué, imploravam: "Que o Senhor venha e passe afigura deste mundo. Maranatha. Amém". Assim termina o livro do Apocalipse e toda a escritura:"Aquele que atesta essas coisas diz: Sim! venho muito em breve. Amém! Vem Senhor Jesus. A graça do Senhor Jesus esteja com todos. Amém"(Ap 22,20).

A expectativa vigilante é acompanhada sempre pelo convite à alegria. O Advento é tempo de expectativa alegre porque aquilo que se espera certamente acontecerá. Deus é fiel. A vinda do Salvador cria um clima de alegria que a liturgia do Advento não só relembra, mas quer que seja vivida.O Batista, diante de Cristo presente em Maria, salta de alegria no seio da mãe.O nascimento de Jesus é uma festa alegre para os anjos e para os homens que ele vem salvar (cf. Lc 1, 44.46-47; 2,10.13-14).

b) No Advento, toda a Igreja vive a sua grande esperança. O Deus da revelação tem um nome:"Deus da esperança"(Rm15,13).

Não é o único nome do Deus vivo, mas é um nome que o identifica como "Deus para conosco".O Advento é o tempo da grande educação à esperança: uma esperança forte e paciente; uma esperança que aceita a hora da provação, da perseguição e da lentidão no desenvolvimento do Reino; uma esperança que confia no Senhor e liberta das impaciências subjetivistas e do frenesi do futuro programado pelo homem.

Na convocação ao testemunho da esperança, a Igreja, no Advento, é confortada pela figura de Maria, a mãe de Jesus.Ela que "no céu, glorificada em corpo e alma, é a imagem e a primícia da Igreja...brilha também na terra como sinal de segura esperança e de consolação para o povo de Deusa caminho, até que chegue dia do Senhor" (cf. 2 Pd 3,10).

c) Advento ,tempo de Conversão. Não existe possibilidade de esperança e de alegria sem retornar ao Senhor de todo coração, na expectativa da sua volta.A vigilância requer luta contra o torpor e a negligência; requer prontidão e, portanto, desapego dos prazeres e bens terrenos. O cristão, convertido a Deus, é filho da luz e, por isso, permanecerá acordado e resistirá às trevas, símbolo do mal, pois do contrário corre o risco de ser surpreendido pela parusia.

Esse comportamento de vigilante espera na alegria e na esperança exige sobriedade, isto é, renúncia aos excessos e a tudo aquilo que possa desviar-nos da espera do Senhor.A pregação do Batista, que ressoa no texto do evangelho do segundo domingo do Advento, é apelo para a conversão, a fim de preparar os caminhos do Senhor.

O espírito de conversão , próprio do Advento, possui tonalidades diferentes daquelas relembradas na Quaresma. A substância é essencialmente a mesma, mas, enquanto a Quaresma é marcada pela austeridade da reparação do pecado, o Advento é marcado pela alegria da vinda do Senhor.

d) Enfim, um comportamento que caracteriza a espiritualidade do Advento é o do pobre. Não tanto o pobre em sentido econômico, mas o pobre entendido em sentido bíblico: aquele que confia em Deus e apóia-se totalmente nele. Estes anawîm , como os chama a Bíblia, São os mansos e humildes , porque as suas disposições fundamentais são a humildade, o temor de Deus, a fé.

Eles são objeto do amor benévolo de Deus e constituem as primícias do "povo humilde"( cf. Sf 3,12) e da "Igreja dos pobres" que o Messias reunirá. Jesus proclamará felizes os pobres e neles reconhecerá os herdeiros privilegiados do Reino, ele mesmo será pobre. Belém, Nazaré, mas sobretudo a cruz, são diversas formas com que Cristo manifestava-se como autêntico "pobre do Senhor". Maria emerge como modelo dos pobres do Senhor, que esperam as promessas de Deus, confiam nele e estão disponíveis, com plena docilidade, à atuação do plano de Deus.

Pascom/Porto Feliz

Papa se despede da África desejando votos de justiça e paz

 

Bento XVI se despede da África no aeroporto 'Cardeal Bernardin Gantin'

"Que os africanos possam viver reconciliados na paz e na justiça". Esses foram os votos do Papa Bento XVI ao se despedir do Benin e do continente africano, neste domingo, 20, após três dias de viagem.
Em seu discurso na cerimônia de despedida no aeroporto internacional "Cardeal Bernardin Gantin”, o Pontífice se demonstrou confiante e esperançoso. "Estou intimamente convencido de que é uma terra de esperança", ressaltou.
.: Na íntegra, discurso de despedida
Bento XVI disse que o continente africano tem "valores autênticos capazes de servir de inspiração para o mundo", e acrescentou que a Exortação Apostólica pós-sinodal Africae munus poderá suscitar perspectivas pastorais e interessantes iniciativas. "Confio-a a todos os fiéis africanos, que saberão estudá-la com atenção e concretizá-la na sua vida diária".
Acesse
.: Todas as notícias do Papa em Benin
.: Leia síntese da Exortação Apostólica pós-sinodal Africae munus
O Papa destacou também que mesmo com as diferenças, viver como irmãos "não é uma utopia", e questionou, "porque é que um país africano não poderia apontar ao resto do mundo a estrada a seguir para se viver uma autêntica fraternidade na justiça, fundada na grandeza da família e do trabalho?"
Ao final do discurso, Bento XVI renovou seu agradecimento ao Presidente da República Thomas Yayi Boni, aos bispos do Benin e a todos os fiéis da nação. "Desejo também encorajar o continente inteiro a ser cada vez mais sal da terra e luz do mundo. Pela intercessão de Nossa Senhora da África, peço a Deus que vos abençoe a todos", concluiu.
Assim, o Pontífice encerrou sua 22ª viagem apostólica, sendo a segunda no
continente africando, e a primeira viagem em que ele teve um encontro exclusivo com as crianças.

Fonte, Canção Nova.

Igreja em São Paulo tem projetos de conscientização sobre aborto

 

imagesCASPSVVO

“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, pois não existem mais” (Mt 2,18). A dor de Raquel inspirou outra Raquel, o Projeto Raquel, destinado a acompanhar mulheres que abortaram, o pai do feto e até suas famílias. Ligado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o projeto complementará outro, o Centro de Apoio à Mulher (CAM), que tem como objetivo identificar e auxiliar gestantes em crise, com intenção de abortar, para orientá-las, quanto aos riscos provenientes desse procedimento, considerando alternativas para manter a gravidez ou para que estejam em posição de tomar uma decisão responsável a esse respeito.

Os dois projetos são inéditos na cidade de São Paulo e estarão sob a presidência de dom Joaquim Justino Carreira, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família e referencial da Pastoral Familiar Arquidiocesana. Ambos funcionarão em Santana, zona norte da capital, à rua Dr. Gabriel Piza, 566, próximo à estação Santana do Metrô. O Projeto Raquel foi oficializado no dia 7 e o CAM, dia 8.

O Projeto Raquel nasceu nos Estados Unidos, por iniciativa de Vicki Thorn, em 1984, à época diretora diocesana pró-vida de Milwaukee, no Estado de Wisconsin. Está presente também na Espanha, Nova Zelândia, Guatemala e Eslováquia. Ele consiste em uma rede de pessoas que ajudam mulheres que abortaram, incluindo entre essas pessoas padres, conselheiros leigos e outros, oferecendo cuidado individual a pessoas que estão sofrendo, após envolvimento em aborto.

Já o CAM nasceu no México, em 1989. Foi uma iniciativa de Jorge Serrano, presidente do Comitê Pró-Vida, que trabalhava em favor da vida desde 1979, quando percebeu a necessidade de ajudar não só na parte preventiva, mas também na assistência às mulheres que estavam em crise devido a gravidez indesejada. Desde que foi fundado, já implantou 50 centros no México e 56 na América Latina, tendo ajudado a mais de 100 mil mulheres.

Maria Lourdes Delgado, diretora executiva para a América Latina do CAM, esteve em São Paulo para a inauguração da primeira unidade do centro na capital. Ela falou da experiência nos outros países, sobretudo no México, e de como ajudou a salvar vidas de mulheres e de bebês, bem como da necessidade do sigilo no atendimento. “Todo atendimento e toda informação das gestantes são confidenciais e mantidos em sigilo. A não ser que elas autorizem por escrito a divulgação de seus testemunhos, até como forma de ajudar outras gestantes que vivem momentos de desespero com uma gravidez inesperada”, orientou.

Presente no dia da inauguração do CAM, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, destacou a importância de ambas as iniciativas. De acordo com ele, a questão da vida nascente hoje precisa ser encarada muito seriamente e é necessário divulgar a mensagem da valorização e defesa da vida de qualquer maneira. “Nós cristãos partimos do pressuposto de que todo ser humano é valioso, é amado e querido por Deus, desde o primeiro instante de sua existência, e cada ser humano, por isso mesmo, é intocável no seu direito de existir”, enfatizou.

Tanto o Projeto Raquel quanto o CAM serão dirigidos pelos psicólogos Eneida André Carmona e Luiz Carmona. Eles orientam que as pessoas que vão atuar precisam estar engajadas e terem um compromisso com a Igreja Católica. Terá uma pequena equipe de funcionários. Os demais são voluntários, que serão coordenados por Sônia Ragonha. “Pedimos a proteção de Deus e a orientação do Espírito Santo para os projetos. Em vista de toda uma mentalidade da época, ‘de uma mudança de época’, como diz dom Odilo, é gritante que se faça alguma coisa, pelo menos para diminuir e amenizar a questão do aborto e até frente ao risco de uma lei [aprovando-o]. Não tínhamos a ideia de como seria um trabalho desses aqui na comunidade. Penso que vamos jogar redes e colher os peixes que o Senhor colocar”, analisou Eneida.

Fonte, Canção Nova

Dom Filippo Santoro deixa Petrópolis e assume arquidiocese italiana

 

                                       Dom Filippo Santoro

O Papa Bento XVI nomeou nesta segunda-feira, 21, Dom Filippo Santoro, até então bispo de Petrópolis, RJ, como novo arcebispo de Taranto, Itália. O bispo de 63 anos que nasceu em Carbonara, no sul da Itália, e vivia no Brasil desde a década de 80, foi nomeado bispo de Petrópolis em 2004.Dom Filippo subsistuirá Dom Benigno Luigi que deixa a diocese por limite de idade.
Hoje, Dom Filippo Santoro publicou uma nota oficial de agradecimento pelo tempo que esteve à frente da diocese de Petrópolis.
“Recebo com obediência e espírito de fé a nomeação do Santo Padre Bento XVI para a Arquidiocese de Taranto consciente de uma nova etapa que se abre na minha vida” afirmou.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Comunicado oficial  de Dom Filippo Santoro sobre sua nomeação como arcebispo de Taranto, Itália

Catástrofe na região Serrana.
Na nota, Dom Fillipo relembrou as vitimas das enchentes que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro no início deste ano. De acordo com ele, houve um esforço da diocese para reparar os danos e um incentivo para que todos os fiéis católicos amparassem a todos os atingidos nas quatro cidades devastadas pelas chuvas, as quais fazem parte da diocese.
"Nas várias cidades atingidas incentivei os nossos fiéis a se empenhar em favor dos flagelados e da reconstrução.(…)Fico mais sereno sabendo que o trabalho começado está sendo continuado por pessoas sérias e comprometidas com o bem comum”, ressaltou
Posse em Taranto, Itália

Dom Filippo ficará em Petrópolis até o dia 1 de janeiro de 2012 e logo depois segue para a Itália, onde tomará posse da arquidiocese de Taranto no dia 5 de janeiro.

Fonte, Canção Nova

Mulher fisga cadáver durante pescaria, em Votorantim.

 

79824_rio

Ela pescava com vara próximo a cachoeira da Chave, em Votorantim quando puxou e viu um corpo boaiando.

Uma mulher fisgou um corpo durante pescaria no rio Sorocaba, no final da tarde deste domingo (20) em Votorantim. Ela pescava com vara e tinha lançado o anzol quando sentiu que havia alguma coisa na linha. Pensando tratar-se de peixe ou enrosco, ela puxou e viu boiar o corpo de um homem. A pescaria ocorria no trecho do rio que corta a área urbana.

O Corpo de Bombeiros retirou o cadáver da água e o manteve coberto na margem até a chegada de peritos do Instituto de Criminalística de Sorocaba. O corpo apresentava ferimentos. De acordo com a Polícia Militar, o homem pode ter sido assassinado e jogado no rio ou caído por acidente e se afogado.

Até a tarde desta segunda-feira (21) o cadáver estava sem identificação no Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba. Um laudo deve apontar a causa da morte.

Fonte, Jornal Bom Dia.

29º Sessão Ordinária

Camara

Os vereadores aprovaram em primeira discussão a Lei de Orçamento para 2012.

Na noite da última quarta-feira, 16 de novembro, foi realizada a 29º Sessão Ordinária de 2011. Os vereadores aprovaram cinco Projetos de Lei por unanimidade de votos. Durante o expediente, os vereadores também aprovaram por unanimidade mais três Requerimentos e uma Moção de Aplausos.

Os Requerimentos aprovados foram homenagens póstumas, em virtude do falecimento de Tânia Maria Orlandim, Benedita Miranda Leroy e Genésio Alberto, autoria dos vereadores José Antonio Queiroz da Rocha e José Geraldo Pacheco da Cunha Filho.

Já a Moção de Aplausos, de autoria do vereador Armando Ambrósio Sobrinho (DEM), foi aprovada para o grupo "Bate Lama Off Road", pelo 7º Encontro de Jipeiros, evento que aconteceu no último dia 06 de novembro.

Na Ordem do Dia foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei nº 115/2011, que estima a receita e fixa a despesa do município de Porto Feliz para o exercício de 2012. O valor fixado em despesas foi de R$ 142.161.300,00 (cento e quarenta e dois milhões, cento e sessenta e um mil e trezentos reais). Divididos em R$ 116.500.000,00 para a Administração Direta e 25.661.300,00 para Administração Indireta.

O vereador José Antonio Queiroz da Rocha (PSDB) foi o único a usar a tribuna: "Três coisas precisam andar juntas para um bom funcionamento financeiro do município: PPA, LDO e o Orçamento Público. Hoje estamos votando o Orçamento Público para 2012 e só temos a opção do sim ou não. Não podemos mexer no projeto. Esse é um ponto que deveria ser revisto", relatou Coquinho.

Na sequência o Presidente da Casa, vereador Roberto Brandão Rodrigues (PT), argumentou: "Concordo com o ponto abordado pelo vereador Queiroz. Mas cabe a nós criar emendas junto a LDO para aumentarmos os valores destinados para o município", finalizou o Presidente.

A Sessão desta terça, dia 16, foi uma das mais curtas do ano. Durou cerca de duas horas.

Outros Projetos de Lei aprovados na última Sessão.

Projeto de Lei 105/2011: Fica denominada área de lazer e preservação ambiental "Arcipes Pilon", a atual área (10.512,89m²) localizada na Rua Adelino Grillo, sem número, no bairro São Marcos.
Autor: Marco Antonio Campos Vieira.

Projeto de Lei 116/2011: Fica denominada área de lazer "Jorge Rodrigo Nassif Tirabasso", a atual área localizada na Rua Josefina Simeira, sem número, no bairro Fortunato Fioravante Angelieri (Jardim Vante).
Autor: Marco Antonio Campos Vieira.

Projeto de Lei nº 119/2011: Fica o Executivo Municipal autorizado a receber por doação um revolver nº 1978240, calibre 38, marca Taurus, acabamento oxidado, capacidade de 06 (seis) tiros, tipo de funcionamento repetição, fabricação brasileira, comprimento do cano 76 mm, número de raias (5) cinco. A propositura tem a finalidade de integrar ao patrimônio público municipal o bem móvel descrito acima, que será destinado para uso da Guarda Civil Municipal.

Projeto de Lei Complementar nº 16/2011: Dispõe sobre alteração da Lei Complementar nº 125 de 17 de junho de 2011.

-Criação de mais 01 cargo de Inspetor junto ao Departamento da Guarda Civil Municipal, em razão da promoção de um Guarda Civil em decorrência de um ato de bravura.

-Na Lei Complementar 125 existiam 03 cargos de Auxiliar Operacional, regidos pela CLT, sendo 02 vagos; e 10 cargos de Auxiliar Operacional regidos pele Estatuto, sendo que os 02 cargos extintos foram criados com regime Estatutário, passando de 10 para 12 cargos idênticos.

- Da mesma forma o único cargo de Pedreiro regido pela CLT e que está vago, sofreu alteração apenas no regime trabalhista, ou seja, de CLT para Estatutário, passando para 09 cargos idênticos.

- O cargo de Engenheiro de Trânsito teve a nomenclatura alterada para Analista de Tráfego e sua função foi adequada.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara dos Vereadores de Porto Feliz

3º dia do Encontro Regional de Comunicação em Jundiaí

DSCF1944
O domingo, dia da Festa de Cristo Rei e dia do Leigo, começou com a Santa Missa presidida por Dom José Moreira, bispo referencial para comunicação. Que refletiu sobre o conteúdo de formação do sábado com a liturgia deste domingo, proclamando Jesus Cristo – Rei! Participantes de diversas dioceses fizeram a proclamação e as leitura e oração da comunidade.
DSCF1899 DSCF1860 DSCF1864 DSCF1865 DSCF1867 DSCF1869 DSCF1873 DSCF1877 DSCF1880 DSCF1885 DSCF1889 DSCF1893
Depois do café da manhã, os trabalhos seguiram com a divisão dos grupos para responder o questionário final que foi apresentado a todos. O questionário serviu de reflexão e motivação a partilha e trocas de experiências no final um representante de cada grupo, apresentou um conclusão final. Formação, articulação, apoio da Igreja e investimento foram os quesitos mais refletidos.
DSCF1971 DSCF1909 DSCF1910 DSCF1913 DSCF1944 DSCF1945 DSCF1959 DSCF1961 DSCF1964
Após três dias de reflexão, discussão e avaliação, o encontro foi encerrado às 12h, do domingo, com a benção de Dom José, ocasião em que todos os participantes receberam das mãos de dom José e da Ir. Maria Celeste, uma lembrança do encontro: uma pequena garrafa com vinho, símbolo da cidade de Jundiaí.
Texto: Arquidiocese Sorocaba e Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação. Fotos: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Retiro de Leigos em Salto de Pirapora

No dia 20 de novembro de 2011, a Paróquia São João Batista, de Salto de Pirapora, realizou o II Retiro de Leigos, cujo objetivo foi comemorar o Dia do Leigo e também consagrar a paróquia ao Sagrado Coração de Jesus, pois renovamos a consagração diante do Santíssimo Sacramento.

O Ministério de Música “Oráculo”, de Piedade abrilhantou o nosso dia com suas vozes e instrumentos em harmonia com o Senhor. Mauricio fez a abertura do encontro e Heitor, fundador da Comunidade Cantate, conduziu a primeira pregação do dia, cujo tema foi conversão. Ele levou os fieis a refletirem sobre sua vida, especialmente na vivência da comunidade, onde recebemos muito de Deus, mas às vezes não damos testemunhos.

Heitor falou que se emocionou muito em poder participar e que também aprendeu bastante com o retiro de hoje. Após a pregação do fundador da Cantate, Candelária, conduziu o momento de Adoração ao Santíssimo e muitas bençãos e graças foram derramadas. Momentos de muita emoção, perdão e cura fizeram essa manhã ser muito especial.

O lanche comunitário foi muito descontraído e as pessoas puderam se aproximar mais, resgatar amizades e divertir-se.

A segunda parte do retiro foi conduzida por Luiz Carlos, da Cantate, que falou sobre a vivência dos frutos do Espírito Santo na vida da comunidade. Para encerrar esse dia cheio de graças, Pe. Edson Roberto Daros, celebrou a Santa Missa e em sua homilia pediu que todos sejam homens e mulheres novas, sempre abertos ao Cristo que nos quer amar e que derramou seu sangue por todos, sem distinção. Pediu também que a Igreja seja sempre acolhedora e que as pastorais arrebanhem mais pessoas para fazer parte dessa Igreja tão amada e bonita.

pascom Salto de Pirapora 

2º dia do Encontro Regional de Comunicação em Jundiai

DSCF1847 DSCF1850 DSCF1821 DSCF1822 DSCF1823 DSCF1839

O tema da conferência deste ano de 2011 foi “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”.

Antes de entrar no tema Padre Evaldo começou a conferencia comentando um pouco de sua experiência e de sua formação, onde ele colocava que “nunca esperava que um dia fosse trabalhar na área da comunicação”.

O primeiro assunto abordado pelo Padre foi a Força da Linguagem e a intencionalidade da Fala, no qual “comunicar é relacionar-se”, de um modo bem dinâmico e extrovertido Padre Evaldo foi explicando detalhadamente cada tópico que ele citava. Num contexto geral ele mostrou teoricamente como funciona a comunicação e quais os obstáculos que ainda há nessa área, tanto na parte externa da Igreja quanto na parte interna.

Pe. Evaldo abordou também o tema das redes sociais e o marketing que os símbolos trazem nos dias atuais, ferramentas essas que juntamente com os produtos de “marca” reproduzem o maior desejo principalmente entre os jovens.

Outro assunto que ele colocou na palestra foi os períodos da comunicação, desde a sua origem até os dias atuais, onde Pe. Evaldo explicou detalhadamente cada um desses períodos. O tema que mais gerou debate entre os participantes foi quando o Padre mencionou o cinema e citou como exemplo dois filmes, um de grande investimento financeiro que acabou não tendo o retorno esperado que foi “Aparecida o Milagre”, e o filme “A Travessia da Serra que Chora” que financeiramente não foi um investimento muito alto porém teve um retorno que superou as expectativas sendo procurado até hoje ainda, então com esses exemplos ele quis mostrar que a diferença entre os dois filmes foi o envolvimento emocional das histórias.

DSC_0210

Após o almoço todos os participantes retornaram para a última parte da conferencia, cujo qual Padre Evaldo citou o tema do documento da CNBB e explicou que a Igreja ainda precisa melhorar muito na prática, pois tudo o que tem em documento é pouco praticado.

Para encerrar o 2º dia do encontro todos os participantes foram conhecer a Adega Maziero, onde puderam fazer uma degustação de vinhos e também comprar para levar para casa. Após essa visita todos foram para o restaurante Família Brunholi, no qual puderam apreciar um cardápio variado de massas.

 

Texto: André Hope/Pastoral da Comunicação
Fotos: Felipe MIranda/MAuricio Toledo/Marco Antonio Erbeta/Pastoral da Comunicação Porto Feliz e Limeira

Apresentação de Nossa Senhora no Templo

A memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado proto-evangelho de Tiago, livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.
Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:
"Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente".
A Beata Maria do Divino Coração dedicava devoção especial à festa da Apresentação de Nossa Senhora, de modo que quis que os atos mais importantes da sua vida se realizassem neste dia.
Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.
Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 21/11/2011

Ser da família de Deus

Leitura Orante
Mt 12,46-50
Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo". Ele respondeu àquele que lhe falou: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: "Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

Acidentes matam em Angatuba e Porto Feliz

banner

Dois acidentes de trânsito em Angatuba e Porto Feliz mataram duas pessoas no final de semana. Em Angatuba, o acidente aconteceu na rodovia Ivens Vieira (acesso 204 à rodovia Raposo Tavares), às 2h45 deste domingo. O Palio em que viajavam Vânia Maria Aparecida Queiroz, 29 anos, e Érica Fernanda dos Santos Amaral, 20, capotou por motivo desconhecido.
As duas mulheres foram socorridas por ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Pronto-Socorro de Angatuba. Vânia, que dirigia o carro, se feriu. Érica ocupava o banco do passageiro e morreu cerca de uma hora depois. As duas moravam em Angatuba.
Em Porto Feliz, o acidente de trânsito ocorreu sábado na avenida Monsenhor Seckler. Guilherme Savioli Carlos, 27 anos, pilotava uma motocicleta Yamaha Fazer 250 e bateu na lateral direita de um Gol. O motorista do carro virou à direita para entrar num supermercado. Guilherme ultrapassava o carro pelo lado errado.
Ferido com gravidade, o motociclista foi socorrido inicialmente na Santa Casa de Porto Feliz e depois transferido para o Hospital Samaritano, em Sorocaba. Morreu ontem de manhã.

fonte: Cruzeiro do sul

"Somos sementes, a árvore será bem maior". CONGRESSO de leigos

 

 

uma dinâmica...

os Grupos fizeram

Primeiro momento...

Nossa Padroeira N.Sra. da Ponte

os Celebrantes

as tres cruzes

procissão de entrada

“Somos sementes, a árvore será bem maior...”.Congresso foi nesse domingo

O primeiro Congresso de Leigos da Arquidiocese de Sorocaba, realizado na manhã desse domingo no Centro Arquidiocesano Pastoral, não chegou a reunir uma centena de pessoas, mas as que compareceram demonstraram muito empenho e determinação naquilo que se propõe e o Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, alguns instantes antes da Missas que encerrou o Congresso, definiu com muita sabedoria o que tem sido este primeiro congresso que iniciou-se em Fevereiro de 2011 “Somos apenas as sementes, a árvore com certeza será bem maior”.

O Congresso não tinha a pretensão de ser um Mega Evento mas ´e um trabalho de formiguinha que requer perseverança e paciência pois quer despertar no leigo a consciência de que a sua missão é ser Sal da Terra e Luz do Mundo, uma tarefa que requer a organização de pequenas células extensão da comunidade, no ambiente de trabalho ou de Educação.

O Congresso começou em Fevereiro

Com pouca adesão e comprometimento das comunidades, a arquidiocese estava em congresso desde Fevereiro, quando ele foi aberto oficialmente por D. Eduardo, sendo que a continuidade do congresso foi nas paróquias onde se realizaram os 4 encontros com temas específicos 1 – Missão do Leigo na Igreja e no mundo, 2º Tema Os Discípulos Missionários, 3º tema Os lugares de encontro com Jesus Cristo, 4º Tema A Formação Espiritual do Leigo, a comunidade e a missão. No encerramento desse domingo os participantes receberam uma síntese dos quatro encontros realizados em algumas paróquias contendo respostas a essas questões.

Após a abertura feita por Dom Eduardo, e a apresentação dessa síntese pelo Sr. José Antonio Colombo, os participantes foram divididos em 8 grupos organizados de acordo com a atividade desenvolvida na sociedade: Comunicação Social, Saúde, Justiça, Educação Nível Médio, Educação Nível Universitário, Politica e Outras Profissões. Cada grupo procurou responder a questão “Diante da realidade apresentada que propostas de ação o grupo pode assumir para dar continuidade a esse processo do tema do Congresso “Ide também vós para a minha vinha

Grupos saíram comprometidos....

A palavra de ordem na maioria dos oito grupos foi realmente “comprometimento” e todos saíram com reuniões agendadas para dar continuidade á missão que a Igreja lhes confiou. A ADCE – Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, através do seu Presidente, o empresário Leosmar Gonzales Martinez, volta a se reunir no dia 08 de março de 2012 visando intensificar a unidade do grupo que já tem inclusive uma Diretoria, que é assistida espiritualmente pelo Pe Wilson Roberto da Silva, Leosmar afirmou que esta reunião foi mais produtiva que a primeira, e que agora o grupo já tem uma meta definida e vai se organizar para poder dar testemunho cristão nos meios empresariais.

O Vereador Hélio Godoy, que falou pelo Grupo de Cristãos Políticos, informou que o grupo irá trabalhar muito com a formação do leigo visando despertar uma consciência maior sobre a questão política usando a temática de Fé e Cidadania, visando uma atuação mais consistente na sociedade.

Já o grupo de Educação Nível Universitário quer primeiro fazer uma pesquisa nas comunidades cristãs procurando os jovens de nível universitário que estão engajados nas paróquias e comunidades, segundo informações da Rita de Cássia que falou pelo grupo, a pesquisa visa identificar líderes para iniciar um trabalho de base. O grupo questionou um comprometimento maior das Universidades católicas como a PUC e a UNISO, presentes em Sorocaba, com a realização de atividades religiosas na comunidade jovem. A esse respeito D. Eduardo lembrou que a UNISO têm um princípio cristão, e embora tenha uma Fundação mantenedora fundada pela Igreja, é aberta a todos os Credos Religiosos tanto em se corpo discente como a sua comunidade escolar.

Pelo Grupo de Comunicação Social, Carlos Leite disse que o grupo focou a sua atenção na importância de se dar testemunho, assumindo um comportamento cristão que sinalize a presença do Reino em meio a humanidade. O Grupo de comunicação social, na verdade, é integrado por pessoas militantes nas paróquias, na Pastoral da Comunicação e na dinâmica muito se enalteceu a importância dos meios de comunicação que a arquidiocese dispõe: o jornal Terceiro Milênio e o site arquidiocesano, canais ainda poucos utilizados, na avaliação do grupo.

Na área de Saúde onde falou o Dr. Guerra, cerimoniário do Congresso, o objetivo estabelecido inicialmente é a formação de pequenas células de Leigos Católicos para atuarem na área, e para divulgar esse trabalho o grupo vai dispor de um Blog para interagir com os internautas divulgando esse trabalho missionário também nas comunidades e paróquias.

Na área de Educação a nível universitário o grupo optou pelo Método VER ILUMINAR E AGIR, priorizando ao todo seis pontos para melhor dar o testemunho, a reunião já está agendada para o dia 10 de março as 09,00 horas.

E por último a Sra. Odete, pelo Grupo da Justiça que também quer desenvolver a formação das células nas paróquias, visando dar maior formação aos leigos na área jurídica e assim, diferente das demais, o trabalho seria primeiro feito nas comunidades, para que grupos de leigos bem formados e informados, possam então se fazerem presentes de maneira mais eficaz na sociedade., testemunhando o Reino nessa área.

O último grupo a falar, o de Outras Profissões, representado pelo Carlinhos, era composto de 12 pessoas que primeiramente debateu sobre as dificuldades mas depois definiu um trabalho de formação em torno do Catecismo da Igreja Católica e do Documento de Aparecida, e a primeira reunião com esse objetivo, já está marcada para o dia 03 de Fevereiro.

MISSA ENCERROU O CONGRESSO

Uma missa presidida pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, concelebrada pelos Padres Manoel Cesar Junior, Dirceu Sudário de Freitas, e os Diáconos Permanentes José de Anchieta e Arari Amorim ( Kojak) encerrou o congresso por volta das 12,30 Horas, onde a equipe da Paróquia São Francisco de Assis – Sorocaba preparou alguns símbolos litúergicos, além da animação musical. A assembléia acolheu com alegria e muita fé a procissão de entrada uma cruz com um pano branco sinalizando o Cristo Ressuscitado, no ato penitencial uma cruz com um pano na cor roxa, representando o Cristo amoroso que se doou na cruz do calvário, e no hino de louvor uma terceira cruz ornamentada com uma coroa de flores representando a Glória do Cristo Rei do Universo – Festa Litúrgica desse domingo 20 de Novembro, e que encerra o ano litúrgico.

Em sua homilia D. Eduardo iniciou ressaltando o conceito de liberdade, que não é fazer o que a ente quer, mas sim amar e atender as necessidades do outro, exatamente como fez Jesus Cristo. É essa liberdade que nos leva a praticar a verdadeira caridade, controlando os nossos impulsos egoístas em uma oferta generosa de si mesmo ao outro. Durante o hino de louvor a assembléia recebeu de maneira solene a imagem de Nossa Senhora da Ponte – Padroeira da Arquidiocese, e que foi entronizada junto ao altar preparado no palco onde a missa foi celebrada.

  Estiveram presentes, além dos sacerdotes e Diáconos que participaram da Missa, os Padres: Carlos Ferreira Borges Meira, Diácono José da Cruz e Seminarista Elton - Paróquia Nossa Senhora Consolata - Votrorantim, Pe Inácio Kriguer - Divino , Pe Jair Lara  e Diácono Márcio Rosa - Rainha da Paz, Diácono Francisco Raimundo - Santa Maria Madalena, Diácono Carlos - Nossa Senhora da Pidade