segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Coluna: Frei Betto

 


Pauta 2012

Tudo indica que não teremos pela frente um ano fácil. A crise do capitalismo, que não é apenas financeira, mas estrutural, começa a afetar as economias emergentes, inclusive a do Brasil. Nada indica que os países da zona do euro vão deter a corrosão de suas economias e manter a mesma moeda.

Se a China, os EUA e a União Europeia reduzirem suas importações, o PIB brasileiro, que já chega ao patamar de R$ 4 trilhões (= US$ 2,5 trilhões) cairá junto com o crescimento do país. O governo Dilma dará tratos à bola para aquecer o mercado interno, segurar a inflação e favorecer o crédito. Tomara que consiga. Mas tudo indica que nessa viagem rumo ao desenvolvimento o Brasil enfrentará sérias turbulências.

Os próximos meses terão, como pauta prioritária, as eleições municipais de outubro. De novo, muita baixaria vai rolar... O importante é o eleitor não torcer o nariz para o processo eleitoral. Lembre-se: quem tem nojo de política é governado por quem não tem.

Deixo uma sugestão: faça uma lista de 10 prioridades que você e sua comunidade (associação, sindicato, ONG etc) consideram urgentes ao seu município. Tire cópias. Toda vez que um candidato a prefeito ou vereador vier pedir voto, pergunte, sem mostrar a lista, se concorda com os 10 pontos. Se disser que sim, apresente a lista e exija que ele assine. Se não assinar, alerte os eleitores.

Para que os candidatos se comprometam com metas e prazos, consulte as propostas da Rede Nossa São Paulo:www.nossasaopaulo.org.br

Outro assunto que dominará o ano são as obras da COPA. Haja esforço para que terminem antes de a bola rolar e haja fiscalização para evitar (ou ao menos reduzir) a corrupção via superfaturamento!

Entre 4 e 6 de junho, o Brasil sediará o megaevento ambiental conhecido como Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável) – vinte anos após a Eco 92, que reuniu líderes mundiais, inclusive Fidel Castro. A proposta de realização deste evento foi de Lula, em 2007.

A Eco 92 rendeu frutos importantes, como a Agenda 21, a Carta da Terra, e as convenções do Clima e da Biodiversidade.

A diplomacia brasileira terá de fazer muito esforço para trazer à Cidade Maravilhosa ao menos meia dúzia de chefes de Estado do G8, os países que governam o planeta. Isso porque o G8 está cada vez menos interessado em preservação ambiental, e mais em tirar suas nações da recessão.

Paralela à Rio+20 haverá a Cúpula dos Povos, que reunirá ONGs e empresas, universidades e associações, enfim, segmentos da sociedade civil interessados na questão ambiental.

E atenção: o Calendário Maia termina em 2012. Há quem encare isso como anúncio do fim do mundo! Há quem afirme ser o início de novo ciclo cósmico! Não se afobe. Faça de 2012 o fim de tudo isso que reduz sua qualidade de vida e o início do que pode melhorá-la. Garanto que você terá um feliz ano novo!

http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=20171&cod_canal=53

Vigília prepara jovens para a JMJ Rio2013

"Não devemos ter medo de nada, nem de ninguém. Pois quem nos sustenta é Deus, nosso Pai", disse o bispo auxiliar do Rio e animador da juventude, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, durante a missa que deu início a quarta Vigília dos Jovens Adoradores, que aconteceu na Igreja de Sant’Ana, no Centro do Rio, no último dia 10 de fevereiro.

Antes da missa, o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, Dom Orani João Tempesta, esteve com os jovens e lembrou a todos como é valioso esse momento de intercessão a cada mês, para que todos os corações se preparem para a JMJ através da oração.

Concelebraram o pároco de Sant'Ana, padre José Laudares, o responsável pelo Setor Juventude na Arquidiocese Rio, padre Renato Martins e demais sacerdotes presentes. Logo, após o Ato Penitencial, a logomarca da Jornada Mundial da Juventude, divulgada no dia 7 de fevereiro, foi acolhida e aclamada por todos participavam da Vigília.

Jovens de várias partes do país e do mundo acompanharam através da WebTV Redentor a transmissão ao vivo. A animação durante toda a noite foi feita pela Comunidade Aliança de Misericórdia.

A homilia proferida por Dom Antônio emocionou os fiéis, como a professora de inglês Marcella Esmeraldo, 27, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz. "A forma como ele coloca as coisas é muito simples. Sempre pega alguma coisa do passado ou do dia a dia e transfere para a nossa realidade, nos mostra o amor de Deus que está nas coisas mais simples e que, às vezes, não conseguimos enxergar”, afirmou.

Segundo Diogo Rocha, um dos organizadores da Vigília e articulador do Setor Juventude da Arquidiocese, o objetivo “é preparar a juventude do Rio para continuar o grande trajeto que é chegar à Jornada Mundial da Juventude, encerrando com a Vigília com o Papa".

Para a estudante de fisioterapia, Rachel Caldas,18, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, que participou da Jornada Mundial da Juventude em Madrid, “ir à uma jornada é uma bênção. Lá pude viver uma experiência do amor de Deus e foi muito especial”. Ainda conforme Rachel, a sensação de ter o Papa, tão perto é uma experiência única. A próxima Vigília está prevista para o dia 9 de março, com a presença do fundador Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo e do Missionário Shalom.

Missa Votiva de N. Sra. Mãe dos Homens!

Missa Votiva

 

 

Convidamos á todos que venham participar conosco na Missa Votiva de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que acontece todo dia 15 de cada mês. Em fevereiro a missa acontecerá nesta quarta-feira na Igreja Matriz às 19h30.

Origem da Devoção à Nossa Senhora Mãe dos Homens

A invocação a Maria, mãe de Cristo, surgiu no convento de São Francisco das Chagas, no bairro de Xabregas, em Lisboa.

A devoção a Nossa Senhora Mãe dos Homens chegou depois do século XVIII trazida por um personagem envolto em mistério, o Irmão Lourenço, um membro fugitivo da família Távora, perseguida cruelmente pelo Marquês de Pombal por razões políticas.

No Brasil, o Irmão Lourenço adquiriu terras na Serra do Caraça, em Minas Gerais, onde fundou o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Lourenço construiu também, em 1774, a primeira capela. No mesmo local, posteriormente, foi construído o Colégio do Caraça, que educou por varias décadas grande número grande numero de jovens brasileiros. Após um incêndio de grande vulto, somente a ermida de Nossa Senhora Mãe dos Homens permaneceu intacta.

Câmara dos vereadores retorna das férias

Arquivo PascomDSCF2704

Primeira Sessão 2012

Os vereadores se reuniram para realizar a Primeira Sessão do ano de 2012.

Na noite desta segunda-feira, 06 de fevereiro de 2012, deu-se a primeira Sessão Ordinária do ano, para discussão e votação de dois requerimentos, cinco Moções de Aplausos, além da leitura de algumas indicações ao Executivo Municipal.

Confira os Requerimentos e as Moções aprovadas durante o Expediente:

Requerimento nº 02/2012: Minuto de silêncio pelo falecimento do senhor José Taborda. Autor: Marco Antônio Campos Vieira.
Aprovado: 8x0.

Requerimento nº 03/2012: Requerimento para esclarecer dúvidas de extrato de contrato do Processo 3211/2011, modalidade Pregão 20/2011. Autor: Armando Ambrósio Sobrinho.
Rejeitado: 5x3.

Moção de Aplausos nº 86/2011: Moção de Aplauso ao Deputado Federal Arlindo Chinaglia pela Emenda de Iniciativa Popular para investimentos na Saúde Básica no plano de 2012. Autor: Urias de Oliveira.
Aprovado: 8x0.

Moção de Aplausos nº 87/2011: Moção de Aplauso para Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável e a Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz pelo projeto Iluminatal.
Aprovado: 8x0.

Moção de Aplausos nº 88/2011: Moção de Aplausos para Dra. Lizandra Collodora Rocha. Autor: Ednilson de Jesus Macedo.
Aprovado: 8x0.

Moção de Aplausos nº 1/2012: Moção de Aplausos aos artistas Fernando Aragão dos Santos e Marcelo Santos, responsáveis e idealizadores do Projeto de Arte Urbana. Autor: Urias de Oliveira.
Aprovado: 8x0.

Moção de Aplausos nº 2/2012: Moção de Aplausos para Valdir Leite de Carvalho, Ana Paula de Assis Carvalho e Frei Eugênio Milane, representantes da Pastoral da Juventude (Juventude Ágape)  de Porto Feliz, pela eliminação de bebidas alcoólicas em festas religiosas da Igreja Católica (na paróquia São Joao Batista). Autor: Urias de Oliveira.
Aprovado: 8x0.

Capivari: Alunos iniciam ano letivo com inovações na sala de aula

 

Os estudantes terão aulas de Educação Financeira, Musicalização, Educação Física desde a pré escola, Internet Segura e Inglês desde o ensino infantil


Como resultado dos investimentos realizados nos últimos anos e, em conformidade com a política do atual Governo de oferecer para todos os alunos da rede municipal de ensino uma educação de qualidade, considerando a educação como base para o desenvolvimento de todas as áreas do município, a Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Educação iniciou o ano letivo de 2012 na quarta-feira, 01 de fevereiro, para cerca de sete mil estudantes dos ensinos infantil e fundamental, realizando diversas inovações na grade curricular da educação de Capivari.


“Após vários estudos e projetos elaborados, inserimos nesse ano de 2012 novas disciplinas e conteúdos pedagógicos para nossas crianças e jovens do município, confirmando a posição da qualidade da educação municipal como referência na região”, enfatizou a Secretária da Educação Valéria Stefanini Colaneri.


Uma das novidades na grade curricular deste ano é a Educação Financeira do ensino infantil ao fundamental. Desde as séries iniciais os alunos já são orientados a saber o que é ou não essencial para sua vida, aprendendo em sala aula, mais que a importância do dinheiro, porém como realizar gastos de maneira consciente. Também de forma inovadora, as escolas da rede municipal contarão com uma moeda própria chamada “Capivari”, uma moeda igual ao dinheiro real mas sem valor, que será usado de forma pedagógica pelos estudantes. Outra disciplina inovadora é a “Internet Segura”, também nos ensinos infantil e fundamental. “Desde o início da atual administração temos a preocupação de levar a todos nossos alunos o contato com a tecnologia. Nesse sentido, nossos alunos e também educadores aprenderão a importância da internet no dia a dia e como essa ferramenta veio para nos ajudar. O nosso objetivo é transmitir uma consciência digital para nossos alunos, mostrando os benefícios da internet e alertando nossa crianças e jovens dos perigos existentes na rede”, explicou o Prefeito de Capivari Luis Campaci.


Outras disciplinas que serão estendidas nesse ano letivo são as aulas de inglês e educação física. “Devido a falta de mão de obra especializada, antes tínhamos apenas inglês de quinto ao nono ano. Agora, desde o primeiro ano, os alunos do ensino fundamental terão aulas de inglês. Nosso objetivo é que os alunos saiam da escola realmente sabendo e falando a língua inglesa” disse a Secretária. Outra disciplina ampliada é a Educação Física que passará a ser dada desde a pré-escola, contribuindo com o condicionamento físico da criança para seu crescimento e a importância do esporte para a interação dos alunos.


Mais um conteúdo que fortalecerá o crescimento intelectual e pedagógico dos alunos da educação infantil e fundamental são as aulas de musicalização, onde através da música as crianças e jovens terão a oportunidade de desenvolver e estimular o gosto pela música, estimulando e contribuindo dessa forma com a formação cidadã do aluno, além de contribuir para o fortalecimento da Banda Municipal Dirceu Ortolani Stein.


“Sem sombra de dúvida a educação municipal tornou se referência para a região na qualidade do ensino prestada, pelos educadores e oferecido aos alunos. A Prefeitura de Capivari esta empenhada em levar inovações para a sala de aula, com conteúdos pedagógicos e inovações tecnológicas, valorizando nossas crianças e jovens ” enfatizou Campaci.

A.I. Capivari

Missa Votiva a Nossa Senhora Aparecida

DSCF4945

Todo dia 12 de cada mês, na igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, celebra a Votividade da Padroeira do Brasil e da paroquia. Antes da Santa Missa, a Irmandade de Nossa Senhora Aparecida, realiza as orações devocionais, rogando a Santa Mãe de Deus, que interceda pelos que precisam, pela paróquia, pela Igreja, pelo Brasil, pelo Papa, entre tantas outras intenções.

A santa missa das 18h, foi presidida pelo pároco Washington P. Ribeiro. Foi meditado a espiritualidade de Nossa Senhora e a liturgia dominical, refletindo especialmente sobre o Evangelho proclamado na celebração. Todos foram exortados a terem a compaixão de Jesus, se colocando no lugar das pessoas, como forma de não sair julgando a ninguém.

 

 DSCF4938  DSCF4978 DSCF4984 DSCF4987 DSCF4988 DSCF5002 DSCF5006 DSCF5015 DSCF5018 DSCF5021 DSCF5026 DSCF5041 DSCF5042 DSCF5045  DSCF5054 DSCF5055 DSCF5065 DSCF5071

DSCF5079

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 13/02/2012

Os fariseus pedem um milagre

Mc 8,11-13
Alguns fariseus chegaram e começaram a falar com Jesus. Eles queriam conseguir alguma prova contra ele e por isso pediram que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha mesmo de Deus. Jesus deu um grande suspiro e disse:
- Por que as pessoas de hoje pedem um milagre? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum milagre será feito para estas pessoas.
Então Jesus foi embora. Ele subiu no barco e voltou para o lado leste do lago.

Chuva intensa causa enchente em Porto Feliz

DSCF5081

Uma tempestade de verão que atingiu Porto Feliz neste domingo (12), por volta das 19h da noite, causou alguns transtornos na avenida Dr. Antoninho em alguns pontos.

Pedestres, ambulância e até carros tiveram dificuldades para atravessar alguns trechos alagados, chegando até registrar um caso em que o carro morreu e não dava partida, logo em seguida o motorista conseguiu ligar seu celta. Não há registro de casas atingidas, nem desabrigados. A água não atingiu o Posto de Gasolina próximo. Três horas depois o nível do córrego pinheirinho já estava normalizado.

As 19h35 nem a GM, PM ou CSM (Coordenadoria de Sistema Viário) estava no local, o que rapidamente foi ligado no 190, que pediu que se ligasse no 199, foi o que aconteceu: foi avisado. Não se esperou para verificar se realmente alguma equipe esteve no local depois.

Prefeitura e SAAE
Na segunda-feira, auxiliares operacionais fizeram limpeza do local, tirando toda lama. Na terça-feira, funcionários do SAAE fizeram vistoria e manutenção da rede de esgoto no local.

 

DSCF5116  DSCF5083 DSCF5085 DSCF5087 DSCF5088 DSCF5089 DSCF5090 DSCF5091 DSCF5093 DSCF5094 DSCF5095 DSCF5096 DSCF5099 DSCF5100 DSCF5101 DSCF5102 DSCF5103 DSCF5104 DSCF5105 DSCF5109 DSCF5112 DSCF5113 DSCF5114 DSCF5115

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação