sexta-feira, 4 de março de 2011

Animados pela Tua palavra lançaremos as redes" é o tema do 23º Retiro de Carnaval de Sorocaba



Com o tema "Animados pela Tua palavra lançaremos as redes" (Lucas 5,5) o Retiro de Carnaval promovido pela RCC Sorocaba vai acontecer de 5 a 8 de março no salão do Lar São Vicente de Paulo, no jardim Bethânia.
As fichas de inscrição devem ser entregues no Escritório Local ou nos grupos de oração. Os que não puderem participar dos 4 dias podem se inscrever no dia em que desejar participar pagando a taxa de R$10,00 para as refeições.
As atividades começam às 7h da manhã com o café e em seguida o terço, durante o dia pregações, teatros, shows e animações prometem agitar a galera.
Outras informações pelo 3231.2507 .

Fonte: Arquidiocese de Sorocaba

IPTU de Capivari terá desconto de 7% para pagamento em cota única



O Prefeito de Capivari, Luis Donisete Campaci, assinou um decreto na semana passada estabelecendo as datas para o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano – I.P.T.U., no exercício de 2011.
O Imposto Predial e Territorial Urbano será cobrado à vista com desconto ou em 05 (cinco) parcelas, com vencimentos nas seguintes datas: COTA ÚNICA c/ desconto de 7% - dia 23 de março de 2011; 1ª PARCELA- dia 30 de março de 2011; 2ª PARCELA- dia 25 de maio de 2011; 3ª PARCELA- dia 25 de julho de 2011; 4ª PARCELA- dia 26 de setembro de 2011; 5ª PARCELA- dia 25 de novembro de 2011.
“É muito importante que os munícipes paguem seus impostos em dia para que Capivari continue crescendo. É com o dinheiro dos impostos que podemos reinvestir em melhorias para a população como asfaltamento de ruas, saúde, educação, segurança, dentre outras ,” ressaltou o Prefeito Campaci.
Em 2010 com o dinheiro do IPTU Capivari melhorou significativamente. As melhorias podem ser notadas nas câmeras de segurança instaladas, melhorias na saúde mental, bucal, tecnologia, melhorias urbanísticas, em iluminação, na educação, além de muitas outras.
Neste ano o IPTU sofreu um índice de reajuste de em 11,32% (onze vírgula trinta e dois por cento), conforme índice do IGPM, de acordo com o artigo 8º da Lei complementar nº 001/2003.



Segundo Tucanos, Alckmin pertence a Opus Dei

PosseAlckmin4Em diálogos com diplomatas americanos, tucanos afirmaram que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pertencia ao Opus Dei, umas das prelazias mais conservadoras do catolicismo. As declarações partiram de membros do PSDB de São Paulo, entre eles o secretário de Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, durante a campanha eleitoral de 2006.

As informações foram reveladas pelo site Wikileaks e publicadas na edição desta sexta-feira, 4, do jornal “A Folha de S. Paulo”. De acordo com o telegrama obtido, os tucanos disseram ainda que não se empenhariam na campanha de Alckmin à presidência da República, e teriam definido o atual governador como “caipira” e sem visão nacional.

Questionado sobre o teor das conversas, o Alckmin minimizou as informações. “Pelo jeito, os brasileiros nos Estados Unidos não deram muita bola, porque eu ganhei a eleição nos Estados Unidos. Aliás eu ganhei na maioria dos países da América Latina”, brincou. Para o governador, o assunto já está “superado”. “Vamos olhar para a frente. Pé na estrada e servir o povo.”

(Colaborou Anne Warth, de O Estado de S. Paulo)

O Estado de S. Paulo

Capivari: Prefeitura de Capivari atua fortemente nos serviços de obras e serviços


Acompanhe os trabalhos executados em diversos bairros do município
Construção da unidade de Pronto Atendimento no Bairro Jardim São Pedro, com recursos na ordem de r$ 1.500.000,00 a ser finalizada em cerca de 10 meses;
construção da unidade de saúde do bairro Jardim Santa Rita de Cássia;
Está em fase final a reformas na escola municipal Augusto Castanho, no centro. Continuam os trabalhos do muro de arrimo da EMEI Cecília Cerezer Riccomini, no bairro Santa Rosa. Finalizada a reforma de telhado e pintura da partes intenta e externa da EICAP Lúcia Rosaria, no bairro pitangueiras. A Creche Guerino Padovani, no Bairro Padovani, finalizou os reparos no telhado do anexo da unidade escolar e, esta semana, está sendo feita a instalação das divisórias para em breve este anexo da EMEI estar ativada e atendendo as crianças do bairro. A creche Lenita de Camargo Penteado Figueiredo, no centro (a antiga escola Fisk) finalizou a reforma geral do prédio para atendimento crianças com idade entre 4 e 5 anos;
Continua os trabalhos de recuperação de calçadas de mosaico de pedra portuguesa onde os SAAE realizou reparos devido a vazamentos na rede hídrica do município;
Equipes de pedreiros trabalhando no rebaixamento e recuperação de guias de garagens pelos bairros do município;
Equipes de trabalho atuando no prédio da Junta militar. Esta semana está em fase final o trabalho de pintura;
Em fase de conclusão o mutirão de limpeza no bairro bairro Jardim Elisa. Essa semana este mesmo trabalho iniciou nos bairros Vila Fátima e Nova Aparecida. Após esses bairros, as equipes do mutirão seguem para o Bairro Vila Clemente e Vila Cardoso;
Conclusão dos trabalhos capinação, roçagem e podas de árvores no Córrego Chiquinho e na área verde do Bairro Vila Izildinha;
Construção de galerias de águas pluviais na rua César Guidetti, no bairro Vila Fátima, próximo ao Córrego Lava Pés ;
Devido as condições climáticas, o serviço do tapa buraco seguem lentamente no bairro Morada do Sol com aplicação de massa fria – produzida pela Prefeitura Municipal, pois é necessária estiagem de 42 horas para que não haja perda do serviços executados. No último sábado (26), este serviço foi concluído na avenida Pio XII e atualmente as equipe também atua no bairro Porto Alegre;
Concluída a operação Cata Cacareco nos bairros Vila Santa, Nova Aparecida e Vila Fátima;
Devido a instabilidade climática os serviços de plantio de mudas em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente foram suspensos;
Concluída a recuperação de bueiros no bairro São José. Essa semana acontece a limpeza de bueiros no bairro Pitangueiras, e Avenida Pio XII;
Continua a construção de calçada na rotatória da Avenida Itália, próximo a escola municipal Professor Cherubim Fernandes Sampaio;





Retiro de Carnaval Jovem em Porto Feliz!

Cartaz Retiro

Capivari: Prefeito Campaci anuncia o Programa de Metas e Resultados da Educação Básica



Professores, coordenadores e diretores terão oportunidade de serem melhores remunerados conforme o desenvolvimento de cada escola
Foi com muita alegria que o Prefeito de Capivari, Luis Campaci, anunciou na última terça-feira, dia 22, a toda comunidade, mais uma importante ação do Governo Municipal em benefício da educação em Capivari. No evento de assinatura de convênios para repasse de mais de 900 mil reais a entidades do município, o Prefeito destacou sua gratidão aos vereadores e seu contentamento pela aprovação do projeto de lei que cria o Programa de Metas e Resultados da Educação Básica de Capivari.
Um programa que visa recompensar financeiramente além dos vencimentos normais os professores, coordenadores e diretores do Sistema Municipal de Ensino que conquistarem os melhores resultados em sala de aula e em nível de unidade escolar e municipal. “Com a aprovação desta lei o município de Capivari dará um salto histórico e singular na melhoria da educação pelo sistema municipal de ensino, e eu agradeço aos senhores vereadores por entenderem a importância deste projeto e aprovarem a lei”, registrou Campaci.
“ Tivemos ajuda divina e humana e de repente, em poucos dias, tudo estava pronto”, completou o Prefeito.
Conforme a lei aprovada, o município terá agora um índice que medirá o desenvolvimento escolar de cada turma, de casa escola e de todo o município de Capivari. “Este índice é o IDEC – Índice de Desenvolvimento da Educação de Capivari e seguirá os mesmos conceitos do IDEB, mas com uma identidade própria, ou seja, as escolas e turmas serão avaliadas a cada dois meses e os resultados finais levantados uma vez ao ano. Avaliaremos o desenvolvimento de cada turma, de cada escola e de todo o município e os professores, coordenadores e diretores serão recompensados pelos bons resultados. Trata-se de um incentivo aos profissionais da educação que irá estimular ainda mais a busca para a melhoria contínua na nossa educação municipal”, enfatizou o Prefeito.
Desde o ano de 2009, o Governo Municipal tem investido maciçamente em educação e os resultados destes investimentos podem ser vistos pelos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do MEC, que apontam que já no ano de 2009 Capivari atingiu os índices previstos apenas para o ano de 2017. “Isto se dá pelo trabalho de todos os servidores que integram a secretaria da educação. A educação é o verdadeiro caminho para darmos oportunidade em igualdade de condições para que todas as pessoas sejam cidadãos vencedores na vida, com base em valores”, finalizou Campaci.



Para o seu dia!

Você não pode mudar o passado, mas pode mudar o amanhã com os teus atos de hoje.


  A vida é muito curta para ser pequena.

Papa tem razão sobre prevenção à Aids, comprova estudo



Um comportamento sexual responsável e a fidelidade ao próprio parceiro foram os principais fatores que determinaram a fortíssima queda da incidência de Aids na nação africana do Zimbábue. E esses dados não provêm de nenhuma diocese católica ou instituição religiosa: a informação é defendida pela prestigiada Universidade de Harvard, a mais antiga instituição de estudos superiores dos Estados Unidos, com 375 anos de história.
O pesquisador do Departamento para a Saúde global e População de Harvard, Daniel Halperin, está empenhado desde 1998 em estudar as dinâmicas sociais que estão na base da difusão das doenças sexualmente transmissíveis nos países em via de desenvolvimento, que são os maiores afetados pelo flagelo da Aids.
Através de dados estatísticos e análises de campo, como entrevistas e grupos focais, Halperin conseguiu recolher testemunhos até mesmo dos bolsões mais pobres do país africano. A curva em queda em 10 anos é evidente: entre 1997 e 2007, a taxa de infecção entre a população adulta caiu de 29 para 16%. "A repentina e nítida diminuição anda de mãos dadas com a redução de comportamentos de risco, como relações extraconjugais, com prostitutas ou ocasionais", diz, sem hesitar, o pesquisador.
O estudo foi publicado em PLoSMedicine.org e é financiado pela agência estadounidense para o Desenvolvimento internacional, da qual Halperin já foi conselheiro, e pelo Fundo das Nações Unidas para a População e o Desenvolvimento. Com isso, o pesquisador alimenta uma séria e honesta reflexão sobre as políticas até agora adotadas pelas principais agência de luta contra a Aids nos países em vias de desenvolvimento.
Segundo Halperin, é evidente que a drástica inversão dos comportamentos sexuais da população do Zimbábue "foi auxiliada por programas de prevenção nos mass media e por projetos formativos promovidos pelas igrejas e confissões religiosas", relata. Essas intervenções são propriamente culturais, com resultados mais distantes no tempo. No entanto, são mais incisivas e duradouras que a prática da distribuição de profiláticos, como a camisinha, que se apresenta como ineficaz.

Bento XVI
Na viagem apostólica que realizou à África, em 2009, o Papa Bento XVI comentou que o preservativo não era a solução para a luta contra a Aids. As palavras do Papa foram alvo de ásperas críticas e polêmicas, preconceituosas e não científicas, como se pode compreender também com o auxílio desse estudo ora divulgado. Também no livro-entrevista Luz do Mundo, o Pontífice recorda que "os profiláticos estão à disposição em todos os lugares, mas somente isso não resolve a questão".
Desse modo, cada vez mais a pesquisa científica – quando honesta e não baseada na busca de vantagens econômicas – reconhece que as ações mais eficazes contra a Aids são aquelas similares ao método ABC (abstinência, fidelidade e, somente em última análise, utilização dos profiláticos), adotada com sucesso na Uganda, por exemplo.
A própria revista Science lançou luzes sobre o fato de que "a parte de maior sucesso do programa foi a mudança do comportamento sexual, com uma redução de 60% das pessoas que declaravam ter tido mais relacionamentos sexuais e o aumento do percentual dos jovens entre 15 e 19 anos que se abstiveram de sexo". A adoção do programa colocou Uganda em uma posição exemplar na luta contra a Aids no continente africano.
Definitivamente, segundo o estudo de Halperin, é preciso "ensinar a evitar a promiscuidade e promover a fidelidade", apoiando aquelas iniciativas que buscam verdadeiramente construir na sociedade afetada pela Aids uma nova cultura.
Enfim, como afirma Bento XVI, trabalhar para uma "humanização da sexualidade".



Sub-15 bate Red Bull e segue 100% na IX Copa Ouro Tupi 2011



A equipe Sub-15, do Desportivo Brasil, venceu sua segunda partida seguida na IX Copa Ouro Tupi 2011 e manteve a ponta do Grupo C. Jogando na Academia Traffic de Futebol, na tarde desta quarta-feira, dia 2 de março, o rubro celeste venceu o Red Bull por 2 x 1.
Com a vitória, a equipe de Porto Feliz manteve a liderança da chave, agora com 6 pontos em dois jogos. Quem não teve a mesma sorte foi o Sub-17. Diante do Red Bull, os garotos do técnico Fábio Matias foram derrotados por 3 x 0.
O Juvenil segue com 3 pontos, no Grupo C, e buscará retomar o caminho das vitórias no próximo dia 19, contra o Guarani, na Academia Traffic. O Sub-15 também estará em campo para enfrentar o Bugre.



Evangelho do dia

'Casa de Oração' e não, de negócios
Mc 11,11-26





Jesus entrou em Jerusalém, foi até o Templo e olhou tudo em redor. Mas, como já era tarde, foi para o povoado de Betânia com os doze discípulos.
No dia seguinte, quando eles estavam voltando de Betânia, Jesus teve fome. Viu de longe uma figueira cheia de folhas e foi até lá para ver se havia figos. Quando chegou perto, encontrou somente folhas porque não era tempo de figos. Então disse à figueira:
- Que nunca mais ninguém coma das suas frutas!
E os seus discípulos ouviram isso.
Quando Jesus e os discípulos chegaram a Jerusalém, ele entrou no pátio do Templo e começou a expulsar todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não deixava ninguém atravessar o pátio do Templo carregando coisas. E ele ensinava a todos assim:
- Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: "A minha casa será chamada de 'Casa de Oração' para todos os povos." Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões!
Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar um jeito de matar Jesus. Mas tinham medo dele porque o povo admirava os seus ensinamentos.
De tardinha, Jesus e os discípulos saíram da cidade.
No dia seguinte, de manhã cedo, Jesus e os discípulos passaram perto da figueira e viram que ela estava seca desde a raiz. Então Pedro lembrou do que havia acontecido e disse a Jesus:
- Olhe, Mestre! A figueira que o senhor amaldiçoou ficou seca.
Jesus respondeu:
- Tenham fé em Deus. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: "Levante-se e jogue-se no mar." Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito. Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês. [Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no céu, também não perdoará as ofensas de vocês.]