sábado, 4 de agosto de 2012

Dia do Sacerdote!

DSC_0240

Hoje a Igreja celebra os sacerdotes!

O Padre: um homem que foi feito sacerdote
Por isso não irei ater-me em apenas desejar um "Feliz dia do Padre", mas levar você a entender es
te homem, este sacerdote, este padre, este presbítero.
Padre: que quer dizer pai; que aconselha, corrige, dá esperança aos filhos e filhas quando é preciso.


Sacerdote: que quer dizer dote sagrado; é aquele que oferece a Deus o sacrifício de louvor, que consagra, que abençoa, que dirige a Deus preces em favor do povo.
Presbítero: que quer dizer ancião. O mais velho, aquele que tem a sabedoria da última palavra, aquele que ensina.
Poderíamos dizer mais, no entanto não se faz necessário. O que importa agora é tomarmos conhecimento da nossa vida de cristãos, de pessoas batizadas e chamadas á santidade.


Quando crianças fomos levados às águas batismais e toda pessoa, homem e mulher, pelo batismo se torna filho e filha de Deus. E “pelo batismo homem e mulher são incorporados à Igreja de Cristo”. Diz mais: “Entre todos os fiéis vigora uma verdadeira igualdade para a construção do Corpo de Cristo”.


Para melhor compreendermos o relato e onde queremos chegar continuaremos nossa homenagem ao padre fazendo a seguinte distinção: Pelo batismo temos uma missão única na Igreja, a missão de pregar o Evangelho. Este é o princípio de Igualdade Fundamental.
Mas dentre os batizados há uma diferenciação funcional. E esta diferença se conecta ao princípio hierárquico ou institucional.


Muito bem, chegamos a um ponto importante nesta homenagem. Este padre, sacerdote, presbítero, é o homem batizado como você. Mas que respondeu a um chamado para ser consagrado ao serviço do Reino. É este padre que te dá os sacramentos, que te abençoa, que te orienta, que te corrige, que te olha com compaixão e carinho. Mas é também este padre que é homem. Que sofre, se angustia e chora, que tem vontades e desejos, que precisa do calor humano da família e dos amigos, que sorri, que brinca, que busca a amizade dos adultos e crianças.


Não se pode enxergar somente o homem uma vez consagrado; não se pode enxergar somente o padre pois este é um homem..
Por isso este padre está sempre sujeito a erros e pecados. No entanto ele tem muito mais acertos e virtudes.


Você que é batizado, olhe agora para este homem batizado que foi consagrado. Você pode não amá-lo, mas tem a obrigação de respeitá-lo; de rezar por ele, de defendê-lo, de mostrar aos incrédulos a sua santidade.


Neste dia, leve sua homenagem a ele.
E a todos os padres digo o que os fiéis leigos gostariam de dizer: “busquem a santidade, trabalhem juntos na construção do Corpo de Cristo, estejam sempre unidos pela fraternidade e pela oração e se ajudem, pois vocês são dispensadores dos mistérios de Deus a serviço do seu povo”.
Querido e amado padre: que Deus te abençoe, te proteja, e que como Maria, Mãe de todos os sacerdotes te ajude a dizer todo dia um sim generoso a Deus por tão grande dádiva em sua vida.
Parabéns.

Bom Jesus da Cana Verde

 

576168_351302911616753_318454697_n

Padre Carlos Alexandre retorna em definitivo para o Brasil

133420_141614105895080_5150212_o227194_171901616199662_949239_n  163226_141613182561839_2056922_n

Após deixar o paroquiato de Nossa Senhora Aparecida de Porto Feliz, partindo para Roma na Itália e estudar por dois anos, anunciou neste sábado (04), Padre Carlos Alexandre da Silva que está voltando para o Brasil.

Na Itália, pode conhecer o Vaticano, Roma, os lugares sacros mais importantes e famosos, como por exemplo, A Porciúncula, Igreja de São Damião, Basílica de São Francisco de Assis, assim como também, teve a oportunidade de estar perto do Papa Bento XVI.

 

Mensagem na integra:

"Hoje estou me despedindo de Roma, onde passei dois anos da minha vida. Foram anos de muita alegria e aprendizado. Retorno ao Brasil cheio de esperança e alegria para encontrar a família e os amigos que são tão caros na minha vida. Obrigado Senhor por tudo que faz, pois Sois Santo e Perfeito em tudo. Arrivederci Roma, grazie mille di tutto".

Fotos: arquivo pessoal
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação