domingo, 26 de agosto de 2012

Festival de Dança da APAE emociona público em Porto Feliz

 DSCF7480 DSCF7483 DSCF7485 DSCF7486 DSCF7487 DSCF7488 DSCF7489 DSCF7490 DSCF7491 DSCF7492 DSCF7493 DSCF7494 DSCF7495 DSCF7496 DSCF7497 DSCF7498 DSCF7499 DSCF7500 DSCF7501 DSCF7502 DSCF7513 DSCF7516 DSCF7532 DSCF7533 DSCF7551 DSCF7575 DSCF7615 DSCF7638 DSCF7673a DSCF7685 DSCF7686 DSCF7707 DSCF7717 DSCF7718 DSCF7724

Aconteceu nesta quinta-feira, 23, o 10º Festival de dança da APAE de Porto Feliz. Mais de 150 pessoas estiveram presentes prestigiando o evento, entre eles educadores e funcionários da APAE, educadores, alunos e diretores da rede municipal de Educação de Porto Feliz, imprensa, pais e alunos da instituição. Também esteve presente o vice prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes, professor Júlio C. Bronze e os candidatos a prefeito Gian e Fátima, vice-prefeita da chapa de Gerão.

Festival
O festival de dança, permite a sociedade ver os dons artísticos dos excepcionais, a capacidade dançar, cantar e emocionar a todos. Foram vários os momentos em que a platéia se emocionou, riu e aplaudiu com intensidade. Além dos alunos da APAE, também convidados se apresentaram.

O Festival de dança, faz parte da programação da Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla realizada na cidade, que começou no domingo (19), com missa de abertura na Igreja Matriz Mãe dos Homens. O objetivo desta semana é dar destaque aos trabalhos de inclusão social, assim como mostrar o sociedade o potencial dos excepcionais. É uma luta contra a cultura da indiferença. A programação também incluiu encontro com educadores e alunos das redes municipal, estadual e particulares, desfile da Fanfarra da APAE, palestra para gestantes, festa da família, com as atividades encerrando no dia 28.

Foto e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Resultado do IDEB em Porto Feliz supera média nacional

O resultado obtido pela rede municipal de Porto Feliz no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2011 é considerado satisfatório, superando a média nacional projetada.

No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), por exemplo, o município obteve a nota 5,8 e já alcançou a meta prevista para 2013. Já nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o município ultrapassou a meta prevista para 2011 (4,6), conquistando a nota 4,8.

 

Sobre o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC), é composto pelas notas obtidas pelos alunos na Prova Brasil, e também pelas taxas de aprovação das escolas.

Primeiro crer para depois saber, diz Papa sobre a fé dos cristãos


Da Redação, com Rádio Vaticano

Reuters

Bento XVI no Angelus deste domingo, 26, na residência apostólica de Castel Gandolfo, onde passa um período de descanso

No Angelus deste domingo, 26, o Papa Bento XVI refletiu sobre o Evangelho de hoje (cf. Jo 6, 60-69) que descreve a reação dos discípulos de Jesus após Ele ter dito: "Eu sou o pão vivo que desceu do Céu [...] E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo" (Jo 6,51). 
O Santo Padre destacou que a reação dos discípulos foi provocada conscientemente pelo próprio Cristo, e mostra que aqueles que o seguiam não compreenderam o significado das palavras que Jesus dizia.
Bento XVI explicou que a afirmação de Jesus era inaceitável para eles, porque "a entendiam em sentido material, enquanto que aquelas palavras preanunciavam o mistério pascal de Jesus, em que Ele daria a si mesmo pela salvação do mundo"
O Evangelho destaca que "a partir de então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele" (Jo 6,66).
Ao ver isso, Jesus perguntou aos apóstolos: "Também vós quereis ir embora?" (Jo 6,67), e como em outras situações, é Pedro que tomou a palavra e respondeu em nome dos doze: "Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus" (Jo 6,68-69).
Pedro não diz sabemos e acreditamos, mas sim acreditamos e sabemos, explicou o Papa recorrendo aos comentários de Santo Agostinho sobre esta passagem, e destacou:
“Acreditamos para poder saber: Se com efeito, tivéssemos procurado saber antes de acreditar, não teríamos conseguido nem conhecer, nem acreditar. O que acreditamos e o que soubemos? Que Tu és Cristo Filho de Deus, isto é que Tu és a vida eterna e através da tua carne e do teu sangue nos dás aquilo que tu próprio és.”
Bento XVI salientou que Jesus sabia que entre os doze apóstolos havia um que não acreditava: Judas. "Ele poderia ter ido embora, como fizeram os outros discípulos, ou melhor, deveria ter ido embora, se tivesse sido honesto".
“Ao invés, ficou com Jesus”, prosseguiu o Santo Padre. "Ficou não por causa da fé, nem por amor, mas com a intenção secreta de se vingar do Mestre. Por quê? Porque Judas se sentia traído por Jesus, e decidiu que, por sua vez, iria traí-lo", explicou.
Judas era um Zelota, e "queria um Messias vencedor, para guiar uma revolta contra os romanos. Mas Jesus tinha decepcionado essas expectativas. O problema é que Judas não foi embora, e sua culpa mais grave foi a falsidade, que é a marca do diabo. Por isso Jesus disse aos Doze: 'Um de vós é um diabo' (Jo 6,70)”, destacou Bento XVI.
O Papa concluiu com o convite a rezar a Nossa Senhora, “para que nos ajude a crer em Jesus, como São Pedro, e a sermos sempre honestos com Ele e com todos” .Em seguida concedeu a todos a sua Benção Apostólica.

Nossa melhor oração é a vontade de Deus

Domingo, 26 de agosto 2012

"Sei em quem pus a minha confiança" (2 Timóteo 1,12b). O Senhor nos separou para si e para o seu serviço. Nós já não nos pertencemos mais: somos de Deus!
Isso significa que em tudo o que fazemos – trabalhando, conversando, andando, dormindo, estudando, pregando, comendo, enfim, tudo - deve revelar que somos do Senhor e que pertencemos a Ele. Em tudo precisamos agir de acordo com a vontade divina e dar testemunho para nossos irmãos. Até mesmo nosso olhar, sorriso, modo de falar, agir e pensar têm de dar esse testemunho.
Deus nos convida a manter viva em nós a sua Divina Presença em todos os dias de nossas vidas. Onde quer que nos encontremos, a presença do Senhor nos acompanha e nós precisamos refleti-la por meio de todas as atitudes e palavras. Não estamos sozinhos. Esta certeza nos ajuda a não termos medo, porque nosso Deus é um Deus vivo e presente, que está ao nosso lado e caminha conosco.
Todo cristão deve pôr Jesus Cristo no centro de todas as atividades que realiza, pois o nosso trabalho deve ser santificado, santificante e santificador. Nossa melhor oração é a vontade de Deus. Vamos fazer tudo, a partir deste dia, para que em nossas ações Ele se alegre conosco.
Vamos conhecê-Lo cada vez mais, dá-Lo a conhecer e levá-Lo a todos os lugares e pessoas que pudermos. Isso é oração ao ritmo da vida! Isso é trabalho santificado e missão de todos os cristãos.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evangelho do dia!

Ano B - Dia: 26/08/2012

A quem iremos, Senhor?
Leitura Orante
Jo 6,60-69


Muitos seguidores de Jesus ouviram isso e reclamaram:
- O que ele ensina é muito difícil! Quem pode aceitar esses ensinamentos?
Não disseram nada a Jesus, mas ele sabia que eles estavam resmungando contra ele. Por isso perguntou:
- Vocês querem me abandonar por causa disso? E o que aconteceria se vocês vissem o Filho do Homem subir para onde estava antes? O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, mas mesmo assim alguns de vocês não crêem.
Jesus disse isso porque já sabia desde o começo quem eram os que não iam crer nele e sabia também quem ia traí-lo.
Jesus continuou:
- Foi por esse motivo que eu disse a vocês que só pode vir a mim a pessoa que for trazida pelo Pai.
Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais. Então ele perguntou aos doze discípulos:
- Será que vocês também querem ir embora?
Simão Pedro respondeu:
- Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou.