domingo, 20 de dezembro de 2009

Foto: Sérgio Roberto Pampolha Barros Filho/VC no G1

Internauta registrou a árvore da Lagoa iluminada (Foto: Sérgio Roberto Pampolha Barros Filho/VC no G1)

Tietê

Tietê Programação do fim de ano 2009



Dia 20 de Dezembro às 20h.
Apresentação da banda Municipal de Laranjal Paulista

21 de Dezembro às 20h.
Apresentação de Capoeira com os alunos da Oficina Cultural
Com o Professor Alexandre Sandei

Dia 22 de Dezembro às 20h.
Apresentação da Escola de Dança
“Nos passos e compassos”com a Professora Fernanda Bufo

23 de Dezembro
Chegada do papai Noel


Secretaria de Cultura e Turismo
Prefeitura do Município de Tietê

CANTORA EVANGÉLICA LANÇA MÚSICA SOBRE MARIA!

http://noticias.gospelmais.com.br/wp-content/uploads/2008/10/fernanda-brum-grammy.jpg
Fernanda Brum, cantora e pastora evangélica da Igreja Batista Central da Barra da Tijuca, RJ, lança música que fala de Maria em seu cd intitulado Celebrando o Natal 2009, pela gravadora MK Music. Na música, Fernanda Brum conta o 1º capitulo do Evangelho de São Lucas, onde Maria é a personagem principal antes da chegada de seu filho Jesus. Fernanda em partes, canta o Magnificat de Maria.

É, tá ai... mais uma barreira sendo quebrada entre católicos e evangélicos!

Segue o link do video: http://www.youtube.com/watch?v=BStTQsiQIt0

Valeww!!
Paz e Bem!

Postado por Mariane Bazzo.

uma boa mensagem

Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior.

Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar.

Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores.



Enchentes na região

Reproduzimos alguns textos que abordaram a questão da chuva em Capivari, em Tietê e em Porto Feliz.


Capivari:


Prefeitura recebe doações para desabrigados

PDF

Imprimir

E-mail

15 de dezembro de 2009

A Prefeitura Municipal de Capivari está recebendo doações para atender as famílias desabrigadas pelas enchentes no decorrer desta semana e que estão alojadas no Ginásio de Esportes Ronaldão.

A necessidade é para gêneros diversos, como roupas, calçados, alimentos, colchões, roupa de cama, móveis e outras doações que possam minimizar as perdas acumuladas pelos moradores das áreas atingidas, em especial dos bairros Moretto e Vila Fátima.

As contribuições podem ser entregues de segunda à sexta-feira, das 07 às 16 horas, na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que fica na Rua Tiradentes, nº 650, no Centro. Mais informações de como colaborar podem ser obtidas via telefone, pelos números 3491-3088 e 3491-1645.

10/12

A EPTV divulgou novas informações sobre as enchentes na região.


Sobre Capivari, diz a EPTV: "O rio voltou a subir em Capivari após a chuva que atingiu a região nesta quinta-feira (10). O volume da água já está um metro e meio acima do normal e as famílias que moram nos bairros Moreto e Vila Balan, os mais atingidos da cidade, não podem voltar para casa. São 42 famíliasrando com parentes e 13 no abrigo municipal."

Tietê

As recentes chuvas que atingiram e causaram tanto transtorno na capital paulista, especialmente entre segunda e terça-feira, tiveram reflexos também em nosso município.
A Prefeitura, através da Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, já prevendo que Tietê também fosse afetada pelas fortes chuvas, colocou em alerta as equipes da Defesa Civil desde a manhã de quarta-feira.
O secretário da pasta, Edival de Jesus Pascoli, explicou que entre os pontos alagados pelo transbordo das águas estão a Avenida Fernando Costa, o Estádio do Comercial, o Parque do Divino, o Parque Ecológico Cornélio Pires e a ponte do bairro Santa Cruz. Neste último local, a Prefeitura disponibilizou uma Van para transporte dos moradores de um lado para outro.
O bairro Mandissunuga é um dos pontos mais críticos, uma vez que a água o isolou, porém medidas já estão sendo tomadas e a Defesa Civil permanece no local, orientando e dando respaldo a população, em caso de uma eventual retirada de famílias.
Pascoli ressaltou que quando foi avisado pela barragem de salto sobre a abertura das comportas a Secretaria ficou em alerta e já tomando todas as providências.
Previamente fomos avisados e a cada 30 min recebemos informações através de emails do local nos comunicando sobre as previsão do aumento das águas. Sendo que um dos últimos boletins nos dá a previsão é de aumento de 30 a 40 cm até as 14h. Após esse horário estima-se o inicio da baixa das águas”- afirmou o secretário.

Porto Feliz

Defesa do Cidadão remove moradores da Ponte Grande afetados por enchentes





A Diretoria de Defesa do Cidadão através da Coordenadoria de Defesa Civil removeu nesta quarta-feira, 9, cinco famílias do bairro da Ponte Grande que tiveram suas casas inundadas devido às fortes chuvas dos últimos dias. Os moradores e seus pertences foram levados para a escola municipal Vilma Fernandes Antonio, no Jd. Vante.

No total, 14 casas foram atingidas pelas águas. Para dar assistência aos moradores, a Prefeitura organizou operação com diversas diretorias municipais.

Umas delas foi a Diretoria de Saúde que através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica disponibilizou vacinas aos moradores e servidores municipais.

Na operação, a Diretoria de Promoção Social forneceu alimentação, cobertores e colchões, que foram levados até a escola Vilma Fernandes Antonio. Também teve suporte da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

A Diretoria de Obras cedeu veículos e funcionários para remoção das famílias e móveis. A participação do Gabinete foi alternada pelo chefe de Gabinete Eric Zorob e pelo vice-prefeito Júlio Bronze já que o prefeito está de licença para se recuperar de cirurgia ocorrida na última terça-feira.

Todas as diretorias estão em alerta no caso de novas emergências.

Aulas suspensas
Já a Diretoria de Educação e Cultura cedeu salas da escola municipal Vilma Fernandes Antonio para abrigar as cinco famílias removidas. Por esta razão, as aulas desta quinta-feira foram suspensas. De acordo com o diretor, Miguel Arcanjo de Almeida, a pasta estuda a possibilidade das aulas voltarem ao normal na sexta-feira, caso as chuvas cesse.




Desenhado, esculpido, modelado. De barro, juta, cera, palha, madeira. Não há limites para a representação do dia em que Jesus nasceu. Tantas e extraordinárias versões só se comparam à fertilidade dos relatos que descrevem a chegada desse filho de Deus tornado homem.
Conheça um pouco mais sobre o presépio.


Os magos que vieram do Oriente
Está escrito no Evangelho de São Mateus:
“Alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram ao rei Herodes: ‘Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem’”.

Em nenhum momento o livro sagrado faz referência ao fato de os magos terem estirpe real nem se eram realmente três ou, ainda, se chegaram montados em camelos, como geralmente aparecem no presépio.

A Bíblia diz que, seguindo a estrela, os visitantes chegaram a Belém e, se ajoelhando diante de Jesus, abriram os cofres e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. Essas oferendas são as únicas pistas de que tenham sido três homens.

Que, na tradição popular, até ganharam nomes: Gaspar, Melquior e Baltazar.Baseado nos evangelhos apócrifos, embora não aceitos, são considerados de valor histórico e usados para estudos, por conterem informações e detalhes característicos de um povo em um determinado período, embora não sendo considerado inspirado.

Escola de música entregou certificados


Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Prefeitura Municipal, através da Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa”, promoveu nesta quinta-feira, 17, formatura de 24 alunos da formação Infantil e Musicalização.

A solenidade contou com a presença do prefeito em exercício, Júlio César Bronze, que elogiou o trabalho desenvolvido pela escola. “Não sei quem sentiu mais prazer, nós que estamos aqui ouvindo ou os músicos que estão tocando. Não sou músico, mas tenho certeza que cada nota que eles emitem, sentem um imenso prazer e o compartilham conosco”, disse.

“É maravilhoso presenciar os pequeninos aprendendo. Dentro de pouco tempo eles vão brilhar nos palcos de Porto Feliz e em outras cidades também. Parabéns à escola de música”, completou Bronze.

Participação da Orquestra Monções, sob regência de Paulo Henrique Coelho de Oliveira, e do Coral Lúdico, ambos da Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa”.

Nesta sexta-feira, 18, às 19h30, na Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” acontece a entrega dos certificados a 41 alunos dos cursos de formação Musical e Lúdica.

Franciscanas Palavras



Ser franciscano não é ter padrão fixo,
mas buscar afinamento com o melhor.
Frei Vitório

Ecumenismo: artigo

Fé e ciência: irmãs gêmeas ou inimigas?
Timóteo Carriker

O divórcio entre a fé e a ciência, ou entre a física e a metafísica, marcou o fim da Idade Medieval e o início do Iluminismo. Não me entenda mal. Creio que este divórcio trouxe inestimáveis benefícios para ambos os lados, mas não sem um alto preço. Assim como os divórcios são caracterizados por brigas, mal-entendidos, rotulações preconceituosas ou até xingamentos de ambos os lados, a ciência e a teologia também sofrem de grande dificuldade de comunicação. Além disso, com o amadurecimento da ciência, cresce a convicção popular de que a ela pertence o campo dos fatos enquanto à religião pertence o campo dos valores. Curiosamente, ao campo dos fatos se aplica a regra de singularidade e dogma. Isto é, a respeito de determinado fenômeno, cientificamente falando, os fatos são únicos e, uma vez estabelecidos, se tornam dogmas. O inverso ocorre na percepção do papel da religião para quem é relegado ao campo dos valores. Estes valores, não como fatos, são múltiplos e, por isso, culturalmente, não devem ser entendidos como dogmas universais, apenas ao gosto do freguês.

Digo isso a princípio apenas para ilustrar a dificuldade de intercâmbio que historicamente existe entre estes dois paradigmas. Uma parábola vai ajudar (a primeira regra da teologia é: se não souber a resposta, conte uma parábola!).

Em julho de 1979, na famosa Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge, Massachusetts, igrejas do mundo inteiro, protestantes, católicos romanos e católicos ortodoxos, se reuniram (com o apoio do Concílio Mundial de Igrejas) para discutir o tema “Fé e ciência num mundo injusto”. O eminente astrônomo australiano Robert Hanbury Brown foi convidado para dar início à conferência com uma definição de ciência e uma interpretação da sua natureza. Dois dos seus temas eram especialmente interessantes.

Começando com uma definição clássica, ele descreveu como a “industrialização” da ciência -- sua aliança com instituições políticas e econômicas -- modificou a compreensão clássica como uma busca pela verdade objetiva e verificável. Mesmo assim, como bom cientista que é, Brown afirmou a importância da objetividade e a verificabilidade para toda tarefa científica.

Ao mesmo tempo, Brown enfatizou que os conceitos científicos são metáforas e abstrações relacionadas a uma realidade essencialmente misteriosa. Disse ainda que, dentro da própria ciência, há metáforas e abstrações diferentes que podem ser consideradas “complementares” e não antagônicas. Com base neste último ponto, ele argumentou que uma ciência devidamente modesta e a fé podem ser vistas como respostas complementares aos mistérios últimos da existência.

Depois da palestra de Brown, houve duas reações de conferencistas convidados. A primeira veio da cientista africana Matu Maathai, que era basicamente uma aprovação entusiástica da ciência, mesmo com algumas ressalvas a respeito do perigo do abuso da ciência no terceiro mundo, especialmente para o aumento de armas de destruição.

A segunda reação veio do teólogo e filósofo social brasileiro, Rubem Alves, então professor da UNICAMP, atualmente psicanalista e meu vizinho. Com um típico espírito brasileiro poético e brincalhão, Rubem Alves deu sua resposta contando a seguinte estória:

“Era uma vez um cordeiro que, amando o conhecimento objetivo, resolveu descobrir a verdade sobre os lobos. Já sabia de muitos contos ruins sobre os lobos. Eram verdadeiros? Resolveu investigar em primeira mão. Então ele escreveu uma carta para um lobo filósofo com uma pergunta simples e direta: O que é um lobo? O lobo filósofo respondeu a carta explicando o que os lobos são: seus formatos, seus tamanhos, suas cores, seus hábitos sociais, seu pensamento etc. Pensou, entretanto, que era irrelevante falar dos seus hábitos alimentícios já que tais hábitos, de acordo com a própria filosofia do lobo filósofo, não pertenciam à essência dos lobos. Pois bem, o cordeiro ficou tão impressionado com a carta que resolveu fazer uma visita na casa do seu novo amigo, o lobo. Foi somente então que aprendeu para sua infelicidade que os lobos têm uma fraqueza por churrasco de cordeiro”.

Seria fácil confundir as personagens da parábola de Rubem Alves. Poderia imaginar que, para ele, o lobo representa o cientista puro e o cordeiro, o religioso. Também não seria difícil imaginar o contrário. Porém, o próprio Rubem Alves explica: o lobo somos todos nós que pretendemos nos definir com objetividade e distância pessoal. Os lobos são os cientistas, religiosos, políticos, economistas e até professores universitários. Entretanto, o tom bastante negativo de Alves ilustra a difícil relação entre a ciência e a religião. Esta relação tênue tem uma longa história que não é possível relatar adequadamente aqui. Porém, é um relacionamento que não precisa ser -- e não é -- o único relacionamento possível. Gostaria de propor outro, não de incompatibilidade entre lobo e cordeiro, mas do desconhecimento mútuo entre dois gêmeos que são criados separadamente.

Eventualmente vemos na televisão a notícia de que dois gêmeos, ou duas gêmeas, que foram separados logo depois do nascimento se encontram décadas depois. A alegria é enorme, mas na própria reportagem se percebe que os dois já são bem diferentes, devido não só a influência de fatores psicológicos que levam quaisquer irmãos, gêmeos ou não, a terem suas próprias personalidades, mas também devido à criação em contextos totalmente diferentes. Talvez eu esteja exagerando na analogia, mas prefiro ver a fé e a ciência como irmãs gêmeas criadas separadamente. Deveriam ter mais em comum do que de fato têm, não idênticas, pela mesma razão que gêmeos idênticos não são idênticos em sua personalidade. Faço esta fantástica afirmação de que a fé, certamente a fé cristã, literalmente começa e termina com uma preocupação cosmológica, uma preocupação que normalmente relegamos à ciência. Enquanto isso, a ciência sem dúvida está fazendo perguntas cada vez mais teleológicas e estéticas, que se referem à finalidade e a beleza da realidade que se pode conhecer.

Leia a continuação deste artigo na próxima semana.



• Timóteo Carriker é teólogo, missionário da Igreja Presbiteriana Independente, capelão d’A Rocha Brasil e surfista nas horas vagas.