domingo, 20 de dezembro de 2009

Enchentes na região

Reproduzimos alguns textos que abordaram a questão da chuva em Capivari, em Tietê e em Porto Feliz.


Capivari:


Prefeitura recebe doações para desabrigados

PDF

Imprimir

E-mail

15 de dezembro de 2009

A Prefeitura Municipal de Capivari está recebendo doações para atender as famílias desabrigadas pelas enchentes no decorrer desta semana e que estão alojadas no Ginásio de Esportes Ronaldão.

A necessidade é para gêneros diversos, como roupas, calçados, alimentos, colchões, roupa de cama, móveis e outras doações que possam minimizar as perdas acumuladas pelos moradores das áreas atingidas, em especial dos bairros Moretto e Vila Fátima.

As contribuições podem ser entregues de segunda à sexta-feira, das 07 às 16 horas, na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que fica na Rua Tiradentes, nº 650, no Centro. Mais informações de como colaborar podem ser obtidas via telefone, pelos números 3491-3088 e 3491-1645.

10/12

A EPTV divulgou novas informações sobre as enchentes na região.


Sobre Capivari, diz a EPTV: "O rio voltou a subir em Capivari após a chuva que atingiu a região nesta quinta-feira (10). O volume da água já está um metro e meio acima do normal e as famílias que moram nos bairros Moreto e Vila Balan, os mais atingidos da cidade, não podem voltar para casa. São 42 famíliasrando com parentes e 13 no abrigo municipal."

Tietê

As recentes chuvas que atingiram e causaram tanto transtorno na capital paulista, especialmente entre segunda e terça-feira, tiveram reflexos também em nosso município.
A Prefeitura, através da Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, já prevendo que Tietê também fosse afetada pelas fortes chuvas, colocou em alerta as equipes da Defesa Civil desde a manhã de quarta-feira.
O secretário da pasta, Edival de Jesus Pascoli, explicou que entre os pontos alagados pelo transbordo das águas estão a Avenida Fernando Costa, o Estádio do Comercial, o Parque do Divino, o Parque Ecológico Cornélio Pires e a ponte do bairro Santa Cruz. Neste último local, a Prefeitura disponibilizou uma Van para transporte dos moradores de um lado para outro.
O bairro Mandissunuga é um dos pontos mais críticos, uma vez que a água o isolou, porém medidas já estão sendo tomadas e a Defesa Civil permanece no local, orientando e dando respaldo a população, em caso de uma eventual retirada de famílias.
Pascoli ressaltou que quando foi avisado pela barragem de salto sobre a abertura das comportas a Secretaria ficou em alerta e já tomando todas as providências.
Previamente fomos avisados e a cada 30 min recebemos informações através de emails do local nos comunicando sobre as previsão do aumento das águas. Sendo que um dos últimos boletins nos dá a previsão é de aumento de 30 a 40 cm até as 14h. Após esse horário estima-se o inicio da baixa das águas”- afirmou o secretário.

Porto Feliz

Defesa do Cidadão remove moradores da Ponte Grande afetados por enchentes





A Diretoria de Defesa do Cidadão através da Coordenadoria de Defesa Civil removeu nesta quarta-feira, 9, cinco famílias do bairro da Ponte Grande que tiveram suas casas inundadas devido às fortes chuvas dos últimos dias. Os moradores e seus pertences foram levados para a escola municipal Vilma Fernandes Antonio, no Jd. Vante.

No total, 14 casas foram atingidas pelas águas. Para dar assistência aos moradores, a Prefeitura organizou operação com diversas diretorias municipais.

Umas delas foi a Diretoria de Saúde que através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica disponibilizou vacinas aos moradores e servidores municipais.

Na operação, a Diretoria de Promoção Social forneceu alimentação, cobertores e colchões, que foram levados até a escola Vilma Fernandes Antonio. Também teve suporte da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

A Diretoria de Obras cedeu veículos e funcionários para remoção das famílias e móveis. A participação do Gabinete foi alternada pelo chefe de Gabinete Eric Zorob e pelo vice-prefeito Júlio Bronze já que o prefeito está de licença para se recuperar de cirurgia ocorrida na última terça-feira.

Todas as diretorias estão em alerta no caso de novas emergências.

Aulas suspensas
Já a Diretoria de Educação e Cultura cedeu salas da escola municipal Vilma Fernandes Antonio para abrigar as cinco famílias removidas. Por esta razão, as aulas desta quinta-feira foram suspensas. De acordo com o diretor, Miguel Arcanjo de Almeida, a pasta estuda a possibilidade das aulas voltarem ao normal na sexta-feira, caso as chuvas cesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz