No mesmo dia em que o jornal Tribuna das Monções divulgou a pesquisa mais esperada do período eleitoral, o jornal JP Porto publicou a sua segunda pesquisa com intenção de votos, entrevistando nos dias 22 e 23 de setembro, quatrocentas pessoas na zona urbana (Jardim Vante, Jardim Excelsior, Vila Progresso, Centro, Jardim Bela Vista, Vila América) e na zona rural (novamente o jornal não divulgou qual a localidade nem o número de pessoas entrevistadas).
Diferente da divulgação da primeira pesquisa, o jornal teve o entendimento e humildade de publicar os resultados de votos válidos e votos totais. Este último inclui os indecisos, brancos e nulos. Para um entendimento claro da movimentação dos votos é importante divulgar o resultado dos votos totais, pois em um cenário indefinido o índice de indecisos é muito importante para as coligações e para também analisar o eleitorado. Fica o registro da falha do jornal em não ter publicado os valores totais da primeira pesquisa.
Novamente o jornal destacou na capa e na página 3, os resultados da pesquisa com o valores válidos, onde se exclui os indecisos, brancos e nulos. E em tamanho menor, os resultados da pesquisa com os valores totais. Quem analisar pela primeira em destaque vai entender que o cenário está definido, analisando pela segunda tabela, entenderá que o cenário está indefinido e acirrado em Porto Feliz e que o índice de indecisos está alto e muitos votos ainda migrarão. Ou seja, não tem o clima já ganhou para nenhuma das coligações.
Veja os resultados:
Pesquisa estimulada – VOTOS TOTAIS
(quando se apresenta os nomes de todos os candidatos a prefeito, para o entrevistado)
Andréa 34,5%
Indecisos 23,2%
Levi 22,5%
Gerão 12,5%
Nulo/Branco 4,3%
Thiago 2,0%
Gian 1,0%
Pesquisa estimulada – VOTOS VÁLIDOS
(quando se apresenta os nomes de todos os candidatos a prefeito, para o entrevistado)
Andréa 47,6%
Levi 31,0%
Gerão 17,2%
Thiago 2,8%
Gian 1,4%
Em comparação a pesquisa anterior, a candidata Andréa caiu de 48,2% para 47,6%. Levi subiu 7,1% variando de 23,9% para 31%. Gerão caiu de 22% para 17,2%, Gian de 3,9% para 2,5%, e Thiago de 2,0% subiu para 2,8%. A pesquisa está registrada no TSE (SP-01086/2012) e foi realizada pela Casa Pesquisa de Campinas/SP.
Corrida pelos indecisos
Nesta reta final as coligações intensificaram a busca pelos indecisos, caminhando pela cidade, participando dos eventos na zona urbana e rural, dialogando com as Igrejas, mobilizando a militância através de carreatas, no corpo a corpo e principalmente na rede social facebook, que já está com a luz vermelha acesa em virtude do seu mau uso, neste mesmo sentido a apresentação de propostas pelo futuro de Porto Feliz está ficando de lado.
Veja como foi a última eleição em Porto Feliz, os resultados oficiais aqui
Vote consciente!
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação