quinta-feira, 23 de agosto de 2012

“Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”

Evento de dança teve 1ª edição em julho e contou com outras entidades na participação. Foto: Marcela Cortez

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais promoverá a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” em agosto, entre os dias 19 a 28. O tema para 2012 é “Em busca da igualdade estamos aqui”.
Confira a programação:

23/8- Festival de dança, no espaço cultural Olair Coan, das 14h às 17.

24/8- Visita da escola Antonio de Pádua, das 8h às 9h.

24/8- Palestra Gestante, na Santa Casa, das 13h às 14h.

24/8- Visita da escola Maria Aparecida Fernandes Leite, das 14h às 15h.

25/8- Festa da Família, na APAE, das 9h às 14h.

27/8- Visita da escola Monsenhor Seckler, das 8h às 9h.

27/8- Visita da escola Coronel Euclydes Pereira Motta, das 14h às 15h.

28/8- Visita da escola São José, das 8h às 9h.

28/8- Visita da escola Portal dos Bandeirantes, das 14h às 15h.

Leigos também são responsáveis no trabalho da Igreja, diz Papa

 


Rádio Vaticano em inglês

 

'Essa responsabilidade requer uma mudança de mentalidade, em particular, sobre o papel do leigo na Igreja', escreveu Bento XVI

O Papa Bento XVI enviou uma mensagem por ocasião da 6º Assembleia Ordinária do Fórum Internacional da Ação Católica, que começou na quarta-feira, 22. Neste ano, o tema central do encontro é “Membros leigos da Ação Católica: corresponsabilidade eclesial e social”. Na mensagem enviada pelo Pontífice, ele destacou que os leigos também são responsáveis pelo trabalho da Igreja.
“Essa responsabilidade requer uma mudança de mentalidade, em particular, sobre o papel do leigo na Igreja”, escreveu o Papa. “Eles não devem ser considerados como meros ‘colaboradores’ do clero, mas como pessoas verdadeiramente ‘corresponsáveis’ no trabalho da Igreja”, disse.
O Santo Padre disse que é importante que os leigos sejam bem formados e capazes de fazer “sua própria contribuição específica para a missão da Igreja, de acordo com os ministérios e tarefas em que cada um toma parte na vida da Igreja, e sempre em comunhão amigável com os bispos”.
Bento XVI encorajou os membros da Ação Católica a anunciar a mensagem de Cristo na linguagem do nosso tempo, que tem sido marcado por rápidas transformações sociais e culturais, chamando isso de “o grande desafio da Nova Evangelização”.

Alegria e louvor, remédios para o coração

Quinta-Feira, 23 de agosto 2012

"Estais sempre alegres, orai incessantemente, dai graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus" (1 Tessalonicenses 5,16-18).
Existem momentos e situações em nossas vidas nos quais é difícil dar graças a Deus. Como você, eu também já passei por situações assim. Mas tenho aprendido, com a graça de Deus, que quanto mais dolorosos e difíceis são esses momentos, tanto mais nós precisamos nos voltar para Deus, certos de que a Divina Providência nos acompanha e nos assiste. Creia: Deus está em tudo e tem o controle de todas as coisas em suas mãos.
Fomos criados para o louvor, para a adoração e para a ação de graças porque temos origem divina. Nosso lugar é o céu, nossa meta é o céu. De lá viemos e para lá voltaremos com a graça de Deus e os joelhos no chão!
Deus não nos daria uma ordem – como a que nos foi dada nessa passagem bíblica: 1 Tessalonicenses 5,16-18 – se não tivéssemos condições de cumpri-la. O Senhor nos pede que em tudo, em todas as circunstâncias, em qualquer situação - aconteça o que acontecer - demos graças, oremos e estejamos sempre alegres.
Meu filho, minha filha, coragem! A alegria, o louvor, a adoração e a ação de graças são remédios para o coração. Não desanime, vá em frente, coragem!
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

SP proíbe lote de mortadela e milho verde após caso de botulismo

 

 

DE SÃO PAULO

Atualizado às 12h20.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo proibiu nesta quinta-feira a venda do lote 1E0712 da mortadela da marca Estrela e do lote 300437 do milho verde em conserva da marca Quero. A medida acontece após uma família ser diagnosticada com botulismo em Santa Fé do Sul (a 625 km de São Paulo).

A interdição dos lotes foi divulgada no "Diário Oficial" do Estado e proíbe a venda dos produtos pelo menos até a conclusão das análises das amostras dos produtos recolhidas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista.

O casal Benedito José dos Santos, 38, Elisete Garcia, 30, e os filhos Juliana Bruna, 12 e Cristiano, 9, deram entrada na Santa Casa da cidade na noite do último sábado (18) com diarreia e vômitos.

Após a notificação, uma megaoperação foi montada para levar medicamentos a eles, que só teriam mais seis horas de vida, segundo médicos.

O botulismo é causado por uma bactéria que normalmente está presente em alimentos mal conservados, principalmente nos enlatados, em conserva e embutidos. O último registro da doença no Estado de São Paulo foi em 2009.

Desde o ano de 1997, quando a doença passou a ser de notificação compulsória, o Estado registrou 22 casos, dos quais cinco mortes. Médicos ressaltam que, apesar da violência com que a bactéria atinge o organismo humano, uma vez curada, a doença raramente deixa sequelas.

A família diagnosticada com a doença permanece internada na Santa Casa Santa Fé do Sul. Segundo o hospital o casal e os dois filhos passam bem e devem ter alta nos próximos dias.

A Coniexpress S.A., fabricante dos produtos Quero, afirmou em nota que "estranha a interdição de seu produto". Ela diz que o produto estava entre outros recolhidos na casa da família, mas que desconhece o estado do produto, uma vez que ele foi enviado para analise no Adolfo Lutz.

A empresa disse que as "analises de qualidade que são feitas por ela são rigorosas" e destacou que para atender os consumidores disponibiliza o serviço de atendimento ao consumidor pelo número 0800-16-5858.

A marca Estrela também foi procurada pela reportagem, mas ainda não se pronunciou sobre a proibição de venda do lotes de seu produto.

Brecha em lei do município autoriza propaganda política em Piracicaba

 

Cidade não tem restrição de locais para colocação de cartazes e cavaletes. Em Campinas, Justiça proibiu propaganda política no Centro do município.

Do G1 Piracicaba e Região

 

Cavaletes se espalham em Piracicaba durante período eleitoral (Foto: Reprodução EPTV)Cavaletes se espalham em Piracicaba durante período eleitoral (Foto: Reprodução EPTV)

Enquanto os anúncios de campanha política foram retirados de alguns pontos da região central de Campinas (SP) por determinação da Justiça Eleitoral, em Piracicaba (SP) a situação é outra. Nem mesmo a Lei Municipal Cidade Limpa, que regulariza os anúncios de propaganda no município, é capaz de proibir que cavaletes e cartazes da campanha eleitoral tomem conta das ruas. Uma brecha na regulamentação permite que o material político seja espalhado na cidade.

A Lei Cidade Limpa entrou em vigor em maio de 2009 e prevê que empresas obedeçam padrões de tamanho e locais específicos para publicidades, sejam em fachadas e também anúncios, além das sonoras, que só são aprovadas depois de cadastro na Prefeitura de Piracicaba. O comércio que não cumprir é multado.

Mas, apesar dessa legislação no município, as eleições são um caso específico. Um item da lei municipal segue a regulamentação da Legislação Eleitoral Federal, que permite a candidatos e partidos o direito de colocar propaganda das eleições em espaços públicos.

O fato de os anúncios serem permitidos não exime o material de campanha de cumprir a legislação específica par as eleições, que consta na resolução 23.370 de 2012 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um dos casos citados na legislação é a proibição da propaganda fora do horário permitido, entre 8h e 22h. Veja aqui o que é permitido e o que é proibido nas eleições 2012.

Veja como denunciar
A Promotoria oferece os telefones 4003-0278 (capital e regiões metropolitanas) e 0800-8810-278 (demais cidades de São Paulo) para denúncias de propagandas eleitorais irregulares. Na página online do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) também é possível fazer as denúncias.

Rapaz preso por esfaquear padre de Piracicaba ameaçava matar a mãe

 

Com medo, faxineira de 65 anos dormia com a porta do quarto trancada. Luiz Fernando Gonçalves sofre com problemas psiquiátricos, diz família.

Thomaz Fernandes Do G1 Piracicaba e Região

 

 Luiz Fernando Gonçalves, de 24 anos, que esfaqueou o monsenhor Jamil Nassif abib (Foto: Reprodução) Luiz Fernando Gonçalves, de
24 anos (Foto: Reprodução)

O ataque com faca ao monsenhor Jamil Nassif Abib, de 72 anos, no último domingo (19), em Piracicaba (SP), não foi exatamente uma surpresa para a faxineira Maria dos Anjos Gonçalves, 65. A mãe do autor da tentativa de homicídio já recebe ameaças de morte do rapaz há dois anos e disse que desde 2010 ele sofre com problemas psicológicos. Até o dia do crime, a faxineira dormia com a porta do quarto trancada para se prevenir de um ataque do próprio filho.

Luiz Fernando Gonçalves, 24, invadiu a missa na Catedral de Santo Antônio e esfaqueou o padre. A guardas municipais, o rapaz disse que o crime era um "pedido de Deus". O monsenhor teve ferimentos no tórax e foi operado ainda no domingo. Ele deve ter alta até sexta (24). Gonçalves está preso no Centro de Detenção Provisória de Piracicaba.

Padre é esfaqueado na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba (Foto: Leandro Cardoso/G1)Guarda mostra faca usada para ferir monsenhor de Piracicaba durante missa (Foto: Leandro Cardoso/G1)

Maria relatou que Gonçalves apresenta problemas psicológicos há dois anos. "Ele trabalhava em um supermercado e de repente se demitiu, começou a ficar trancado em casa, a gritar comigo, dizer que ia me matar", afirmou. Ela disse que, em determinada ocasião, o rapaz chegou a quebrar todos os vidros da casa e sumir por uma semana. "Eu tinha medo que ele me fizesse alguma coisa e trancava a porta do meu quarto. Ele dizia que não aguentava o barulho dos meus passos, que não queria me ver na frente dele e que iria me matar", completou a mãe.

Padre é esfaqueado na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba (Foto: Leandro Cardoso/G1)Padre foi esfaqueado na Catedral de Santo Antônio na noite do último domingo (Foto: Leandro Cardoso/G1)

Problemas psiquiátricos
Com a ajuda de uma sobrinha, que é enfermeira, Maria chegou a levar Gonçalves a um pronto-socorro público e o caso foi diagnosticado como psiquiátrico. "O problema é que ele se recusava a ser atendido", relatou a mãe. Em casa, o rapaz passava horas tocando violão e lendo a Bíblia em cima do muro ou do telhado de casa.

Pedido de perdão
Maria ainda não tem certeza se vai visitar o filho na cadeia. Ainda abalada com o crime, ela contou que sempre foi católica e não vê razão para o que o filho fez. Ela disse que a única coisa que deseja é pedir perdão ao monsenhor Jamil. "Se eu encontrasse com ele a única coisa a fazer era cair de joelhos e pedir perdão. Eu não desejaria isso que aconteceu nem a um cachorro", completou.

Pequenas cidades da região de Sorocaba viram alvo de criminosos

 

.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Há algum tempo, a violência deixou de ser exclusividade das grandes cidades. Aproveitando a calmaria e o número reduzido de policiais, os criminosos têm voltado a atenção aos pequenos municípios. Na região de Sorocaba (SP), os casos são cada vez mais frequentes.

Na madrugada da última terça-feira (21), a única agência bancária de Tapiraí - cidade de pouco mais de sete mil habitantes - ficou parcialmente destruída e foi fechada temporariamente depois que ladrões explodiram os caixas automáticos para levar dinheiro.

A trabalhadora rural Ruth Domingues precisou ir até a rodoviária e pegar um ônibus até a cidade vizinha para ter acesso ao próprio dinheiro. "Ficamos sem banco. Temos que ir para Piedade", diz.

Para os moradores, o problema se deve à falta de policiamento no município. "Isso é gente de fora que faz. Só tem dois policiais na cidade, aí fica fácil para os bandidos", acredita o taxista Josué Meira. Esse foi o segundo roubo ao banco neste ano. Em março, os caixas automáticos também foram explodidos e a agência perdeu R$ 11,6 mil.

Apesar das ações, os números da Secretaria de Segurança Pública do Estado apontam Tapiraí como uma pacata cidade do interior. Entre janeiro e julho, a polícia registrou apenas um homicídio, uma tentativa de homicídio, um roubo de veículo e seis casos de tráfico de drogas.

Porém, é essa aparente tranquilidade que atrai a atenção dos criminosos. As cidades da região de Sorocaba registraram, entre janeiro e julho deste ano, sete furtos a caixas automáticos. Além dos casos de Tapiraí, foram outros dois em Votorantim, além de Mairinque, Salto de Pirapora e Araçariguama, de onde foi levada a maior quantia: R$ 178 mil. Também foram registradas tentativas de furtos às maquinas em Iperó e Salto. No mesmo período, Sorocaba - a cidade mais populosa da região - teve 11 casos.

Na terça-feira (21), a única agência bancária de Tapiraí (SP) ficou parcialmente depois que ladrões explodiram os caixas automáticos (Foto: Reprodução / TV Tem)Na terça-feira (21), a única agência bancária de Tapiraí (SP) ficou parcialmente depois que ladrões explodiram os caixas automáticos (Foto: Reprodução / TV Tem)