segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Cem mil pessoas são esperadas nos cemitérios de Sorocaba


Feriado tem programação de missas durante todo o dia


Arquivo/Agência BOM DIA Movimento deve ser intenso nos cemitérios de Sorocaba nesta terça Movimento deve ser intenso nos cemitérios de Sorocaba nesta terça 
 
Carla de CamposAgência BOM DIA
 Cerca de 100 mil pessoas são esperadas nesta terça-feira, Dia de Finados, nos quatro cemitérios de Sorocaba. Os cemtérios da Saudade, (Além Linha), Consolação (Árvore Grande), Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) funcionam das 7h às 19h.  O prazo para reformas e limpeza nos túmulos já se encerrou.
Para os visitantes, estará disponível um sistema informatizado e livros de registros para auxiliar na localização das sepulturas.

O  mais antigo cemitério é o  Saudade,  fundado em 1863, com área de 45 mil metros quadrados e aproximadamente 57 mil pessoas enterradas. Além do volume de sepulturas, o local é um dos mais  visitados por abrigar o túmulo de João de Camargo, o beato que é considerado santo e autor de curas e milagres.
Já o de Aparecida, que abriga 2.447 túmulos perpétuos e 900 de uso comum (usados em sepultamentos por períodos determinados) ocupa 12.447 metros quadrados, onde estão mais de 10 mil pessoas enterradas. O cemitério  Consolação existe desde 1938, com mais de 57 mil sepultamentos. Assim  como o Saudade, ali há dois túmulo que costumam atrair a visitação de devotos e curiosos: o da “Mariquinha Branca” e da “menina Claudenice”.
 Já o maior cemitério municipal, com mais de 215 mil metros quadrados, o  Santo Antônio, possui 675 sepulturas de concessão e 13.248 de uso comum. Ali ainda há  uma área livre de 8 mil metros quadrados  onde a prefeitura pretende construir 1.500 conjuntos, com três gavetas cada.
 
A cidade ainda conta com dois cemitérios particulares. O Memorial Park, no Jardim Guarujá, funciona nesta terça das   8h às 18h. Já o Pax, inaugurado em 1968, é aberto permanentemente para visitação e fica no bairro Árvore Grande.      Em Sorocaba, o Dia de Finados também é  a ocasião para lembrar a partida do melhor amigo animal, no Cemitério  Caminho do Céu, onde estão sepultados cães e gatos. Localizado no  bairro Iporanga, vai  funcionar das 8h às 16h.
 
Todos os seis cemitérios têm programação de missas e atos ecumênicos ao longo do dia.

De CNBB para Dilma!



"Ao final do segundo turno das eleições, ocorrido neste domingo, 31 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB saúda todos os eleitos - deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República -, augurando-lhes sucesso na tarefa de representar e defender o povo que os escolheu para esta missão. 

A CNBB cumprimenta de maneira especial a Sra. Dilma Rousseff, eleita presidente da República, a quem caberá dirigir os destinos da nação brasileira nos próximos quatro anos.

Dela e dos demais eleitos se espera fidelidade no cumprimento das promessas apresentadas durante a campanha eleitoral. Passadas as eleições, o compromisso de todos é unir os esforços na construção de um Brasil com paz, justiça social e vida plena para todos. Pesa sobre os ombros de cada um dos eleitos a responsabilidade de corresponder plenamente às expectativas e à confiança, não só de seus eleitores, mas de toda a Nação brasileira. 

"Saudamos o povo brasileiro, que protagonizou o espetáculo da cidadania e da democracia ao participar ativamente das eleições em seus dois turnos. Cabe, agora, a todos nós, brasileiros e brasileiras, a irrenunciável tarefa de acompanhar os eleitos no exercício de seu mandato, a fim de que não se percam nos caminhos do poder de que foram revestidos. 

"Que Deus, de quem provém toda autoridade, acompanhe cada um dos eleitos com sua graça e sua bênção. O Divino Espírito Santo os ilumine e lhes conceda sabedoria a fim de que tomem sempre as decisões mais acertadas para o bem de nosso povo. 

Imploramos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para os que foram eleitos e para todo o povo brasileiro. 

Brasília, 31 de outubro de 2010 


Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana 
 Presidente da CNBB 

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-presidente da CNBB 

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB" 

III Semana pela Paz e Não Violência - encerramento

Após fazer a reza do rosário mariano no centro da cidade no dia 25, na terça-feira ter levado a mensagem de Francisco a Câmara dos Vereadores, na quarta-feira promovido gestos de Paz na escola Coronel Esmédio e na Creche Ceim Violeta e a noite ter feito uma celebração especial na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na sexta-feira um Sarau Franciscano na Casa da Cultura, a programação da Semana pela Paz e Não Violência encerrou com a Santa Missa na paróquia Nossa Senhora Aparecida este sábado dia 30 de outubro.

A Fraternidade se reuniu para que, na Missa das 19h na Matriz de Nossa Senhora Aparecida em Ação de Graças agradecer a Deus e ao Pai Francisco por todas as atividades darem certo. Pe Washington concedeu espaço e liberdade para a participação dos franciscanos, que levaram o ofertório e fizeram a leitura do episódio de São Francisco de Assis e logo de Gúbio.

   DSCF6526

 

Entrada

DSCF6527 DSCF6528 DSCF6529 DSCF6530

 

DSCF6531

 

Glória

DSCF6532 DSCF6533 DSCF6534 DSCF6535

 

Entrada da Bíblia

DSCF6536 DSCF6537 DSCF6538 DSCF6539 DSCF6540 DSCF6541 DSCF6542 DSCF6543 DSCF6544 DSCF6545 DSCF6546 DSCF6547 

 

Liturgia da Palavra

 DSCF6550 DSCF6553 DSCF6555 DSCF6557 DSCF6558 DSCF6560 DSCF6561 DSCF6562 DSCF6564

 

Ofertório

 DSCF6566 DSCF6567 DSCF6568 DSCF6569 DSCF6570

 

Oração Eucarística

DSCF6573

 DSCF6575 DSCF6576 DSCF6579 DSCF6580

 

 

Comunhão

DSCF6586

 

 DSCF6588

DSCF6589

DSCF6591

 

DSCF6595

Capivari: executivo apresenta projeto que retira vale transporte intermunicipal de servidores


Imprimir E-mail
30 de outubro de 2010
O vereador Nelson Soares pediu vista da proposta para que os parlamentares pudessem tirar suas dúvidas
O legislativo aprovou o pedido de vista do projeto que retira a disponibilização de vale transportes a servidores que residem em outro município. O projeto apresentado pelo executivo gerou polêmica, sendo que alguns vereadores questionaram a proposta.


O pedido de vista foi feita pelo vereador, Nelson Soares, pelos parlamentares estarem com dúvidas em algumas partes do projeto. Arnaldo Nacarato, e Edson Bombonati [Tambuzinho] não aprovaram a vista por serem contrários a proposta do executivo.


O vereador Valdir Antonio Vitorino apesar de votar a favor do pedido de vista falou que também é contra o projeto e Jorge José Elias disse que buscará informações.


O único favorável ao projeto foi Mateus Scarso, com o argumento de que essa ação valorizará profissionais que residem em Capivari. Além disso, a Prefeitura poderia utilizar o dinheiro destinado ao vale transporte intermunicipal, em outros setores, como o da saúde na compra de mais medicamentos e exames médicos. “Com essa ação prioriza as pessoas que residem em Capivari. Até nos próximos concursos públicos, a participação de pessoas que moram em outro município será menor”, comentou Mateus..


Já para Arnaldo a medida pode afetar os órgãos públicos, principalmente o setor de Educação, que mais tem profissionais de outras cidades.


Atualmente, o funcionário público que reside fora de Capivari e trabalha há mais de quatro anos tem o direito de receber o vale transporte. Se caso o projeto seja aprovado, o auxílio será cortado no dia 01 de janeiro de 2011.


O projeto deve ser votado na Sessão Ordinária dessa semana, que será realizada na quarta-feira, dia 03 de novembro.



Resposta



Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura que nos enviou a seguinte nota do Secretário da Administração, João Gonçalves:


“Atualmente a Prefeitura Municipal de Capivari dispende de mais de meio milhão de reais anuais para pagamento de transporte de servidores que residem fora do município. Isso significa que a Prefeitura paga 100% do custo do transporte; ou seja, um servidor que resida, por exemplo, em São Paulo, recebe em passe transporte, além do seu justo salário, o valor correspondente da passagem diária de ida e volta a São Paulo.


Cerca de 170 servidores residentes nos municípios de São Paulo, Indaiatuba, Mogi das Cruzes, Rafard, Mombuca, Monte Mor, Tietê, Piracicaba, Cerquilho, Sta. Bárbara d’Oeste, Campinas, Elias Fausto são contemplados com esse benefício.


Pesquisando diversos municípios vizinhos constatamos que a sua grande maioria não concede esse benefício e alguns poucos subsidiam somente parte dos gastos de transportes com servidores residentes fora de seu município, descontando percentuais em folha de pagamento. Os municípios pesquisados, dois quais conseguimos a informação, foram: Elias Fausto, Monte Mor, Indaiatuba, Tietê, Cerquilho, Porto Feliz, Rafard, Americana, Mombuca, Sta.Barbára D´Oeste, Rio das Pedras, Itu, Salto e Sumaré, sendo que 57% deles não concedem o auxilio e 43% subsidiam parcialmente.


Somos um município escasso de recursos e com grandes desafios pela frente, que demandam recursos financeiros que não dispomos. Com a economia que obteremos, cessando o pagamento de transporte a servidores residentes fora do município poderemos disponibilizar à população residente em Capivari, que são contribuintes de IPTU,  melhores serviços e de melhor qualidade, além de incentivar, nos concursos públicos, a mão de obra na cidade. Ora, se os municípios pesquisados incentivam a mão de obra da própria cidade, entendemos que seria interessante que Capivari também agisse de tal maneira.


Permanecendo o pagamento do benefício estamos cada vez mais incentivando a participação em concursos públicos realizados pela Administração de profissionais residentes fora do município em detrimento de nossa mão de obra, onerando cada vez mais os cofres municipais.


Criticar a falta de empregos pode até ser mais fácil do que trabalhar pela valorização das pessoas que moram em Capivari, que pagam seus impostos em Capivari, que gastam seu dinheiro na cidade e movimentam o comércio de nosso município. Mas nós queremos mudar a realidade de Capivari. Todos os municípios que pesquisamos valorizam a sua cidade. Por que nossas atitudes seriam diferentes?”, finalizou.