sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Estudantes têm até dia 15 de fevereiro para pleitear abatimento no transporte intermunicipal

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes prorrogou até 15 de fevereiro o prazo para que os estudantes de nível superior, médio, profissionalizante e técnico que estudam em outras cidades possam renovar o benefício concedido pela Prefeitura para abatimento no valor do transporte.

De acordo com a secretaria, a Prefeitura custeia 20% do valor para vans e 35% para ônibus. A renovação é feita a cada seis meses.

O estudante deve levar os seguintes documentos para efetuar um novo cadastro: cópia do comprovante de matrícula ou pagamento da mensalidade, cópia do comprovante de residência, cópia do contrato com a empresa de ônibus/van e cópia do RG e CPF.

Já os documentos que deverão ser apresentados pelo estudante que efetuar a renovação são: cópia da rematrícula ou pagamento da mensalidade, frequência do semestre anterior e a cópia do contrato com a empresa de ônibus/van ou a carteirinha renovada.

A Secretaria fica na rua Cônego Belotti, 188, centro. O horário de funcionamento é das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3262-4901.

1ª Sessão Extraordinária de 2013

 

Na pauta três Projetos de Lei, dois Projetos de Lei Complementar e duas Propostas de Emenda à Lei Orgânica foram aprovadas por unanimidade de votos.

Os onze vereadores da legislatura 2013/2016, se reuniram no Prédio da Câmara Municipal de Porto Feliz, na última quarta-feira, 23 de janeiro de 2013, para a Primeira Sessão Extraordinária de 2013. Na pauta três Projetos de Lei, dois Projetos de Lei Complementar e duas Propostas de Emenda à Lei Orgânica foram aprovadas por unanimidade de votos.

Os sete Projetos aprovados em 1ª discussão:

Projeto de Lei nº 01/2013: Fica revogada a Lei nº 4.728, de 27 de julho de 2009, que instituiu como logomarca oficial da Prefeitura do Município de Porto Feliz a imagem do batelão e a frase "nossa gente faz história".

Projeto de Lei 02/2013: Fica o Executivo Municipal autorizado a conceder à Associação Monte Carmelo de Porto Feliz, subvenção única no valor de R$ 168.015,12 (cento e sessenta e oito mil quinze reais e doze centavos), proveniente do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, destinada às despesas gerais da entidade.

Projeto de Lei nº 03/2013: Proíbe a circulação de bebidas acondicionadas em garrafas de vidro, a venda de uso de spray de espuma ou similares durante o carnaval.

Projeto de Lei Complementar nº 2/2013: Dispõe sobre alteração do artigo 171 da Lei Complementar nº 135, de 04 de abril de 2012. A presente solicitação prende-se ao fato de que a Lei nº 3.674, de 18 de dezembro de 1998 prevê o não pagamento do premio de assiduidade ao funcionário que ainda não obteve a efetividade, tendo passado pelo estagio probatório, o que conflita com a lei complementar ora alterada.

Projeto de Lei Complementar nº 1/2013: Dispõe sobre alterações da Lei Complementar nº 127, de 28 de agosto de 2011.

Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Porto Feliz nº 18/2013: Dá nova redação ao artigo 81 e seu § 1°, ambos da Lei Orgânica do município de Porto Feliz.

Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Porto Feliz nº 19/2013: Altera o artigo 53 da Lei Orgânica do Município de Porto Feliz, transformando o seu parágrafo único em § 1º, com nova redação e acrescentando o § 2°.

Imagem

2ª Sessão Extraordinária 2013

Foi pedido pelo vereador Antonio Queiroz da Rocha (PSDB) a quebra do interstício, a plenária aprovou por unanimidade. O presidente Claudio dos Santos (PSD) encerrou a primeira Sessão e abriu a Segundo Sessão Extraordinária de 2013. O Projeto de Lei Complementar nº 1/2013, e as Emendas 18 e 19 de 2013 foram aprovados por unanimidade em segunda discussão.

Imagem

Projeto de Lei Complementar nº 1/2013: Dispõe sobre alterações da Lei Complementar nº 127, de 28 de agosto de 2011.
A matéria é faz-se necessária para criar cargos no Quadro do Magistério, uma vez que devido à implantação da nova jornada de trabalho, instituído pela Lei Complementar nº 141, de 28/11/2012, o número de horas trabalhadas pelos docentes, junto aos alunos passou para 2/3.
Exemplificando, podemos citar que um professor com carga horária inicial de 24 horas semanais, trabalhava, até o Ano Letivo de 2012, 20 horas-aulas semanais com alunos. A partir de 2013 o mesmo professor passará a trabalhar 16 horas-aulas semanais com alunos.

Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Porto Feliz nº 18/2013: Dá nova redação ao artigo 81 e seu § 1°, ambos da Lei Orgânica do município de Porto Feliz. A matéria por finalidade de atender ao interesse público na medida em que elimina a obrigatoriedade da publicação das leis e demais atos oficiais exclusivamente na imprensa oficial do Município.

Imagem

O vereador Roberto Brandão Rodrigues (PT) foi o primeiro a usar a palavra: "Os Secretários do governo atual explicaram que irão fazer um estudo do impacto financeiro das publicações. Eu sou favorável ao Jornal Oficial do Município, por ser gratuito, quando presidente desta casa, usamos o diário e não gastamos com as publicações. Vamos aprovar a Emenda e esperar os valores para compararmos", argumentou Robertinho.

José Antonio Queiroz da Rocha (PSDB) comentou a Emenda: "Todos os atos oficiais da cidade eram vinculadas no jornal local vencedor da licitação. A Lei do Jornal Oficial foi aprovada quando o Prefeito ainda era o Doutor Léo, no início dos anos 2000, mas foi implantado pelo último governo no final do seu mandato. Tenho certeza que o prefeito Levi vai optar pelo preço mais justo", destacou Coquinho.

Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Porto Feliz nº 19/2013: Altera o artigo 53 da Lei Orgânica do Município de Porto Feliz, transformando o seu parágrafo único em § 1º, com nova redação e acrescentando o § 2°. A matéria tema a finalidade de estabelecer na Lei Orgânica do Município a possibilidade de o Vice-Prefeito ocupar uma Secretaria Municipal, conforme hipótese já contemplada, apenas para o Vereador.
A designação do Vice-Prefeito para ocupar uma das Secretarias do Governo é medida que representa economia para os cofres públicos, vez que haverá necessária opção pela remuneração ou pelo subsídio.

Roberto Brandão Rodrigues (PT) apoiou o projeto: "Fico contente que esta Emenda tenha voltado a Casa de Leis. Creio que o Vice-Prefeito, tem o direito de trabalhar como Secretario. Já tentamos aprovar esse Projeto no passado, mas por alguns erros no processo não foi possível. Parabéns ao Procurador Municipal, Cléber Bazzo, por corrigir erros do passado", encerrou Robertinho.

Casa da Cultura abre inscrições para curso de pintura

 

A Casa da Cultura de Porto Feliz está com inscrições abertas para o Curso de Pintura em Tela, com o artista plástico Juliano Dalsóglio.

O curso acontece todas as terças-feiras das 9h às 11h, na Casa da Cultura “Narcisa Stettner Pires”, à Rua Tristão Pires, 123, Centro. O curso é gratuito e o número de vagas limitado.

1° dia do tríduo em Louvor a São Benedito.

 

046 - Cópia051 - Cópia052 - Cópia059 - Cópia062 - Cópia065 - Cópia091130131

Teve início nesta quinta- feira 24/01/2013 as festividades em louvor a São Benedito. Este ano com o tema central: São Benedito discípulo missionário de Jesus, ano em que a irmandade de São Benedito completa oficialmente 115 anos. Nesse primeiro dia o tema da noite foi: São Benedito abençoa os cozinheiros. Uma linda liturgia foi preparada, com a presença do paróco da comunidade Padre Toninho que celebrou a Santa Missa nesse primeiro dia de festividades. A animação ficou por conta do coral FAMA( Filhos Amados de Maria).

Homilia: Ser humilde como São Benedito.

Em sua homilia, padre Toninho falou muito do exemplo de São Benedito, que em toda sua vida foi um homem simples, humilde, que sempre serviu a Deus, e parava para escuta-lo. Citou uma passagem importante da vida de São Benedito, em que ele também era conhecido como o santo protetor dos cozinheiros, e que num certo dia pediram para ele preparar um grande almoço, porque um Frei iria visitar o lugar em que ele morava com outras pessoas, e nesse fato se conta, que quase perto da hora do almoço, não havia nada pronto ainda, e encontram São Benedito rezando, e ele pediu calma para todos, porque na hora certa o almoço estaria pronto. Ao encerrar sua homilia, padre Toninho pediu para que todos nós  fossemos um pouco como São Benedito foi, ouvir mais a Deus, ouvir mais o que ele tem a nos falar. Se fizermos isso seremos muito mais felizes.

Novos membros na irmandade

123124122

Em uma parte da missa, Padre Toninho abençoou os novos membros que agora fazem parte da Irmandade de São Benedito. Foi um momento muito lindo que foi realizada antes da benção final.

Parte Festiva

136137140

Após a Santa Missa no barracão de festas da própria comunidade, houve um jantar em pról as festividades. No cardápio macarronada com frango. Antes do jantar começar a ser servido, Padre Tonhinho deu uma benção especial, agradencendo pelo alimento que Deus nos proporcionou. Muitos participaram com alegria deste jantar.

 

Mais fotos no facebook: Pascom Porto Feliz

Fotos e texto: Elias Martins/ Pastoral da comunicação.