quinta-feira, 21 de julho de 2011

Jovens e redes sociais em debate no Muticom .


A professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Adriana Braga, foi uma das conferencistas do painel “Jovens, novas comunidades e redes sociais”, na manhã desta quinta-feira, 21, durante o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom).
A professora destacou as mudanças causadas pela internet nas relações sociais. “A Internet ampliou largamente a participação do público. Ela envelheceu as funções do telefone, do fax, da secretária eletrônica, do pincel, do papel”, pontuou. Segundo Adriana, as novas mídias reinventaram a carta no formato do e-mail e revitalizaram o próprio telefone com o celular, que não precisa de fio.
Adriana alertou, no entanto para o uso da internet. “Além de usar as ferramentas da internet é preciso saber como a internet muda as relações”, disse.
De acordo com a professora, a internet resgatou a palavra comunidade com as “comunidades virtuais”. Ela ressaltou, ainda, as características que marcam as relações nas redes sociais a partir do conceito de sociabilidade.
Uma das questões levantadas por Adriana foi em relação à acolhida na rede. Para ela a senha de entrada na internet é o elogio. “Na vida cotidiana a pessoa se utiliza de roupas e corte de cabelo, por exemplo, para dizer que está ali. Na internet é diferente”, comentou. “O elogio passa a ser a senha principal no processo de reconhecimento do pertencimento. Ela abre as portas digitais para quem chega. Nas redes sociais a mediação por excelência é ser amigo”.
A professora acentuou que, nesta relação virtual também existe o conflito porque há conteúdos que provocam ruptura no padrão ameno de sociabilidade.
Outro painelista que agradou muito ao público no Ginásio da PUC foi o consultor de educação, Ricardo Chagas. Interagindo com os participantes, ele apresentou o projeto “Caixa de Ferramenta”, que objetiva discutir com os jovens o adequado uso das novas mídias. Ele alertou para a pirataria que fomenta a divulgação de filmes pornográfica entre os jovens.




Fonte: CNBB

Arcebispo de Campinas recebe alta e segue tratamento médico em casa .


Após duas internações, o arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini, recebeu alta na tarde desta terça-feira, 19. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Hospital Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, o arcebispo apresentava um quadro de encefalopatia. Trata-se de uma complicação da diabetes que provoca o mau funcionamento do fígado mantendo toxinas no organismo.
Dom Bruno havia sido internado, pela primeira vez, no dia 22 de junho, no mesmo hospital. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa da arquidiocese, o arcebispo “manifestou indisposição”, na manhã do dia 20 daquele mês. Teve alta em 23 de junho e permaneceu em casa, em repouso e em tratamento médico indicado.
A nova internação, porém, já estava programada para que dom Bruno passasse por novas avaliações e acompanhamento clínico, informou a Assessoria de Imprensa do Hospital.
Dom Bruno está em sua residência dando sequência ao tratamento médico indicado. As visitas continuam proibidas.
“Agradecemos as mensagens e orações de todos e pedimos que continuemos suplicando a Deus pelo pleno restabelecimento de nosso querido arcebispo”, agradeceu, em nota, da Assessoria de Imprensa da arquidiocese de Campinas.




Fonte: CNBB

4° Louvor na Roça do G.O. Mensageiros da Paz

Estação da Artes está com oficina de circo-teatro

DSCF5518a

Ministrado pelo ator Dionísio Pereira Martins, que interpreta o palhaço Casquinha, está em curso a oficina de Circo Teatro.

Os objetivos da Oficina, é ensinar aos candidatos as principais técnicas para dar vida à um palhaço e arrancar a risada de todos. As oficinas acontecem todas as quartas-feiras na Estação da Artes, graças à parceria da Diretoria de Cultura Municipal e Companhia de Circo Teatro Casquinha, sendo 5 semanas de oficina.

DSCF5950 DSCF5934

Na primeira noite, Dionísio contou um pouco de sua trajetória pessoal, suas lutas, a tradição familiar, os diversos tipos de palhaços, circos, além da evolução do Palhaço Casquinha. A oficina está sendo acompanhada pelo diretor Claudemir Causim, que já foi palhaço e animava festas juntamente com o atual vereador Urias de Oliveira, que nesta quarta-feira dia 20 de julho, esteve presente, partilhou de sua história, falou da necessidade de um grupo de palhaços pra se apresentar na cidade.

DSCF5497

A turma está completa, são 4 grupos formados com humor adulto e infantil. Como conclusão de curso, serão apresentadas pequenas esquetes em um evento a organizar e divulgar para a comunidade prestigiar.

 

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

BOITUVA: Comunidade Nossa Senhora de Lurdes pede Ajuda!

 

 

Luzia sou coordenadora da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes no Bairro Retiro de Boituva, está pedindo gentilmente para quem quiser e puder ajudar com doações para finalizarmos a capela, está se iniciando a parte dos reboques, e depois será colocado portas e janelas.
Quem tiver interesse em ajudar por favor entrar em contato com a Diva na secretaria da paróquia São Roque ou comigo neste e-mail luzia_soares78@hotmail ou cel. (15)97790308.
Desde já agradeço a todos da rádio e a todos que vierem a nos ajudar
Que Nossa Senhora derrame muitas bençõas sobre todos!!!!

 

Fonte: Pascom Boituva

Missa em Ação de Graças ao Aniversário do Diácono Rôney

Rôney e N. Sra
Nesta quarta-feira 20 de julho de 2011, na comunidade Nossa Senhora das Graças, aconteceu a Santa Missa em Ação de Graças pelo dom da vida do Diácono Rôney.
Comemorou mais um ano de vida com seus pais, esposa, filhos, familiares, toda comunidade, ministros, coroinhas, agentes de pastorais e movimentos, representantes de todas paróquias vieram homenageá-lo. O Seminarista Willian também participou da Santa Missa e Frei Eugênio Milani que presidiu a celebração.
Em sua homilia, Frei Eugênio, fez uma reflexão sobre a boa semente, falou sobre o dom da vida e a bênção que é o Diác. Rôney.
No final houve uma pequena homenagem ao Diácono, com entrega de presentes que agradeceu com belas palavras. E teve bolo para toda a assembleia após a missa.
Parabéns Diácono Rôney em nome da PASCOM e que Deus o abençoe!

DSC03140 DSC03141 DSC03142 DSC03143 DSC03177 DSC03145 DSC03149DSC03147 DSC03148  DSC03152 DSC03153 DSC03154 DSC03156 DSC03159 DSC03162 DSC03164 DSC03165 DSC03166 DSC03169 DSC03172 DSC03173 DSC03175 DSC03178 DSC03179 DSC03180 DSC03182 DSC03183 DSC03184 DSC03185 DSC03186 DSC03187 DSC03188 DSC03189 DSC03190 DSC03191 DSC03192 DSC03194 DSC03195 DSC03197 DSC03198
Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação