quinta-feira, 7 de abril de 2011

Lindhberg e Bruno Smith: de Porto Feliz para Porto Alegre



Após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a diretoria do Desportivo Brasil acertou a ida dos meias Lindhberg e Bruno Smith para o Grêmio. Formados nas categorias de base do rubro celeste, os atletas deixaram Porto Feliz e se transferiram para Porto Alegre.
Nesta quarta-feira, dia 6 de abril, Lindhberg marcou um dos gols do Grêmio no empate, em 2 x 2, do Tricolor Gaúcho com o Aimoré pelo campeonato Estadual. Com rápida passagem pelo Twente, da Holanda, Bruno Smith entrou no decorrer da partida e ajudou o Grêmio a manter a invencibilidade na competição.
Em quatro rodadas do Campeonato Gaúcho Sub-20, o Grêmio venceu três e empatou apenas um. Com o resultado de ontem, o Imortal Tricolor manteve a liderança do Grupo 3, agora com 10 pontos




Fonte: Desportivo Brasil

Santa Sé doará ao Japão ofertas da Quinta-feira Santa




O Bispo de Sendai, a diocese mais atingidas pelo terremoto e tsunami de 11 de março, Dom Martin Tetsuo Hiraga, agradeceu o Papa Bento XVI e a Santa Sé que anunciou que vai doar à população japonesa as ofertas que serão recolhidas por ocasião da celebração da Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa.
A iniciativa é Pontifício Conselho “Cor Unum”, que já recolheu 150 mil dólares enviado ao Japão e que serão usados para as pessoas em dificuldade, para reparação de igrejas e reconstrução de casas. “Aceitaremos com alegria este grande presente”, disse Dom Hiraga.
Cresce também a solidariedade das igrejas de outros países que entraram em contato diretamente com a Caritas do Japão. “O Senhor não nos abandona nessa dificuldade e neste terrível sofrimento. Essas doações vão ajudar a nos levantarmos; precisamos de gestos concretos de estímulo”, disse o prelado.
Em Sendai, o centro de solidariedade da Caritas local atua com cerca de 80 voluntários dispersos em todo o território, que estão ao lado de pessoas idosas que tiveram suas casas destruídas pelo tsunami.

 
 
 
Fonte: Canção Nova

Adoração ao Santíssimo Sacramento - matriz São João Batista






Aconteceu hoje, dia 07/04/2011, na Matriz São João Batista, a Adoração ao Santíssimo Sacramento na 1ª quinta-feira do mês. Presidida pelo ministro Dimas e com aproximadamente 15 pessoas, participantes do Apostolado da Oração e leigos da comunidade.

Fotos e texto: Maurício/Pastoral da Comunicação

Reunião de Liturgia - Paróquia São João Batista








No dia 06/04/2011 aconteceu a Reunião de Liturgia da Paróquia São João Batista para programar a Semana Santa. Estavam presentes membros de cada comunidade da paróquia.

Essa é a programação da Semana Santa:




17/04/2011 - Domingo de Ramos
Missa Paroquial com procissão e benção de Ramos.
Local: Matriz São João Batista - 9:30h.



21/04/2011 - Quinta-feira Santa
Celebração da Ceia do Senhor.
Local:Matriz São João Batista - 19:30h.



22/04/2011 - Sexta-feira Santa
Adoração ao Santíssimo Sacramento a partir das 9:00h na Matriz São João Batista.

Celebração da Paixão do Senhor em todas as comunidades - 15:00h.

Procissão do Nosso Senhor da Matriz São João Batista
até a Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens 19h




23/04/2011 - Sábado Santo
Vigilia Pascal
local: Comunidade Santa Cruz - 19:30h



24/04/2011 - Domingo de Páscoa
Missas:
Comunidade Nossa Senhora da Ponte - 8:00h;
Comunidade Sçao Francisco de Assis - 9:30h;
Matriz São João Batista - 19:00h;



Confissões para a Semana Santa:

15/04/2011 - Sexta-feira;
Comunidade São Francisco de Assis - 19:00h às 21:00h.

18/04/2011 - Segunda-feira;
Comunidade Santa Cruz - 19:00h às 21:00h.

19/04/2011 - Terça-feira;
Comunidade Nossa Senhora da Ponte - 19:00h às 21:00h.

20/04/2011 - Quarta-feira;
Comunidade Nossa Senhora das Graças - 17:00h às 19:00.
Matriz São João Batista - 8:30h às 11:00h.


Fotos e texto: Maurício/Pastoral da Comunicação

Divulgado o programa de beatificação do papa João Paulo II




Foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé o programa de três dias da beatificação do papa João Paulo II, que será realizado no dia 1º de maio. O vigário do papa para a diocese de Roma, cardeal Agostino Vallini, detalhou o programa dos três dias de celebração que tem início no dia 30 de abril com uma Vigília de Oração no Circo Massimo.
A celebração foi dividida em duas partes, sendo que a primeira é dedicada à recordação das palavras e dos gestos de João Paulo II. Em seguida haverá uma procissão solene que entronizará a imagem de Maria acompanhada por representantes de todas as paróquias e capelanias diocesanas.De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa, durante o ato alguns colaboradores de Karol Wojtyla, como o cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi seu secretário particular, e Joaquín Navarro-Valls, ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, farão um breve discurso. Também participará a irmã Marie Simon-Pierre, cuja milagrosa cura abriu o caminho para a beatificação. Ao final desta primeira parte se cantará o hino "Totus tuus", composto para o 50º aniversário da ordenação sacerdotal de João Paulo II.
A segunda parte do evento se centralizará na celebração dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário introduzidos por João Paulo II. Depois do canto “Abram as portas a Cristo”, do novo bem-aventurado, o cardeal Vigário Agostino Vallini fará uma síntese da personalidade espiritual e pastoral do papa. Após esta intervenção, os participantes em conexão direta via satélite com cinco santuários marianos em todo o mundo, rezarão o terço.


Cada um dos Mistérios estará ligado a uma intenção de João Paulo II meditados nas vigílias simultâneas que serão celebradas em vários santuários ao redor do mundo.
No santuário de Lagniewniki, em Cracóvia (Polônia), a intenção será a juventude; no santuário Kawekamo-Bugando (Tanzânia), a família; no santuário de Nossa Senhora do Líbano - Harissa (Líbano), a evangelização; na basílica de Santa Maria de Guadalupe, Cidade do México, a esperança e a paz das nações e no Santuário de Fátima, a Igreja.

Na conclusão, Bento XVI, em conexão via satélite do Vaticano, rezará a oração final e concederá a bênção apostólica a todos os participantes.

No dia 1º de maio, domingo da Divina Misericórdia, o Papa Bento XVI presidirá a Santa Missa de Beatificação de João Paulo II, que será precedida por uma hora de preparação na qual se rezará o Terço da Divina Misericórdia, devoção introduzida por Santa Faustina Kowalska, e muito apreciada pelo então papa João Paulo II e terminará com uma invocação à misericórdia no mundo, com o canto “Jezu ufamTobie”, que quer dizer “Jesus confio em vós”. A missa será na Praça São Pedro às 10h (horário de Roma).
Seguirá a Santa Missa com os textos do domingo da Oitava de Páscoa. Depois da fórmula de beatificação, quando for descoberta a imagem do saudoso pontífice, será cantado em latim o Hino do Bem-aventurado.

Na segunda-feira, 2 de maio, o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, presidirá às 10h a Missa de Ação de Graças pela Beatificação na Praça São Pedro.
Esta Eucaristia será a primeira celebrada em honra do novo bem-aventurado. Os textos serão os da Missa do Beato João Paulo II. A celebração será animada pelo Coro da diocese de Roma, com a participação do Coro de Varsóvia e da Orquestra Sinfônica de Wadowice (Polônia).

O Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sede, explicou que na sexta-feira, 29 de abril, pela tarde, se transladará o caixão do beato Papa Inocêncio XI - que se encontra na Capela São Sebastião da basílica vaticano -, ao altar da Transfiguração, para deixar seu lugar ao corpo de João Paulo II.
Na mesma manhã, o caixão do Pontífice - que não será aberto - será transladado para diante do túmulo de São Pedro, nas grutas vaticanas. Na manhã do 1º de maio, será levado diante do altar da Confissão da basílica.
Terminada a cerimônia de beatificação, o papa Bento XVI e os cardeais concelebrantes se dirigirão ao altar da Confissão da basílica e rezarão uns instantes diante do corpo do novo bem-aventurado. Na parte da tarde do mesmo dia, as pessoas que o desejarem poderão venerar os restos de João Paulo II.




Fonte:CNBB

Atentado a escola feriu a todos os cariocas, diz arcebispo do Rio



O arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, divulgou uma nota lamentando o atentado à Escola Municipal Tasso Fragoso da Silveira, na capital fluminense. Segundo o arcebispo, o atentado “feriu não só aqueles que foram atingidos, mas também a todos os cariocas”.
O atentando ocorreu na manhã desta quinta-feira quando Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, invadiu a escola e disparou vários tiros. Já foram confirmados 11 mortos (9 meninas e 1 menino), mais o atirador, e 17 feridos com gravidade. Segundo a polícia, Wellington era ex-aluno da escola, que fica no Realengo.


Veja a íntegra da nota de dom Orani

NOTA DO ARCEBISPO DO RIO SOBRE O ATENTADO NA ESCOLA TASSO FRAGOSO DA SILVEIRA
O atentado a tiros contra alunos, alunas, funcionários e outras pessoas, agora pela manhã, na Escola Municipal Tasso Fragoso da Silveira, em Realengo, zona oeste de nossa cidade, que resultou também em mortos e com a consequente morte do atirador, feriu não só aqueles que foram atingidos, mas também a todos os cariocas.
Como Pastor desta Arquidiocese, lamento profundamente o acontecido, rezo e uno-me à dor de todos que foram vitimados, pais, familiares e amigos. Peço ao Senhor Jesus, neste tempo de Quaresma, que a todos conforte e envio também uma bênção especial, pedindo a Deus que tal fato não volte a acontecer em nossa cidade.



Rio de Janeiro, 7 de abril de 2011
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro



Fonte: CNBB