segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Porto feliz no Programa Eco-Lógica TV Sorocaba SBT

312858_232627003471207_100001717260273_591489_763167409_nSAM_0941 SAM_0955 

A E.M.E.F. Vilma Fernandes Antônio chamou atenção do Programa Eco-Lógica TV Sorocaba SBT sobre as ações  ambientais sustentáveis realizados na escola .Este ano a escola arrecadou mais de 3000 CDs na construção de uma arvore de natal sustentável de 8 metros de altura e 100 pneus velhos na horta medicinal sustentável, foram plantadas cerca de 50 arvores até o momento na escola a intenção é chegar a 100 mudas .

      As ações da escola  esta ligado ao projeto Educação para a PAZ realizado há cinco anos nesta unidade escolar o tema SER SUSTENTÁVEL TAMBÉM É SER SOLIDÁRIO, o objetivo principal do projeto é através de ações solidárias   mudança de comportamento e paisagem na comunidade escolar resgatando valores humanos hoje em dia esquecido pela maioria. 

       A E.M.E.F. Vilma Fernandes Antônio já ganhou medalha ecológica /2011 , selo escola Solidária/2011, monção honrosa na Câmara dos Vereadores de Porto Feliz re divulgação em vários sites da região.Vale lembrar que a escola  foi semi finalista na semana  nacional da leitura 2009/2010 e é a primeira em IDEB do município em 2009.

      O programa realizou filmagem na EMEF Vilma Fernandes Antônio e praça Matriz de Porto Feliz  ambas com decoração sustentáveis a reportagem vai passar neste sábado dia 24/12, véspera de natal.

     Sobre programa e apresentadora Sheila Ferreira : O eco-Lógica é um programa que fala sobre sustentabilidade de uma maneira simples e divertida. A ideia é mostrar que pequenas atitudes, se feitas sobre com base na sustentabilidade podem ajudar o planeta e que todo mundo pode fazer sua parte.
Eco-Lógica todos os sábados ás 10 da manhã na TV Sorocaba SBT com a simpatia da apresentadora Sheila Ferreira.

Pastoral da Acolhida tem sua noite de formação

DSCF2781DSCF2789DSCF2798 DSCF2799   DSCF2793 DSCF2795

Preocupados em sempre estar aprendendo e melhorando o apoio oferecido a comunidade, a Pastoral da Acolhida da Paróquia Mãe dos Homens, realizou neste sábado dia 17 de dezembro formação com o padre Washington P. Ribeiro.

Com o tema "Espiritualidade no agente de Pastoral", o sacerdote falou da necessidade de ser exemplo, não só no momento de acolher as pessoas na porta da igreja, é ir além de entregar folheto, cumprimentar, é estender este testemunho também para o dia a dia, no trabalho, família, estudo.

O casal coordenadores, Milton e Lucelene agradeceram o sacerdote pelo empenho, também aos 28 presentes, no total, eles informaram que a Pastoral já conta com 45 pessoas, não necessariamente casais, "temos solteiros, viúvas, namorados...". Milton também contou que "dia 13 de fevereiro a Pastoral completará um ano de existência, e é um motivo de muita alegria para todos nós".

Após a formação, houve a confraternização dos agentes.

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Hoje a noite: Ceia de Natal

são bendito conisb 1

Hoje a noite os Franciscanos seculares da Fraternidade São Maximiliano farão a Ceia de Natal. A rua convidada este ano são os moradores da rua do Moinho, como é conhecida. Todos se reunirão no Centro de Convivência Dom José Lambert (embaixo da casa paroquial), para viverem momentos de espiritualidade, alegria e união.

A partir das 19h30m

Quem quiser participar fique a vontade, traga seu prato para partilhar. Deus abençoe

5° Dia da Novena de Natal

 

José, Não Temas Receber Maria

Hoje no quinto dia de Nossa Novena, somos chamados a olhar para figura de José, um homem simples mas temente a Deus e muito atencioso aos sinais de Deus em sua na vida de Maria, José assume junto com Maria o plano de Salvação que Deus tinha para resgatar mais uma vez a humanidade, possamos olhar para José e ter a sua coragem para assumir os projetos de Deus em nossas vidas. 

 

Oração ( para todos os dias):

Ó Jesus vivendo em Maria

vinde viver em vosso servo

com o espírito de vossa santidade

com a plenitude de vossas forças

na retidão de vossos caminhos

na verdade de vossas virtudes

na comunhão de vossos mistérios

para dominar as forças adversas

com o vosso Espírito, para a glória do Pai. Amém.

 

Texto Bíblico para meditação

São Mateus I,18-25

“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi deste modo: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, achou-se ter concebido do Espírito Santo, antes de coabitarem.E José, seu esposo, sendo justo e não querendo difama-la, resolveu deixá-la secretamente. Ora, andando ele como isto no pensamento, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua esposa, porque o que nela foi concebido, é obra do Espírito Santo. E dará a luz um filho ao qual porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta, que diz: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer Deus conosco. E despertando José do sono, fez como lhe tinha mandado o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa. E não a conhecia; e ela deu à luz seu filho primogênito e pôs-lhe o nome de Jesus.”

Momento para Reflexão da Palavra de Deus, se te ajudar reze a Oração do Espirito Santo pedindo a graça de poder colocar está Palavra em sua Vida.

Rezar a Magnífica

O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

A minh'alma engrandece o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu salvador.

Porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Seu amor para sempre se estende, sobre aqueles que o temem.

Manifesta o poder de seu braço, e dispersa os soberbos.

Derruba os poderosos de seus tronos, e eleva os humildes.

Sacia de bens os famintos, e despede os ricos sem nada.

Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.

Como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Glória ao Pai, ao Filho, ao Santo Espírito, como era no princípio, agora e sempre, amém.

O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Oremos: (para todos os dias)

Benigníssimo Deus de infinita caridade, que tanto amastes os homens, que lhes destes, em vosso Filho, a maior prenda do vosso amor para que, feito homem nas entranhas de uma Virgem, nascesse em um presépio para nossa salvação e remédio; eu, pobre mortal, vos dou infinitas graças por tão soberano benefício.Em troca dele, vos ofereço a pobreza, a humildade e as demais virtudes do vosso Filho humanado, suplicando-vos por seus divinos méritos, pelo desconforto em que nasceu e pelas ternas lágrimas que derramou no presépio, disponhais nossos corações com humildade profunda, com amor ardente, com tal desprezo de tudo que é terreno, para que Jesus recém nascido encontre neles sua morada eterna. Amém.

Rezar, Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Motivação:

- Possamos neste dia, refletir sobre o nosso comportamento mediante a nossa Família e as pessoas que estão próximas de nós.

- Olhar a nossa vida e ver quantas maravilhas Deus tem feito e nós ainda não percebemos.

Oração Final

Menino Jesus, estamos te esperando, estamos nos preparando para teu Natal, estamos querendo que teu Natal seja também o nosso. Neste sentido a Liturgia, nos apresenta a parábola dos dois filhos, mostrando-nos qual deve ser nossa atitude e nossa relação contigo, indica-nos que não é questão de dizer, sim, sim depois não fazer nada.

Tu nos mostras que a fé não é questão de saber coisas, mas de viver e fazer o que Tu nos pedes.

Menino Jesus, neste dias antes do Natal, ajuda-nos para que sejamos sinceros com nós mesmos, que saibamos ver e conversar como casais, em família, aquilo que não está bem, o que está nos dividindo, o que vai desgastando o amor, aquilo que nos leva a rotina. Menino Jesus, concede-nos a graça de saber deixar o que não nos faz felizes e o que faz mal aos demais. Ajuda-nos que em teu Natal, nos renovemos e saibamos recomeçar, que tenhamos o valor de viver o que Tu nos pedes, que vivamos a nova vida que Tu nos traz e assim poder celebrar um Natal diferente, cheio de amos e paz, de ternura e gozo como foi o teu.

Que assim seja.

Acompanhe Todos os Dias as Postagens da Novena em Nosso Site.

Pascom/Porto Feliz

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 19/12/2011

O nascimento de João Batista

Leitura Orante
Lc 1,5-25
Quando Herodes era o rei da terra de Israel, havia um sacerdote chamado Zacarias, que era do grupo dos sacerdotes de Abias. A esposa dele se chamava Isabel e também era de uma família de sacerdotes. Esse casal vivia a vida que para Deus é correta, obedecendo fielmente a todas as leis e mandamentos do Senhor. Mas não tinham filhos porque Isabel não podia ter filhos e porque os dois já eram muito velhos.
Certo dia no Templo de Jerusalém, Zacarias estava fazendo o seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso no altar e por isso entrou no Templo do Senhor. Durante o tempo em que o incenso queimava, o povo lá fora fazia orações. Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse:
- Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade para você e para muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias. Ele fará com que pais e filhos façam as pazes e que os desobedientes voltem a andar no caminho direito. E conseguirá preparar o povo de Israel para a vinda do Senhor.
Então Zacarias perguntou ao anjo:
- Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também.
O anjo respondeu:
- Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. E, porque você não acreditou, você ficará mudo e não poderá falar até o dia em que o seu filho nascer.
Enquanto isso, o povo estava esperando Zacarias, e todos estavam admirados com a demora dele no Templo. Quando saiu, Zacarias não podia falar. Então perceberam que ele havia tido uma visão no Templo. Sem poder falar, ele fazia sinais com as mãos para o povo.
Quando terminaram os seus dias de serviço no Templo, Zacarias voltou para casa. Pouco tempo depois Isabel, a sua esposa, ficou grávida e durante cinco meses não saiu de casa. E ela disse:
- Agora que o Senhor me ajudou, ninguém mais vai me desprezar por eu não ter filhos.