terça-feira, 22 de novembro de 2011

Regional de Comunicação é notícia em diversos meios e Dioceses

 

Padre Evaldo (TV Aparecida)

 

Nossa Senhora da Comunicação

 

O 17º Encontro Regional de Comunicação realizado em Jundiaí no último final de semana é notícia em diversos meios e Dioceses, registrando a presença de seus representantes.

 

Confira onde a Pascom foi destaque:

 

Blog em Movimento

http://www.emportofeliz.com.br/

http://www.emportofeliz.com.br/2011/11/comecou-nesta-nesta-sexta-feira-dia-18.html

http://www.emportofeliz.com.br/2011/11/as-atividades-iniciaram-nesta-manha-com.html

http://www.emportofeliz.com.br/2011/11/o-tema-da-conferencia-deste-ano-de-2011.html

http://www.emportofeliz.com.br/2011/11/o-domingo-dia-da-festa-de-cristo-rei-e.html

 

Mensagem de Dom José Moreira Melo

http://www.youtube.com/user/Pascompf#p/a/u/0/QdQhZ1mHzcU

 

Sorocaba - Galeria de fotos

http://www.arquidiocesesorocaba.org.br/site/index.php?secao=galeria_fotos

 

Mensagem Padre André Luiz Garcia

http://www.youtube.com/watch?v=nNhmBe8sg2g&feature=channel_video_title

 

Mensagem Dom José Moreira Melo

 

Paróquia São Judas Tadeu (São Paulo)

http://www.sjt28.com.br/

 

Diocese de Jundiaí

http://www.flickr.com/photos/diocesejundiai/sets/72157628079073521/

 

Acolhida Dom Vicente

http://www.youtube.com/watch?v=q-B8JpzpME8

 

Fotos (Bernadete CEBs)

http://www.youtube.com/watch?v=-Gnq1pIcmnA

Tentativa de sequestro no centro de Porto Feliz

374681_1638408855892_1706899246_828001_1800692600_n

Definitivamente podemos acreditar na velocidade e eficiência dos meios de comunicação, mas sobretudo, atualmente podemos creditar isto a Internet. Hoje, no centro de Porto Feliz uma criança sofreu uma tentativa de sequestro, graças a reação da mãe, o sequestro foi evitado, os bandidos fugiram. O incidente tumultuou o centro da cidade, rapidamente a polícia e o Trânsito compareceram no local, apesar de ferimentos leve a criança e mãe estão seguras e bem, a polícia investiga o caso.

Rapidamente, cidadãos postaram comentários nas rede sociais, como twitter, orkut, facebook em especial e msn. Uma forma de alerta e alarde também, que precisa ser usar cautelosamente.

Alguns exemplos:

Twitter: "Nuss q perigo q tah nossa querida cidade"

Facebook: "Nossa não dá pra viver mais sussegada em Porto Feliz a coisa tá ficando feia..."

foto: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=1638408855892&set=a.1402540239324.41244.1706899246&type=1&theater

João Paulo II é inspiração para profissionais da saúde

 

João Paulo II em todo seu pontificado destacou o valor da vida humana

A grande lição deixada pelo Beato João Paulo II é a inspiração para uma série de eventos direcionados aos bispos e agentes de saúde, a serem realizados a partir desta quarta-feira, 23, na Cidade do Vaticano.
O Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde, monsenhor Zygmunt Zimowski, recordou durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 22, que João Paulo II em todo seu pontificado reforçou os valores da vida e da família.
Sob a inspiração do Papa Wojtyła que se realiza nesta quarta-feira, 23, o primeiro Encontro dos Bispos empenhados nas pastorais da saúde. Estarão presentes 42 bispos de 39 nações.
E a partir de quinta-feira, 24, acontece a 26ª Conferência Internacional “ A Pastoral da Saúde a serviço da vida à luz do magistério do Beato João Paulo II” promovida e organizada pelo Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde. O evento seguirá até o sábado, 26, e  reunirá mais de 685 representantes de países dos cinco continentes, entre eles, o Brasil.
A conferência será oficialmente iniciada com Missa às 7h30 (horário de Roma) celebrada na Catedral de São Pedro.
Na tarde de sexta-feira, 25, está previsto o concerto beneficente “A Cruz, a Misericórdia e a Glória”, em apoio da Fundação "Bom Samaritano", na Sala Paulo VI. O concerto é aberto ao público e a verba arrecada com o concerto será destinada às obras em maiores dificuldades no mundo, especialmente àquelas que cuidam de portadores do vírus HIV, vítimas de tuberculose e malária.
“Esta série de eventos é uma ocasião para refletir e aprofundar, a fim de encontrar um novo estímulo intelectual e operacional em favor da vida humana, dê acordo com os ensinamentos de Karol Wojtyła”, explica o presidente do dicastério.
Durante o evento serão apresentados testemunhos e experiências de caráter teológico e pastoral inspirados nos ensinamentos do beato que destacam o valor cristão do sofrimento e o Evangelho da vida sob uma óptica interdisciplinar.
Agentes a favor da vida
Para monsenhor Zimowski, o trabalho na área da saúde é algo exigente, realizado por profissionais dedicados a favor da vida.
“Um dever árduo, mas que vive iluminado pela esperança com base no ensinamento do Beato João Paulo II sobre o Evangelho da vida e sua tradução nas obras pastorais da Igreja, chamando todos os profissionais da saúde e todos os homens de boa vontade ao amor e ao serviço em prol da vida, sobretudo aos doentes e àqueles que sofrem”, destaca monsenhor Zimowski.
O sub-secretário do mesmo dicastério, padre Augusto Chendi, conta que durante o evento será feita uma reapresentação da Carta dos Profissionais da Saúde (lançada 1994) que é uma síntese da doutrina da Igreja no que diz respeito aos valores primários e fundamentais da vida de cada ser humano, desde sua concepção até o seu fim natural.
“Escrita em 1994, a Carta precisa de integração, tendo em conta o avanço das ciências médicas e das possibilidades de intervenções sobre a vida humana”, esclarece o sub-secretário.
João Paulo II: o sacrifício pelo outro
O Santo Padre Bento XVI destacou em seu discurso à Curia Romana, no dia 22 de dezembro de 2005, que “Nenhum Papa deixou-nos uma quantidade de textos como a que ele nos deixou; precedentemente, nenhum Papa pôde visitar, como ele, todo o mundo e falar diretamente aos homens de todos os continentes. Mas ao final, coube-lhe um caminho de sofrimento e de silêncio”.
Para Bento XVI, Karol Wojtyła foi mais que tudo um exemplo de entrega total a Deus, mostrando que em meio a um mundo envolto pelo ódio e pela violência, é possível amar e se oferecer pelo bem dos outros.

Fonte, Canção Nova.

Celibato não é imposição, mas graça de Deus

 

O assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé / Tradução da Bíblia da CNBB, padre Luís Henrique Eloy e Silva

"A Igreja reconhece o celibato como um dom porque toda a capacitação para uma maior dedicação ao Senhor e à Igreja será sempre graça de Deus", ressalta padre Luís Henrique Eloy e Silva, assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé / Tradução da Bíblia da CNBB.
O sacerdote salienta ainda que todos aqueles que iniciam um processo de formação em vista da consagração celibatária estão cientes dessa dedicação total a que são chamados. "Sob esse aspecto, é inaceitável falar de imposição. Ninguém é obrigado a se consagrar ou a pedir o ministério da ordem sacra se não se sente conscientemente preparado para assumir tal estado de vida", afirma.
Padre Luís Henrique é um dos palestrantes do Simpósio Nacional O dom do celibato na vida e na missão da Igreja*, que acontece de 21 a 23 de novembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Em entrevista exclusiva ao noticias.cancaonova.com, ele fala sobre sua palestra "Por uma compreensão Cristocêntrica do Celibato".
noticias.cancaonova.com –
Quais são as principais raízes de compreensão cristocêntrica do celibato?
Padre Luís Henrique Eloy e Silva –
Quando se fala em fundamento cristocêntrico do celibato, para além da compreensão de que o próprio Cristo foi celibatário, é preciso dizer que, no Novo Testamento, todas as motivações a respeito da continência perpétua têm sua raiz no próprio Senhor.
Um primeiro grupo de motivações, citado inclusive pelo Catecismo da Igreja, encontra-se em Mt 19,12 e 1Cor 7,32, onde, respectivamente, a finalidade é posta em vista do “Reino dos Céus” e “para cuidar somente das coisas do Senhor”.
Quando, porém, se fala da imagem cristocêntrica do celibato vinculado intimamente ao ministério sacerdotal, é preciso partir da imagem de Cristo como esposo, como se pode ver, por exemplo, em textos como Mt 25,1-13; Lc 12,36; Jo 3,29; Ef 5,22-33; Ap 19,7 e 21,2, de cujo esponsalício flui a dimensão da paternidade espiritual do sacerdote, chamado a “gerar Cristo” na vida dos fiéis.

noticias.cancaonova.com – Quais são as principais contribuições e riquezas do dom do celibato àqueles que abraçaram a vida consagrada? Como compreender essa norma disciplinar da Igreja a partir do prisma da escolha livre, e não da imposição externa de uma regra, um jugo?
Padre Luís Henrique–
A principal riqueza que o dom do celibato concede aos que o receberam é a possibilidade de uma dedicação maior e total ao Reino e ao serviço pastoral da Igreja, com um coração indiviso e voltado somente para as “coisas de seu Senhor” (cf. 1Cor 7,32). O próprio apóstolo Paulo recomendou este estado de vida aos que se sentiam chamados a uma dedicação mais plena (cf. 1Cor 7,7-8).
Embora o celibato, além de sua dimensão teológica enquanto dom de Deus, seja também visto, sob outro prisma, em sua dimensão jurídica, como norma disciplinar, não podemos nos esquecer de que todos aqueles que iniciam um processo de formação – processo que não é curto – em vista da consagração celibatária, estão cientes dessa dedicação total a que são chamados. Sob esse aspecto, é inaceitável falar de imposição. Ninguém é obrigado a se consagrar ou a pedir o ministério da ordem sacra se não se sente conscientemente preparado para assumir tal estado de vida.

noticias.cancaonova.com – Enfim, por que o celibato é um aspecto que a Igreja reconhece como um dom? Como ele ajuda os consagrados na vivência de sua missão no mundo?
Padre Luís Henrique–
A Igreja reconhece o celibato como um dom porque toda a capacitação para uma maior dedicação ao Senhor e à Igreja será sempre graça de Deus. A Igreja é de Cristo,que é sua cabeça, seu pastor e seu esposo. Como compreender que diante de tal grande mistério, os homens, sem a dimensão do dom, pudessem ser capazes de tornar a Igreja presente no mundo, se não fosse por Graça de Deus?
É daí, particularmente, que em relação ao sacerdócio ministerial fica clara a representatividade sacramental de Cristo, quando a Igreja ensina que o sacerdote age na pessoa de Cristo cabeça e Pastor (in persona Christi Capitis et Pastoris).
Espera-se que o consagrado, a partir do momento em que esteja ciente de que para ele “viver é Cristo” (cf. Fil 1,21), de que o ministério é de Cristo e de que a Igreja é de Cristo, conscientize-se também de que não é possível anunciar Cristo sem viver como ele viveu. Nesse sentido, o dom do celibato tem a missão de anunciar ao mundo o desejo não somente de uma dedicação mais plena a Cristo, ao seu evangelho e a sua Igreja, mas – sobretudo – o desejo de ser somente dele e de só a Ele pertencer (cf. 1Cor 6,19).

Fonte. Canção Nova.

Sorocabanos agora têm unidade do Poupatempo

 

79935_17

Posto tem capacidade para 110 mil atendimentos por mês e possui serviços como emissão de RG, entre

Os sorocabanos agora podem contar com a praticidade do Poupatempo para a realização de diversos serviços. Uma unidade foi inaugurada nesta terça-feira (22), em Sorocaba com a presença do governador Geraldo Alckmin, o ex-governador José Serra e o prefeito de Sorocaba Vitor Lippi (PSDB).

A 30ª unidade do Poupatempo na região de Sorocaba, tem capacidade para atender 110 mil pessoas por mês e vai beneficiar quase 1,2 milhão de habitantes incluindo cidades vizinhas como Votorantim, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Piedade, Itu, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora e Sarapuí. O investimento para a construção do posto foi de R$ 32,5 mi.

Órgãos envolvidos/A população conta com o Acessa São Paulo (Acesso gratuito à internet), Correios, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil.

Serviços/Emissão de RG está entre os mais procurados, quem for ao Popatempo também poderá contar com os serviços de licenciamento de veículo e da emissão de CNH por meio de cartão de débito, os quais eliminam a necessidade de ir ao banco. O posto fica na Marginal Dom Aguirre e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábados, das 9h às 13h.

Fonte, Jornal Bom Dia.

Vaticano promete ação legal por anúncio desrespeitoso com foto do papa

 

 

 

O Vaticano anunciou que tomará medidas legais contra a grife Benetton por conta de uma polêmica campanha publicitária que traz fotomontagens de líderes mundiais se beijando. Em uma das imagens, o papa Bento XVI aparece beijando na boca o imã egípcio Ahmed el Tayyeb. Em outras montagens sob o mote “Unhate” (não odeie, na tradução livre), o presidente dos EUA, Barack Obama, beija o da China, Hu Jintao, e o da Venezuela, Hugo Chávez; o francês Nicolas Sarkozy aparece beijando a chanceler alemã Angela Merkel; e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, beija o premiê israelense, Benjamin Netanyahu. Logo depois do lançamento da campanha, na semana passada, outdoors com a imagem do papa foram retirados de ruas na Itália.

 

Danos à Igreja

Segundo declaração do Vaticano, a propaganda “não apenas causa danos à dignidade do papa e da Igreja Católica, mas também aos sentimentos dos fiéis”. “É absolutamente inaceitável o uso da imagem do papa manipulada e explorada em uma campanha publicitária com fins comerciais”, afirmou o porta-voz Federico Lombardi. Mahmud Azab, porta-voz da mesquita al-Azhar, no Cairo, descreveu o anúncio como “irresponsável e absurdo”.

A Benetton desculpou-se em declaração. “Lamentamos que o uso de uma imagem do pontífice e do imã possa ter ofendido as sensibilidades dos fiéis deste modo. A proposta da campanha era somente combater a cultura do ódio em todas as suas formas”, afirmou. Não é a primeira vez que a empresa envolve-se em campanhas polêmicas. Já foram usadas imagens como as de uma enfermeira beijando um padre, de presos no corredor da morte e de um homem morrendo de Aids.

Informações da BBC News [17/11/11].

Pitbull ataca menino de 11 anos e precisa ser contido por vizinhança na periferia de Sorocaba

 

image

Cão escapou de casa que ficou com o portão aberto. Animal foi controlado após três horas, com intervenção de bombeiros.

Mayco Geretti

 

O ataque de um pitbull levou pânico ao bairro Nova Esperança, na zona oeste de Sorocaba, na noite de segunda-feira (21). Um menino de 11 anos foi mordido na perna e o cachorro só foi completamente dominado com a chegada do Corpo de Bombeiros.

O animal escapou do quintal de uma casa da rua Benedito Mario Calazans. Segundo testemunhas, um morador do imóvel teria saído e esquecido o portão aberto. O cachorro teria corrido diretamente para uma área de lazer que fica em frente à casa. No momento do ataque ao garoto, dezenas de famílias estavam no local, que é um dos pontos de encontro do bairro nos finais de tarde.

Moradores conseguiram passar um pedaço de corda em torno do pescoço do pitbull e arrastá-lo de volta ao quintal. Como nem mesmo a dona do animal aceitou entrar no imóvel para prender o cachorro, os bombeiros precisaram ser acionados e o colocaram em uma jaula cerca de três horas após ele ter escapado. O cachorro seria levado ao abrigo da Zoonoses.

Sua proprietária poderá responder pelo delito de "ausência de cautela na guarda de animal". O menino atacado recebeu pontos na perna ferida e passa bem.

fonte:http://tn.temmais.com/noticia/5/61205/pitbull_ataca_menino_de_11_anos_e_precisa_ser_contido_por_vizinhanca_na_periferia_de_sorocaba.htm

Moção de Aplauso é entregue sob aplausos, no último dia 18

 

BLOG O MURAL: No dia 18 de novembro, duas Moções de Aplauso, de autoria do vereador Urias de Oliveira (PT), foram entregues ao Padre Washington, na igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Bambu.

A primeira, presta homenagem a Banda Tua Face, pela 5ª colocação no “Festival Verbo Eterno”, de música gospel, realizado em Belo Horizonte, no mês de agosto. A segunda homenageia o Padre pelo projeto Pastoral da Criança, trabalhado pela Igreja Católica em Porto Feliz.

Na foto: Vereador Urias entregando a moção ao padre Washington

Foto Vereador Urias e Tania vocalista da Banda Tua Façe.

Durante a entrega, as homenagens foram apresentadas para mais de 400 fiéis presentes na igreja e ao término da missa, os presentes aplaudiram a iniciativa do vereador.

fonte? http://blogdourias.blogspot.com/2011/11/mocao-de-aplauso-e-entregue-sob.html?spref=fb

Fazendo Arte Limpando o Meio Ambiente e Promovendo a Paz

   DSC08114 

Emef Vilma Fernandes Antônio, localizada no jardim Vista Alegre, realizou campanha para arrecadação de CDs velhos para o projeto “Fazendo Arte Limpando o Meio Ambiente e Promovendo a Paz” ao final foram arrecadados junto a comunidade escolar cerca de 3000 CDs velhos para a decoração natalina deste ano. A escola realiza o projeto pelo segundo ano consecutivo, idealizado pelos coordenadores pedagógicos Vagner Correa e Sonia Jaqueline da Silva Oliveira e conta com o apoio dos educadores e toda comunidade escolar que ajudou a construir uma arvore de natal gigante com cerca de 10 metros de altura toda iluminada com LED.Também o efeito da decoração pode ser conferida durante o dia a qual a mãe natureza se encarrega de dar um toque final.Este projeto esta ligado ao Projeto Educação para a Paz desenvolvido há cinco anos nesta unidade escolar, segundo os coordenadores Vagner e Jaqueline estamos vivendo a década da Educação para o desenvolvimento sustentável”...é a de um mundo onde todos tenham a oportunidade de se beneficiar de uma educação de qualidade e de aprender os valores, comportamento e estilos de vida requeridos para o desenvolvimento sustentável e para uma transformação social positiva.”(UNESCO /2004)

DSC08117

A árvore foi iluminada na última sexta feira dia 18 de novembro com apresentações de danças, cantos, encenação teatral sobre o nascimento do menino Jesus - realizada pelos próprios alunos da escola que contou com apoio e presença especial do Diretor de Cultura Claudimir Causin durante todo evento, a escola Municipal de Música Romário Antônio Barbosa marcou presença apresentando o Grupo Lúdico de Violões alegrando a festa, a fanfarra da escola Vilma comandada pelo instrutor Étore cantou várias músicas e tocou violão homenageando este dia especial para os alunos, a aluna Bruna Eduarda da Costa Milano do instituto de Educação Musical Sonorun, esta aluna apresentou varias músicas com seu violino emocionando a todos. O o vereador Marquinho e o assessor Alessandro Almeida Cruz representando o vereador Armando Ambrósio Sobrinho marcaram presença.

DSC08098

Durante o evento foi realizado arrecadação de alimentos para o Albergue Noturno de Porto Feliz com a seguinte mensagem “Ser sustentável, também é ser solidário”, quem desejar colaborar com a campanha pode levar os alimentos na escola até o final do mês de novembro.

DSC08095

A escola recebeu pela primeira edição do projeto “Fazendo Arte Limpando o Meio Ambiente e Promovendo a Paz” a medalha ecológica 2011 da Diretoria do Meio Ambiente de Porto Feliz ,a escola também acaba de ganhar o selo Escola Solidária do Instituto Faça Parte 2011, o selo identifica, reconhece as unidades educacionais que incentivam as praticas educacionais do voluntariado educativo“, É o segundo selo que a escola recebe para alegria de toda a comunidade escolar, sendo o primeiro em 2007. Este ano a Emef Vilma foi a única escola municipal a receber o selo em Porto Feliz”, disse a diretora Fabiana Dalsóglio, que agradeceu a todos que ajudam a construir e sonhar com uma educação melhor para nossos alunos, a diretora também agradece a diretoria de obras e seus funcionários em especial a funcionária Maria Inês que esta sempre presente colaborando na concretização dos projetos.

DSC08195

Para conferir as escolas que ganharam o selo Escola Solidária do Instituto Faça Parte 2011 deste ano basta entrar no site www.facaparte.org.br .

obs:O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos. As escolas constam agora em uma rede de escolas solidárias de todo o Brasil no site do Instituto Faça Parte

DSC08108

Fonte: Emef Vilma

Santa Cecília

22 de Novembro

Hoje celebramos a santidade da virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Jesus. Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto assim que no século V uma Basílica foi construída em sua homenagem. Embora se trate da mesma pessoa, na prática fala-se de duas santas Cecílias: a da história e a da lenda. A Cecília histórica é uma senhora romana que deu uma casa e um terreno aos cristãos dos primeiros séculos. A casa transformou-se em igreja que se chamou mais tarde Santa Cecília no Trastévere; o terreno tornou-se cemitério de São Calisto, onde foi enterrada a doadora, perto da cripta fúnebre dos Papas. No século VI, quando os peregrinos começaram a perguntar quem era essa Cecília cujo túmulo e cuja inscrição se encontravam em tão honrosa companhia, para satisfazer a curiosidade deles, foi então publicada uma Paixão, que deu origem à Cecília lendária; esta foi sem demora colocada na categoria das mártires mais ilustres. Segundo o relato da sua Paixão Cecília tinha sido uma bela cristã da mais alta nobreza romana que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que, no dia das núpcias, a jovem noiva, em meio aos hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com o marido, com transparência, o fato de ter consagrado sua virgindade a Cristo e que um Anjo guardava sua decisão.
Valeriano, que até então era pagão, a respeitou, mas disse que somente acreditaria se contemplasse o Anjo. Desse desafio Cecília conseguiu a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, sendo então preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue de nome Tibúrcio. Depois de batizado, o jovem, agora cristão, contemplou o Anjo, que possuía duas coroas (símbolo do martírio) nas mãos. O Anjo colocou uma coroa sobre a cabeça de Cecília e outra sobre a de Valeriano, o que significava um sinal, pois primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé abraçada e logo depois Santa Cecília sofreu o martírio, após ter sido presa ao sepultar Valeriano e Tibúrcio na sua vila da Via Ápia.
Colocada perante a alternativa de fazer sacrifícios aos deuses ou morrer, escolheu a morte. Ao prefeito Almáquio, que lembrava Cecília que tinha sobre ela direito de vida ou de morte, ela respondeu: "É falso, porque podes dar-me a morte, mas não me podes dar a vida". Almáquio condenou-a a morrer asfixiada; como ela sobreviveu a esse suplício, mandou cortar-lhe a cabeça. Nas Atas de Santa Cecília lê-se esta frase: "Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro esposo". Estas palavras, lidas um tanto por alto, fizeram acreditar no talento musical de Santa Cecília e valeram-lhe o ser padroeira dos músicos. Hoje essa grande mártir e padroeira dos músicos canta louvores ao Senhor no céu.
Santa Cecília, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 22/11/2011

Grandes sinais

Leitura Orante
Lc 21,5-11
Algumas pessoas estavam falando de como o Templo era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse:
- Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.
Aí eles perguntaram:
- Mestre, quando será isso? Que sinal haverá para mostrar quando é que isso vai acontecer?
Jesus respondeu:
- Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: "Eu sou o Messias" ou "Já chegou o tempo". Porém não sigam essa gente. Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto.
E continuou:
- Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu.

Curiosidade, Qual o significado da Coroa do Advento?

 

imagesCAMT7XRAk

É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida…
Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir seu amor e desejo de nos salvar. A palavra ADVENTO é de origem latina e quer dizer CHEGADA. É o tempo em que os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo. O tempo do advento abrange quatro semanas antes do Natal.
Atualmente há uma grande preocupação em reavivar este costume muito significativo e de grande ajuda para vivermos este tempo. A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus.
No centro do círculo se colocam as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva a oração, elas simbolizam as quatro manisfestações de Cristo:

1° Encarnação, Jesus Historico;
2° Jesus nos pobres e necessitados;
3° Jesus nos Sacramentos;
4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.

No Natal se pode adicionar uma quinta vela branca, até o término do tempo natalino e, se quisermos, podemos por a imagem do Menino Jesus junto à coroa: temos que nos atentar, porém, que o Natal é mais importante do que a espera do Advento.
Essa coroa é originária dos países nórdicos (países escandinavos, Alemanha), a qual contém raízes simbólicas universais: a luz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade.
Simbolismos esses que se tornaram muito adequados ao mistério natalino cristão, e que por isso, adentraram facilmente nos países sulinos. Visto que se convertera rapidamente em mais um elemento de pedagogia cristã para expressarmos a espera de Jesus como Luz e Vida, em conjunto com outros símbolos, certamente mais importantes, como são as leituras bíblicas, os textos de oração e o repertório de cantos.
O comércio e o sistema deste mundo fazem questão de esquecer o verdadeiro sentido do Natal e nós podemos cair nessa, mas é possível dar presente e celebrar o verdadeiro sentido: O Menino Jesus é o nosso grande presente!
Sugestão: você pode fazer uma coroa do Advento em sua casa e celebrar com sua família à luz da nossa fé a chegada de Jesus Cristo nosso Salvador. E a cada Domingo ir acendendo as velas, convidando seus familiares para rezar.
Oração: Senhor Jesus celebrar o teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Acendendo cada vela desta coroa do Advento queremos acender a esperança, o amor, a fraternidade e a Salvação que é o grande presente que queremos dar a todos que amamos através do menino Jesus que vai nascer em nossa família.

Pascom, Porto Feliz

Para o seu dia!

Eu não sou um corpo que tem uma alma, sou uma alma que tem uma parte visível chamada corpo.
Anne Sexton

  Coloque seu ouvido perto da sua alma e escute-a.