quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Peregrinação da imagem da Padroeira

 

clip_image002

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Porto Feliz

A paróquia celebra 2011, o seu ano da Graça de 10 anos de Paróquia. Ao longo do ano atividades especiais estão sendo realizadas, como peregrinação paroquial até Pirapora do Bom Jesus, celbração do Padroeiro de todas as comunidade, com programação religiosa e festiva quando possível. Também, no dia solene de cada padroeira, está sendo realizada a concentração paroquial, atividade que reúne na comunidade em festa, toda as outras comunidades da paróquia.

Em preparação para a II Dozena, será realizada a peregrinação da imagem venerada na igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, por todas as Comunidades. São 20 comunidades.

Confira a programação:

08/09 – Missa as 19h30m - Matriz N. Sra. Aparecida

09/09 – Missa São João Batista as 19h30m – Faxinal

10/09 – Missa São José as 16h00m – Val Paraíso

11/09 – Missa Santa Rita de Cássia as 19h30m – Vila Angélica

12/09 – Missa votiva as 20h00m - Matriz N. Sra. Aparecida

13/09 – Missa N. Sra. da Conceição as 19h30m – Gramado

14/09 – Missa Santa Cruz as 19h30m – Avecuia do Alto

15/09 – Missa N. Sra. das Dores as 19h30m – Barreiro Rico

17/09 – Missa Santo Expedito as 17h30m – Bambu

18/09 – Missa São José e São Bento as 19h30m – Nova Bandeirantes

20/09 – Missa Carismática as 19h30m - Matriz N. Sra. Aparecida

21/09 – Missa Santa Clara de Assis as 19h30m – Bom Retiro

22/09 – Missa Santa Rita de Cássia as 19h30m – Tabarro

23/09 – Missa dos Enfermos as 15h00m - Matriz N. Sra. Aparecida

25/09 – Missa N. Sra. Aparecida as 18h00m - Shinoda

26/09 – Missa Santo Antonio as 20h00m – Colônia Rodrigo e Silva

27/09 – Missa São Roque as 19h30m – Piquirá

29/09 – Missa N. Sra. da Penha as 19h30m – Jupira

01/10 – Missa São Francisco de Assis as 16h00m – Ponte Queimada

7 de setembro em Porto Feliz

 

Apresentamos as fotos do Desfile do dia da Pátria em Porto Feliz.

Fica registrado a ausência das escolas estaduais.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Daqui a pouco: Missa de entrega do EAC

Acontece daqui a pouco, a missa de entrega do EAC, Encontro de Adolescentes com Cristo, que realizará nos dias 10 e 11 de setembro, mais um encontro.

Todas as equipes se reuniram, fazendo entrega deste próximo encontro. A missa será as 20h na matriz Nossa Senhora Aparecida, com o pe. Washington Pascoal Ribeiro.

Começa peregrinação da Imagem de N. S. Aparecida

DSC01238

No dia 01 de setembro, na comunidade Nossa Senhora de Fátima no Glória, recebeu a imagem peregrina da matriz Nossa Senhora Aparecida, padroeira da paróquia.

A comunidade foi a primeira a receber a imagem peregrina que partiu da Matriz Nossa Senhora Aparecida rumo a todas as suas comunidades.

Cerca de 80 pessoas participaram da celebração Eucarística. Da matriz Nossa Senhora Aparecida partiu 9 carros levando a imagem até a capela, a pequena carreata teve fogos, buzinas.

Após a Santa Missa houve uma confraternização entre todos.

 

 DSC01239 DSC01242 DSC01243 DSC01244 DSC01245 DSC01249 DSC01250 DSC01254 DSC01255 DSC01259

DSC01261 DSC01264 DSC01266 DSC01269 DSC01270 DSC01272 DSC01273 DSC01274 DSC01276 DSC01278

Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Fotos: Pascom N. S. Aparecida

Ter fé é bom para a Pátria

 

bandeira_brasil

Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB

A celebração do Dia da Pátria, no aniversário da independência do Brasil, oferece-nos a ocasião para algumas considerações. Como pessoas de fé, estamos conscientes de que não temos aqui cidade permanente, mas estamos a caminho da pátria que há de vir (cf Hb 13,14); mas temos também clara consciência de sermos cidadãos deste mundo, com uma pátria que nos acolhe e serve de casa; somos membros de um povo, com o qual nos identificamos e para cujo bem estamos, e devemos estar, inteiramente comprometidos.
É bem verdade que a globalização vai trazendo à tona, sempre mais, a noção da pertença a uma família humana grande e única, com a qual nos devemos sentir ligados e solidários. A própria Igreja, na sua antropologia e no seu magistério social, vai divulgando essa consciência e não poderia ser diferente. Cremos num único Deus e Pai, que a todos quer bem, como a filhos, e quer que vivam como irmãos. Um povo não pode ser indiferente aos outros, nem deixar de se interessar pelo bem e pela sorte sempre mais compartilhada por todos os membros da comunidade humana. Limites territoriais, tradições culturais, diferenças raciais, heranças históricas e interesses econômicos, em vez de contrapostos, deveriam ser cada vez mais conjugados e harmonizados.
A recente Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, com a participação de jovens de 170 países, convivendo em harmonia e solidariedade, e compartilhando os mesmos princípios essenciais, mostrou que o sonho de uma família humana integrada e vivendo em paz não é irreal. A impressão que se tinha, é que todos fossem irmãos, filhos de uma única grande família, onde as diferenças não dividiam, mas somavam e enriqueciam.
Isso mesmo também já pode acontecer em nosso Brasil? Somos um país imenso, com uma variedade muito grande de etnias, tradições culturais, situações locais e regionais, com riqueza e pobreza que se mesclam por toda parte e desníveis sociais ainda imensos, apesar do esforço que já se faz para a superação da miséria e para possibilitar a ascensão social da grande massa de pobres, que o país ainda tem. Nosso país pode ser justo e solidário, como convêm aos membros de uma mesma família?
É nisso que acreditamos; e nessa tarefa, todas as pessoas de fé são chamadas a participar com convicção e esperança. Para nós, cristãos e católicos, de modo especial, está claro que a fé não pode ser desvinculada de nossa participação na edificação do mundo, à luz dos valores do reino de Deus. Bom cristão também precisa ser bom cidadão. O ensino social da Igreja traz-nos as diretrizes para traduzir o Evangelho para o nosso viver e agir neste mundo.
Além de cumprir os deveres cívicos, como os demais cidadãos, qual outra contribuição as pessoas de fé podem dar para o bem de um povo? Essa questão mereceria uma longa reflexão, pois nos introduz no próprio sentido da religião, frequentemente questionado. Temos algo de próprio para contribuir para o bem da humanidade e da Pátria. A própria fé em Deus, bem vivida e manifestada publicamente, com as convicções que dela decorrem traduzidas em cultura, é uma contribuição fundamental para o bem comum. A fé bem vivida e testemunhada enriquece o convívio social, de muitos modos.
Quando se dá espaço para Deus, também o homem cresce em importância: sua dignidade, seus direitos e o sentido de sua vida neste mundo são iluminados. Quando se exclui Deus do convívio humano, da esfera privada ou pública, começam a pairar sombras sobre a existência humana e a faltar bases sólidas para os valores e as virtudes e as relações sociais. Ter fé em Deus e manifestá-la abertamente, indo às suas consequências éticas e antropológicas, faz bem à Pátria.


Publicado no jornal O SÃO PAULO, edição de 06/09/2011

A Bandeira de Nossa Senhora Aparecida

 

clip_image002

A Igreja no Brasil e na América Latina tem a missão de levar os cristãos a assumirem o compromisso de serem verdadeiros Discípulos e Missionários de Jesus Cristo. Por isso, a nossa Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que celebra seus 10 anos de caminhada, assume ainda mais esta tarefa de ajudar seus paroquianos a se aproximar de nosso Mestre e Senhor. A visita, portanto, da Bandeira de Nossa Senhora, quer ser uma lembrança da presença materna de Maria que simplesmente nos leva a isso ensinando-nos a Fazer tudo o que Ele (Jesus) nos disser (Jo 2, 5).

Esta é mais uma novidade na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no total serão 40 Bandeiras que percorreram todo teritório Paroquial, convidando todos para participarem das festividades 2011. Segundo Padre Washington, o objetivo das Bandeiras é corrsponder com o apelo da Igreja à missão. seguindo o exemplo da grande missionária: Maria Santíssima, por que queremos levar Jeus a Todos.

A Missa de envio das Bandeiras se dará no próximo dia 08 de Setembo as 19h30m na Matriz N. Sra. Aparecida, e as mesmas percorrerão pelas Comunidades até o dia 30 de Setembro.

 

Visita da Bandeira

A Bandeira é recebida na porta da casa da Família. Alguém, a recebe e a leva para o interior da casa, abençoando todos os cômodos. No final se a família quiser poderá rezar uma (1) Ave Maria juntos. Se também puderem e quiserem, podem fazer uma doação em dinheiro ou em gênero alimentícios. Portanto, como vimos os Bandeireiros não entram na casa, ficam sim do lado de fora cantando e rezando pela família visitada.

Vocês que receberão a Bandeira poderão também em sinal de Prece e Agradecimento, amarrar nas bandeiras uma fita (cetim, por exemplo) de tamanhos, cores e largura diversos, que depois serão queimados em meio a orações.

Lembre-se, você e sua Família são muitos importantes para a Igreja. Jesus Cristo convida-os para fazerem parte desta Família. Venha participar de uma de nossas Comunidades.

Maiores Informações na Secretária Paroquial – (15) 3262-1728