segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Boituva: redução de IPTU

Redução no IPTU 2010

A Prefeitura de Boituva proporcionará para os munícipes o desconto no IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) do ano de 2010, o valor cobrado em UFM, sofrerá a redução de 1,5968%, o que ocasionará a deflação do valor cobrado em 2009.
Essa redução beneficia a população, já que contribuir ficou mais barato, e a renda poderá ser utilizada em outros gastos, aquecendo a economia de Boituva, que está em constante ascensão.

Futebol: A equipe sub 15 do Desportivo Brasil vai disputar a Copa do Brasil da categoria. O time Portofelicense está no Grupo C ao lado das fortes equipes do Cruzeiro(MG) Portuguesa(SP) Coritiba(PR) e Botafogo(RJ).
A estréia do Desportivo está marcada para o dia 7 na cidade de Votorantim onde vai ser disputado o campeonato inteiro. Esse torneio é disputado desde 2002 e o Internacional de Porto Alegre é o maior campeão com 3 titúlos, a equipe do Desportivo Brasil vai participar pela primeira vez do torneio.
Boa sorte para os nossos meninos.

OBS: Lembrando que no próximo domingo começa a copa SP de futebol júnior, o primeiro jogo terá início as 14h com a equipe da casa o Desportivo enfrentando a equipe do Ceará. Boa sorte para os meninos que irão representar nossa cidade na copa SP e na copa do Brasil.

Chuvas na Região

Foto da chuva em ITU, que também teve transbordamentos isolados, e estragos na vias públicas


Em virtude das últimas 24 horas, que caiu um volume elevado em virtude das fortes chuvas. Em Sorocaba, as enchentes urbanas foram registradas, e o nível do rio Sorocaba subiu muito.

Em Porto Feliz, além avançar em direção das casas do Bairro da Ponte próximas ao rio Tietê, também na gruta o rio avançou, atrasando ainda mais o cronograma das obras de conclusão.

Próximo ao pedágio da Colinas em Porto Feliz, no Campo Largo o ribeirão que desagua no Tietê, também transbordou e está muitos metros acima do normal, nada que afete a estrada.

Na estrada municipal que liga Porto Feliz a Boituva, alguns pequenos deslizamentos de terras aconteceram nos trechos em que o aconstamente é mínimos e o barranco próximo. Também tem galho caido proximo a estrada.
Para quem transita por lá, percebe que para as duas Prefeituras, a estrada é um pouco esquecida.

Neste momente, nesta segunda feira dia 28 de dezembro, no fechamento desta publicação, as 22h50m a chuva persiste em Porto Feliz, Boituva, Tietê e lamentavelmente em Capivari e outras cidades próximas.

Capivari URGENTE



Matérias publicadas em ordem de mais recente até as primeiras notícias vinculadas.





A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Defesa Social – Defesa Civil – continua no intenso trabalho para prestar assistência às famílias atingidas pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas do último domingo (27). O monitoramento do nível do rio começou a cerca de três dias por causa das previsões de fortes chuvas que atingiriam o município neste final de semana. A Defesa Civil iniciou o trabalho de alerta às famílias que vivem nas áreas de risco de que o nível do rio Capivari subiria rapidamente depois da chuva deste domingo, registrando 151 mm de água em cerca de uma hora e meia de chuvas.
As famílias removidas e levadas para abrigos com o apoio da Secretaria de Obras e voluntários, segundo a instrução normativa para enchentes emitida pelo Prefeito Luis Donisete Campaci na semana retrasada, recebem café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, além de todos os cuidados sanitários, transporte de móveis e monitoramento da situação das residências alagadas.
O governo municipal continua oferecendo materiais de higiene pessoal e coordenando a higienização dos locais públicos onde as famílias estão abrigadas. Na manhã desta segunda-feira (28), uma nova equipe de saúde foi montada para reforçar as orientações de saúde e visitas aos abrigos.
Segundo os registros da Defesa Civil, foram atingidas cerca de 800 residências, desabrigando e desalojando cerca de 3.500 moradores, entre adultos e crianças. A maioria destas pessoas foi removida para a casa de amigos e/ou parentes.
Os bairros atingidos pelas enchentes são Moreto, Jardim Elisa, Vila Balan, Centro, Nova Aparecida, Padovani, Ribeirão, Rossi, Pão de Açúcar, Jardim São Pedro, Bosque dos Pinheiros, região do Juventus e São João.
A Defesa Civil registrou ainda o rompimento parcial de uma das barragens da Represa da Usina Santa Cruz.
Na manhã desta segunda-feira o nível do Rio Capivari, com medição realizada na régua da ponte da Avenida Pio XII, registrou 3 metros e 12 centímetros acima do nível considerado normal para esta época do ano. O nível do rio começou a baixar no meio da manhã e por volta das 14h registrava 3,60m.

Situação da rede de abastecimento de água
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – informou que houve rompimento das redes adutoras da ETA II para o Caraça bem como do poço do bairro Santa Rita. O rompimento deu-se na travessa da Avenida Dr. Ênio Pires de Camargo, no local que já havia sofrido danos com a enchente da semana passada. A passarela da avenida foi totalmente destruída pela força das águas desta madrugada.
O setor de captação da ETA II que foi invadido repentinamente pelas águas já voltou a funcionar. No entanto o SAAE pede, até que o sistema seja restabelecido, que os bairros São Pedro, Santa Rita, São Luis, Vila do Carmo, Vila Cardoso, Chácaras Clemente e Flamboyant economizem água.
A Estação Elevatória do Caraça está submersa e todos os motores foram atingidos, porém não estão queimados pois estavam desligados no momento da enchente. Não há previsão para normalização do serviço neste local pois haverá necessidade, inclusive, de desinfecção.
O poço artesiano do Engenho Velho foi atingido mas já retomou suas atividades e a ETA I trabalha normalmente.

Doações
Além de toda a assistência prestada às famílias atingidas pela enchente, a Prefeitura Municipal está recebendo doações de toalhas de banho, papel higiênico, cobertores, colchões, roupa de cama e outros itens de higiene pessoal.
As doações podem ser encaminhadas à Rua XV de Novembro, 619 - ao lado da Prefeitura Municipal, na antiga casa da cultura.
A Secretaria de Defesa Social, por meio da Defesa Civil informa que ainda há água proveniente das chuvas que atingiram a cidade de Monte Mor, vindo para o Rio Capivari.
Ainda há previsão de chuva para os próximos dias em Capivari e não há registros de mortos ou desaparecidos.
As pessoas que necessitam de assistência para retirada de moveis podem entrar em contato com a defesa civil por meio do telefone 19-3491-1311 ou com a Secretaria de obras pelo telefone 3492-5031
A ouvidoria municipal também está a disposição para atender aos telefonemas de munícipes e realizar os encaminhamentos necessários pelo 3492-9215.
As pessoas que desejam trabalhar como voluntárias para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas devem procurar a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social na rua Tiradentes, 650 ou ligar 3491-1645 ou 3491-3088.

Informações enviadas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Capivari



Image


Cerca de 800 casas e 3500 pessoas foram atingidas

Pontos de alagamento: Moreto, Jardim Elisa, Vila Balan, Centro, Nova Aparecida, Padovani, Ribeirão, Rossi, Pão de Açúcar, Jardim São Pedro, Bosque dos Pinheiros, Juventus, São João.

Com as fortes chuvas a barragem da represa da Usina Santa Cruz teve um rompimento parcial.


Nível do Rio: 3,60 m – 2,80 m acima do nível normal.

Choveu 151 mm, previsto para três meses, em uma hora e meia (das 18h às 19h30 da tarde do último domingo, 27/12)

Todas as Secretarias Municipais estão mobilizadas no atendimento e retirada das famílias que vivem nas áreas de risco das enchentes.

Houve rompimento das redes adutoras da Eta II para o Caraça bem como do poço do bairro Santa Rita. O rompimento deu-se na travessa da Avenida Dr. Ênio Pires de Camargo.

O setor de captação da Eta II foi invadido repentinamente pelas águas, mas já voltou a funcionar. No entanto o SAAE pede, até que o sistema seja restabelecido, que os bairros São Pedro, Santa Rita, São Luis, Vila do Carmo, Vila Cardoso, Chácaras Clemente e Flamboyant economizem água.

A Estação Elevatória do Caraça está submersa e todos os motores foram atingidos, porém não estão queimados pois estavam desligados no momento da enchente.

Não há previsão para normalização do serviço neste local pois haverá necessidade, inclusive, de desinfecção.

A ETA I trabalha normalmente.

O poço artesiano do Engenho Velho foi atingido e deverá retornar em 1 hora. Já está em processo de limpeza.


A Prefeitura pede doações toalhas de banho, papel higiênico, cobertores, colchões, roupa de cama e outros itens de higiene pessoal.
As doações podem ser encaminhadas à Rua XV de Novembro, 619- ao lado da Prefeitura Municipal, na antiga casa da cultura.

A Secretaria de Defesa Social, por meio da Defesa Civil informa que ainda há água proveniente das chuvas que atingiram a cidade de Monte Mor, vindo para o Rio Capivari, portanto as famílias que vivem nas áreas de risco de enchente devem continuar em estado constante de alerta.

Ainda há previsão de chuva para hoje e para os próximos dias.

Não há registros de mortos ou desaparecidos.

A Prefeitura continua prestando toda assistência às famílias oferecendo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar às famílias dos abrigos.
A equipe da defesa civil está trabalhando na remoção das famílias que estão em áreas de risco, realizando o monitoramento e prestando toda assistência as famílias das áreas de risco e atingidas pelas enchentes.
O governo municipal continua oferecendo materiais de higiene pessoal e coordenando a higienização dos locais públicos onde as famílias estão abrigadas.
Uma nova equipe de saúde foi montada para reforçar as orientações de saúde e visitas aos abrigos.

As pessoas que necessitam de assistência para retirada de moveis podem entrar em contato com a defesa civil por meio do telefone 19-3491-1311 ou com a Secretaria de obras pelo telefone 3492-5031.

A ouvidoria municipal também está a disposição para atender aos telefonemas de munícipes e realizar os encaminhamentos necessários- 3492-9215.

As pessoas que desejam trabalhar como voluntárias para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas devem procurar a Secretaria de Assistencia e Desenvolvimento Social na rua Tiradentes, 650 ou ligar 3491-1645 ou 3491-3088.

A secretaria de Comunicação está á disposição dos senhores no período diurno 3492-9242 e no período noturno 9615-7741 para mais esclarecimentos.




Image

Segundo nosso enviado especial Tulio Darros do Jornal O Semanário Regional, a situção é bastante grave nas duas cidades, Rafard e Capivari, um verdadeiro caos.

Em Rafard as autoridades divulgam cerca de 20 famílias atingidas, mas devem já passar de 40 casas atingidas.

As águas já pegaram todo o quarteirão do bairro canta sapo na parte baixa de Rafard.

Em Capivari a situação é mais precária, casas em diversos bairros foram completamente cobertas pelas águas, famílias já perderam tudo.

A forte chuva de ontem fez com que o nível do rio subisse rapidamente.

A movimentação nas duas cidades é grande, o desespero das famílias é geral. Algumas pessoas ainda tentam retirar móveis e utensílios de algumas casas.

No momento não chove, mas o tempo está prenunciando chuvas para hoje.


Confira fotos de Tulio Darros dos locais alagados.


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image

Image



Image



Image


Nas fotos de Tulio Darros, do Jornal O Semanário Regional, você confere flagrantes das enchentes que atingem Capivari e Rafard nesta segunda feira.

Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image


Image






800 casas foram atingidas, cerca de 3500 pessoas, nas enchentes provocadas pelas chuvas desta segunda feira.

Pontos de alagamento: Moreto, Jardim Elisa, Vila Balan, Centro, Nova Aparecida, Padovani, Ribeirão, Rossi, Pão de Açúcar, Jardim São Pedro, Bosque dos Pinheiros, Juventus, São João.

Nível do Rio: 3,88 – 3,12 acima do nível normal

Choveu 151 mm em apenas uma hora e meia.

Todas as Secretarias Municipais estão mobilizadas no atendimento e retirada das famílias que vivem nas áreas de risco das enchentes.

O setor de captação da Eta II foi invadido repentinamente pelas águas, o que está impossibilitando a produção desde 1h (da madrugada). Um motor foi salvo e assim que for possível será colocado para produção de água. Portanto o sistema Gran Tour está comprometido no dia de hoje sendo que nos bairros São Pedro, Santa Rita, São Luis, Vila do Carmo, Vila Cardosos, Chácaras Clemente e Flamboyant poderá haver falta de água.

A Estação Elevatória do Caraça está sobmersa e todos os motores foram atingidos, porém não estão queimados pois estavam desligados no momento da enchente.

Não há previsão para normalização do serviço pois haverá necessidade, inclusive, de desinfecção.

A ETA I trabalha normalmente.

O poço artesiano do Engenho Velho foi atingido e deverá retornar em aproximadamente 3 horas. Já está em processo de limpeza.

Houve rompimento das redes adutoras da Eta II parao Caraça bem como do poço do Santa Rita. O rompimento deu-se na ponte da rua

A Prefeitura pede doações toalhas de banho, papel higiênico, cobertores, colchões e outros itens de higiêne pessoal. É necessário ainda que os munícipes economizem água!

As doações podem ser encaminhadas à Rua XV de Novembro, ao lado da Prefeitura Municipal.

A previsão de chuvas na região de Capivari é de 8 mm hoje e estas chuvas não devem provocar maior cheia do rio.

Informações fornecidas na manhã desta segunda feira, 28, pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura.






Notícia do dia 28

A EPTV Campinas noticiou que “A forte chuva que atingiu a região de Campinas, na madrugada desta segunda-feira (28), causou transtornos e deixou 22 famílias desalojadas ou desabrigadas.

De acordo com a Defesa Civil, a cheia do Rio Capivari alagou praticamente todos os bairros da cidade, atingindo cerca de 850 casas. Os bairros mais atingidos foram Ribeira, Balan e Moretto. Além do ginásio, agora há cinco abrigos provisórios em escolas e centros esportivos. Uma ponte, que estava em condições precárias por causa das outras cheias, foi levada pelas águas. Não foram divulgadas informações sobre feridos.

A Polícia Rodoviária registrou um deslizamento de terra em um trecho da Rodovia do Açúcar. O trecho foi sinalizado e a pista não precisou ser interditada.

Região

Em Rafard, segundo a Polícia Militar, 20 famílias tiveram que ir para o ginásio de esportes da cidade. Hortolândia também teve alagamentos, mas ninguém ficou desabrigado. Já em Campinas, duas famílias ficaram desalojadas no jardim Florence I."