terça-feira, 25 de outubro de 2011

Prefeito Claudio Maffei se manifesta a respeito do futuro da Escola Monsenhor

image

Procurando sempre dialogar com a sociedade, mais uma vez o prefeito usa do facebook para debater sobre mais um assunto., desta vez, o assunto é o futuro da Escola Estadual Monsenhor Seckler.

 

Em Defesa do Ensino Médio e do Monsenhor Seckler em Porto Feliz. Sou professor da Escola Monsenhor Seckler, porém, fui levado pela vontade popular, a ser o prefeito desta abençoada cidade, nossa Porto Feliz. Acredito que o compromisso com a Educação é fundamental e tenho baseado meu governo a essa diretriz.

Aqui em Porto Feliz no atual mandato já construímos duas grandes escolas e duas creches, além das reformas e das ampliações das várias escolas da cidade e também da construção da Escola Zilda que já está em fase de alicerce e de uma nova Creche na Manduquinha, pelo PAC 2 e outras virão. Em relação ao Projeto de transformar a Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seckler em Centro de Referência de Educação de tempo integral e profissionalizante é uma iniciativa do Governo do Estado comandada pelo Senhor Geraldo Alckimin . Assim como foi decidido pelo governo do senhor José Serra a instalação de um presídio em Porto Feliz (que ficamos sabendo pelo Diário Oficial de 10 de Março de 2009 e que até agora temos conseguido evitar sua instalação), o projeto de transformar o Monsenhor em um Centro de Referencia foi colocado pela Secretaria de Educação do Estado para os Diretores e Coordenadores da Escola, que na sexta-feira estiveram em reunião para colocar junto ao Conselho de Escola (professores, alunos e pais, ou seja, comunidade escolar) se este aceitava ou não tal mudança.

O Conselho por 16 contra 1 rejeitou a proposição estadual. O grande problema é que não se fica claro o que o Governo Estadual está propondo com esses Centros de Referência de Educação, e o pior que não procura esclarecer e dialogar com a comunidade. A principio, uma idéia que é boa, o ensino integral, do modo que é colocado pelo governo estadual fica, de fato, prejudicada, por isso acredito que o Conselho de Escola agiu com cautela e corretamente votando contra tal imposição. Também estão de parabéns os professores, alunos, pais, funcionários que se mobilizaram e estão lutando pela sua escola, pois acreditamos que consciência critica é fundamental em nossa educação, diferentemente de sair culpando os outros sem procurar saber o que está acontecendo.

Fui convidado a estar na reunião do Conselho na última sexta-feira (21/10/2011) como autoridade e como professor da escola e apenas lá fiquei por dentro da situação. Espero que o processo se dê como ocorreu com as Escolas Padrão na década de 90. Naquele tempo estava no Coronel Esmédio e foi feita a proposta ao Conselho da Escola que votou e não quis ser Escola Padrão que acabou sendo implantada na Escola Cel. Euclydes Motta, na qual o Conselho aceitou a proposta.

Assim sendo me coloco a disposição (como o fiz na reunião do Conselho) de servir de interlocutor para conversar com a Secretaria de Estado da Educação, mesmo a escola sendo estadual os alunos que nela estudam e estudarão são do município de Porto Feliz, que como no caso do presídio não aceita imposições por parte das outras esferas federativas, seja estaduais ou federais.

fonte: facebook do prefeito;

 

Outro lado
O PSDB de Porto Feliz, partido do governador Geraldo Alckmin, se manifestou também no facebook e pelo seu blog oficial em Porto Feliz, procurando esclarecer melhor a respeito deste novo projeto. Lançando uma série de ações, com anúncio no dia 15 de outubro dia do Professor, entre as ações está a “valorização da carreira do magistério” e também um novo modelo de Ensino Médio no estado, com ampliação para 8 horas da jornada, prevê disciplinas eletivas, laboratórios, salas temáticas e três refeições por dia, para 2012, a mudança acontecerá em 19 unidades em diversas regiões do Estado. Também está no projeto a possibilidade de intervenção nas escolas mais vulneráveis do Estado de São Paulo.

Maiores informações no Blog do PSDB de Porto Feliz, clique aqui

A escola
É reconhecido por todos as necessidades materiais e físicas que a escola Monsenhor precisa receber investimentos para melhorar. Atualmente a escola não comportaria um ensino integral, com salas ambientes e ensino técnico, para tal mudança será necessário um investimento alto e rápido, já que a meta é para 2012.

Outra questão que preocupa, são os alunos do período noturno e o futuro dos atuais professores.

Uma manifestação foi marcada para a Câmara dos Vereadores, com uso da Tribuna Livre pelo ex-vereador Miguel e presença de alunos e professores da escola.

Aos leitores fica o convite para postarem seus comentários a respeito do assunto, fiquem a vontade.

Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Mensagem da Encarnación del Pozo em Aparecida

 

Imagem e edição: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação de Porto Feliz

Fraternidades Franciscanas se reúnem em Aparecida

DSCF1017

A Fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe de Porto Feliz, se uniu com os irmãos da fraternidade Santa Maria dos Anjos, para juntos peregrinarem até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Com uma clima amistoso, fraterno, a viagem ocorreu muito bem, na ida e volta. As 9h30m estava marcada a concentração de todas as fraternidades do Brasil que foram até Aparecida para saudar o Capítulo Geral (internacional) que ocorre no Brasil.

 

DSCF1001DSCF1002DSCF1004DSCF1006DSCF1084

No espaço de eventos “Tribuna Dom Aloísio Lorscheider”, irmãos franciscanos de todo o Brasil e de outros países se reuniram, para momentos de animação, oração e mensagens. Aconteceu também o encontro com Ministra Geral da OFS,Encarnación del Pozo, além de representantes de 112 fraternidades de todo mundo.

DSCF1038DSCF1037

Ao meio-dia, todos se dirigiram para a Basílica, onde participaram de Missa de Ação de Graças, presidida pelo ex-Provincial da Imaculada Conceição, D. Caetano Ferrari, bispo de Bauru, concelebrada pelos bispos: Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv de Umuarama e Dom Fernando Mazon.

Fotos da Missa:

DSCF1177DSCF1182DSCF1195DSCF1199DSCF1204DSCF1215DSCF1219DSCF1227
DSCF1230DSCF1237DSCF1242

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 25/10/2011

A que é semelhante o Reino de Deus


Lc 13,18-21

Jesus disse:
- Com o que o Reino de Deus é parecido? Que comparação posso usar? Ele é como uma semente de mostarda que um homem pega e planta na sua horta. A planta cresce e fica uma árvore, e os passarinhos fazem ninhos nos seus ramos.
Jesus continuou:
- Que comparação poderei usar para o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, até que ele se espalhe por toda a massa.

Escola Monsenhor Seckler é assunto na Câmara dos Vereadores de Porto Feliz

DSCF1277

Vereadores da bancada do Governo Municipal e vereadores da Oposição, se manifestaram na sessão do dia 25 de outubro, a respeito da possível mudança do status da escola,  operarando como ensino modelo, passando a ser integral. Os vereadores da Oposição, Coquinho, Gerão e Armando defedem um diálogo maior com o Governo do Estado de São Paulo para se buscar mais informações e garantias.

DSCF1300

A vereadora Andrea se manifestou com um discurso muito realista, falando de sua experiência como professora daquela escola, contou dos três modelos que lá tentaram implantar e não deram certo, entre eles, foi o ensino integral que não vingou. Falou que os professores serão remanejados para outras escolas, e que aqueles que trabalharem nela, só poderão trabalhar lá, o EJA seria extinto, e haveria redução de 20 para 10 salas de aulas, com o restante dos alunos sendo remanejados. Também denunciou que a quadra da escola precisa de melhorias urgentes.

DSCF1305

Tribuna Livre
Ex-vereador Miguel Arcanjo, professor, também se apresentou preocupado com o futuro da escola, mas deixou bem claro que não é contra o projeto, mas questiona a forma como o Governo do Estado quer implementar. Sugere que seja construída uma escola nova, adaptada e com boa estrutura para executar o projeto, e “que se respeite a história desta escola”. O vereador também abordou outros pontos da educação de Porto Feliz, falou que está faltando “café” e “açúcar”, pediu para os vereadores fiscalizarem a qualidade e os resultados do Planeta Educação que está custando 7 milhões de reais. Reclamou da paralização: do Projeto Cinema, Corais nas escolas e o encontro anual deles. Criticou a lentidão das obras da Escola Zilda que há anos se arrasta, assim como reclamou da ociosidade do novo estádio Ernesto e o alto investimento realizado ali. Encerrou criticando a demissão da diretora Kátia Aparecida Bíscaro Rocha e sua vice Vivian Portronieri da escola Coronel Esmédio.

Professores, funcionários, alunos e ex-alunos estiveram presentes acompanhando a sessão de Câmara dos Vereadores de Porto Feliz.

 

DSCF1276DSCF1280DSCF1284DSCF1285DSCF1286DSCF1289DSCF1302

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação