terça-feira, 6 de julho de 2010

Miguel Arcanjo, ex-diretor dá recado: ninguém estava acomodado!

NINGUÉM ESTAVA ACOMODADO! IDEB PORTO FELIZ = 5,8! ATINGIMOS A META DE 2013 EM 2009!"

CONFESSO ESTAR MUITO FELIZ, E PRINCIPALMENTE COM AQUELA SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRINDO. TUDO ISSO PORQUE ONTEM, DIA 05/07, FOI PUBLICADA A NOTA DO IDEB, E A NOTA DE PORTO FELIZ FOI 5,8.
VOCÊ DEVE ESTAR PERGUNTANDO: MAS O QUE SIGNIFICA ISSO? O IDEB - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA É UM DOS INDICADORES EDUCACIONAIS MAIS IMPORTANTE DO BRASIL. ELE ATRIBUI NOTA A CADA UMA DAS ESCOLAS E AOS MUNICÍPIOS. ESTE INDICADOR É TÃO IMPORTANTE PARA UM DIRIGENTE DE EDUCAÇÃO, COMO É PARA UM TÉCNICO DE SELEÇÃO GANHAR UMA COPA. E HOJE ME SINTO UM TÉCNICO VENCEDOR.
ASSUMI A EDUCAÇÃO DE PORTO FELIZ NO INÍCIO DO ANO DE 2009 E LÁ FIQUEI ATÉ O FIM DE FEVEREIRO DESTE ANO. EM 2009 FOI REALIZADA A PROVA BRASIL E OS INDICADORES DE EVASÃO E REPETÊNCIA FORAM UTILIZADOS PARA CALCULAR A MÉDIA. FOI UM ANO DIFÍCIL, COM A GRIPE A H1NI QUE PREJUDICOU MUITO O SEGUNDO SEMESTRE E COM OUTROS PROBLEMAS QUE COMPLICOU BASTANTE NOSSOS TRABALHOS.
DURANTE TODO ANO, TODA A MINHA EQUIPE TRABALHOU MUITO, E PRINCIPALMENTE AS ESCOLAS ATRAVÉS DOS GESTORES E DOS PROFESSORES QUE NÃO MEDIRAM ESFORÇOS PARA TRABALHAR EM PRÓL DA EDUCAÇÃO DE PORTO FELIZ.
COMO TODOS SABEM, POR UMA SÉRIE DE ACONTECIMENTOS, EM MARÇO DESTE ANO DEIXEI A EDUCAÇÃO, APÓS UM LONGO ANO DE TRABALHO E DE MAIS QUATRO ANOS QUE ACOMPANHEI A MINHA ESPOSA SIMONE, ONDE FUI UM COLABORADOR.
O MUNICÍPIO TINHA IDEB 5,0, MEDIDO EM 2007. EU SABIA QUE QUALQUER QUEDA NOS INDICADORES SERVIRIA PARA QUE MEUS OPOSITORES USASSEM CONTRA A MINHA PESSOA. MAS, COMO A VERDADE SEMPRE APARECE E A JUSTIÇA PREVALECE, ENQUANTO EU AGUARDAVA ANSIOSO POR UM 5,2 QUE ERA A META DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PARA 2009, QUAL FOI MINHA SURPRESA QUANDO ME DEPAREI COM UM 5,8, OU SEJA COM A META FIXADA PARA 2013.
ESTAMOS QUATRO ANOS A FRENTE DO NOSSO TEMPO! GRAÇAS AO TRABALHO E COMPROMETIMENTO DESSES VALIOSOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, QUE MUITO ORGULHO TRAZEM AO NOSSO MUNICÍPIO. DEMONSTRAMOS QUE NINGUÉM ESTAVA ACOMODADO, QUE O TRABALHO ESTAVA SENDO FEITO, E MUITO BEM FEITO, DISSO EU TINHA CERTEZA.
DESDE 2005 ACOMPANHEI OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO DE PORTO FELIZ. FORAM TEMPOS DIFÍCEIS, A SIMONE TRABALHOU MUITO. PRIMEIRO COM A INTRODUÇÃO DO SISTEMA NAME COC, DEPOIS COM A AMPLIAÇÃO DA REDE MUNICIPAL, QUE SALTOU DE 3000 ALUNOS PARA MAIS DE 8.000. COM TUDO ISSO TIVEMOS QUE AMPLIAR, CONSTRUIR, MUNICIPALIZAR ESCOLAS, REALIZAR CONCURSO, OU SEJA, UM TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO INTENSO E TUDO ISSO COM A PREOCUPAÇÃO DE MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO.
HOJE A EDUCAÇÃO DE PORTO FELIZ ESTÁ EM ORDEM, TEM ALGUNS DESAFIOS PARA VENCER, COMO A CONSTRUÇÃO DA EMEF ZILDA E DE MAIS DOIS CEIMS, E EU PARTICULARMENTE IMPLANTARIA PROJETOS DE TEMPO INTEGRAL, QUE EU JÁ TINHA FORMATADO E JÁ ESTARIA FUNCIONANDO SE EU ESTIVESSE LÁ, PRINCIPALMENTE AGORA QUE A EDUCAÇÃO CONTA COM UM NÚMERO RAZOÁVEL DE FUNCIONÁRIOS PARA ADMINISTRAR OUTRAS ÁREAS QUE EU CHEGUEI A ACUMULAR, COMO A CULTURA, PROJETOS, ENTRE OUTROS.
ESPERO QUE O TRABALHO NÃO PARE POR AÍ, O IDEB DE 2011 TEM QUE SER PELO MENOS 6,6 PARA ACOMPANHAR O CRESCIMENTO ATUAL.
ESTOU MUITO FELIZ, POR MIM MESMO, PELA MINHA CIDADE E PRINCIPALMENTE PELAS NOSSAS CRIANÇAS, QUE TERÃO UM FUTURO MELHOR, GRAÇAS AO TRABALHO DE TODOS.

PARABÉNS PORTO FELIZ!

fonte: http://miguelarcanjo60.blogspot.com/

Holanda repete tática, bate Uruguai e vai à final após 32 anos


Semi Final
A Holanda é a primeira finalista da Copa do Mundo de 2010. Nesta terça-feira, a Laranja repetiu um desempenho fulminante no segundo tempo e garantiu a vitória por 3 a 2 sobre o Uruguai, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo. O resultado recoloca a seleção em uma final depois de 32 anos.

Assim como fez contra o Brasil, a Holanda deixou seu melhor futebol para depois do intervalo. O primeiro tempo acabou com o placar igual, com gol laranja de Van Bronckhorst e celeste de Diego Forlán. Porém, na etapa complementar, os dois principais jogadores da seleção de Bert Van Marwijk voltaram a desequilibrar. Sneijder e Robben marcaram um gol cada e garantiram o triunfo, apesar de Maxi Pereira ter descontado nos acréscimos. Depois do apito final, houve um princípio de confusão, mas logo resolvido.
Agora, a Holanda espera o vencedor do duelo entre Alemanha e Espanha, que será realizado na quarta-feira. A decisão do torneio na África do Sul acontece no domingo, no estádio Soccer City, em Johanesburgo. Um dia antes, o Uruguai disputa o jogo pelo terceiro lugar.
Sem nenhum título mundial em sua história, a Holanda sonha com o feito inédito. As melhores campanhas da Laranja foram em 1974 e 1978, quando perdeu na final.







O jogo - A Holanda teve mais iniciativa assim que a bola começou a rolar, principalmente em jogadas rápidas. Robben avançou em velocidade pela direita e cruzou, Muslera espalmou, mas a bola sobrou livre para Kuyt, que mandou por cima do travessão. Enquanto o Uruguai se posicionou para aguardar o momento de encaixar o contragolpe, a Laranja insistiu em jogadas individuais e pouco eficientes.







O jogo, então, passou por alguns instantes de pouca emoção, até que Giovanni Van Bronckhorst mexeu no placar. Aos 17 minutos, o capitão holandês recebeu pela esquerda e soltou um foguete em direção ao ângulo. A bola tocou na trave e estufou as redes dos sul-americanos.
Não demorou para o jogo esquentar. Cáceres arriscou uma bicicleta na entrada da área e acertou o chute no rosto de Demy de Zeeuw, que caiu e precisou de atendimento médico. Os holandeses reclamaram e houve um princípio de confusão, mas rapidamente controlado.
Para evitar o desespero dos minutos finais, o Uruguai ignorou o risco de se abrir diante de um adversário perigoso e foi para cima. A zaga holandesa deu bobeira na saída de bola pela esquerda, e Cavani avançou para a área, mas, em vez de chutar, carregou demais e perdeu a jogada. No lance seguinte, Álvaro Pereira cruzou da esquerda e Forlán subiu mais que a zaga, mas mandou para fora.
Com dificuldades para furar o bloqueio laranja, Diego Forlán resolveu seguir o exemplo de Van Bronckhorst e testar a Jabulani. Aos 40, de longe, o atacante uruguaio chutou com força, a bola fez curva e o leve toque do goleiro Stekelenburg não foi suficiente para evitar o golaço.
A entrada de Van der Vaart no intervalo (na vaga de De Zeeuw) não mudou o estilo de jogo holandês, com base na velocidade, que mostrou ineficiente diante da forte zaga uruguaia. Assim, do outro lado, a seleção de Oscar Tabárez quase virou a contagem.
Boulahrouz recuou mal para Stekelenburg, que teve de sair da área para dividir com Cavani. A sobra ficou para Álvaro Pereira bater por cobertura, mas Van Bronckhorst apareceu para tirar de cabeça.
As duas equipes se lançaram ao ataque, mas ambas esbarraram nas defesas bem posicionadas. De um lado, o escanteio cobrado por Robben parou na cabeça do defensor. Do outro, Forlán desviou mal bola alçada na área.
A ampla maioria de holandeses nas arquibancadas não teve reflexo em campo, com um jogo equilibrado. A responsabilidade de duelar por uma vaga na final da Copa do Mundo também pesou, já que ambas as seleções exibiram extrema cautela.
Sem se arriscar, a Celeste ameaçou em batida de falta de Forlán, que o goleiro foi buscar no canto. Mas, na resposta, os holandeses desperdiçaram chance incrível. Van Persie fez excelente passe para Van der Vaart finalizar de dentro da área. Muslera se esticou para espalmar, mas o rebote caiu nos pés de Robben, que mandou por cima.
O gol animou a Holanda, que persistiu e recuperou a vantagem. Aos 24, Sneijder pegou na entrada da área e chutou. A bola desviou de leve em Van Persie e foi para as redes. Os uruguaios pediram impedimento do atacante, mas o árbitro uzbeque Ravshan Irmatov validou o gol e o creditou a Sneijder.
E o Uruguai desmoronou apenas três minutos depois, quando a Laranja marcou o terceiro. Robben recebeu cruzamento da esquerda e cabeceou fora do alcance do goleiro. O técnico Oscar Tabárez ainda tentou aumentar o poder de frente do Uruguai, com Sebastian Loco Abreu na vaga de Álvaro Pereira, mas a Holanda soube trabalhar a bola e fazer o jogo correr.
Sem alternativa, Tabárez também tirou Diego Forlán para a entrada de Sebastian Fernandez. Mas o resultado foi o contrário do esperado pelo treinador. Foi Robben que teve oportunidade na cara do gol, mas desperdiçou. Nos acréscimos, Maxi Pereira chegou a mandar para as redes, mas, apesar da forte pressão, era tarde para a reação.




Movimento dos Focolares de Porto Feliz recebe visita!


Acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, no centro catequético, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens: encontro mensal do Movimento dos Focolares de Porto Feliz.

Com o seu carisma, o pequeno grupo, porém perseverante e seguidores dos ideais de Chiara Lubich, assim cresce e caminha a comunidade dos focolares. Irmãos advindos das três paróquias de Porto Feliz: Nossa Senhora Mãe dos Homens, São João Batista e Nossa Senhora Aparecida!

Esta noite, receberam a vista da Pastoral da Comunicação de Porto Feliz. Nesta noite, também recebeu a vista da focolarina Cristina Vieira, ano passado também visitou a comunidade, veja aqui, e desta vez ela também veio acompanhar o grupo, revisítá-los, elogiou o engajamento de todos que estavam ali, advindos da Pascom, da Pastoral da Sobriedade, Pastoral Vocacional, ECC entre outros.






Cristina, focolarina de Mariápolis em Vargem Grande Paulista desde 2007!











Oficialmente, Sara comunicou que juntamente com sua família, pretende para 2011 se mudar em Indaiatuba, assim deixando o grupo, que deverá decidir se unirá a outro grupo em outra cidade, ou se continuará se reunindo em Porto Feliz!





Como é a reunião?
A cada reunião, além da oração, o grupo faz leitura de uma reflexão deixada por Chiara Lubich, onde através de casos do dia a dia, testemunhos, se tranformam em mensagens de Fé para todos.!

Também é lido a Palavra de Vida, uma linda reflexão sobre algum trecho do evangelho, escrito por Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. Esta mensagem, fica como meta de vivência para o mês!

Também é deixado um espaço para conversa espontanea e livre onde todos contam um pouco de seus momentos com Deus, testemunhos, histórias, dificuldades.


Quem pode participar?
Todos! Obviamente este grupo acolhe jovens e adultos, sua espiritualidade é diferente da RCC por exemplo, a frequência é aberta a todos para participarem, conhecendo o grupo e a espiritualidade deste bele Movimento Católico.


Todo primeiro sábado de cada mês, a partir da 20h30m no Centro Catequético!
Seja Bem vindo!

Grupo de Oração Sagrada Família e o Seminário de Vida no Espírito Santo


Com uma programação dividida em 7 terças-feira, o grupo de Oração Sagrada Família realizará um Seminário de Vida no Espírito Santo, com pregadores que virá de Sorocaba, Porto Feliz, Salto de Pirapo, Votorantim e Boituva.


 A Coordenação do Grupo de Oração, trará hoje presença do Padre Carlos Alexandre, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Porto Feliz.

 Rafael, atual coordenador 2010/11

confira a programação:






06 de julho 
JESUS EUCARÍSTICO
Padre Carlos, Porto Feliz




13 de julho
NOITE DE EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO
Lílian e Júnior de Sorocaba

20 de julho
OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO E SEUS CARISMAS
Osmir de Sorocaba


27 de julho
VIDA EM COMUNIDADE E O AMOR PELOS IRMÃOS
Adalberto e Ednéia, comunidade Dei Verbum Porto Feliz






Os encontros acontecerão sempre na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida
Rua Octávio de Moraes, s/n Bairro Cidade Jardim

Boituvense conquista prêmio no mapa cultural paulista



O boituvense Rafael Speranza, recebeu prêmio no Mapa Cultural Paulista, junto com a equipe nomeada como "Cavaleiros do Apocalipse" da cidade de Porto Feliz. O projeto começou como um trabalho da faculdade sobre história da arte, sobre o movimento cultural de vanguarda “Expressionismo”, em que o grupo escolheu retrata a vida de Vincent Van Gogh, considerado por eles o elo entre o impressionismo e o expressionismo, nomeado “Vincent - Vida e simplicidade”.

A equipe de produtores é formada por Rafael Speranza (diretor e produtor), Cleber Avancini (diretor e editor), Fernando Diniz (diretor e protutor) e Yuri Ledesma (diretor e produtor).
A professora de graduação em cinema e audio visual, incentivou o grupo a inscrever o filme em concursos regionais. O filme desenvolvido com recursos independentes, e material amador já foi foi exibido no Festival Internacional de Cinema em Itu.
O filme gravado em 2008, levou cerca de um mês e meio, entre pré produção, filmagens e pós-produções. Por ser o primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo, todos abraçaram o projeto com grande dedicação.
A entrega do prêmio foi no dia 30 de junho (quarta-feira), na cidade de São Paulo no SESC Ipiranga. Os vídeos exibidos na ocasião foram escolhidos por comissão julgadora, liderada pelo curador Carlos Nezu.
Durante a exibição do curta “Vincent - Vida e simplicidade”, de aproximadamente 20 minutos, o público se emocionou e o curador Carlos Nezu afirmou “Vincent é um filme maravilhoso que foge do plano cartesiano que estamos acostumados a ver. Ele nos leva ao mundo das sensações. Além de nos mostrar como era a vida de um gênio. É um primoroso curta-sensação."
Ao fim das apresentações, os diretores interagiram com o público e responderam às perguntas, esclarecendo como as idéias foram desenvolvidas assim como as produções do material cultural.
No evento, foram exibidos os curtas-metragens “O território e a festa: a estética juvenil globalizada e os jovens excluídos”, de Carlos Eduardo da Matta, de Sertãozinho; “Crônicas da Saudade”, de Carla Lopes, de São José dos Campos; “Casca de Noz”, de Jef Tellee, de São José do Rio Preto; e “Um pouco mais de eternidade”, de Lis Máximo e Melo, de São Carlos. Nesta etapa do mapa, os artistas receberam R$ 1.200,00 a título de direito autoral ou ajuda de custo. Todos esses filmes serão incluídos na Edição 2009/2010 do DVD Mapa Cultural Paulista, que será lançado em outubro.
“Foi maravilhoso receber um prêmio de tamanha expressão e competitividade com os meus amigos e diretores que se dedicaram a cada momento ao filme. Com esse curta entendemos como a arte é majestosa ao ver tamanho reconhecimento dos espectadores.” afirmou o boituvense, Rafael Speranza.











Oração de Santo Agostinho

Vós sois, ó Jesus, o Cristo, meu Pai santo, meu Deus misericordioso, meu Rei infinitamente grande; sois meu bom pastor, meu único mestre, meu auxílio cheio de bondade, meu bem-amado de uma  beleza maravilhosa, meu pão vivo, meu sacerdote eterno, meu guia para a pátria, minha verdadeira luz, minha santa doçura, meu reto caminho, sapiêncdia minha prelcara, minha pura simplicidade, minha paz e concórdia; sois, enfim, toda a minha salvaguarda, minha herança preciosa, minha eterna salvação.
Ó Jesus Cristo, amável, Senhor, por que, em toda minha vida, amei, por que desejei outra coisa senão Vós? Onde estave eu quando não pensava em Vós? Ah! que, pelo menos, a partir deste momento meu coração só deseje a Vós e por Vós se abrase, Senhor Jesus! Desejos de minha alma, correi, que já bastante tardastes; ó apressai-vos para o fim a que aspirais; procurai em verdade Aquele que procurais.
Ó Jesus, anátema seja quem não Vos ama. Aquele que não Vos ama seja repleto de amarguras. Ó doce Jesus, sede o amor, as delícias, a admiração de todo coração dignamente consagrado à vossa glória.
Deus de meu coração e minha partilha, Jesus Cristo, que em Vós meu coração desfaleça, e sede Vós mesmo a minha vida.
Acenda-se em minha alma a brasa ardente de vosso amor e se converta num incêndio todo divino, a arder para sempre no altar de meu coração; que inflame o íntimo de meu ser, e abrase o âmago de minha alma; para que no dia de minha morte eu apareça diante de Vós inteiramente consumido em vosso amor. 

Assim Seja.