sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CPP Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens



Foi realizado nesta sexta feira, dia 13 de Janeiro o primeiro CPP do ano de 2012 da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.
A reunião foi realizada as 19h30 no centro catequético onde contou com a participação das pastorais da acolhida, festeiros de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Pastoral Vocacional, Dízimo, Grupos de Oração Mensageiros da Paz e Fonte de Água Viva, Encontro de Noivos, Catequese, ministros, Batismo, Liturgia, Coral Renascer além das pastorais também estiveram presentes os diáconos Silvio, Paulo e Benedito e Padre Toninho,
Pe. Toninho iniciou o encontro com uma breve meditação, logo após essa meditação o Pe. comentou que o objetivo principal neste ano que se inicia será seguir as diretrizes da CNBB onde o mesmo possui uma "cartilha". Também colocou as idéias de mudanças que ele pretende colocar começando já na quaresma, festa do divino e festividades de Nossa Senhora onde pediu a opiniao de todas as pastorais presentes que apoiaram essas idéias que o Pe. apresentou.
Na segunda parte da reunião todas as pastorais comentaram como cada uma se encontra. E encerrando o encontro Pe.Toninho citou as festividades de São Benedito que se aproxima, no qual colocou que todas as paróquias deverão participar.










Fotos e Texto: André Hope- Pastoral da Comunicação


Padre Clovis Andrade de Melo explica um pouco mais sobre a RIIBRA

PeClovis

Com o intuito de aprimorar a comunicação interna da Igreja no Brasil, o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, com sede no Vaticano, por meio da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), sediada na Argentina, está desenvolvendo projetos para integração da Igreja, utilizando mídias e redes sociais. A partir dessa ideia, está em pleno desenvolvimento, a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA). O objetivo da instituição é viabilizar a ação evangelizadora, articulada em rede, para torná-la mais dinâmica, além de ampliar o espaço de escuta, comunhão e colaboração.

Para impulsionar a informatização e a cultura do uso das novas tecnologias na missão da Igreja Católica na América Latina, em 1987, o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, juntamente com o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), deram início à RIIAL. A princípio a intenção foi incluir o Brasil na organização, em um projeto único, mas como a instituição compreende os países de língua hispânica, o idioma dificultou a inclusão do país no projeto. Com isso, houve a necessidade da criação da RIIBRA, com vínculos de comunhão com o Conselho Pontifício, com o CELAM e a RIIAL.

Com o boom da internet no Brasil, a Igreja quer ter sua presença ativa no meio, para a difusão do Evangelho. A implantação da RIIBRA está sendo desenvolvida há três anos, e a ideia é agregar os esforços de evangelização que já existem na Igreja, gerando uma rede para integrar as paróquias e dioceses do país. A partir dessa rede de comunicação, a intenção é aproveitar os esforços que estão consolidados em paróquias que utilizam ferramentas da internet para partilhar as experiências eficientes com outras paróquias do Brasil.

“O RIIBRA é a parte de informática da Igreja e tem a intenção de agregar e fortalecer todos os esforços que já existem, e incentivar novas iniciativas”, disse o assessor de comunicação da RIIBRA, padre Clovis Andrade de Melo.

Além da integração da Igreja, a RIIBRA, possui outros projetos como a inclusão digital da Amazônia, ainda em desenvolvimento. Existem também a rede “episco.net” para facilitar o diálogo entre os bispos do Brasil. Outro projeto é a criação de um novo portal para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também em desenvolvimento.

Para o padre Clovis, existe por parte do clero um grande diálogo. “Há uma grande comunhão das dioceses por parte dos bispos da CNBB. Mas para ele, outras pessoas precisam ser envolvidas no processo de comunicação. “A nossa intenção é também agregar os esforços dos leigos que são os agentes que atuam nos meios de comunicação, então queremos potencializar as coisas boas que já estão acontecendo”, afirmou.

Crianças aprendem sobre sustentabilidade em Sorocaba

 

Crianças de Sorocaba, aproveitam as férias de uma maneira diferente. Visitam fazendas da região e aprendem a preservar o meio ambiente. Um dos passeios foi em uma propriedade rural em Araçoiaba da Serra, também interior do estado.

O local tem 570 hectares de mata nativa e reflorestamento. Como mostra a reportagem do Tem Notícias, lá são produzidos alimentos para mais de três mil animais do zoológico de São Paulo.

Os alunos passearam por uma trilha de mata fechada e enquanto isso escutaram com atenção as explicações de biólogos que usam personagens do folclore brasileiro para mostrar melhor a importância da natureza.

Eles também aprenderam o passo a passo do trabalho no campo. A intenção é aproximar a nova geração das ações que incentivam a  sustentabilidade. E fazer com que os pequenos repassem a mensagem em casa.

Curiosidades, Sexta-feira 13 é sagrada para hindus

 

Mais fotos...

Enquanto em países do ocidente a sexta-feira 13 é encarada como um dia de azar, milhares de peregrinos na Índia promovem celebrações religiosas do hinduísmo. A população participa de cerimônias na ilha Gangasagar, que serão encerradas com um mergulho no mar, na confluência do rio Ganges e da Baía de Bengala, no dia 14 de janeiro, por ocasião do Makar Sankranti, dia sagrado. A data é considerada de grande significado religioso na mitologia hindu. As celebrações e a peregrinação começam no dia 13. Esta data marca o início das comemorações e é reservada especialmente para orações e outras práticas religiosas.

Inscrições para o "Projeto Pérola" vão até 3 de fevereiro

 

As inscrições para o Projeto Pérola vão até o dia 3 de fevereiro, nas unidades de Iperó (Pólo Cultural e Telecentro), Itapetininga, Mairinque, Salto, Sorocaba (unidades Sabe Tudo) e Piracicaba. No curso, os alunos aprendem noções básicas de informática, além das aulas de cidadania que abordam temas como mercado de trabalho, saúde, meio ambiente, direitos e deveres dos cidadãos e responsabilidade social. A duração é de 5 meses.
A divulgação dos selecionados acontecerá logo após o término das inscrições, nas próprias unidades, sendo dividida em duas chamadas - a segunda para aqueles que não confirmaram a inscrição na primeira.
Na última semana de fevereiro, os que não confirmarem a inscrição no curso serão substituídos pelos suplentes. As aulas começam no dia 5 de março  e as formaturas estão previstas para julho.

1º Divulgação - 6/02/2011 a 10/2/2012
2º Divulgação - 13/02/2012 a 17/2/2012
Outras informações podem ser obtidas no site do projeto:
http://www.perola.org.br
Endereços para inscrição

Iperó

Pólo Educacional
Rua Luiz Rossi, nº107
Jd. Irene - Iperó/SP
Telecentro "Rosália Simão Poli"
Av. Carlos Oetterer s/nº
George Oetterer


Itapetininga
Fundo Social de Solidariedade
Rua Coronel Afonso, 609 ¿ Centro
Casa do Adolescente I
Rua Aparício Vieira, 470 ¿ Jardim Shangrilá

Mairinque

Acessa São Paulo
Rua Francisco Assis P. de Oliveira, 214

Salto
Assisa
Rua Floriano Peixoto, nº 179 – Centro

Sorocaba
Unidades Sabe Tudo

Piracicaba
Casa do Bom Menino
Rua Machado de Assis, 593

Mundo espera um ano melhor em 2012, revela pesquisa

 

Apesar da crise econômica global de 2011, a maioria das pessoas ao redor do mundo está otimista de que 2012 será um ano melhor, de acordo com uma nova pesquisa.
Quase três quartos dos cidadãos de 24 países questionados em uma pesquisa Ipsos/Reuters esperam um ano melhor do que o vivido em 2011.
"Essa é a primeira centelha de esperança que observamos nos últimos anos", disse Clifford Young, vice-presidente da Ipsos Public Affairs.
"Todos os indicadores sugerem que, embora as pessoas não estejam animadas com o presente, há lampejos de esperança à frente."
O otimismo é maior na França e na Indonésia, onde 91 por cento acreditam que 2012 será um ano melhor, seguidos pelo Brasil (com 90 por cento) e pela Índia (89 por cento).
Mas a centelha não é visível para todos. Itália, Japão e Suécia são os menos empolgados com o futuro. Nesses países, apenas 45, 46 e 55 por cento da população, respectivamente, esperam que este ano traga tempos melhores.
A Hungria (com 56 por cento) e a Grã-Bretanha (com 58 por cento) também estavam entre os menos otimistas.
"A Europa ainda é um lugar problemático. Ela ainda não resolveu todas as suas questões", explicou Young. "Mas a América do Norte, especialmente os Estados Unidos, tem mostrado sinais de melhora." 
Setenta por cento dos cidadãos norte-americanos expressaram otimismo para 2012. Em vez de um triunfo da esperança sobre a experiência, Young acredita que os resultados refletem uma esperança cautelosa.
"Eles dizem que as coisas estão melhores: um pouco mais de estabilidade no emprego, a capacidade de colocar um pouco mais de comida na mesa", disse ele.
Apenas quatro em 10 entre os 21.245 adultos pesquisados no mundo, porém, esperam que a economia global esteja mais forte em 2012.
França, Hungria, Bélgica, Itália e Suécia tinham uma probabilidade menor de prever uma economia global mais robusta. Os mercados emergentes estavam menos preocupados. A maioria dos entrevistados na Índia, no Brasil, na Indonésia e na Arábia Saudita acredita que a economia global ganhará força.
"No geral, as pessoas nos mercados emergentes se sentiram muito bem consigo, com a economia e com o futuro", afirmou Young.

Remédios genéricos devem ter alta de até 15%

 


O preço dos medicamentos genéricos deve ter alta de até 15% em todo o Estado de São Paulo. O aumento é consequência da mudança no sistema de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) no Estado, que entrou em vigor nos primeiros dias do ano, conforme aponta a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos). Em Sorocaba, o aumento deverá ser sentido a partir de fevereiro, segundo grandes redes do ramo.
Até o final de 2011, o ICMS sobre os medicamentos em São Paulo era calculado com base no valor que o varejista final, as redes de farmácias, pagavam aos distribuidores. Agora, a conta é feita a partir do valor máximo de venda, permitido pelo governo, do medicamento. Não houve mudança na alíquota, que continua em 18%.
Segundo a associação, a nova forma usada pelo Governo Estadual para a arrecadação do imposto faz com que a base utilizada para o cálculo suba 60%. "Com isso, vai haver aumento e afetar o consumidor final", explica o presidente da Pró Genéricos, Odnir Finotti.
De acordo com a associação, a população de baixa renda é a que mais sofrerá com a medida, porque os produtos mais baratos é que serão mais afetados. "Haverá uma cobrança menor de imposto sobre os produtos mais caros, e vai aumentar a arrecadação sobre o genérico. É uma ação Robin Wood ao contrário", destaca Finotti.
O presidente da associação espera que a situação não cause impacto no consumo dos genéricos. "Mesmo com a mudança, o genérico continua sendo mais barato. Mas estamos orientando as pessoas a pechincharem. Quando há procura, o consumidor pode encontrar medicamento mais barato, porque a concorrência entre os genéricos é muito grande", ressalta.

Sorocaba
A população sorocabana deverá sentir no bolso o efeito das mudanças na forma de cobrar o imposto a partir de fevereiro. Na prática, os medicamentos irão sofrer alterações nos preços, conforme confirmam as redes de farmácia. Mas, como explica o gerente comercial da rede Farma Ponte, Daniel Caramanti, os estoques de janeiro foram garantidos no mês de dezembro. "Mas será necessário reavaliar os cálculos futuramente", afirma.
O proprietário da rede Farmamed, José Alberto Cépil, explica que o preço do produto não sofrerá aumento, mas sim o desconto do genérico é que sofrerá redução. "O que, na prática, dá no mesmo para o cliente final", comenta. As redes ainda não sabem informar de quanto será o aumento. "Acredito que numa faixa de 8% a 12%. Mas vai depender do que os laboratórios vão fazer. Estamos aguardando o retorno das férias coletivas", finaliza Cépil.

Anvisa
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) critica a medida. "Obviamente, não foi uma modificação que tenha optado pela simplificação e vai gerar muitos transtornos na parte operacional", diz a nota de esclarecimento. A alteração pode afetar também o programa "Aqui Tem Farmácia Popular", principalmente na medicação contra hipertensão e diabetes, já que o imposto será maior que o subsídio dado pelo Ministério da Saúde. A Anvisa destaca que a norma não deveria abranger as vendas realizadas nesta operação. "Caso contrário, estará adotando uma base de cálculo equivocada e superior ao valor do preço final pago pelo Ministério da Saúde".
Estado

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo afirma que não há qualquer mudança no ICMS dos medicamentos que justifique aumento de preços no varejo, já que a alíquota do imposto continua inalterada. Em nota, diz que a medida visa um "tributação justa sobre o efetivo preço praticado nas farmácias, que, esse sim, é regulado por fatores de mercado."
A Secretaria informa ainda que foram adotados os índices de valor agregado apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Além disso, a Secretaria da Fazenda diz que está atenta às necessidades da população usuária do programa Farmácia Popular e Dose Certa e considerou este fator na definição da base de cálculo da substituição tributária de medicamentos.

Inscrições no ProUni começam neste sábado

 

As inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) começam neste sábado, 14, e vão até o dia 19 de janeiro no site http://siteprouni.mec.gov.br. O candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos. Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. Caso o candidato tenha passado tanto por instituições públicas quanto privadas, é necessário provar que teve bolsa integral para cursar o ensino particular.
Serão oferecidas 195 mil bolsas, sendo 98 mil integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade. As bolsas integrais contemplarão os candidatos que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933). Para quem tem renda até três salários mínimos (R$ 1.866), podem ser concedidas bolsas de 25% a 50%.

Celam propõe economia baseada na Doutrina Social da Igreja

 

Um novo modelo econômico baseado na Doutrina Social da Igreja: este é o caminho, segundo o Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam), para alcançar o desenvolvimento integral dos povos da América Latina.
Num artigo publicado pelo jornal vaticano, L'Osservatore Romano, o Presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade do Celam, o Arcebispo peruano Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno, afirma que a Igreja continua a criticar o sistema econômico dominante, que, segundo ele, ainda é formado por um entrelaçamento de interesses que penaliza largas faixas da população da America Latina, acentuando as desigualdades sociais e a pobreza.
Em especial, Dom Barreto Jimeno denuncia a condição nas periferias das grandes cidades, ainda sem os serviços de base indispensáveis, como água e energia elétrica. "Um fato inadmissível para um continente de grandes recursos naturais", afirma.
O Arcebispo, falando não somente do seu país, evidencia um paradoxo: não obstante a generalizada crise internacional, o ano que se inicia deixa entrever um leve melhoramento econômico e financeiro na América Latina. "Mas este crescimento, questiona Dom Barreto Jimeno, é um crescimento de todos e para todos, ou uma parte da população devem continuar a lutar por sua sobrevivência?".
"Uma visão e uma práxis da economia ainda profundamente arraigada e caracterizada por interesses pessoais e corporativos contradizem a busca obrigatória do bem comum", analisa.
Segundo o Arcebispo, para vencer, ou pelo menos atenuar, as desigualdades sociais e a pobreza na América Latina, é preciso difundir a riqueza, recuperando o valor social e a dimensão ética da economia; são necessários projetos de desenvolvimento sustentável que incluam os excluídos da sociedade. Ou seja, um novo modelo econômico baseado na Doutrina Social da Igreja.

Catequese, na Liturgia da Palavra fiéis escutam Deus, explica Dom Murilo

 

Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger

Na Liturgia da Palavra os fiéis se reúnem para escutar a Deus, é Ele próprio quem lhes fala. O cristianismo é a única religião em que não é o ser humano que vai até Deus, mas é Deus que vem até o homem e diz o que Ele quer.
O Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, explica que na Liturgia da Palavra temos a Palavra de Deus que foi transmitida antes de Cristo, no Antigo Testamento, a Palavra transmitida pelo próprio Cristo, no Evangelho, e aquela transmitida depois de Cristo, nos Atos dos Apóstolos, nas Cartas e no Apocalipse.
Na Liturgia da Palavra são proclamados alguns trechos da Sagrada Escritura para nos mostrar que eles têm valor permanente, eles têm caráter eterno que vai além do tempo e da cultura.
“Na Santa Missa, a Liturgia da Palavra está em primeiro lugar, como em todos os Sacramentos, para nos dizer ‘antes de receber um dom de Deus, vamos ouvir o que Ele quer nos dizer’. Assim, essa proclamação da Palavra tem um valor máximo para nós, porque essa Palavra de Deus nos introduz a Sua intimidade”, enfatiza o Arcebispo de Salvador.

Estruturação da Liturgia

A Liturgia foi se estruturando ao longo dos séculos conforme as inspirações do Espírito Santo. As primeiras comunidades cristãs começaram a fazer a proclamação da Palavra de acordo com a tradicional cultura judaica – fazendo a leitura da escritura e a oração do salmo – e acrescentaram a proclamação da Palavras de Jesus.
“Além do Antigo Testamento, aquelas primeiras comunidades falavam sobre os fatos da vida de Jesus e Seus ensinamentos”, explica Dom Murilo.
Essa transmissão da Palavra de Cristo foi feita primeiramente de forma oral. O Segundo Testamento foi escrito ao longo do primeiro século depois de Cristo.
Compreensão da Palavra

Com o passar dos séculos, as homilias, que são as explicações desses Textos Sagrados, foram confiadas aos ministros preparados e ordenados, para evitar aquilo que é um risco ainda hoje o “achismo”. “Quem tem a graça de interpretar a Palavra é a Igreja, pois foi ela quem recebeu esta Palavra”, salienta Dom Murilo.
No dia 11 de outubro, serão comemorados os 50 anos da abertura do
Concilio Vaticano II. Dom Murilo salienta que este Concílio deu grande valor a proclamação da Palavra, com ele as leituras começaram a ser feitas nos diversos idiomas, não só em Latim, e também a partir dele, os leigos começaram a ter mais espaço nas Celebrações Litúrgicas.
Dom da proclamação

Para Dom Murilo, a capacidade de proclamar a Palavra é um dom, assim como cantar, ornamentar a igreja, organizar eventos ou acolher pessoas.
“A boa leitura é essencial. Para saber como fazer veja as celebrações no Vaticano que são transmitidas pela TV Canção Nova, mesmo que em outro idioma, veja como a pronúncia é clara e feita pausadamente”, aconselha o Arcebispo Primaz.

Porto Feliz receberá partida da 2ª fase da Copa São Paulo

 

Foto

A partida acontecerá entre Desportivo Brasil e São Caetano, pela segunda fase da competição

A Federação Paulista de Futebol anunciou, na manhã de 12 de janeiro, que o município de Porto Feliz sediará uma nova partida da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012. O jogo acontece neste domingo (15), a partir das 16 horas, no Estádio Municipal “Ernesto Rocco”, entre Desportivo Brasil e São Caetano, pela segunda fase da competição.

O Desportivo Brasil terminou a primeira fase da Copa na 1ª colocação do Grupo R, da qual Porto Feliz é a cidade-sede. A equipe se classificou após vencer o Atlético (MG) na tarde de 10 de janeiro, por 2 a 0. O placar levou a equipe a sete pontos ganhos, na liderança da chave. Os gols foram anotados no segundo tempo.

O São Caetano foi o time com a segunda melhor campanha entre os clubes que ficaram na segunda colocação de suas respectivas chaves e também conseguiu a classificação no Grupo V, que tem sede na cidade de Taboão da Serra.

7 mil expectadores em Porto Feliz

Organizada pela FPF, a Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece até o dia 25 de janeiro. Na primeira fase da competição, foram realizados seis jogos em Porto Feliz, nos dias 4, 7 e 10 de janeiro. Segundo o comitê organizador de Prefeitura de Porto Feliz, aproximadamente sete mil pessoas compareceram ao Estádio Municipal “Ernesto Rocco” nos três dias de jogos.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012 é a 43ª edição da "Copinha", considerada a maior competição de futebol júnior do Brasil. No total, 96 clubes de todo o país participam da copa. Em Porto Feliz, ficaram hospedadas 150 pessoas, entre jogadores e comissão técnica do Atlético (MG), Criciúma (SC) e CRB (AL).

Trânsito

Na partida deste domingo, a Coordenadoria de Sistema Viário (CSV) e a Polícia Militar implementarão um esquema especial de trânsito e segurança para região do Jardim Vante.

A CSV vai monitorar o trânsito nas imediações do Estádio Ernesto Rocco. Para facilitar o acesso ao estádio, a coordenadoria orienta os motoristas a utilizarem a avenida Perimetral Mário Covas (Ponte Nova). É estimado grande fluxo de veículos e, por isso, a passagem pela Ponte Velha será feita apenas em um único sentido (de entrada ao bairro). Para informações a respeito do trânsito, a CSV disponibiliza um telefone, que funciona 24 horas por dia. O número é (15) 9793-6125. O contato também pode ser feito através da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil através do telefone de emergência 199.

Segurança

A Polícia Militar também divulgou orientações aos torcedores que comparecer ao jogo no Ernesto Rocco. De acordo com a PM, não será permitida a entrada dos seguintes objetos no interior do estádio: armas de fogo, armas brancas; copos e garrafas de vidro e bebidas acondicionadas em lata; garrafas plásticas; bebidas alcoólicas; fogos de artifício de qualquer natureza; hastes ou suportes de bandeiras; papel em rolo de qualquer espécie e substâncias tóxicas; caixa térmica (isopor); guarda-chuva com ponta e qualquer outro objeto que possa oferecer risco à integridade física do público. Caso o público leve frutas, estas deverão ser obrigatoriamente cortadas em 4 pedaços.

A venda de bebidas alcoólicas está proibida a um raio de 200 metros do local do evento, como dispõe a Lei 9470/96. A PM recomenda que os torcedores evitem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

É vetada a entrada de crianças com menos de 6 anos, mesmo que acompanhadas dos pais ou responsáveis. A idade permitida para o acesso de menores nos estádios é de 6 a 18 anos, acompanhada pelos pais ou responsáveis com a devida documentação comprobatória.

Copa São Paulo de Futebol Júnior – 2ª Fase

Porto Feliz – Estádio Municipal Ernesto Rocco

15 de janeiro (domingo)
Horário: 16 horas
Jogo: Desportivo Brasil (SP) x São Caetano (MG)

 

Fonte, site portomaisfeliz.com.br

Catequese, O que é a Liturgia?

 

A liturgia é ação de Cristo, eterno sacerdote.

Católicos, ortodoxos, luteranos e anglicanos. Estas grandes expressões cristãs são conduzidas por algo que ordena e conduz os seus respectivos cultos e ritos por séculos: a liturgia.
A palavra Liturgia vem do grego λειτουργία, que significa ação do povo. Para a Igreja Católica, a Liturgia apresenta-se como o fio condutor de toda e qualquer ação religiosa, segundo definição do Concílio Vaticano II.
“Toda celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo e do seu corpo, que é a Igreja, é ação sacra por excelência” (Sacrosanctum concilium, n.7).
De acordo com a professora Maria Bonetti Rafaelli, a liturgia é o cume no qual se funda a ação da Igreja e a fonte da qual brotam todas as virtudes. “Os filhos de Deus mediante a fé e o batismo, se reúnem em assembléia, louvam a Deus na Igreja, participam do Sacrifício e comem da ceia do Senhor”, ressalta.
A Liturgia na vida da Igreja Católica
A liturgia é ação de Cristo, eterno sacerdote. Quando se diz que a “assembléia celebra”, é a comunidade dos batizados que “festeja” os dons recebidos. Trata-se de um encontro com o Cristo Ressuscitado que mediante as celebrações litúrgicas vem ao encontro de cada ser humano pessoalmente.Jesus se faz presente no sacrifício da missa seja na pessoa do ministro, seja sobretudo nas espécies eucarísticas. Está presente nos Sacramentos, de modo que quando um batiza é o próprio Cristo quem batiza, por exemplo.

“O Senhor Jesus, se entretém conosco como amigos, falando-nos através das Sagradas escrituras, nos doa o Seu Filho na Eucaristia para que tenhamos a força de sermos luz e sal da terra, mas sobretudo para que possamos reconhecê-lo sempre mais intimamente, explica a professora.

Recuperado, filhote Titã ganha novo lar e é adotado por veterinária

 

Titã brinca com outros 3 animais (Foto: Foto cedida: Viviane da Silva)Titã brinca com outros 3 animais

Depois de pouco mais de um mês que o filhote Titã foi encontrado enterrado vivo no quintal de uma casa em Novo Horizonte, no interior de São Paulo, a história ganhou um final feliz. Em vez de magro, sujo e cheio de sarna, agora o animal recupera os pêlos, além de receber alimentação adequada e, principalmente, carinho.

A veterinária Viviane Cristina da Silva, que atendeu Titã depois do resgate, agora também é a “mãe adotiva” do animal. Ela disse que ficou sensibilizada com o caso e decidiu cuidar dele permanentemente. “Resolvi adotá-lo. Estava frágil e depois de dar os primeiros cuidados, a gente também pega carinho”, confessa.

Segundo a profissional, Titã está cada dia melhor. “Ele está ótimo, muito bem mesmo, brinca o dia todo e já faz bastante arte”, contou. A pelagem do cão começou a crescer. “Até a recuperação total, para ficar com pêlo em todo o corpo, vai demorar cerca de 2 meses e meio”.

Titã ainda toma remédio para tratar da sarna e recebe aplicação de colírio no olho direita depois de perder a visão no dia que ficou enterrado. Uma cirurgia para retirada do globo ocular foi cogitada, mas a veterinária prefere ainda ter uma nova conversa com um especialista antes do procedimento. “Vou conversar em breve com o oftalmologista. Ele só vai fazer se for para o bem dele”, relatou a veterinária.

O novo lar do cão é a casa de Viviane e dos pais dela, onde Titã divide espaço com mais três cadelas e um gato. Todos foram adotados depois de abandonados ou de sofrerem maus tratos dos antigos donos.

Papa lamenta episódios de violência ocorridos em 2011

 

Bento XVI agradeceu aos agentes de segurança o serviço prestado por eles ao Vaticano

O Papa Bento XVI lamentou, na manhã desta sexta-feira, 13, os episódios de violência que caracterizaram o ano de 2011. O Pontífice lembrou com pesar os episódios de perseguição religiosa e disse desejar que, em 2012, nenhum ato de violência seja cometido em nome de Deus.
“Rezemos à Mãe de Deus, Rainha da Paz, para que sustente, com sua materna intercessão, nossos propósitos e nossa atividade. A ela confiamos todo o ano de 2012 para que ele seja, para todos, caracterizado pelo respeito recíproco e pelo bem comum, desejando que nenhum ato de violência seja cometido em nome de Deus, Supremo que garante a justiça e a paz”, disse o Papa aos agentes de segurança que trabalham no Vaticano, recebidos em audiência na Sala Clementina.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso do Papa aos agentes de segurança do Vaticano

O Santo Padre agradeceu todos os diretores, agente e funcionários do departamento de segurança do Vaticano pelo precioso serviço prestado e destacou que a  tutela da ordem pública, sobretudo numa área tão frequentada por turistas e peregrinos de todo mundo, não é uma tarefa simples.
“De fato, a Sé de Pedro constitui o centro da cristandade, e os católicos do mundo desejam vir, ao menos uma vez na vida, rezar sobre a tumba dos Apóstolos. Tal presença, seja da Santa Sé, seja do grande número de gente cosmopolita que visita o centro da Igreja Católica, não constitui certamente um problema para a cidade de Roma e para toda Itália, mas é um bem e uma fonte de orgulho!”, enfatizou.
Justiça e Paz

O Papa lembrou da mensagem escrita por ele, em ocasião do Dia Mundial da Paz deste 1º de janeiro, na qual salientou a importância da educação das jovens à justiça e à paz.
“Estes dois termos são tão usados no nosso mundo, mas frequentemente de modo equivocado. A justiça não é uma simples convenção humana; quando, em nome de uma alegada justiça, dominam os critérios de utilidade, de lucro e de posse, se pode também pisar sobre o valor e a dignidade da pessoa humana”, disse.
Bento XVI destacou que, do mesmo modo, a paz não é a mera ausência da guerra ou o resultado de uma só ação dos homens para evitá-la. A paz é, antes de tudo, dom de Deus que deve ser pedida com fé e que é encontrada a partir de Jesus Cristo.
“A verdadeira paz, portanto, é uma obra a se construir cotidianamente com a contribuição da compaixão, da solidariedade, da fraternidade e a colaboração de cada um”, afirmou.
Para o Pontífice, a paz está profundamente ligada à justiça – animada pela verdade na caridade – que os homens têm a capacidade de realizar a partir do contexto no qual habitualmente vivem: na família, no trabalho, nas relações de amizade.

Votorantim, Tratamento de câncer de pele é referência na região

 

O tratamento do câncer de pele realizado em Votorantim virou referência na região graças à Terapia Fotodinâmica, que dispensa a necessidade de cirurgias. O procedimento é feito no Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança, desde outubro do ano passad,o e atende a dois pacientes por semana. O rápido resultado e o efeito estético são vantagens da nova técnica de aplicação. Antes da Terapia Fotodinâmica, o procedimento cirúrgico sigbificava risco de problemas para gestantes, idosos e pessoas que não tivessem tolerância às intervenções ou aos medicamentos.
De acordo com a dermatologista Martha Figueiredo, o tratamento pode ser feito em situações pré-cancerígenas. "Também é possível evitar o aparecimento do câncer, com a eliminação dos chamados "campos cancerizados", disse a médica, que adiantou ser a terapia inédita no sistema público de saúde.
O aparelho utilizado no tratamento é resultado de uma parceria com pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), unidade de São Carlos. O procedimento é feito da seguinte maneira: após a aplicação da medicação no local afetado, é feita uma sessão de cerca de três horas para a aplicação da luz e para que as células lesadas absorvam a medicação.
Para ter acesso ao tratamento, o paciente deverá passar por um clínico geral, em posto de saúde ou no Sistema Único de Saúde (SUS). Após o diagnóstico, será encaminhado ao ambulatório. O atendimento do Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança é realizado de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, na rua José Bellini, 97, Jardim Paraíso,  Mais informações pelo telefone: 3247-1646.

Convite!

DSC00834 cópia_thumb[4]

Superação, Mulher com paralisia cerebral dá lição de vida

 

Em busca de liberdade, Ana Paula vai sozinha ao trabalho, na Vila AngélicaEm busca de liberdade, Ana Paula vai sozinha ao trabalho, na Vila Angélica

Trocar os pés pelos joelhos foi a única alternativa que Ana Paula Fernandes, 37 anos, teve para se locomover sozinha e ser mais independente. Ela nasceu com paralisia cerebral e teve apenas a coordenação motora afetada. Estudou até o 4° ano do ensino fundamental e nunca foi lhe oferecido um emprego.
As dificuldades que a vida lhe apresentou não acabaram com  sonho de ter uma cadeira de rodas motorizada. A família humilde, composta por cinco pessoas que sobrevivem com menos de R$ 1.500 por mês, nunca pode comprar o equipamento, que custa R$ 10 mil.
Decidida a conquistar esse objetivo, Ana Paula começou a trabalhar cuidando de veículos no estacionamento de uma agência bancária na avenida Ipanema, próximo ao Pronto-Atendimento da Zona Norte.
Já faz dez anos que a guardadora de carros fica debaixo do sol ou de chuva das 9h às 16h. Ela mora cerca de 200 metros do serviço. Quem estaciona no local sempre lhe dá algumas moedas. “Até tentamos impedi-la de trabalhar porque as pessoas acham que a obrigamos, mas ela sempre quis conquistar sua independência, ter a própria renda”, conta a mãe, a cozinheira Maria de Fátima Fernandes, 54.
Com o salário, a guardadora comprou roupas, televisor, DVDs, ajuda em casa e economiza para comprar a cadeira motorizada. “Outro sonho é casar e ter filhos”, revela a mãe.
Garra/ Quem passa pela avenida Ipanema e a vê de joelhos fica curioso para  conhecer mais dessa pessoa tão determinada, disposta a viver e a buscar a felicidade.
A musculatura da articulação das pernas está enfraquecida e, por isso,  não há forças para manter-se em pé. Ana Paula tentou diversas vezes andar. Passou por 15 cirurgias, usou órtese e fez fisioterapia. Ela se locomove de joelhos, pois o braço esquerdo é atrofiado, impedindo que empurre a própria cadeira de rodas.
Para não machucar os membros ela utiliza uma joelheira de esportista como se fosse o par de calçados. “Compro uma joelheira por mês. Rasga fácil e pago R$ 35, o par”, relata. A cadeira foi comprada em uma loja de usados por R$ 30 e o assento é um pedaço de tábua.
A guardadora trabalha próxima à uma clínica de fisioterapia. “Nunca me ofereceram ajuda. Parei o tratamento porque dependo de alguém para me levar”, conta.
A mãe de Ana Paula diz que sempre tentou tratamento próximo de casa, mas nunca conseguiu. “Pessoas para ajudar são poucas. Quando ela ganhou a órtese, há 20 anos, teve de ajustar e uma vereadora da época disse que faria isso, pegou o aparelho e sumiu”, conta a mãe, emocionada com as dificuldades que a filha teve de enfrentar.
Maria de Fátima relata que carregou a filha no colo até os 14 anos. “Não havia condições de carregá-la e a coloquei na cadeira.”  Ela complementa: “As barreiras que encontramos para que ela continuasse a fisioterapia impediu o tratamento. A desistência foi uma atitude errada, as pernas ficaram mais atrofiadas”.
Paralisia cerebral/A causa da doença pode ter ocorrido durante a gravidez, o parto, no desenvolvimento da criança ou até mesmo por genética.

Fisioterapeuta traz esperança: ‘Você pode conseguir andar’

O caso de Ana Paula Fernandes chamou a atenção dos fisioterapeutas Nelson e Anderson Nolé. Ao examiná-la, eles descobriram que  as pernas não têm flexibilidade, mas que com sessões de fisioterapia a musculatura poderá ser fortalecida e o auxílio de órtese poderá dar a liberdade tão sonhada pela guardadora de carros. “Você pode caminhar”, atesta Nelson. “É tudo o que quero. Poder andar, ir para onde quiser, trabalhar e voltar a estudar”, responde Ana Paula, com imenso sorriso no rosto.
Enquanto o tratamento não é iniciado, uma campanha será realizada pelos empresários para doar uma cadeira motorizada à ela. “Ela terá de voltar à fisioterapia para a órtese  ser feita depois e sob medida, o que lhe dará estabilidade para caminhar”, explica Nelson. “A cadeira motorizada é a indicação mais apropriada para o momento”, complementa.
Anderson destaca a importancia da fisioterapia. “As pernas, os pés e o braço ficaram atrofiados por causa da interrupção do tratamento”, diz. “Quem faz um ano de fisioterapia, se parar por dois meses, perderá tudo o que alcançou”, acrescenta.
Ana Paula deve fazer fisioterapia na Unip, onde há atendimento de graça à população. Lá são oferecidas sessões de fisioterapia em geral, como hidroterapia, neuroterapia e ortopedia.
O interessado deve passar por consulta médica. O especialista encaminha carta, que deve ser entregue pessoalmente na universidade – que fica na avenida Independência, 210 – para marcar a avaliação. A lista de espera costuma ter até dez pessoas e são cerca de 60 vagas.
A Aderes também atende pessoas portadoras de deficiência. Sessões de fisioterapia, hidroterapia e fonoaudiologia são oferecidas. Para ser associado, uma taxa de contribuição é cobrada.  A associação fica na rua Francisca Bueno, 180, Vila Ana Maria.

Acidente de trânsito
Entre dez amputações de membros, oito são por acidente de moto e as vítimas são jovens.

Doença
A diabetes e o cigarro são as causas que levam sete pessoas, entre dez, perder um membro.

Diferenças
A prótese substitui um membro amputado. Já a órtese é encaixada, seja na perna ou braço, para auxiliar os movimentos.

Campanha
Para ajudar na doação da cadeira de rodas motorizada, basta entrar em contato com a Conforpés, pelo telefone (15) 3229-2929.

http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/9859/Mulher+com+paralisia+cerebral+da+licao+de+vida

Porto Feliz, Isama abre processo seletivo para contratação de enfermeiro

 

O Instituto de Saúde e Meio Ambiente (Isama) de Porto Feliz realizará processo seletivo para a contratação de enfermeiro que irá integrar a equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O candidato precisa ser maior de 18 anos e ter inscrição no Conselho Regional de Enfermagem (COREN). A carga horária é de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira. O salário-base é de R$ 2.801,00, com adicional de insalubridade e auxílio alimentação.

As inscrições podem ser feitas nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, das 13 às 16 horas, na sede do Isama em Porto Feliz, que fica na rua Altino Arantes, nº 12, sala 18 (em cima da loja Belle Bras), no centro.

Para se inscrever é necessário apresentar original e cópia do RG, do comprovante de endereço e do registro no COREN (também serão aceitos protocolos de inscrição), além do currículo atualizado.

A seleção será feita através da avaliação de currículo, prova de conhecimentos específicos, entrevista individual e dinâmica em grupo. A prova escrita está marcada para o dia 4 de fevereiro, na EMEF Coronel Esmédio (rua Adhemar de Barros 118, Centro).

O edital completo está disponível no site www.isama.org.br. Mais informações pelos telefones: (15) 3261-6649 e 3261-1389.

Papa explica caráter teológico da última ceia de Jesus

 

Na audiência geral desta quarta-feira, Bento XVI assistiu a apresentação de um grupo de circo

O Papa Bento XVI deu continuidade na quarta-feira, 11, ao ciclo de catequeses sobre oração, dentro do qual, dedica uma série de discursos sobre a Oração de Jesus. Dirigindo-se aos milhares de peregrinos na Sala de audiências Paulo VI, no Vaticano, o Pontífice fez uma profunda meditação sobre a oração de Jesus na última Ceia.
"Jesus olha para a sua paixão, morte e ressurreição plenamente consciente. Ele quer viver esta ceia com seus discípulos, Jesus celebra a sua Páscoa, antecipa a sua Cruz e a sua Ressurreição", explicou.
Dando continuidade ao discurso, o Santo Padre explicou todos os aspectos da chamada "ceia do adeus" que também institui a celebração da Eucaristia.
"Qual é então o núcleo desta ceia? São os gestos do partir o pão, do distribuí-lo aos seus e do partilhar o cálice de vinho com as palavras que os acompanham e no contexto de oração no qual se colocam: é a instituição da Eucaristia, é a grande oração de Jesus e da Igreja", salientou.
Acesse
.: Na ÍNTEGRA: Catequese do Papa Bento XVI 11/01/2012
Ao explicar sobre o ápice da doação do Senhor, o Pontifice falou sobre a oração de Jesus que sustenta os discípulos e sustenta cada pessoa através do Sacramento do amor.

"A oração de Jesus, quando se aproxima a prova também para os seus discípulos, os sustenta diante da fraqueza, da fadiga de compreender que a via de Deus passa através do Mistério Pascal de morte e ressurreição, antecipado na oferta do pão e do vinho. A Eucaristia é alimento dos peregrinos que se torna força também para quem está cansado, desorientado, esgotado", afirmou.

"Força tarefa" contra a hepatite B é realizada em Porto Feliz

imagesCA0X10G8

A “força-tarefa”, realizada pela Secretaria de Saúde de Porto Feliz, pretende imunizar a população com até 29 anos de idade e para grupos considerados de risco, como profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, manicure, podólogos e profissionais da saúde contra a hepatite B.

A vacina estará disponível em todos os postos de saúde do município e é gratuita. Para ficar completamente imune, é preciso tomar as três doses da vacina. A segunda dose é aplicada após 30 dias da primeira e a terceira após seis meses.

A Secretaria de Saúde do Estado pretente vacinar cerca de 5,8 milhões de paulistas contra a doença. 

Encontro para reflexão da Campanha da Fraternidade 2012 acontece no próximo sábado

O encontro terá o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a Saúde se difunda sobre a Terra” e acontecerá dia 14 de janeiro de 2012 no horário das 8h às 16h no Centro Arquidiocesano de Pastoral, na Av. Dr. Eugênio Salerno, 60. Santa Terezinha.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria do CAP, ou pelo e-mail:anice.souza@hotmail.com constar confirmação do depósito bancário.

As inscrições serão encerradas no dia 07 de janeiro de 2012. Observação: Taxa de inscrição R$10,00 - (café e almoço) Banco: Itaú - Agência: 0076 - Conta: 57370-8 

Mais informações pelo (15) 8135.1759 (Falar com Anice)

''Recuperar valores que estão na base da sociedade'', pede o Papa

O Papa Bento XVI recebeu na manhã de quinta-feira, 12, no Vaticano, os administradores públicos da região Lazio, da qual faz parte a cidade de Roma. O encontro acontece todos os anos e tradicionalmente o Papa aproveita-se da ocasião para dirigir saudações pelo novo ano  a todos os presentes.O Santo Padre iniciou o discurso dando o seu parecer sobre a atual crise econômica, que, segundo ele, ultrapassa o âmbito financeiro.
"A crise atual, então, pode ser também uma ocasião para a comunidade civil verificar se os valores colocados como fundamento do viver social têm gerado uma sociedade mais justa e solidária ou se, ao contrário, caso isso não aconteça, faz-se necessária uma averiguação para recuperar valores que estão na base de uma verdadeira renovação da sociedade e que favoreçam uma recuperação não somente econômica, mas também atenta a promover o bem integral da pessoa humana", disse
O Pontífice também demonstrou preocupação diante do alto índice de desemprego entre os jovens e também em relação a outros problemas sociais que são detectados em várias realidade. Ele questinou se tais problemas não estão ligados à uma mentalidade individualista.
Acesse

Discurso do Papa aos administradores da Região Lazio 12/01/2012

"A fé nos diz que o homem é um ser chamado a viver relacionando-se, e que o 'eu' pode encontrar si mesmo a partir do 'tu' que o aceita e o ama. E este 'Tu' é antes de tudo, Deus, o único capaz de dar ao homem uma acolhida incondicional e um amor infinito", destacou.
Bento XVI também falou do papel da solidariedade e da união na construção de uma sociedade mais justa.
"Gentis autoridades, os desafios são múltiplos e complexos. É possível vence-los somente na medida na qual se reforçar a consciência que o destino de cada um está ligado ao de todos", salientou.

Processo Seletivo do Curso Livre de Formação Teológica e Pastoral – Primeiro semestre 2012

 

Estão abertas as inscrições para o novo Processo Seletivo do Curso Livre de Formação Teológica e Pastoral da Arquidiocese de Sorocaba. Os interessados já podem se inscrever pois as inscrições já estão abertas desde o dia 28 de novembro e com término no dia 28 de janeiro de 2012.

A prova está marcada para dia 01 de fevereiro de 2012 e o início aulas está previsto para 06 de fevereiro com a Santa Missa e aula inaugural. O curso acontece de segunda a quarta-feira, das 19h às 22h.

As inscrições devem ser feitas no Centro Pastoral que fica na Av. Eugenio Salerno, nº 60 – Fundos- (Santa Terezinha).

Para participar é preciso estar atento a alguns requisitos: estar vinculado com a realidade paroquial; obrigatoriedade da participação no processo seletivo; conhecimento básico da Doutrina Católica e ter o ensino fundamental (antigo ginasial).

Outras informações pelos telefones (15)3217-6107 ou 3321-3732, com Márcia ou ainda através do e-mail mlours@gmail.com.

Iperó, Nadador Gustavo Borges

 

O medalhista olímpico Gustavo Borges estará em Iperó nesta sexta-feira (13), às 10 horas, na Piscina Municipal do CDHU (Jardim Vitorino), para a reinauguração do projeto de natação que, a partir de agora, seguirá a metodologia desenvolvida por ele. A metodologia Gustavo Borges é uma proposta de ensino para a parte aquática. A partir dela e com a colaboração constante de todos os que a integram, atua como uma fonte de soluções e alternativas para embasar o trabalho dos professores, dos gestores e das instituições ligadas à água.

O entusiasmo, a dedicação e a vontade de acontecer é o que tempera toda essa mistura que, quando bem aplicada, se traduz em benefícios tanto para os colaboradores, quanto para os alunos.

Fonte. Diario de Sorocaba

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 13/01/2012

Jesus cura um paralítico
Mc 2,1-12
Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
- Meu filho, os seus pecados estão perdoados.
Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar: "O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!"
No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse:
- Por que vocês estão pensando essas coisas? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se, pegue a sua cama e ande"? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.
Então disse ao paralítico:
- Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo:
- Nunca vimos uma coisa assim!