sábado, 10 de outubro de 2009

Oração



Oração

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós; e, em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E, guardai-me e defendei-me, como coisa e propriedade vossa.
Amém!

Encontro Jovem da RCC em Sorocaba


Olá galera paz e bem!

Quanto vale uma alma? Você já se questionou?
O Confia Jovem está chegando e você pode ajudar alguém a trilhar o caminho do Senhor, o que você acha disso?
A palavra de Deus diz: "... a pessoa que reconduz um pecador do caminho errado, salvará a si mesma da morte e cobrirá uma multidão de pecados." (Tg 5,20)
Seja um instrumento nas mãos do Senhor.

Todos os anos, colocamos o logo do Confia Jovem no lugar da nossa foto no Orkut e no MSN, e temos muitos resultados positivos.

Segue o logo e a ficha de inscrição, peço que envie para todos os seus contatos e peço que peçam a eles fazerem o mesmo!

Peço a Deus que os abençõe e agradeço de coração pela ajuda nesta obra DELE.

Informações: www.rccsorocaba.org.br
(15) 3231-2507 // 8116-8448

Em Porto Feliz, nos grupos de Oração!!!

54ª Semana das Monções


A Câmara Municipal realizou na quarta-feira, 07 de outubro, às 20:00 horas, no Espaço Cultural Olair Coan, anfiteatro da Escola Municipal Vereador Carlos Roberto de Oliveira, Sessão Solene alusiva à Abertura Oficial da 54º Semana das Monções.





Fotos: Paulo Baldini

A Sessão foi presidida pelo vereador e presidente da Câmara, Odélio Leite dos Santos, que abriu a cerimônia compondo a Mesa com seus colegas vereadores e várias personalidades civis, militares e religiosas, entre elas o Prefeito Municipal, Claudio Maffei, e o ex-Ministro do Trabalho, Almir Pazzianoto Pinto. Em seguida houve exibição teatral, com atores portofelicenses, dirigidos por Claudemir Causin, sobre a instalação da 1ª Câmara da Vila de Porto Feliz no ano de 1797.

A Sessão Solene foi abrilhantada pela Orquestra Monções e o Coral da Escola Municipal de Música Romário Antonio Barbosa.

Em seguida, o presidente Odélio iniciou a entrega das honrarias aos homenageados com o título de cidadão portofelicense, cidadão honorário e policial padrão à várias pessoas de destaque em Porto Feliz:


Títulos de Cidadania Portofelicense


Srª Zulma Amaral Pinto Nahum

Indicação do vereador José Geraldo Pacheco da Cunha Filho

Zulma Amaral Pinto Nahum nasceu na vizinha Capivari no dia 03 de outubro de 1935, filha de Ulisses Amaral Pinto e Maria Porreli Pazzianotto Pinto, é casada com o Senhor Abibe Francisco Nahum (Abílio Nahum) filho de tradicional família portofelicense. Dessa união nasceram os portofelicenses Ulisses Francisco Pinto Nahum e Maria Ligia Pinto Nahum Alvarez Ferreira.

É irmã do eminente Dr. Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho e também ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Professora secundária de Música, aposentada lecionou no Ginásio da Escola Estadual Monsenhor Seckler de março de 1958 a 08 de abril de 1983, concomitantemente lecionou por 15 anos na escola Normal Municipal de Porto Feliz.

Residiu em Porto Feliz, durante 50 anos de março de 1958 a março de 2008. Há um ano, reside na cidade de Sorocaba onde moram seus filhos e netos.

Adora Porto Feliz e seus ex-alunos de ambas as escolas onde lecionou.

Sempre comenta que é mais portofelicense que capivariana, pois a maior parte de sua vida se passou na sua querida Porto Feliz.

Mulher, Esposa, Mãe, Avó, Amiga, e cidadã exemplar, o título a Dona Zulma, é mais que merecido, porque ela honra com distinção a nossa cidade, que abraçou como sua, através dos relevantes serviços prestados a toda coletividade portofelicense.


Maria Tereza de Moraes

Indicação do vereador José Geraldo Pacheco da Cunha Filho

Maria Tereza de Moraes, nascida na vizinha Cidade de Itu. Filha de José Benedito de Moraes e Lilia Bertolazi de Moraes, ambos in memorian. Mãe de dois filhos Lilia e Fernando e avó com todo amor e orgulho.

Maria Tereza de Moraes, funcionária pública, eleita vereadora por três mandatos consecutivos, ou seja por 12 anos exerceu com muito amor e trabalho a função de vereadora e nestes dois últimos anos foi Presidente da Câmara no biênio de 2007/2008.

Tereza sempre trabalhou em prol da comunidade, recebia sempre pessoas em sua residência e até mesmo na rua ouvia a população, onde resolvia todos os problemas que lhe eram solicitados, como sempre dizia “não existe campanha eleitoral e sim pessoas a serem ajudadas”.


Senhora Etelvina Rosseto Rafael

Indicação do vereador José Geraldo Pacheco da Cunha Filho

Natural de Elias Fausto, Dona Etelvina, conhecida como Dona Nega, trabalhou por quase 40 anos com seu carrinho de pipoca. Ficava na praça da Matriz até quase meia-noite. Após a morte do marido, Seu João, passou a ser auxiliada pela filha Neuza. Com seu espírito forte, conquistou vários pontos na cidade, só vendendo pipoca. Mesmo sua filha Neuza tendo sucesso na praça, Dona Nega persistiu por muito tempo.

Por sua tenacidade no trabalho e simpatia com todos, essa mulher de fibra merece o título de cidadã portofelicense.


Iara Bernardi

Indicação do vereador Roberto Brandão Rodrigues

A trajetória política de Iara Bernardi (nascida em 02 de junho de 1952) teve início em 1978, quando ajudou a fundar o Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA), que lutou pela volta dos exilados políticos ao Brasil e por explicações de milhares de desaparecidos durante a ditadura militar. Neste mesmo ano, a professora recém ingressada na Rede Pública de Ensino participou da fundação da Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) e da primeira greve da categoria. No ano seguinte, durante o Congresso de Metalúrgicos, em Lins, surgiu a idéia de criar o Partido dos

Trabalhadores e, na sequência, o Congresso de Praia Grande, embrião da Central Única dos Trabalhadores.

Filha de Israelina Machado Bernardi e Antonio Bernardi – tradicional comerciante da cidade de Sorocaba – em 1983 Iara foi a primeira mulher a tomar posse na Câmara dos Vereadores do município. Logo na primeira eleição da qual o recém-criado Partido dos Trabalhadores participou, ela também fez história com a maior votação obtida por uma candidata do PT naquele ano. Permaneceu na Câmara durante três mandatos (14 anos), enfrentando o preconceito dos prefeitos e dos colegas vereadores, que não estavam acostumados a dialogar com mulheres e, principalmente, com opiniões tão fundamentadas quanto às dela.

Quando estava para iniciar a campanha para o quarto mandato na Câmara Municipal de Sorocaba, em 1996, Iara foi convocada para disputar a Prefeitura de Sorocaba pelo PT. Foi considerada uma candidata sem chances, mas as urnas mostraram o contrário: quase foi para o segundo turno com 43.659 votos.

Daí para a disputa à Câmara dos Deputados foi questão de dois anos. Em 1998, foi eleita deputada federal com 51.218 votos e reeleita em 2002 com 166.118, sendo a mais votada em toda a região de Sorocaba e a 6ª do PT no Estado de São Paulo.

Atuação parlamentar - Iara Bernardi é o tipo de pessoa que não para, gosta de se envolver em grupos de trabalho, discussões sobre vários assuntos e opinar a respeito de temas de interesse da coletividade.

Ela foi vice-líder do Partido dos Trabalhadores e integrante da Comissão de Educação e Cultura, da Comissão Especial do Estatuto da Mulher e foi presidenta da Comissão que discutiu a competência das Guardas Municipais.

Também teve presença marcante no grupo de trabalho que examinou o projeto de decreto legislativo nº. 383/01, a respeito da organização do ensino superior e do PROUNI.

Iara foi coordenadora da Bancada Feminina do Congresso Nacional, da Frente Parlamentar para a Livre Expressão Sexual e do Núcleo de Educação do PT. Foi relatora da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que criou o FUNDEB (Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental e de valorização do Magistério).

Projetos que viraram lei - Como deputada federal, Iara Bernardi deu entrada em projetos de lei inéditos e de grande importância para a sociedade.

O projeto de maior repercussão de Iara Bernardi foi o que tornou crime o assédio sexual (PL 61/99). A partir da Lei nº. 10.224, de 2001, a vítima de assédio sexual tem um importante instrumento para não deixar sem punição o seu autor.

Em junho de 2004, foi a vez do PL 03/03, que tipifica a violência doméstica no Código Penal ser sancionado pelo Presidente Lula e tornar-se a Lei 10.886/04, através da qual o agressor, nestes casos, fica submetido a pena de seis meses a um ano de detenção.

Em 2005, a Lei 11.106/05, de alteração e retirada de termos preconceituosos no Código Penal brasileiro, como “mulher honesta” e “mulher virgem”, além da extinção de alguns outros artigos, como o que considerava crime o adultério.

Representante da região - Como sorocabana e representante do município e de toda a região em Brasília, Iara Bernardi não mediu esforços para conseguir apoios que auxiliaram no desenvolvimento das cidades. Como deputada federal trouxe para a região mais de R$ 10 milhões em recursos provenientes de suas emendas ao Orçamento, que resultaram em importantes projetos e melhorias em diversas áreas, especialmente saúde e infra-estrutura urbana.

Iara trabalhou de forma árdua na defesa do interesse coletivo regional. Em 2005, viu um grande sonho tornar-se realidade: a instalação do ensino superior federal na região de Sorocaba, por meio de um campus avançado da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), na cidade de Sorocaba.

Atualmente, Iara Bernardi trabalha como representante do MEC (Ministério da Educação), no Estado de São Paulo.

Por tudo isso e como homenagem do povo desta cidade, estamos propondo o título de cidadania portofelicense para Iara Bernardi.


Srª Mafalda Savassa Rinck

Indicação da vereadora Andréa Aparecida Nunes de Matos

A Srª Mafalda Savassa Rinck nasceu em Jandaia do Sul, no Paraná, em 25/06/1949 e mora em Porto Feliz desde os 3 anos de idade.

Trabalhou na Fábrica de Tecidos Nossa Senhora Mãe dos Homens e na União São Paulo. Permaneceu um tempo em São Paulo, onde trabalhou na área de recursos humanos, em empresas de grande porte. Tem formação superior em Estudos Sociais e Psicologia.

De volta à Porto Feliz, trabalhou na Rede de Supermercados Supertuba, como gerente de recursos humanos, até sua aposentadoria, em 1998.

Como voluntária, confeccionava roupas para a APAE vender em seu bazar ou para uso na Casa Lar. Também foi voluntária na Cidade dos Velhinhos, até ser contratada como administradora, cargo este ocupado por 02 mandatos, até outubro de 2008.

Estas experiências de voluntariado marcaram muito a Srª Mafalda, que afirma que assim “resgatamos o respeito à vida e à cidadania pois essas pessoas são merecedoras de nosso carinho e afeto”. Também acredita ter deixado seu amor nas 02 entidades por onde passou e levado, para toda sua vida, um sentimento de profunda gratidão e aprendizado pois sua existência foi modificada para sempre e para melhor!

Atualmente faz parte do Conselho Municipal do Idoso, representando a Câmara Municipal de Porto Feliz, e integra, também, o Grupo Raízes da Melhor Idade.

Por ter abraçado Porto Feliz como sua “cidade natal”, tendo construído aqui a sua história, e dedicado seu tempo e carinho no trabalho voluntário aos nosso cidadãos, a Srª Mafalda Savassa Rinck é merecedora do Título de Cidadã Portofelicense.


Drª Jurema de Freitas Barbosa Hagen

Indicação da vereadora Andréa Aparecida Nunes de Matos

A Drª Jurema de Freitas Barbosa Hagen nasceu na cidade de São Paulo, aos 23/08/1957. É formada em Direito pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e casada com o Sr. Marco Oscar Hagen, tendo como filha Juliana Barbosa Hagen.

Começou a trabalhar muito cedo, em várias empresas de São Paulo, como secretária ou no departamento pessoal. No início de sua carreira profissional, não trabalhava remunerada, dedicando-se à trabalhos voluntários desde à época de estudante, atendendo um público carente que necessitava de assistência judiciária nas periferias de São Paulo, como também à igrejas e escolas, nos finais de semanas.

Mudou-se para Porto Feliz em 1989 junto com sua família e, como advogada, participa do convênio do Estado com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para Justiça gratuita.

Sempre colabora ministrando palestras sobre temas jurídicos e de cidadania, em escolas e outros eventos municipais. Seu foco de atuação, desde então é a mulher, por estar diretamente ligada a sua condição e por estar preocupada com os problemas que atingem esse público. Tendo isso como sua principal frente de trabalho, ingressou em conselhos e comissões que defendem esses direitos, além de participar de eventos, congressos e conferências importantes.

É Representante Regional da OAB para a Comissão da Mulher Advogada; Comissão de Assistência Judiciária; integra, como membro, o Conselho de Portadores de Necessidades Especiais, Conselho de Segurança Alimentar, Prefeitura nos Bairros, sempre prestando assistência jurídica; além de Presidente do Conselho da Condição Feminina Municipal.

Faz parte da Associação das Famílias Rotarianas, que ajuda várias entidades como APAE, Casa das Crianças, Cidade dos Velhinhos.

Por ser tão engajada e atuante nos projetos e assuntos relativos à nossa querida Porto Feliz, inclusive os direcionados ao voluntariado, além de ser exemplo e líder entre nossas mulheres, e entre os profissionais de sua área, a Drª Jurema de Freitas Barbosa Hagen é merecedora do Título de Cidadã Portofelicense.


Sr. Rubens Camilo Pinto

Indicação do vereador Claudio dos Santos

Rubens Camilo Pinto, nascido na Cidade de São Paulo. Filho de Antonio Camilo Pinto e Esmerentina Camilo Pinto (in memorian), casado com a Senhora Nair Gonçalves Pinto (in memorian) aonde desta união vieram os filhos Maurício e Marcia.

Rubens Camilo Pinto foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Jardim Vante, conseguindo com isso um amplo desenvolvimento habitacional, social e econômico; participando também de outras atividades como líder do Comércio local, fundador da feira onde por quatro anos foi fiscal. No dia 10 de outubro de 1995, recebeu do Prefeito Municipal e do Comandante da Guarda Municipal o diploma de “AMIGO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL”

Como presidente da Associação Amigos de Bairro, sempre lutou pelas melhorias no Bairro e o bem estar da população.

Seu Camilo, como é conhecido pelos amigos, também sempre foi muito atento as questões ambientais. Foi candidato ao cargo de vereador por três vezes e sem dúvida que colaborou muito para o crescimento e desenvolvimento da nossa querida Porto Feliz.


Hamilton Pereira

Indicação da vereadora Andréa Aparecida Nunes de Matos
Hamilton Pereira nasceu em Sorocaba, tem 54 anos e quatro filhos. De origem metalúrgica, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994 com pouco mais de 19 mil votos. O bom trabalho que tem realizado na Assembléia Legislativa lhe rendeu três reeleições com votações bem mais expressivas, sendo que em 2002 foi o deputado estadual do PT mais votado do Brasil.

Entre março de 2001 e março de 2003 exerceu o cargo de Primeiro Secretário na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa e já ocupou o cargo de presidente da Comissão de Relações do Trabalho por três vezes, quando atuou no combate ao trabalho escravo e infantil e pela qualificação da mão-de-obra. Também foi presidente do Conselho de Ética da Casa.

Hamilton é autor de leis importantes como a que hoje é aplicada sob o nome "Escola da Família". Outros projetos de Hamilton Pereira também estão tramitando na Assembléia Legislativa como o que institui o “Promedula - Programa Permanente do Transplante de Medula Óssea” no âmbito do SUS, o que cria uma política de atendimento às pessoas com autismo e o que cria a Região Metropolitana de Sorocaba, incluindo na mesma 17 municípios, entre eles Porto Feliz.

Sua preocupação com o desenvolvimento da região o levou a encampar importantes lutas como a que levou à aprovação de recursos para a instalação de um campus da UNESP em Sorocaba e a conquista de R$1,2 milhão no Orçamento Estadual para compra de novos equipamentos de hemodiálise para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que atende à população de 48 municípios da região.

Hamilton também tem sido um grande parceiro das lutas de Porto Feliz perante o Governo do Estado. Em 2007, apresentou o Projeto de Lei nº 300 que transforma o município em Estância Turística. Cabe ressaltar, igualmente, o apoio à recente luta contra a instalação de um presídio em Porto Feliz.

Anualmente Hamilton também luta por recursos para nosso município através da apresentação de emendas ao Orçamento Estadual. Desta forma, Hamilton já nos ajudou na aquisição de uma UTI móvel; investimentos em infra-estrutura e pavimentação de ruas do Bairro Belo Alto; infra-estrutura no Jardim Vante; construção de calçada e pavimentação da avenida Dr. Antoninho, que margeia o córrego Pinheirinho. Agora, para o ano de 2009, Hamilton conquistou mais recursos para recapeamento de ruas do Centro Histórico e construção do Núcleo de Lazer no bairro das Casas Populares.

Para Hamilton, as conquistas para Porto Feliz só foram possíveis graças à importante parceria que tem realizado com os representantes da sociedade Portofelicense, principalmente, através da Câmara dos vereadores da cidade e do Poder Executivo.

Por ser tão nobre representante do Poder Legislativo Estadual, sempre empenhado em colaborar com o desenvolvimento de nossa querida “Terra das Monções”, o Deputado Estadual Hamilton Pereira é merecedor do Título de Cidadão Portofelicense.


Sr. Afonso Celsun de Arruda

Indicação da vereadora Andréa Aparecida Nunes de Matos

O Sr. Afonso Celsun de Arruda nasceu em Boituva, em 27/03/1.972, filho de Natálio de Arruda e Maria de Lourdes Vieira de Arruda. Mudou-se para Porto Feliz aos 06 anos de idade, acompanhando sua família. Em nossa cidade, estudou até o Ensino Médio, formando família com a Srª Simone Aparecida, tendo por filhos Vinícius Natálio de Arruda (14 anos), Vitor Celso de Arruda (13 anos) e Afonso Celso de Arruda Júnior (02 anos). Trabalhando desde os 12 anos, já exerceu as funções de operário, tapeceiro, oleiro, garçon, segurança, vendedor e servente.

Porém, sua maior contribuição para a cultura nacional e porto-felicense, está relacionada à Capoeira, atualmente considerada um esporte, aliás, o único esporte genuinamente brasileiro, sendo que também já foi tida como dança, luta, “crime”, estando por muito tempo agregada ao Boxe e ao Pugilismo, sendo reconhecida oficialmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro somente em 1.995.

Afonso começou a treinar capoeira aos 13 anos, com Prof. Fernando, de Capivari, passando também pelos Profs. “Betão” e Josias, ambos de Porto Feliz. Por fim, aos 15 anos, passou a integrar o antigo “Grupo Cativeiro”, de Sorocaba, com Mestre “Cuco”, tornando-se Professor de Capoeira aos 20 anos e, atualmente, atingindo a graduação de Contramestre.

Como voluntário, ministrou aulas de capoeira na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); na Escola Estadual Monsenhor Seckler e Profª. Maria Ap. Fernandes Leite (Bom Retiro); no barracão do atual Centro Comunitário das Casas Populares; na antiga Sede Luís Gama; no Projeto CresCer e no Projeto da Igreja N. Srª da Ponte (Jardim Vante).

No Colégio “Porto dos Bandeirantes”, ensinou capoeira por 03 anos, do Ensino Básico ao Ensino Médio.

Trabalha na Prefeitura de Porto Feliz desde o ano 2.000, na Diretoria de Esportes e Turismo, ministrando aulas de capoeira nas escolas municipais; no Projeto Agente Jovem; para a Comunidade Banco do Brasil e para os jovens sob “Liberdade Assistida”.

Participa dos Jogos Regionais desde o ano de 2.004, com uma equipe de atletas representando Porto Feliz na Capoeira. Na 53ª edição dos Jogos Regionais (2.009/São Roque), sua equipe conquistou 01 medalha de ouro (peso leve masculino), 01 de medalha de prata (peso leve feminino ) e 01 medalha de bronze (peso meio pesado masculino), sendo também Campeã Geral por Equipe (no masculino), e nos representarão nos “Jogos Abertos”.

Contramestre Afonso atinge, com seu trabalho, aproximadamente 500 crianças e adolescentes por semana, e já realizou inúmeros “batizados e formaturas” de Capoeira em Porto Feliz. Esteve algumas vezes na Bahia (Salvador, Ilhéus, Itabuna), buscando aprimorar-se nessa arte, entrando em contato com outros mestres, freqüentando, inclusive, a Academia,fundada em 1.932, por Mestre “Bimba”, o criador da Capoeira Regional Baiana, pois existe também a Capoeira Tradicional de Angola, cujo maior representante foi Mestre “Pastinha”, existindo também o Maculelê, onde a capoeira é praticada com facões.

Contramestre Afonso conta já ter sofrido discriminações por ser negro e capoeirista, mas segue firme em sua luta pois, como ele mesmo diz “a capoeira é mais que um esporte, é educação, disciplina, e através dela já fiz muito Homem”, levando-se em conta que em suas aulas sempre busca a formação integral do esportista, aliando condicionamento físico aos valores humanos essenciais.

Por seus trabalhos de resgate cultural da história da etnia negra e do único esporte genuinamente brasileiro, a Capoeira, atuando, inclusive, junto aos jovens e através do voluntariado, Contramestre Afonso Celsun de Arruda é merecedor do Título de “Cidadão Porto-felicense”.

Sr. Antonio Beda Ferreira

Indicação do vereador José Antonio Queiroz da Rocha

Antonio Bêda Ferreira nasceu na cidade de Itapetininga – SP, no ano de 1928. Veio para Porto Feliz pela 1ª vez, a passeio, em 1949. Em 1950 mudou-se para cá, hospedando-se na casa de sua irmã, Luíza Bêda.

Casou-se em 1951 com a Sra. Diva Vaz, com quem teve cinco filhos, todos portofelicenses.

Em 1965, construiu sua casa, na Vila Angélica, onde reside até hoje.

Exerceu várias atividades profissionais, sendo proprietário de um estabelecimento comercial e, depois, trabalhando na antiga Fábrica de Tecidos Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde se aposentou. Mesmo aposentado, Antonio Bêda não parou de trabalhar, prestou serviços de jardinagem à particulares por mais de 11 anos.

É membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Antonio Bêda Ferreira veio para Porto Feliz aos 22 anos de idade e nunca mais foi embora. Escolheu a Terra das Monções como residência fixa e segura para formar sua família, aqui criou filhos e viu netos e bisnetos nascerem.

Por estes e tantos outros motivos, aos 80 anos de idade e com muita vontade de viver, merece receber o Título de Cidadão Portofelicense, pois todo o seu trabalho, todo o seu amor, todas as suas conquistas, foram vividas nesta terra. Toda a história da sua vida foi escrita em Porto Feliz.


Sr. Orlando Silvestre

Indicação do vereador Roberto Brandão Rodrigues

Orlando Silvestre, nascido em 30 de janeiro de 1928, na cidade de Elias Fausto-SP, região de Capivari-SP, é filho de imigrantes italianos que vieram para o Brasil ainda crianças. Da união do Senhor Braz Silvestre e Senhora Josefina Sanna Silvestre, nasceram 8 filhos, sendo o senhor Orlando o penúltimo filho a nascer. Toda família Silvestre veio para Porto Feliz no ano de 1931.

Em 1953, casou-se pela 1ª vez e dessa união teve 1 filha, Maria Aparecida Silvestre Sampaio. Desquitou-se em 1960.

Em 1964, firmou união com sua segunda esposa, Senhora Esther Tassignon, viúva, com 3 filhos. Orlando Silvestre assumiu, cuidou e passou seu sobrenome em cartório às 3 crianças, Elizabete Cadorin, Cícero Benedito Bueno Silvestre e Donizete Aparecido Bueno Silvestre. Da 2ª. união nasceram mais 2 filhas, Valéria de Fátima Tassignon Silvestre e Luciana Bernadete Silvestre.

Orlando Silvestre tinha como “hobby” pescar, trazendo muitos peixes para sua casa, do velho e querido Tietê. Durante vários anos foi diretor do Clube de Pesca São Pedro, no bairro Xiririca.

Começou a trabalhar com 13 anos de idade na Fábrica de Vassouras dos Irmãos Loide e lá permaneceu durante 6 anos.

Em 1948, com 20 anos de idade foi admitido na extinta usina União São Paulo, onde permaneceu até se aposentar, no ano de 1978.

Mesmo aposentado, trabalhou por aproximadamente 13 anos em diversos lugares como: Selritec, Fábrica de Papel, Globo S/A e Fábrica de Macarrão, que ficava na Avenida Armando Salles de Oliveira, em Vila Progresso.

Orlando Silvestre, um apaixonado pelo esporte, iniciou sua trajetória como esportista ainda criança, na categoria infantil do E.C.O. Araritaguaba.

No período de 1944 até 1947, jogou no juvenil da Associação Atlética Portofelicense.

Em 1951, voltou ao E.C.O. Araritaguaba, e permaneceu até 1955, quando parou de jogar futebol.

Durante esta trajetória, ganhou o apelido de “Calango”.

Em fevereiro de 1984, voltou ao futebol, desta vez dando início à Escolinha de Futebol Infantil do Mestre Calango, no estádio do E.C.O. Araritaguaba. Foram 16 anos como treinador de crianças, trazendo grandes vitórias e títulos em campeonatos locais e regionais.

A equipe infantil do E.C.O. Araritaguaba, conhecido como “Leão”, conquistou os campeonatos regionais nos anos de 1987, 1988 (bicampeonato) e 1994, 1995 e 1996 (tricampeonato).

Em 2000, se afastou da liderança dos treinamentos por motivos de doença, mas continua até hoje como auxiliar técnico.


Títulos de Cidadão Honorário


Cel. Clóvis Santinon

Indicação do ex-vereador Fernando César de Miranda

Clóvis Santinon, filho de Lupercio Santinon e de Lourdes Pigozzo Santinon, nasceu em Porto Feliz em 08 de março de 1955. Casado com a Sra. Elaine Ghersel tem dois filhos, Fernanda e Renato.

Em maio de 2006 por Decreto do então governador Cláudio Lembo foi nomeado Coronel Juiz do Tribunal de Justiça Militar. Sua escolha foi feita entre os coronéis da ativa da Polícia Militar (total de 56), tendo o Tribunal de Justiça Militar reduzido para Lista Tríplice e o governador nomeou um dos três coronéis baseando-se na carreira policial militatr e também dos curriculum apresentado.

Com essa nomeação, Coronel Clóvis eleveou o nome de Porto Feliz e honrou sua terra natal. Daí esse título ser mais que justo.


Sr. Sérgio Benedicto Assumpção

Indicação do vereador José Antonio Queiroz da Rocha

Sérgio Benedicto Assumpção nasceu em 21 de setembro de 1935, no bairro Capoava e tem hoje, quase 74 anos. É filho do Sr. Joaquim Ponce de Assumpção e da Sra. Carmem Kerche de Oliveira, casado com a Sra. Jacira de Almeida Vial, com quem teve uma filha, a Sra. Carmem Silvia de Lurdes Assumpção.

Em 1950, conseguiu seu primeiro emprego como pedreiro, tendo que mudar-se para São Paulo e, a partir daí, começava a sua grande luta em busca da sobrevivência. Depois de alguns anos, retornou à Terra das Monções para ingressar na saudosa fábrica de tecidos Nossa Senhora Mãe dos Homens. Posteriormente conseguiu ser nomeado como Oficial de Justiça, e também trabalhou como Comissário de Menor. Não podemos nos esquecer que deu, ainda, a sua parcela de colaboração como massagista profissional, passando pela Associação Atlética Portofelicense, E.C.O. Araritaguaba, E.C. União, Atlético F. C. , Estrela do Morro Vermelho e S.E.R., Exelsior da Capoava.

E, hoje, aos seus quase 74 anos de idade, continua trabalhando em nossa cidade na profissão de garçon.

Por tudo isso, e muito mais, é que vimos, através desta justificativa, relatar que o nosso querido Dindim, como é conhecido por todos, merece esta homenagem, este registro de gratidão. E que este seu empenho cresça cada vez mais e contagie outros de nossos concidadãos.


Dr. Reinaldo Crocco Júnior

Indicação da vereadora Miraci de Lázara Tuani Flosi

Dr. Reinaldo Crocco Júnior, Advogado e Procurador junto à Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Porto Feliz, conhecido popularmente como “Dr. Crocco”, nasceu em Porto Feliz, no dia 09 de Junho de 1.946. É filho do Sr. Reinaldo Crocco e da Sra. Iracema Ulerick Crocco. Casou-se com a Sra. Maria José Vieira Crocco, com quem teve dois filhos, Reinaldo Croco Neto, 1º Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e Maria Amélia Croco, Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade de Sorocaba e Pós Graduada pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Dr. Crocco, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Itu/SP e fez Especialização na Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP em São Paulo e no Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM na cidade do Rio de Janeiro.

Participou de vários Cursos de Aperfeiçoamento Profissional, conquistando um belíssimo Curriculo Profissional ao longo de toda a sua carreira, iniciando como Funcionário da Administração da Eletropaulo S.A, no período de 1968 a 1987. Como Advogado Militante desde 1.980, trabalhou na Associação Comercial e Industrial de Porto Feliz e no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Porto Feliz. Foi Professor da Cadeira de Direito e Legislação da Escola São José de Porto Feliz.

Formou-se, também, como Radialista Profissional, atuando como Locutor Esportivo nas Emissoras de Rádio: Jovem Pan/São Paulo; Rádio Clube de Sorocaba; Rádio Vanguarda de Sorocaba; Rádio Emissora Convenção de Itu; Rádio Jornal de Indaiatuba; e na Rádio Emissora Portofelicense, desde o ano de 1.982.

Sempre com muito amor, dedicação e competência participou ativamente nas Entidades de Classe e Assistenciais do Município, ocupando o cargo de Diretor da Casa da Criança da Comarca de Porto Feliz; Diretor da 133ª Subsecção de Porto Feliz da Ordem dos Advogados do Brasil; Presidente da Loja Maçônica Inteligência de Porto Feliz – “Mãe da Maçonaria Paulista”; Diretor do Esporte Clube Operário Araritaguaba; Membro do Conselho Deliberativo do Porto Feliz Tênis Clube, Membro do Conselho Fiscal do Hospital Dr. Bezerra de Menezes e Presidente da Junta de Justiça Desportiva da Liga Portofelicense de Futebol.

Na política, com um trabalho reconhecidamente de competência, exerceu o cargo de Consultor Jurídico da Câmara Municipal de Porto Feliz, Diretor Jurídico da Prefeitura Municipal de Porto Feliz, e hoje ocupa o cargo de Procurador junto à Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Porto Feliz.

Dentre as inúmeras atividades sociais que atua, Dr. Crocco tem se destacado com muita eficiência e brilhantismo como Apresentador Oficial de Solenidades Sociais, Políticas e Escolares em Porto Feliz e Região.

Portanto, a concessão do Titulo De Cidadão Honorário a esse cidadão exemplar, Dr. Crocco, é mais que merecido, porque ele honra com distinção a nossa cidade, sempre se dedicando às boas causas e engrandecendo o nome de Porto Feliz, através dos relevantes serviços prestados a toda coletividade portofelicense.


Sr. Cláudio Sampaio Torres

Indicação da vereadora Andréa Aparecida Nunes de Matos

O Sr. Cláudio Sampaio Torres nasceu em Porto Feliz, aos 22 de junho de 1.937, filho de Floriano Torres e Alcides Sampaio Torres.

Estudou no Externato São José, na Escola Estadual Monsenhor Seckler, onde integrou a fanfarra e venceu um concurso sobre a biografia do patrono da escola. Integrou o Grêmio Dramático Leopoldo Fróis, como ator amador, participando também, por vários anos, do desfile histórico da Semana das Monções.

Foi locutor da Rádio Emissora Portofelicense e atleta profissional e presidente da Associação Atlética Portofelicense.

Trabalhou na Fábrica de Tecidos Nossa Senhora Mãe dos Homens e, por um curto período, em São Paulo.

Formou-se Professor Primário pela Escola Normal Municipal de Porto Feliz e graduou-se em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba.

Lecionou em Sapezal, município de Paraguaçu Paulista; na Vila Mangalô, em São Paulo; em Quitaúna, Osasco; em Porto Feliz, no Bairro Registro, no Grupo Escolar Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Motta e Grupo Escolar Profª Luíza Carvalho Pires.

Foi vereador no período de 1.973 a 1.982, sendo Presidente da Câmara nos biênios de 1.975/76 e 1.979/80, participando do “Congresso dos Municípios” no Guarujá, Ribeirão Preto, Águas de Lindóia e Praia Grande, além dos “Seminários sobre a Navegabilidade do Rio Tietê”, nas cidades de Porto Feliz, Salto e Tietê.

É de sua autoria o projeto que declarou de utilidade pública a Associação Comercial e Industrial de Porto Feliz, e o projeto que proíbe o uso do fumo no transporte coletivo da cidade.

Publicou três livros sob o título “Histórias e Crônicas”, enaltecendo assim o nome da cidade de Porto Feliz.

É casado com a Srª Maria Magdalena Ferreira Torres e são filhos do casal Ciomara Ferreira Torres, Edélcio Ferreira Torres e Zaira Ferreira Torres.

Por seu histórico pessoal de total envolvimento com a “Terra das Monções”, o Sr. Cláudio Sampaio Torres faz jus ao título de “Cidadão Honorário de Porto Feliz”.


Títulos de Policial Padrão


3º Sargento PM Carlos Augusto Souza Junior

Indicado pelo Capitão PM Comandante Kleber Vieira Pinto, o 3º Sargento está sendo agraciado com o título de Policial Padrão pelos seus relevantes trabalhos realizados, conquistando a simpatia da população de Porto Feliz no desempenho com galhardia de todas as missões que a ele foram atribuídas.


Sr. Adonias Baltazar de Souza

A Delegada de Polícia, Dra. Nuris Pegoretti, indica o Sr. Adonias, Agente de Telecomunicações da Delegacia de Polícia de Porto Feliz há 15 anos, para o título de Policial Civil Padrão pela sua perfomance na execução de seus trabalhos.

GCM Ciro Pinto Ferreira

O Diretor de Defesa do Cidadão, Urias de Oliveira, indica como Policial Padrão da Guarda Municipal Municipal o CGM Ciro Pinto Ferreira, Subinspetor da Coorporação pelos excelentes serviços prestados.


Bombeiro Rodrigo César dos Santos Galdino

O SubTenente e Comandante da Base de Bombeiros de Porto Feliz fez a indicação do Bombeiro Civil Municipal Rodrigo César dos Santos Galdino para representar sua categoria profissional, considerando sua dedicação e trabalho, sua participação em ocorrências de destaque e por ter frequentado o Curso de Formação de Bombeiros civis Municipais, aprimorando seus conhecimentos e melhorando a qualidade dos serviços prestados a população de Porto Feliz.


Após a entrega dos títulos o presidente Odélio chamou o assessor de imprensa da Câmara, Zito Sanna, que interpretou o texto de Emílio Fontana Filho, intitulado “ Um Porto chamado...Feliz”, que retrata a saga dos bandeirantes de forma histórica e poética.

Encerrando a sessão, Odélio agradeceu a presença de todos os presentes e de maneira especial ao grupo teatral , a Orquestra Monções e o Coral, ao assessor de imprensa da Câmara e a todos que colaboraram para o brilhantismo da Sessão. “Assim, declaramos abertos os festejos comemorativos à 54ª Semana das Monções, convidando a todos a prestigiarem os eventos programados no decorrer da Semana”, finalizou o presidente da Câmara.


A.I. Câmara

Oração ao irmão corpo - pela saúde corporal e espiritual

Método Franciscano de rezar


São Francisco de Assis rogai por nós!!!


Louvado seja o Criador em sua Sabedoria infinita e em seu eterno amor!!!

- irmão cérebro, em nome do Pai Criador e de seu Filho e de seu Espírito Consolador, agi com o poder natural dado pelo criador e coordenai com todos os irmãos órgãos especialmente aqueles mais encarregados de manter a saúde dos seres humanos!!!

-irmão fígado, limpa!.. opera bem o teu trabalho, pelo criador ordenado!!!

-irmão pulmão, opere seu trabalho para a Glória do criador!!!

- irmão coração, opere sua missão, com perfeiçao, para a Glória do Criador!!!

- irmãos rins, valei-nos!!

- irmã bexiga valei-nos!!

- irmão baço, valei-nos!!

- irmão estômago, valei-nos!!

- irmão intestino, valei-nos!!

- irmãos anticorpos, valei-nos!!

- irmão do sitema imunológico, valei-nos!!

- irmãos todos do corpo humano,

em nome do criador, do salvador, do consolador, e pela intercessão de São Francisco de Assis, proporcionai em nós a saúde do corpo, para a saúde do espírito e da alma!!!

-Louvado sejas meu Senhor por todas as tuas criaturas, por todo o sempre!!!

Amém!!!

Procissão de São Francisco de Assis

Aconteceu domingo dia 04 de outubro dia, de São Francisco de Assis, antes da missa, a Benção dos Animais e a Procissão. Veja agora algumas fotos. Mais fotos, estão em nosso orkut Movimento de Assis Porto Feliz.

Paz e Bem!!!











Mensagem para você

http://ipt.olhares.com/data/big/169/1698352.jpg
"A mera renúncia ao pecado não é suficiente para a salvação dos penitentes; também se requer deles os frutos dignos da penitência" (Morais 1,3).
São Basílio Magno

Notinhas da Igreja

A Igreja em Movimento








Festa da Padroeira
Começou na sexta-feira dia 09 de outubro, o Tríduo de Nossa Senhora Aparecida.
No sábado será as 19horas!
No domingo acontecerá as 18 horas!

As festividades estão acontecendo no recinto aberto da Igreja.




Festa de São Francisco de Assis
Momento lindo, a Comunidade que comemorava a festa do Santo de Assis. Considerado ele o Homem do segundo Século. A Fraternidade São Maximiliano Kolbe (Movimento de Assis), contou na missa e fez cobertura do evento. Houve benção dos animais e grande participação popular. Aproximadamente 500 pessoas participaram! Ministros, coroinhas, diácono Roney e Frei Eugênio realizaram a Santa Missa Festiva. Na homilia, Frei Eugênio falou das vivências do Santo de Assis.



Encontro de Corais
A paróquia sob o comando do Pe Toninho, mantém a tradição de ceder o espaço físico da Igreja para acontecer encontros culturais, como foi o Encontro de Corais Infantis na segunda-feira. Evento lindo e abençoado.



Visita à Câmara
Alguns de nossos irmãos da Fraternidade São Maximiliano Kolbe(Movimento de Assis), estiveram prestigiando a Sessão de Câmara na segunda-feira. Os vereadores foram receptivos. Detalhe: foram como ato de cidadania, sem pedir nada às autoridades!



Benção aos animais
Aconteceu também na Igreja de São Benedito, à benção dos Animais. Grande número e variedade de animais presentes para receber às bençãos. Fato curioso: tanto na comunidade de São Francisco de Assis, como na de São Benedito, os animais silenciaram de forma "escandalosa e surpreendente", no momento da leitura, oração e benção!



259 anos
Aconteceu na sexta-feira dia 09 de outubro, a Missa em ação de graças, pelos seus 259 anos! Com apresentação da Orquestra Monções.



12 de outubro
Missa às 10 horas, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida em Porto Feliz
Missa às 19 horas, na Igreja Matriz de São João Batista
Missa às 7h15m na Capela do Calvário no Cemitério Velho, e às 15horas de N S Aparecida



13 de outubro
Dia da Cidade de Porto Feliz: missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens,
as 15 horas



11 de outubro
Apresentação de Coroinhas na comunidade de Santa Cruz, serão mais de 70!



Jornal da Arquidiocese
O jornal Terceiro Milênio, destacou para comemorar o dia da secretária, a existência de paróquias, que tem à sua frente homens na secretaria. Em Porto Feliz, na Paróquia de Nossa
Senhora Aparecida, tem o Henrique, que à anos trabalha na secretaria.




Convite
Dia 12 de outubro às 19hs00min na Paróquia São Carlos Borromeu, vou realizar um sonho. A pedido de Dom Eduardo, arcebispo de Sorocaba para musicar o livro "Documento de Aparecida". Neste dia, durante a Santa Missa será gravado um DVD e gostaria muito que você meu particular amigo(a) participasse dessa minha felicidade. Foram quase dois anos de trabalhos entre composições e ensaios. Nenê Brandão (do grupo de e-mail do Emaús).



Paz e Bem