sábado, 16 de janeiro de 2010

Retiro de Carnaval

Acontece em Porto Feliz, o tradicional Retiro de Carnaval Jovem da RCC de Porto Feliz/2010
Entrada 13/02 às 13h30m, saída 16/02 às 16h. Local Colégio São José.

Taxa 30,00 os quatros dias, com tudo incluso: café da manhã, almoço, café da tarde, jantar, dos 4 dias.

Inscrições em qualquer grupo de oração, ou nas secretarias paroquiais, ou no próprio Grupo de Oração Mensageiro da Paz, que acontece aos sábados após a Santa Missa.

Tietê: virada do ano

O “Reveillon da Paz” programado para a noite do dia 31, no Parque do Divino e na Avenida Beira Rio, foi cancelado em virtude das fortes chuvas dos dias anteriores, as quais provocaram o aumento do nível das águas no rio Tietê, e das previsões metereológicas que indicavam a possibilidade de mais chuva na noite do evento.


O prefeito José Carlos Melaré explicou que com o aumento do nível do rio Tietê a Praça do Divino ficou inundada. As águas baixaram, porém o barro acabou inviabilizando o local para que o público pudesse assistir a queima de fogos.


Como os institutos metereológicos previam e os meios de comunicação divulgavam chuvas, seria inconveniente e incoerente improvisar a mudança para outro local, optamos, então, pela responsabilidade, tendo em vista que a realização do evento envolve recursos públicos que poderão ser melhor utilizados em próximos eventos – finalizou Zé Carlos.


Notinhas da Igreja







Hora Santa
Como parte das novas orientações Pastorais da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, aconteceu a Hora Santa da Pastoral Movimento de Assis, de Espiritualidade Franciscana. Todo dia 11 o grupo vai ao longo de 2010 fazer hora Santa em Honra a Santa Clara de Assis e em Adoração ao Santíssimo Sacramento. E como a Pastoral está no Setor Movimento, a nova palavra de Ordem é caminhar em Unidade. Jovens da RCC, o Grupo Mensageiro da Paz estiveram presentes neste belo e rico momento de unidade e oração.



Hora Santa 2
Importante para o Jovens conhecer a Espiritualidade Franciscana, a maior do Catolicismo e também poder entrar em contato com a vida de oração dos Franciscanos da Paróquia.



Hora Santa 3
Do outro lado foi muito belo, ver a assiduidade e com zelo e seriedade que os jovens carismáticos participaram da Hora Santa, fazendo oração, intercedendo, cantando junto e alegria estampada em cada sorriso.



Hora Santa 4
Toda segunda no mesmo horário escolhido pelo Movimento de Assis, a Pastoral da Sobriedade semanalmente cumpre suas reuniões de oração diante do Sacrário. Dagoberto e Célia foram receptivos e ficaram contentes com a alegre surpresas. Todos juntos em Oração!





Pastoral da Sobriedade
Pertence a Paróquia São João Batista, assim como também a Capela da Santa Casa, local aonde aconteceu a Hora Santa.





Pastoral da Sobriedade 2
Tem aumentado muito a participação popular, geralmente de 20 a 35 pessoas participam comumente, ultimamente a Pastoral tem atingido 70 pessoas. Um bom resultado, que revela um outro resultado negativo: o grande aumento com os Problemas das Drogas no meio dos Jovens em especial



Pastoral da Sobriedade 3
Reuniões acontecem todas as terças-feiras, no Bairro Bepim na Igreja de Santa Cruz em Porto Feliz. A partir das 19h30m.




Multirão
Os jovens do Grupo de Oração Mensageiro da Paz fizeram um multirão de arrecadação de donativos, como alimentos por exemplo, para ajudar na realização do Retiro de Carnaval em Porto Feliz, que acontecerá nos dias 13 a 16 de Fevereiro de 2010 na escola São José.
Apesar do cansaço, os resultados foram positivos. Parabéns!




CPP
Dia 25 acontecerá a CPP da Paróquia São João Batista na Igreja Matriz de São João Batista.
Dia 25 também está marcado no Planejamento da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, as duas acontecem as 19h30m.

O CPP é um momento importante de se expor resultados, partilhar de dificuldades, fazer cobranças e correções, além do reconhecimento dos trabalhos positivos feitos na Paróquia.
Quem lidera a reunião é sempre o Pároco.

Tietê preserva casario centenário

Proprietários que restauram os imóveis terão isenção do IPTU

José Maria Tomazela


COLORIDO ESPECIAL - Casarões do período colonial - e alguns da República Velha - foram recuperados com a ajuda de seus proprietários e de moradores; a prefeitura busca apoio de órgãos do patrimônio estadual e federal para obter recursos e expandir projeto de restauro








Casarões centenários, entre eles construções remanescentes do período colonial, foram salvos da demolição e estão sendo preservados por iniciativa dos moradores de Tietê, a 150 km de São Paulo. Com recursos próprios, eles investiram no restauro e garantem o bom estado de conservação dos imóveis. A partir deste ano, graças a uma lei aprovada em 2009, os proprietários terão isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A expectativa do prefeito José Carlos Melaré (PTB) é de que a medida estimule mais proprietários a aderir ao projeto.

O comerciante Luiz Gonzaga Rossiti é dono de três casarões preservados na Rua do Comércio, próxima do Rio Tietê. Sua mulher, Regina Jabur Rossiti, conta que, quando ele comprou o conjunto, em meados dos anos 90, recebeu do ex-proprietário, além da escritura, um alvará para a demolição do imóvel. Ao examinar o prédio principal, um sobrado do período imperial, de 1869, com paredes de taipa e varandas nos janelões, não teve coragem de autorizar a derrubada. Foram seis anos de obras para restaurar nos mínimos detalhes o que é hoje um dos cartões-postais da cidade. "Ficou caro, mas valeu muito a pena", diz Regina. O conjunto abriga uma escola particular.

Regina se inspirou na iniciativa do marido e trabalha no restauro de outro casarão na mesma rua. "É uma construção do período imperial, talvez até mais antiga." Nesta semana, ela recebeu a má notícia de que as paredes internas, em pau a pique, estão irrecuperáveis. "Mas conseguimos salvar a fachada, com paredes de quase um metro, além dos janelões avarandados." Regina calcula que vai gastar muito mais para recuperar as linhas originais do casarão do que despenderia para demolir e fazer um prédio novo. "Fazemos por gosto e pelas gerações futuras."

Ela lembra que algumas dessas casas são históricas, tendo recebido, no passado, visitantes ilustres, como o imperador d. Pedro II e a família imperial.

Muitos dos casarões ainda são habitados por famílias tradicionais, como Casagrande, Fleury e Ferraz, na Praça J. A. Corrêa. As iniciais da família e a data da construção estão em detalhes sobre as portas de madeira maciça. Outros abrigam estabelecimentos comerciais ou repartições públicas, como a Casa da Cultura.

ESFORÇO

Desde 2002, a prefeitura tenta obter o tombamento estadual e federal de um conjunto arquitetônico com 32 imóveis. Além dos casarões, estão incluídos o prédio do seminário, a igreja matriz e o Largo de São Benedito - com uma igreja do século 19. Até agora, apenas o prédio de uma escola foi tombado.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Macerani, conta que a falta de tombamento impede o uso de recursos públicos na preservação dos imóveis. Se a prefeitura não autoriza reformas, os casarões podem desabar. Entre as perdas recentes, está a do antigo prédio dos Correios, demolido neste ano. Em compensação, pelo menos quatro casarões estão sendo restaurados pelos donos, com acompanhamento de técnicos municipais. Entre eles, um belo exemplar do fim do século 19, na Rua do Comércio.

"A recuperação de uma casa de porte médio custa entre R$ 300 mil e R$ 500 mil, um custo que a prefeitura não tem condições de bancar'', disse o secretário. A cidade de 36.211 habitantes surgiu com os bandeirantes e portugueses que desbravavam o interior navegando pelo Rio Tietê. A criação do município ocorreu em 1852.