quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Programa que combina ensinos médio e técnico abre inscrições

 

Mais de 20 mil vagas estão disponíveis para 2013.
Interessados devem se inscrever pela internet.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Estão abertas as inscrições para os alunos que pretendem cursar os ensinos técnico e médio ao mesmo tempo, por meio do programa Vence. Para 2013, foram abertas mais de 20 mil vagas.

Os interessados em se inscrever devem acessar a página do programa e efetuar o cadastro até o dia 10 de dezembro. As aulas terão início no dia 18 de fevereiro.

No programa Vence, o aluno cursa o ensino médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma instituição conveniada. Os cursos técnicos oferecidos pelo modo concomitante são distribuídos em dez eixos tecnológicos, estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooeiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas no site da Secretaria de Educação do Estado.

Papa reflete sobre a racionalidade da fé em Deus

 
Jéssica Marçal

'A fé, vivida realmente, não entra em conflito com a ciência, mas coopera com essa', enfatizou Bento XVI.

 

O Papa Bento XVI dedicou a catequese desta quarta-feira, 21, para falar sobre a racionalidade da fé. Ele lembrou que Deus, com sua graça, ilumina a razão e lhe abre horizontes infinitos, de modo que a fé constitui um incentivo para buscar sempre, sem parar e sem aquietar-se “na descoberta inesgotável da verdade e da realidade”.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI - 21/11/2012

Para exemplificar essa busca incessante que a fé incentiva, o Papa citou Santo Agostinho. Este buscou com inquietação a verdade, perpassando todas as filosofias disponíveis. “A sua cansativa investigação racional é para ele uma significativa pedagogia para o encontro com a Verdade de Cristo. Quando diz: “compreendas para crer e creias para compreender” (Discurso 43, 9:PL 38, 258), é como se contasse a própria experiência de vida”.
O Papa lembrou que a fé católica é racional; o conhecimento da fé não vai contra a razão. Ele afirmou que, diante do desejo pela verdade, somente uma relação harmônica entre fé e razão é o caminho certo que conduz a Deus e à plena realização de si. Nesse sentido, fé e razão se complementam.
“A fé, vivida realmente, não entra em conflito com a ciência, mas coopera com essa, oferecendo critérios basilares para que promova o bem de todos, pedindo-lhe para renunciar somente àquelas tentativas que – opondo-se ao projeto originário de Deus – possam produzir efeitos que se voltam contra o próprio homem”.
Bento XVI também lembrou que, desde o início, a tradição católica rejeitou o chamado fideísmo, que é a vontade de crer contra a razão. Ele destacou que Deus não é um absurdo, mas sim um mistério, que não é irracional, mas tem uma superabundância de sentido, de significado e de verdade.
“Se, olhando para o mistério, a razão vê escuridão, não é porque no mistério não tenha a luz, mas porque existe muita (luz). Assim como quando os olhos do homem se dirigem diretamente ao sol para olhá-lo, veem somente trevas; mas quem diria que o sol não é luminoso, antes a fonte da luz?”, exemplificou.

Sarau na Casa, com o tema: Celebração

casa da cultura

Na próxima quinta-feira, acontece o último Sarau na Casa, que tem acontecido mensalmente na Casa da Cultura de Porto Feliz, com boa participação popular. Seja uma poesia, cantando, interpretando, mas sempre uma noite cultural.

 

Encontro de palavras e pessoas.

Tema: Celebração

Local: Casa da Cultura de Porto Feliz

Horário: 20 horas

Data: 29/11/2012

Entrada Franca

Participe lendo, cantando, interpretando... Ou prestigiando

Último encontro do ano!

Comemore conosco esse ano cheio de poesia.

Secretário de Segurança Pública de SP deixa o cargo

 

Em meio a onda de violência, Antonio Ferreira Pinto dá lugar a Fernando Grella Vieira, ex-procurador-geral de Justiça do Estado

 

Marcelo Godoy - O Estado de S. Paulo

 

Levantamento feito pelo estadão.com.br - Arte/AE

Arte/AE

Levantamento feito pelo estadão.com.br

Atualizada às 12h21

SÃO PAULO - Em meio à onda de violência que atinge o Estado, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira, 21.  O ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, será o novo titular da pasta, confirmou nesta manhã o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele será nomeado ainda nesta quarta e assumirá oficialmente nesta quinta, 22.

"Ele (Ferreira Pinto) colocou o cargo à disposição. Eu quero agradecer ao doutor Ferreira Pinto, que trabalhou com competência, com honestidade, com dignidade na função pública que exerce", disse Alckmin, sem mencionar o motivo da mudança.

Sobre o novo secretário, Alckmin frisou a bagagem do escolhido como procurador à frente do Ministério Público paulista. "É uma pessoa com grande experiência, quase trinta anos como promotor e procurador e está preparado para a gente  poder dar mais um avanço, para São Paulo continuar sendo um dos Estados mais seguros do Brasil. Nós reconhecemos as dificuldades que estamos passando e vamos nos empenhar de forma redobrada nesse trabalho", afirmou.

Parceria. No dia 6, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciaram um conjunto de ações para combater a escalada da violência no Estado. Uma agência integrando as polícias do Estado e a polícia federal foi criada com o objetivo de facilitar a troca de informações entre as duas esferas e aumentar a eficiência do combate ao crime organizado.

Outra estratégia que vem sendo adotada é a transferência de líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) para presídios de segurança máxima do governo federal. Dois membros da facção já foram enviados a essas unidades: no dia 8, Antonio Cesário da Silva, o Piauí, deixou a Penitenciária Estadual de Avaré, no sudoeste paulista, e foi levado para a Penitenciária Federal de Porto Velho, capital de Rondônia; no dia 16, Roberto Soriano, conhecido como Beto Tiriça, foi transferido da Penitenciária de Presidente Bernardes, também no interior paulista, para o Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia.

A parceria com o governo federal, firmada depois de uma série de desentendimentos entre Ferreira Pinto e o ministro Eduardo Cardozo, também prevê ações de contenção do tráfico por mar, terra e ar. As polícias vão fiscalizar os acessos ao Estado, incluindo no porto de Santos, no litoral de São Paulo, e nos aeroportos. A fragilidade da segurança nas fronteiras era uma das principais reclamações do governador Geraldo Alckmin.

Violência. A alta no número de homicídios na região já deixou ao menos 214 mortos desde o dia 24 de outubro, segundo levantamento do estadão.com.br. Entre a noite de terça-feira, 20, e a madrugada desta quarta, 21, dez pessoas morreram na Região Metropolitana de São Paulo, sendo duas em confronto com a polícia. Colaborou Felipe Tau

Fazemos parte da família de Jesus

 

Postado por: homilia

novembro 21st, 2012

Fazer a vontade de Deus é o pré-requisito que Jesus nos apresenta para também sermos considerados seus irmãos e irmãs. Portanto, membros da sua família. Por isso, podemos dizer que fomos também escolhidos por Jesus Cristo para participar da sua família, quando nós fazemos a vontade do Pai que está no céu.

O exemplo de Maria foi dado por Jesus às multidões naquele tempo, e hoje é dado para nós, com a finalidade de nos clarear a mente e o coração para que percebamos que todos nós somos chamados a fazer parte da família de Jesus. Portanto, não é difícil para nós imaginarmo-nos membros da linhagem de Jesus.

Somos participantes da graça de filhos, de irmãos e irmãs, se, como a Mãe de Jesus, estivermos abertos a fazer tudo conforme Deus nos manda realizar. Assim como estendeu a mão para os seus discípulos e os considerou na mesma qualidade de mãe e de irmãos seus, Jesus nos aponta a sua mão e nos acolhe como membros da sua família, se estivermos dispostos a fazer a vontade de Deus a qual se expressa na sua Palavra.

E a vontade do Pai é que todos nós, pela fé em Jesus Cristo, alcancemos a salvação e a vida eterna sem fim. Não devemos nos admirar da expressão que Jesus usou quando se referiu à sua Mãe e aos seus irmãos: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”

Ele aproveitou a oportunidade para também nos enquadrar como pessoas especiais, discípulos e discípulas dignos de ser chamados filhos de Deus Pai, tendo Maria como Mãe, irmãos de Jesus Cristo e motivados pelo poder do Espírito Santo, a fazer a vontade de Deus.

Você também se considera da família de Jesus Cristo? O que você entende por fazer a vontade de Deus? Você é discípulo de Jesus? O que falta para que você faça a vontade do Pai, aqui na terra, do jeito que ela acontece no céu?

Padre Bantu Mendonça