quinta-feira, 10 de novembro de 2011

28º Sessão Ordinária

 

Na nova plenária, os vereadores aprovaram cinco Projeto por unanimidade

Cinco Projetos de Lei foram aprovados por unanimidade de votos dos vereadores, nesta 28º Sessão Ordinária, a primeira Sessão da Câmara Municipal de Porto Feliz no novo endereço, uma vez que, o prédio que abriga o Legislativo porto-felicense na Praça Lauro Maurino passará por amplas reformas previstas até o mês de fevereiro.

Imagem

Destaque para o Projeto de Lei Complementar nº 15/2011, que atende algumas solicitações feitas por professores da rede municipal de ensino, principalmente, no que diz respeito à reorganização funcional do cargo de Supervisor de Ensino, e dá nova redação aos artigos 23, 24 e 140 da Lei Complementar nº 127 de 29 de agosto de 2011. A alteração também acrescenta na lei a tabela de Evolução Funcional para o cargo de Psicopedagogo Institucional do Quadro do Magistério Público Municipal.

O vereador Armando Ambrósio Sobrinho (DEM) foi o primeiro a usar a palavra: "Gostaria de saber do líder do governo, Urias de Oliveira, se estes foram os pontos pedidos pelos professores e que discutimos em algumas reuniões," questionou Armando.

Em seguida, o vereador Urias de Oliveira (PT), confirmou: "Sim, estas são algumas das mudanças que conseguimos. Houve alguma demora para que o Projeto pudesse ser votado, devido aos trâmites legais até entrar na pauta de hoje," confirmou Urias.

Por fim, o vereador José Antônio Queiroz da Rocha (PSDB), comentou: "Esta foi uma conquista de todos nós, vereadores, que nos reunimos junto ao Executivo Municipal para solucionar alguns pontos. O diálogo e o bom senso deveriam virar rotina nesta Casa," finalizou Coquinho.

Imagem

Outro Projeto de Lei aprovado foi o de nº 96/2011, de autoria da vereadora Andréa Aparecida Nunes de Matos (PT), que institui no Município de Porto Feliz a "Semana do Folclore," que será comemorada na semana do dia 22 de agosto (Dia Nacional do Folclore), e passará a partir de 2012 a ser celebrada também em Porto Feliz anualmente.

A vereadora Andréa comentou o Projeto: "Esse Projeto foi feito depois de alguns pedidos dos cidadãos. Este ano tivemos grandes apresentações, com um nível alto, e agora esperamos que a coordenadoria de Cultura possa manter o nível de qualidade para o ano que vem," completou a vereadora.

Outros Projetos aprovados na 28º Sessão:

Projeto de Lei nº 92/2011: Dá nova redação a Lei nº 4.950, de 18 de maio de 2011.

Com duas alterações, no parágrafo 4º e 5º do Artigo 1º da Lei, que são:
§4º - Somente poderá ser impedida a visita aos estabelecimentos prisionais em casos de rebelião.

§5º - O não cumprimento desta lei implicará em multa no valor de 01(um) salário mínimo para a entidade que descumprir a mesma, sendo o valor pago revertido para o Fundo de Solidariedade do Município, mediante registro de Boletim de Ocorrência. Autor: Ednilson de Jesus Macedo.

Projeto de Lei 140/2011: Dispõe sobre denominação de rua pública. Fica denominada "Travessa Pastor Davi Teles" a travessa entre a Av. Dr. Antônio Pires de Almeida, sentido Centro-Bairro e a rua Armando Honora, localizada ao lado da Praça "Pastor Moisés Sabino Faria," no Bairro Cidade Jardim. Autor: Ednilson de Jesus Macedo.

Projeto de Lei Complementar nº 14/2011: Dispõe sobre alteração da Lei Complementar nº 122, de 09 de maio de 2011, modificada pela Lei Complementar nº 126, de 30 de julho de 2011. A presente medida tem a finalidade de regulamentar a atividade do Guarda Civil Municipal quando seus atos ensejarem reconhecimento especial por parte das autoridades superiores.

Parabéns!

267742_207750769270457_100001066059593_593282_5722735_n

A equipe Pascom parabeniza a colaboradora de nosso trabalho, a Lisandra Pinheiro Machado, da ALM/fotografia. Agência de fotos, que atua em festas, casamentos aniversários e se doam na cobertura dos principais eventos católicos.

A Equipe Pascom Parabeniza e renova os votos de Bênçãos de Deus em sua vida.

Jovens da entidade Pastoral do Menor de Sorocaba, conhecem jornal cruzeiro do sul.

Um grupo de 14 jovens, entre 16 e 17 anos da Pastoral do Menor de Sorocaba, esteve nesta quinta-feira (10) nas dependências da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) para conhecer o processo de produção do jornal Cruzeiro do Sul.

O grupo foi recepcionado no auditório do jornal, onde recebeu explicações sobre a rotina de trabalho dos setores que diariamente viabilizam as edições do jornal. Na redação, teve contato com a equipe responsável pelo site do jornal, e também com fotógrafos e diagramadores.

A Pastoral oferece aos estudantes capacitação para o mercado de trabalho. Por meio de cursos, palestras, orientações, e reforço escolar, adolescentes entre 16 e 18 anos de regiões carentes são acolhidos pelos monitores da entidade. Conciliando a escola e a Pastoral, os alunos participam de atividades sócio-educativas durante três dias na semana, e reservam um dia para atividades em campo, como a visita ao jornal.

Segundo o psicólogo e orientador do grupo Roberto de Marco Sampaio, conhecer o funcionamento de uma empresa na prática é muita importante para os jovens. "Queremos tirá-los da periferia e inseri-los no mercado de trabalho. Ver de perto os processos de uma empresa é fundamental para esse objetivo", explica.

O estudante Ariel Bérgamo, 15 anos, comenta que gostou muito da profissão de repórter. "Achei bem divertida, de todas as que nós vimos foi a que mais me interessou", conclui.
 
Fonte. Jornal Cruzeiro do Sul.
 
 

Encontro aos pés do Cristo Redentor vai acolher o Advento





O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro (CONIC- Rio) vai realizar, aos pés do Cristo Redentor, a Celebração da Acolhida do Advento, no dia 25 de novembro, às 10 horas. O encontro ecumênico será um momento de oração e comunhão com integrantes das religiões-membros do CONIC: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Cristã de Ipanema, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de confissão Luterana no Brasil e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil. O evento será marcado por músicas e leituras diversas. 
O Advento marca o inicio do calendário cristão. É o tempo de preparação para o nascimento de Jesus, momento de espera por aquele que há de vir. Para o Vice-Presidente do CONIC-Rio, Reverendo Sérgio Duarte, da Igreja Cristã de Ipanema, a escolha do Cristo Redentor como local do encontro mostra a importância ecumênica do monumento.
" O Cristo é um monumento-marco da cidade do Rio de Janeiro. Quando você o escolhe como sede do evento, você pensa em centralizar as orações em um lugar característico da cidade, que é aceito por todas as religiões", disse.
A celebração será gratuita e aberta ao público. Os interessados devem entrar em contato antecipadamente com o CONIC, através do email: eclesiarte@gmail.com e se inscrever.

CONIC
O CONIC foi fundado em 1982, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Hoje, tem sua sede em Brasília, no Distrito Federal. Seus objetivos envolvem a promoção das relações ecumênicas entre as Igrejas cristãs e o testemunho conjunto das Igrejas-membros em defesa dos direitos humanos como exigência de fidelidade ao Evangelho.

Fonte, Canção Nova 

Boa relação familiar gera boa relação social, explica Papa

 
Em sua mensagem o Papa salienta que um ambiente familiar sereno e construtivo é a primeira escola
A sociedade não é uma mera reunião de indivíduos, mas é resultado de relações entre as pessoas, homem e mulher, pais e filhos, entre irmãos, que tem como base a vida familiar e os vínculos de afeto que dela derivam, destacou o Papa Bento XVI em sua mensagem ao 2º Congresso Nacional da Família, no Equador.

“Cada família entrega à sociedade, através de seus filhos, a riqueza humana que viveram. Com razão se pode afirmar que da saúde e da qualidade das relações familiares depende a saúde e a qualidade das próprias relações sociais”, afirmou o Papa na mensagem divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo Boletim da Santa Sé.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem do Papa para o 2º Congresso das Famílias no Equador

Para o Pontífice, a família, nascida do pacto de amor e da entrega total e sincera de um homem e uma mulher em matrimônio, não é uma realidade privada, fechada em si mesma. “Ela, por vocação própria, presta um serviço maravilhoso e decisivo ao bem comum da sociedade e à missão da Igreja”, salientou o Papa.

O Congresso iniciado nesta quarta-feira, 9, segue até este sábado, 12, simultaneamente nas cidades de Quinto, Guayaquil, Portoviejo, Tena e Loja, no Equador, e tem como tema“Família, trabalho e festa – A família equatoriana em missão: o trabalho e a festa a serviço da pessoa e do bem comum”.


O trabalho e o homem

Neste sentido, o Santo Padre salientou que por meio do trabalho, o homem experimenta a si mesmo como sujeito, participa do projeto criador de Deus.

“A falta de trabalho e a precariedade do mesmo afetam de maneira negativa a dignidade do homem, criando situações de injustiça e pobreza, que frequentemente geram depressão, criminalidade e violência., além de crises de identidade nas pessoas”, destacou.


Tempo para vida em família

Para Bento XVI a criação e medidas eficazes e de planejamentos sérios e efetivos se faz urgente e salientou também a importâcia de um equilibrio entre o tempo para o trabalho e para a família.
“As famílias necessitam recuperar o genuíno sentido da festa, especialmente aos domingos, dia do Senhor e do homem. Na celebração eucarística dominical, a família experimenta aqui e agora a presença real do Senhor Ressuscitado, recebe a vida nova, acolhe o dom do Espírito Santo, cresce no amor para com a Igreja, escuta a Palavra Divina, partilha do Pão Eucarístico e se abre ao amor fraterno”, destacou.

Um ambiente familiar sereno e construtivo, para Bento XVI, é a primeira escola de trabalho e o espaço mais indicado para que a pessoa descubra seus potenciais, aumente seus desejos de superação e desenvolva suas aspirações mais nobres.

Além disso, o Pontífice reforça que a vida familiar ensina a superar o egoísmo, a cultivar a solidariedade, o sacrifício pela felicidade dos outros, a valorizar o bom e o justo, para que os indivíduos se empenhem com convicção e generosidade para o bem-estar comum e para o bem recíproco, criando responsabilidade por si mesmo, pelo outros e pelo meio ambiente.

Fonte. Canção Nova.

Encontro da Catequese da 1° Comunhão.


Aconteceu no último sábado o encontro com os catequisandos da Paróquia Nossa Mãe dos Homens, e formador foi o próprio Padre Toninho que falou da importancia do Sacramento que eles irão receber, um grande compromisso dos jovens para com Jesus, que apartir do momento que eles receberem a 1° Comunhão eles se comprometem a estar participando ainda mais da comunidade onde vivem de não deixar de ir a Santa Missa nos finais de semana, que deixar de Comungar apartir de agora por preguisa de ir a Missa ou motivo que não seja grave se torna pecado, e o padre também dirigiu um momento de exame de consciência, para ajudar os jovens, no momento da confissão que aconteceria naquele dia após o momento de formação, após o término da formação cada grupo de jovem se dirigiu com sua catequista para sala para aguarda o seu momento para se Confessar.

Após todos terem se confessado teve um momento de recreação com as catequistas e os catequisandos todos juntos e logo em seguida foi feito uma confraternização entre eles com muitos salgados e refrigerante.

Lembrando que hoje na Matriz acontece a Renovação das Promessas Batismais dos jovens que irão receber a 1° Comunhão. 

Confira as Fotos Abaixo.








Fotos e Texto: Diego Ferraz/Pascom



Prefeitura coloca no ar, site com novo visual

 

site prefeitura

A prefeitura de Porto Feliz, colocou a disposição, o novo visual do seu site, em menos de um ano, é o segundo visual. Após sofrer um ataque virtual e ficar mais de 2 meses com ele todo desatualizado, retorna com visual leve, fundo branco e menos vermelho.

Fica a expectativa que o site receba a prioridade na divulgação das notícias, diferentemente do praticado até então: primeiro se envia as notícias produzidas pela Assessoria de Imprensa aos órgãos de comunicação cadastrados, para depois de uns dias, o mesmo material ser publicado no site da prefeitura.

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

São Leão I

10 de novembro
São Leão I

Eleito com o nome de Leão I, foi um dos maiores pontífices da história do cristianismo, embora pouco se saiba sobre sua vida antes de ocupar a Cátedra de Pedro. É venerado por sua profunda sabedoria, suas extraordinárias virtudes e sua brilhante direção, como relatam os historiadores e teólogos.
Leão nasceu por volta do ano 400, na região da Toscana, onde está situada a cidade de Roma. Tornou-se sacerdote muito jovem e fez carreira consolidada num trabalho brilhante. Em 430, já era arcediácono e depois foi conselheiro dos papas Celestino I e Xisto III. Era tão respeitado e conceituado que, após a morte deste último papa, foi eleito para substituí-lo Com o título de Leão I, assumiu o governo da Igreja em agosto do ano 440.
Eram tempos difíceis. Por um lado, o Império Romano esfacelava-se e já não conseguia conter as hordas de bárbaros que invadiam e saqueavam seus domínios. Por outro lado, a Igreja enfrentava divisões e dissidências doutrinárias em seu interior. Um panorama tão sombrio que só não levou o Ocidente ao caos por causa da atuação de Leão I nos dois terrenos: o espiritual e o material.
Na esfera espiritual, ele permaneceu firme, defendendo as verdades do catolicismo diante das grandes heresias que sacudiram o século V, e atuou participando de discussões, encontros e concílios. Foi nessa época que escreveu um dos documentos mais importantes para a fé: a "Carta dogmática a Flaviano", o patriarca de Constantinopla, defendendo as posições ortodoxas do cristianismo. "Pedro falou pela boca de Leão", diziam os sacerdotes da Igreja que acabavam concordando com os argumentos. Estão guardados mais de cem dos seus sermões, além de cento e quarenta e três cartas contendo ensinamentos sobre a fé cristã, seguidos e respeitados ainda hoje.
Já no plano material, era o único que poderia conseguir, graças ao seu prestígio e à sua eloqüência, que o terrível rei Átila, comandante dos bárbaros hunos, não destruísse Roma e a Itália. A missão poderia ser fatal, pois Átila já invadira, conquistara e destruíra a ferro e fogo o norte do país. Mesmo assim Leão I foi ao seu encontro e saiu vitorioso da situação. Mais tarde, foi a vez de conter os vândalos, que, liderados pelo chefe bárbaro Genserico, entraram em Roma. Só não atearam fogo à Cidade Eterna e não dizimaram sua população graças à atuação do grande pontífice.
Não existem relatos sobre os seus últimos dias de vida. O livro dos papas diz que Leão I governou vinte e um anos, um mês e treze dias. Faleceu no dia 10 de novembro de 461 e foi sepultado na Basílica de São Pedro, em Roma. O papa Bento XIV proclamou-o doutor da Igreja em 1754. Leão I foi o primeiro papa a receber o título de "o Magno".

Curiosidades de nossa Igreja, Por que não dizemos o "amém", Quando rezamos o Pai-Nosso na missa?

  O amém, na Santa Missa, não é dito assim que termina o Pai-Nosso porque suas petições continuam em sequência. O pedido final do Pai Nosso, "mas livrai-nos do mal", se estende numa ardente súplica pela libertação do mal e pela paz:

"Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: “Eu vos deixo em paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo".

Neste momento toda a Igreja proclama: AMÉM!

Os primeiros relatos da oração do Senhor advêm do século IV. A introdução do Pai-Nosso na liturgia vem por motivos de preparação para a sagrada comunhão. Em muitas outras liturgias, principalmente nas do oriente como também em algumas liturgias do ocidente, não romanas, o Pai-Nosso era rezado depois da fração da hóstia. A forma tal qual a conhecemos, ou seja, sua recitação após a oração eucarística remonta ao papa São Gregório Magno (Pontificado 590 – 604). Para ele, a oração do Pai–Nosso na sua primeira parte era a síntese das principais partes do cânon.

O Pai-Nosso é tido com estreita ligação com a comunhão. Alguns Papas, bem como alguns Padres da Igreja e alguns santos, relacionaram o pedido acerca do “pão nosso” ao pedido da eucaristia. Pois o próprio Senhor, que está realmente presente na eucaristia, se intitulou o pão do céu. Vale dizer também que a recitação do Pai-Nosso acompanha toda a vida da Igreja, mesmo quando não celebra alguma ação litúrgica. Como por exemplo, na Igreja primitiva em que a eucaristia era tomada na casa dos fieis ou então a sua distribuição aos enfermos. Logo, percebemos que antes do Pai-Nosso ter sua ligação com a missa propriamente dita, tem sua ligação com a distribuição da eucaristia como preparação para a mesma.

A recitação do Pai-Nosso é um ato de ousadia (audemus – ousamos). Afinal, o ser humano que é pó e ao pó há de retornar dirige-se ao criador como sendo seu filho. É edificante notar que na Igreja primitiva a oração do Pai-Nosso era dita apenas pelos batizados. Contudo, o que nos leva a ousar chamar a Deus de Pai é o próprio mandato de Cristo Senhor “Quando orardes, dizei:” (Lc 11,2).
Diego Ferraz

"Igreja não quer impor sua fé, mas defender valores", diz Papa

Papa recebe embaixador da Alemanha, Reinhard Schweppe
O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta segunda-feira, 07, o embaixador da Alemana junto à Santa Sé, Reinhard Schweppe. Durante o encontro, o Pontifice recordou sua recente viagem à Alemanha, que aconteceu de 22 a 25 de setembro deste ano.

“Na minha visita à Alemanha, todos constatamos que o povo está à procura da verdade”, disse.

O Santo Padre também abordou o tema da dignidade da pessoa humana, a qual deve ser defendida da concepção à morte natural.

“Se a Santa Sé se exprime em relação às leis sobre as questões fundamentais do homem, não é para impor sua fé aos outros, mas para defender valores essenciais para todos, mesmo se interesses de diversos gêneros parecem obscurar muitos modos de evidência”, explicou.

Ao final do discurso, Bento XVI fez uma crítica direta a matérias de conteúdo pornográfico que circulam na internet e disse que a Igreja Católica na Alemanha se empenhará em combater este tipo de abuso. O papa agradeceu ao governo alemão por possibilitar que a Igreja católica exerça sua missão evangelizadora no país.


Fonte. Canção Nova.

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 10/11/2011

O Reino de Deus está no meio de vós

Leitura Orante
Lc 17,20-25
Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Ele respondeu: "O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: 'Está aqui', ou: 'Está ali', pois o Reino de Deus está no meio de vós". E ele disse aos discípulos: "Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. Dirão: 'Ele está aqui' ou: 'Ele está ali'. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois como o relâmpago de repente brilha de um lado do céu até o outro, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.

Para o seu dia!

Deus permitiu a existência das quedas d'água para aprendermos quanta força de trabalho e renovação podemos extrair de nossas próprias quedas.