sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Somente quem passa pelo gelo da dor
chega à inocência do amor.
Chiara Lubich (professora italiana)


Flutuador em Porto Feliz - chega amanha




Sexta-feira de sol. Mais um dia agitado com corredeiras e pedras no caminho da expedição. “Um pouco de água, um pouco de caminhada. Infelizmente é um entra e sai que não parou ainda”, diz Dan.

Na saída, em Itu o flutuador marca 7.6 de oxigênio na água. A correnteza agiliza a viagem pelo rio. A equipe de apoio, segue por terra e vai monitorando o guardião.

Dois quilômetros depois da saída, pedimos licença na fazenda para fazer o resgate. A equipe é bem recebida por todos.

Quando chegou ao município de Salto o Dan Robson precisou sair da água por causa das corredeiras que viriam na sequência, principalmente por causa de uma, o Salto que dá nome à cidade. È a última longa queda de água até um longo trecho de remanso.

A imensidão de água é o cartão postal do município que coleta 96% do esgoto, mas trata apenas 65%. A sujeira vai para o rio e aparece na medição feita em águas calmas onde o nível de oxigênio é péssimo1.7.

Logo adiante, em águas agitadas, o índice pula para 8.1, considerado bom. “A concentração de oxigênio dissolvido está maior apenas porque existem as corredeiras, a matéria orgânica ainda está presente no rio”, explica Mônica Porto, professora de engenharia hidráulica.

Passada a barragem a expedição ganha mais uma companhia: as tartarugas são um sinal que a vida está voltando ao Tietê. A água, a água com bom nível de oxigênio também abriga peixes que aparecem rápido na superfície.

Na calmaria, Dan avança mais do que o previsto. E perdemos contato com ele. Até que chega a notícia: Dan e o flutuador estão sãos e salvos.


mensagem para vc

Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade.
Esopo

Lembre-se que não conseguir o que você quer é algumas vezes um grande lance de sorte.


Notinhas da Igreja

Dia Nacional da Juventude 2009

A Pastoral da Juventude convida todos os jovens para participar do DNJ (Dia Nacional da Juventude). O evento tem como objetivo fazer uma evangelização de massa da juventude

Este ano o evento será no dia 25 de outubro, a partir das 08h00, na TV Século XXI, em Valinhos. O encerramento será às 16h00 com uma Celebração Eucarística presidida por Dom Bruno Gamberini.

O tema deste ano é “Contra o Extermínio da Juventude, na Luta pela Vida” e o lema é “Juventude em Marcha contra Violência”.


Festa em louvor a Santa Teresinha, em Indaiatuba

A Paróquia Santa Teresinha, em Indaiatuba, irá comemorar a festa de sua Padroeira, com uma série de Celebrações Eucarísticas. A paróquia fica na Praça Luiz Mantoanelli, s/n, bairro Itaici, Indaiatuba. Mais informações pelo telefone (19) 3894.8329.

ð Dia 24 de setembro

20h00 - Missa presidida pelo Padre Carlos Donizete na Matriz Santa Teresinha

ð Dia 25 de setembro

20h00 - Missa presidida pelo Padre Agnaldo José na Matriz Santa Teresinha

ð Dia 26 de setembro

19h30 - Missa presidida pelo Padre Onofre na Matriz Santa Teresinha

ð Dia 27 de setembro

18h00 - Missa presidida pelo Padre Henri na Matriz Santa Teresinha

ð Dia 28 de setembro

20h00 - Missa presidida pelo Padre Wilson na Matriz Santa Teresinha

ð Dia 29 de setembro

20h00 - Missa presidida pelo Padre Francis na Matriz Santa Teresinha

ð Dia 30 de setembro

20h00 - Missa presidida pelo Mons. Décio na Matriz Santa Teresinha

ð Dia 1º de outubro

19h30 - Procissão e Missa presidida pelo Padre Clodoaldo na Matriz Santa Teresinha

ð Dia 1º de outubro

20h00 - Missa presidida por Dom Bruno Gamberini no Centro Pastoral

Começa hoje a 19ª Festa do Ancião em Porto Feliz

Da Tristão Pires sentido entrada da Cidade dos Velhinhos


O Asilo de Porto Feliz, chamado de Cidade dos Velhinhos começa a promover hoje a sua 19ª Festa do Ancião, ele fica localizado do Lado a Escola Monsenhor Seckler e da escola de Educação Infantil Maria Odete. Na Avenida Capitão Joaquim Floriando de Toledo.


Sexta Feira: a partir das 19h

Show Banda Medida Certa


Sábado: a partir das 19h

Show Cantaê


Domingo:

Missa as 9h30m da manhã, em seguida a festa até as 17 horas.

Banda União

Coral Italiano da cidade de Itu

Apresentação de grupos de dança

Encerramento com o grupo de pagode Tô no Clima.


Barracas:

Será comercializado - churrasco, doce, pastel, pizza, sorvete, pesca, suco de laranja natural e bebidas(refrigerante e cerveja).


Sorteio:

Para aqueles que compraram cartelas(com 5) com os igressos, deverão preencher o cupom e entregar, para concorrer ao sorteio de um TV de 26" LCD, que acontecerá as 17horas no final da Festa.


Paz e Bem

Entrevista: Tony Blair conta como foi sua conversão

http://nickbaines.files.wordpress.com/2009/04/tony-blair.jpg
Em uma entrevista publicada na edição italiana desta terça-feira pelo jornal vaticano L'Osservatore Romano, o antigo primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, convertido recentemente ao catolicismo, afirma que "a religião tem um papel central e único na sociedade e em seu desenvolvimento".Na entrevista, Blair conta como nasceu sua decisão de converter-se ao catolicismo.

"Minha viagem espiritual - explica - iniciou quando comecei a ir à Missa com a minha esposa. Depois, decidimos batizar nossos filhos na fé católica. É um caminho que se prolongou durante 25 anos, talvez mais. Com o tempo, emotivamente, intelectual e racionalmente, pareceu-me que a católica era a casa adequada para mim. Quando deixei o cargo político e já não tinha todo o contexto ligado a ser primeiro-ministro, foi algo que quis fazer de verdade."

Com relação ao significado da religião em seu casamento com Cherie Booth, católica praticante, Blair explica que "a religião foi algo que nos aproximou. Não nos conhecemos por causa da religião, mas foi muito interessante descobrir que minha futura esposa era muito ativa na organização estudantil católica e em outras organizações juvenis. Para jovens de 23, 24 anos, como quando nos conhecemos, era inusual descobrir esse interesse pela religião".

No referente às figuras que influenciaram em sua conversão, recorda sua participação em uma missa na capela privada de João Paulo II: "É uma lembrança ainda muito viva, um episódio que me impressionou muito. Claro, muito provavelmente eu teria chegado à conversão de qualquer forma, mas sem dúvida foi uma etapa importante que depois reforçou minha decisão".

"Uma das coisas que mais me atrai da Igreja Católica é sua natureza universal - reconhece. Se você é católico, pode ir aonde for e participar da Missa. Eu fui à Missa em Kigali, Pequim, Singapura... O fato de que, onde quer que você esteja, vai estar em comunhão com os demais, é verdadeiramente formidável. A Igreja universal é, em si, um importante modelo de instituição global".

O político britânico está dedicado a impulsionar uma fundação para o diálogo entre as religiões, a Tony Blair Faith Foundation, que realiza suas atividades de maneira particular na África e no Oriente Médio.


http://iurdportugal.com/news/wp-content/uploads/2009/03/tony-blair-big.jpg

Sobre se ser católico é uma vantagem ou não em sua atividade no Oriente Médio, Blair responde: "Honestamente, nunca considerei isso um problema. Nunca. Pelo contrário, penso frequentemente que, no mundo moderno, o fato de ser uma pessoa de fé incrementa a capacidade de contato com pessoas de outro credo. É verdade, às vezes também acontece o contrário, encontra-se forte oposição. Mas dado que hoje fatores de secularização submetem a fé a um duro e agressivo ataque, no final o que acontece é que pessoas de credos diferentes às vezes se aliam".

Blair sublinhou de maneira particular a frase da encíclica Caritas in veritate em que o Papa escreve que "a religião cristã e as outras religiões só podem dar o seu contributo para o desenvolvimento, se Deus encontrar lugar também na esfera pública, nomeadamente nas dimensões cultural, social, econômica e particularmente política" (n. 56).

"Pessoalmente, compartilho totalmente o que o Papa escreve na encíclica, um texto brilhante que deve ser lido e relido. Considero que a religião tem um papel central, único na sociedade e para o seu desenvolvimento."

"Pensemos, por exemplo, na forma como utilizamos a tecnologia - sugere. Mas é também verdade que há um conflito, porque muitas pessoas querem manter a religião fora da esfera pública."

"Sustentar, como eu faço, que a religião tem um papel importante, não significa considerar que acabarão os debates e os enfrentamentos. Estes, ao contrário, continuarão, sobre muitos temas com relação aos quais, provavelmente, a Igreja estará de um lado e os líderes políticos, de outro."

"Mas não acho que este seja o ponto principal: o ponto é que a fé tem pleno direito de entrar neste espaço e de falar. Não deve calar - insiste. A voz da fé não deve estar ausente do debate público; pensemos em temas como a justiça e a solidariedade entre os povos e nações."

Em sua encíclica, o Papa escreve que "querer o bem comum e dedicar-se a ele é exigência de justiça e de caridade" (n. 7).

Sobre isso, Blair está de acordo: "Penso que um líder político está sujeito a alguns vínculos e deve trabalhar para recolher votos. Porque esta é a democracia. Mas é precisamente aqui que a fé tem um papel único".

"A Igreja Católica segue a verdade de Deus e creio que o Papa se empenha muito em tentar nos fazer compreender que esta é uma obrigação cristã."

"Sim, às vezes isso pode entrar em conflito com o mundo político e eu experimentei isso como líder político. E, no entanto, é muito importante que esteja aí o aspecto religioso: não é por acaso que o Papa escreve que um humanismo sem Deus é inumano. Acho que, com isso, ele entende que as ações humanas e a razão humana são sempre limitadas quando não imbuídas pela fé. Às vezes, podem ser inclusive perigosas."

À afirmação de que dificilmente se poderá realizar a política que o Papa traça na encíclica, Blair responde: "As pessoas frequentemente entendem mal a política. A política é a interação entre idealismo e realismo: normalmente não é o triunfo de um sobre o outro".

"Quando, em 2005, decidimos colocar a pobreza na África no centro do G8 em Gleneagles, isso foi fortemente apoiado pela Igreja Católica e por João Paulo II. E foi crucial. Criam-se difíceis nós políticos quando se deve decidir quanto dinheiro se dará, ou se devemos fazer mais, se isso é possível. São nós que podem levar também a fortes enfrentamentos."

"Mas o fato de que se fale disso, e que a posição seja fortemente apoiada pela Igreja, pode efetivamente ajudar o político a fazer a escolha justa. É verdade, não elimina o problema, mas ajuda."

"Quando eu disse aos ingleses que devíamos incrementar substancialmente nossa ajuda à África, ajudou-me muitíssimo que a Igreja tivesse dito publicamente que era a decisão justa, que era algo moralmente bom. Isso não elimina que haja sempre quem critique o fato de usar nosso dinheiro para ajudar pessoas diferentes de nós."

http://www.topnews.in/uploads/Tony-Blair1.jpg


O que Tony Blair pensa do papel dos pais e como vê o futuro da paternidade no mundo de hoje?

"Em primeiro lugar - responde -, penso que a paternidade é um papel a ser enfrentado com responsabilidade e sem arrogância. Por mais bondoso e inteligente que eu me achasse, sempre considerei que ser pai era algo muito difícil. E ainda penso dessa forma."

"Em segundo lugar - acrescenta -, considero que o pai também é uma figura crucial na família, que também ele é fundamental para o crescimento e a formação da criança".

"Em terceiro lugar, penso que, em certos aspectos, está se recuperando a ideia de família. Também neste campo considero que as comunidades religiosas e a Igreja têm um papel a desempenhar. É verdade, as famílias têm seus problemas, elas se desfazem, algo que temo que continuará acontecendo. Mas sempre pensei que as indicações da Igreja em matéria de família são úteis."

"Que fique claro: fazer um casamento funcionar exige empenho. E penso que a paternidade também exige isso. Mas acredito realmente que, entre as grandes transformações que estão acontecendo no âmbito social, é necessário descobrir que a paternidade é uma responsabilidade e uma necessidade."

Paz e Bem

Igreja em movimento

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/37/Coat_of_arms_of_the_Holy_See.svg/100px-Coat_of_arms_of_the_Holy_See.svg.png

ENCONTRO DO PAPA COM OS PATRIARCAS ORIENTAIS

Pela primeira vez na história da Igreja, o Santo Padre vai reunir-se, com os cinco Patriarcas Católicos de Rito Oriental (das Igrejas maronita, melquita, síria, armênia e caldéia), ao mesmo tempo, no dia 19 deste mês. É um encontro muito importante para o futuro das relações entre todos nós e para a imagem pública de Igreja de Jesus Cristo.

Rezemos por este encontro.

Fonte: Gotas da Palavra

Notinhas de Porto Feliz

Notícias de Porto Feliz






Teatro
Aconteceu no Tenis Clube de Porto Feliz, a apresentação da peça Teatral Procura-se mulher perfeita.com, aproximadamente 250 pessoas estiveram presentes lá, inclusive autoridades (vereador Gerão), comerciantes (Marleide Monteiro), educadores etc. Optamos por não tirar fotos e tirar ofuscar brilho e a expectativa para os que ainda irão prestigiar este evento.



Concorrência
Aconteceu à alguns dias a inauguração dos dois novos postos de combustíveis. Ainda eles estão começando a formar sua carteira de clintes. Muitos motoristas comentam que ainda na cidade não há preços competitivos, como em cidade grandes, a exemplo de Itu e Sorocaba.






Neste domingo dia 13, foi o último dia do Trenzinho na cidade. Especialmente este dia, a maioria das viagens foram lotadas, sendo o fim da alegria e entretenimento das crianças em Porto Feliz, e também para os turistas. A prefeitura poderiam muito bem pensar no assunto, para outras ocasioes em Porto Feliz e fazer uma parceria.





Ponto de ônibus
Na Av Monsenho Seckler, esté deplorável e uma falta de respeito já para com os usuários do transporte urbano/rural/escolar que uso este local. Veja as fotos. E ainda não há previsão para concertos.


Entulho no local


Buracos pelo transporte pesado de ônibus


Segundo alguns usuários, foi por causa de uma batida que está neste estado





Ponto de ônibus 2
Por falar em ponto, no mesmo local, do outro lado:
Usuários e pedestres trombam por falta de espaço adequando para se chamar de ponto de ônibus. Até hoje em dia é assim calça de menos de 1 metro, e sempre cheio de usuários e pedestres passando.


Estação das artes

Aconteceu na quinta feira dia 17:


Às 9h30, palestra “Arte na Terceira Idade”, com a Gerontóloga da USP, Mayra Cristiane Tofaneto.

Às 14h, Gilmar Aparecido de Souza falará sobre “Como Cultivar Orquídeas”.

Às 15h, Geni e Maria de Lourdes desenvolvem o tema “Artesanato Reciclável – Decoupagem”.

Às 16h, está programado o workshop “Entendendo a Arte”, com Geruza Zelnys de Almeida.

Às 19h, os alunos da oficina de teatro da Estação das Artes farão três apresentações:

“Crime”, “Legume” e “Conversa no Chafariz”.


Logo após, haverá apresentação da Orquestra Monções

e do Coral da Escola de Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa”.




Muro
Governo Municipal começou na segunda-feira, 14, a construção de muro de arrimo próximo a seis casas da rua Amadeu de Lara, no Jd. Vante. De acordo com a Defesa Civil, o objetivo é evitar possíveis deslizamentos de terra já que as seis casas foram construídas acima do nível da rua e das residências da rua Domingos Thomé.

A Defesa Civil explica que entre o fundo das seis casas e o muro, serão colocados caminhões de terras para nivelar o terreno e evitar deslizamentos.

Segundo o Setor de Protocolo da Prefeitura, o loteamento do Jd. Vante foi liberado para construção de casas no início da década de 1990.

A construção do muro está sendo feita pela Diretoria de Obras Públicas e acompanhada pela Defesa Civil. A obra está regulamentada pelo processo 1.519 de 2009.






Assembléia



Dezenas de pessoas participaram na última sexta-feira, 11, de Assembléia Popular promovida pelo Governo Municipal na Emef Luiza de Carvalho Pires, no Jd. Excelsior. O evento fez parte da programação do Prefeitura nos Bairros realizado no sábado, 12, na praça 13 de Maio.

A Assembléia teve presença de diretores municipais, e foi conduzida pelo prefeito municipal. Alunos da escola, comunidade e moradores de outras regiões da cidade puderam tirar dúvidas e fazer reivindicações ao executivo municipal.

Além de responder as questões, Maffei apresentou as contas da Prefeitura durante sua gestão. De forma didática, o prefeito explicou a Peça Orçamentária comparando com o orçamento familiar. O objetivo principal foi mostrar e explicar como funciona o orçamento da Prefeitura.

“Outro objetivo desta Assembléia é que as pessoas façam perguntas e tirem suas dúvidas”, disse o prefeito.

O contato direto entre prefeito e população continuou no sábado durante o Prefeitura nos Bairros, onde Maffei atendeu a mais 33 pessoas.

fala se não é algo diferente?

mariolefthand imagem

MENSAGEM PARA UM BOM DIA

http://www.paulofrange.com.br/dnn/Portals/2/floresta_amazonica.jpg


Persiga metas possíveis de serem alcançadas.

Sempre sorria espontâneamente e genuinamente.
Divida com os outros.

Convivio Vocacional Masculino

ARQUIDIOCESE DE SOROCABA
1 - SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO BOM PASTOR:


Av. Dom José Melhado Campos, S/N - Aparecidinha
CEP 18000-000 - Sorocaba - SP
Fone.: (15) 3243 3888
e-mail: seminprop@arquidiocesesorocaba.org.br

Datas de encontros:



20 de setembro

25 de outubro

29 de novembro

Paz e Bem!!!