quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Concurso de poesias o 1º Fliporto

 

_resumãodofliportoimagem.bmp_

O 1º Festival Literário de Porto Feliz – FLIPORTO, promovido pelo GRUPO SARAU NA CASA com o apoio da Diretoria de Cultura e Esportes e Casa da Cultura, tem por objetivo incentivar, ressaltar e valorizar o desenvolvimento da criação literária na expressão POESIA e promover a revelação de poetas portofelicenses.
INSCRIÇÕES: DE 04 DE SETEMBRO A 05 DE OUTUBRO DE 2012

Pascom arquidiocesana sonha alto e começa a pensar em um Portal

 

 

A Pascom arquidiocesana começa a vislumbrar a possibilidade de um Portal da arquidiocese Sorocaba, que reuniria os sites de todas as paróquias informatizadas, em um mesmo canal que teria outras ferramentas de trabalho importantíssimas para a comunicação, como a postagem simultânea de notícias em todos os sites das paróquias, e ainda TV e Rádio Web com possibilidade de transmitir ao vivo os grandes eventos da arquidiocese, incluindo as celebrações.

Tudo isso é apenas uma possibilidade mas na realidade, a equipe pascom já vem se mobilizando para esse possível projeto.

O jovem Marcelo Tadeu Sanches, coordenador da Pastoral da Comunicação do Santuário São Judas Tadeu e responsável pelo site do Santuário, e que fez o projeto e desenvolvimento do site do Santuário e toda parte de infraestrutura para o funcionamento da Capela online, o que vem sendo um enorme sucesso na internet, esteve recentemente em contato com Dom Eduardo onde apresentou a ideias sobre um portal Arquidiocesano. Orientado pelo Arcebispo, o Técnico procurou pela nossa equipe com quem se reuniu nesta quarta-feira para uma detalhada apresentação do projeto e troca de informações.

A reunião foi bastante positiva e a Pascom arquidiocesana deverá dar continuidade ao assunto com Dom Eduardo, tão logo ele regresse de BH no final de semana, para ser discutido o custo do projeto e quem iria arcar com o mesmo.

Há possibilidade do projeto ser apresentado na próxima reunião dos presbíteros, mas tudo depende do aval e parecer do Arcebispo.

“Esse projeto de um portal, caso se concretize, vai colocar a nossa arquidiocese em destaque no sul 1, onde ainda não há nada parecido nessa área, mas além do aval de Dom Eduardo, dependerá da aceitação das paróquias e adesão ao projeto. Um portal daria maior visibilidade a nossa arquidiocese e a cada paróquia e viria bem de encontro ao apelo do Papa Bento XVI sobre a inclusão digital das nossas igrejas. Mas ainda é muito cedo para afirmarmos que teremos um portal, a ideia começou a ser cogitada pela nossa equipe somente agora, e ainda há muitos passos a serem dados para que se concretize” – concluiu o Diácono José da Cruz, responsável pela PASCOM Arquidiocesana.

O técnico informou, durante a reunião com a Pascom, que as paróquias que já têm site, em nada mudaria, apenas seriam incluídas no portal, passando a ter maior visibilidade.

Gentileza pode ajudar na segurança do trânsito

 

Frota no Brasil chegou a mais de 73 milhões de veículos. De acordo com uma especialista no trânsito, é preciso dirigir com paciência.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O trânsito é um espaço de circulação pública e, por isso, dever ser compartilhado por todos em harmonia e com muita gentileza, mas nas ruas a realidade nem sempre é essa. De acordo com o Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, mais de 73 milhões de veículos compõem a frota no Brasil. Este número explica porque todo dia o trânsito apresenta congestionamentos e deixa muitos motoristas sem paciência.
Nas ruas de Bauru (SP), a faixa de pedestres ganhou reforço na cor. Quando o pedestre faz sinal, tem sempre alguém, de carro, pronto pra ajudar. Os estudantes da cidade tem outra forma de demostrar geltileza, como ir de carona pra faculdade. A atitude já virou tradição. Os alunos contam que acaba sendo uma economia.

Ter paciência no trânsito não é tarefa fácil. Imagine se no meio da frota circularem charretes? É o que acontece em Itapetininga (SP). Ao todo 56 carroças disputam as ruas com outros veículos e nem sempre os motoristas respeitam o ritmo do carroceiro.
De acordo com uma psicóloga, especialista em comportamento no trânsito, com tantos veículos circulando ao mesmo tempo, a maneira como enxergamos o outro também faz a diferença. Ver a outra pessoa como um companheiro que está sujeito as mesmas adversidades, a chuva, a congestionamento, a neblina, a uma pista interrompida, a um acidente que congestionou.
Em várias situações é preciso pensar que é possível ir mais devagar. A pressa é muitas vezes uma inimiga na direção. Outros que sofrem com a falta de harmonia no trânsito são os motoristas de ambulâncias e viaturas de socorro. Quem está ferido depende deles e eles dependem dos motoristas que já circulam pelas ruas. Os socorristas de Sorocaba (SP) contam que nessa hora, a falta de gentileza pode por em risco a vida de muita gente.
Foi depois de socorrer tanta gente em acidentes, que o seu Severino decidiu ajudar. Ele distribui folhetos nas ruas de São José do Rio Preto (SP) para ensinar aos motoristas o que aprendeu em 48 anos de estrada. Uma das lições é: bebida e direção não combinam. Outro ensinamento  muito importante é o sono, guiar com sono é um perigo.
Seu Severino rodou mais de dois milhões de quilômetros. Nunca foi multado. Nunca se envolveu em acidentes. É considerado um motorista exemplar. A lição disso é resultado do aprendizado de te respeito e paciência e nunca brigar com ninguém no trânsito. Prestar muita atenção quando está na direção e ser gentil são as formas mais garantidas de ter uma boa viagem, sempre.

Dar passagem para os pedestres é um gesto de gentileza (Foto: Reprodução/TV TEM)Dar passagem para os pedestres é um gesto de gentileza (Foto: Reprodução/TV TEM)