quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Estádio Municipal “Ernesto Rocco” é autorizado a receber partidas da Copa São Paulo




A Prefeitura de Porto Feliz obteve todos os laudos necessários para que o Estádio Municipal “Ernesto Rocco” possa receber partidas da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontecerá entre 3 e 25 de janeiro de 2012. A competição é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Após vistoria realizada no estádio na quinta-feira, 15, a Prefeitura recebeu o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Laudo de Prevenção e Combate de Incêndio. Na terça-feira, a Polícia Militar também averiguou o local e fez a emissão do Laudo de Segurança.
O Estádio Municipal ainda obteve outros dois laudos exigidos pela Federação Paulista de Futebol: o Laudo de Engenharia, emitido por engenheiro credenciado junto a FPF, e o Laudo de Condições Sanitárias e de Higiene, emitido pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica (Visaep) de Porto Feliz.
De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, os laudos possuem validade de 1 ano e tornam o “Ernesto Rocco” apto a receber público de até 5 mil pessoas para as partidas.
Os laudos atestam que o estádio porto-felicense atende às determinações da Federação Paulista de Futebol, do Estatuto do Torcedor e também da Portaria nº 124/2009 do Ministério do Esporte, apresentando as condições exigidas para abrigar jogos oficiais da FPF como, por exemplo, as partidas da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O prefeito Cláudio Maffei (PT) acompanhou a vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar ao estádio e falou sobre a liberação dos laudos. “Embora tenha sido difícil conseguir os laudos devido às exigências do Corpo de Bombeiros e da PM após algumas ocorrências que aconteceram na cidade de Jaguariúna, conseguimos os documentos que capacitam Porto Feliz a ter um dos estádios mais bem estruturados da região e até mesmo do Estado”, disse o prefeito.
Na primeira fase da competição, serão realizados seis jogos em Porto Feliz, nos dias 4, 7 e 10 de janeiro. De acordo com a Federação Paulista de Futebol, uma das partidas será televisionada pela Sportv: dia 7 de janeiro, às 14h, entre Criciúma (SC) e Atlético Mineiro (MG).
A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012 será a 43ª edição da "Copinha" –
considerada a maior competição de futebol júnior do Brasil. No total, 96 clubes de todo o país participam da copa.

Ernesto Rocco
Inaugurado no último mês de agosto, o Estádio Municipal "Ernesto Rocco" foi construído através da parceria entre a Prefeitura de Porto Feliz e a Metalúrgica Schadek. A estrutura conta com vestiário para jogadores e árbitros, sanitários para torcedores (masculino e feminino), bilheterias, cozinha e cantina, sala de imprensa, sala de segurança, sala para exames anti-doping, pátio técnico, ambulatório, etc. Endereço: Rua Silvio Brand Correa - Jardim Vante.

Fonte: A.I.Prefeitura de Porto Feliz

Maior presépio doce do mundo está exposto na Espanha

Presépio foi confeccionado com 1,4 tonelada de puro chocolate negro, branco e ao leite e tem todas as peças comestíveis


Um presépio diferente e que está chamando a atenção dos moradores e visitantes de Córdoba, cidade localizada ao sul da Espanha. Ocupando uma área de 62 metros quadrados, a encenação do Nascimento de Jesus é representada com peças feitas de chocolate.
Segundo a Associação dos Doceiros, conhecida como "Galleros Artesanos" da cidade de Córdoba, este é o maior presépio doce do mundo. Ele foi confeccionado com 1,4 tonelada de puro chocolate negro, branco e ao leite. E para deixar os visitantes ainda mais curiosos é o fato de que todas as peças são comestíveis.
Para dar mais vida ao cenário, foram criados riachos de gelatina, caminhos de pedra com confeitos coloridos, pisos de lascas de chocolate e muros recheados com pedaços de biscoitos. No total são 980 personagens sendo que 180 foram feitos com chocolate puro e os demais com misturas.
Os detalhes foram cuidadosamente elaborados e quem visita o presépio tem a oportunidade de ver com riqueza de detalhes, os trabalhos e os hábitos da época do nascimento de Cristo.
A "Galleros Artesanos" trabalha com chocolate há 90 anos. Em 1999, o grupo começou a produzir figuras de natal comestíveis e o sucesso alcançado com as vendas, os levou a criar pequenos presépios até chegarem a este que está sendo considerado o "maior do mundo".
Para que ele fosse concluído, foram necessários quatro meses de trabalho minuncioso que contou com a dedicação de sete doceiros "escultores" que trabalharam em cozinhas climatizadas para manter o chocolate sólido até terminar a cidade completa que compõe a cena.
O presépio está aberto ao público e poderá ser visto gratuitamente até o dia 5 de janeiro. Após o fechamento da mostra, para comemorar o Dia de Reis, a escultura será derretida e transformada em
chocolate que será oferecido às crianças das cidade.


Fonte: Canção Nova

Pergaminho mais antigo com os 10 Mandamentos está exposto nos EUA



O manuscrito mais antigo e conservado com as mensagens dos Dez Mandamentos que Moisés recebeu no Monte Sinai, está exposto no Museu Discovery de Nova York. Escrito em hebraico, o pergaminho de mais de 2.000 anos possui aproximadamente 45 cm de comprimento por 7 cm de largura e faz parte da exposição mais ampla sobre os manuscritos do Mar Morto, que inclui mais de 500 objetivos cedidos pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês).
O documento foi descoberto em 1954 e, segundo o Museu Discovery, faz parte de uma coleção de mais de 900 peças encontradas ao longo dos anos 40 e 50 em uma gruta de Qumran, região situada próxima ao Mar Morto. Os manuscritos, também escritos em aramaico e grego, além de hebraico, são os documentos mais antigos encontrados sobre a vida na Judeia.
Segundo o museu nova-iorquino, "os Dez Mandamentos são as regras que constituem os pilares da moralidade e da lei do mundo ocidental", destacando que o texto "reúne e define como os homens e as mulheres devem trabalhar e viverem juntos sob sua fé em uma sociedade civil". Essa é a primeira vez que esse pergaminho será exposto em Nova York.
A peça, que contém fragmentos do Deuteronômio, é datado entre os anos 50 e 1 a.C. e é um dos dois únicos manuscritos antigos com os Dez Mandamentos que existem atualmente. Apesar do tempo de existência, o Museu Discovery confirmou que o estado de conservação do manuscrito é "excepcional", apesar de ser feito com um material tão frágil como a pele de um animal, ou seja, muito vulnerável à umidade, a luz e as variações na temperatura.
O outro manuscrito, conhecido como o Papiro Nash, está armazenado na Universidade de Cambridge. O pergaminho dos Dez Mandamentos poderá ser visto até o próximo dia 2 de janeiro, enquanto o resto da exposição, que foi inaugurada 28 de outubro, permanecerá aberta até o dia 15 de abril de 2012.

Fonte: Canção Nova

Prefeitura faz doação de material escolar para alunos da rede municipal



Os alunos da rede municipal de educação de Boituva estão sendo beneficiados com a doação de material escolar básico distribuído pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.
O kit de material escolar beneficiará tanto os alunos da educação infantil quanto o do fundamental, e inclui além de material básico como cadernos, lápis, papel sulfite, borrachas, uma mochila personalizada.
Ao total foram 1500 kits para a Educação Infantil, jardim, fase I e fase II; 2000 kits para o ensino fundamental, 1º ao 3º ano; 1500 kits para o ensino fundamental 3º ao 5º ano; 3300 kits para o Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano; 400 kits para o EJA (Educação para jovens e adultos); 500 kits de material para professores, 2300 mochilas para o ensino infantil e mais 6400 mochilas para o ensino fundamental.
A iniciativa da Prefeitura de Boituva visa contemplar todos os alunos da rede municipal, auxiliando assim principalmente as famílias com menos condições financeiras. “Sabemos da dificuldade de muitos pais, principalmente no início do ano, e resolvemos ampliar esta oferta para que todos os nossos alunos possam ter o material completo para desenvolver suas atividades escolares”, concluiu o Secretário de Educação, Márcio Pedro Marson.
Anteriormente as escolas municipais já possuiam um estoque de material escolar para atender a demanda de alguns alunos de acordo com a necessidade.
Este material vem completar os investimentos que a Secretaria de Educação fez este ano, e somar, principalmente, com a aquisição de netbooks também para todos os alunos da rede municipal, que auxiliará em atividades em sala de aula, desenvolvendo além do aprendizado, o interesse pela informática.

Fonte: A.I.Prefeitura de Boituva

Bento XVI responde perguntas de presos: "Rezo sempre por vós"

 

Papa escuta pergunta de um dos detentos em Rebibbia. Bento XVI respondeu de improviso às questões e partilhas de seis detentos da penitenciária romana

O Papa Bento XVI respondeu às perguntas e partilhas de vida de seis prisioneiros da Penitenciária de Rebibbia, em Roma, durante a visita que fez no domingo, 18. A fala do Santo Padre não obedeceu a nenhum roteiro pré-definido e foi caracterizada pela proximidade e solidariedade com a situação dos detidos, destacando-se o clima de afeto na Igreja do Pai Nosso, localizada no interior do complexo prisional.
A situação das prisões italianas; o pedido de intercessão pelo sofrimento dos detidos; o desejo de retorno à família; o preconceito disseminado com relação aos presos; dúvidas sobre a absolvição dos pecados e o poder da oração dos pobres foram os aspectos ressaltados pelos prisioneiros em suas perguntas.
"Penso com frequência em vós e rezo sempre por vós, porque sei que estão em uma condição muito difícil que, muitas vezes, ao invés de ajudar a renovar a amizade com Deus e com a humanidade, torna a situação ainda pior, também no íntimo. Venho, sobretudo, para mostrar-vos a minha proximidade pessoal e íntima, na comunhão com Cristo, que vos ama. [...] Nas minhas orações, estou sempre convosco. Sei que, para mim, é uma obrigação particular rezar por vós, puxá-los, por assim dizer, ao Senhor", destacou.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Respostas de Bento XVI
.: Justiça perfeita é animada pelo amor, diz Papa em prisão de Roma
O Bispo de Roma destacou que o sentido das prisões é precisamente ajudar a justiça, e a justiça implica como primeiro fato a dignidade humana. "Portanto, devem ser construídas de tal modo que cresça a dignidade, que seja respeitada a dignidade e vós possais renovar em vós mesmos o sentido de dignidade, a fim de responder melhor a essa vocação íntima".
Outro detento indicou que, mais que uma pergunta, preferia pedir ao Papa que leve consigo os seus sofrimento e o dos seus familiares, como um "cabo elétrico que se comunica com o Senhor".
"'Visitastes-me na prisão e era eu que vos esperava'. Essa identificação do Senhor com os prisioneiros exige profundamente de nós e eu mesmo devo me perguntar: Agi de acordo com esse imperativo do Senhor? Tive presente essa palavra do Senhor? Essa é uma razão pela qual eu vim, porque sei que o Senhor está esperando por mim em vós. [...] Convido também os outros a unir-se convosco na oração e, assim, encontrar uma espécie de corda que segue rumo ao Senhor".
Já um prisioneiro do setor da enfermaria destacou que, na maioria das vezes em que se fala dos presos, é de modo tão feroz, como que a querer eliminá-los da sociedade.
"É importante essa coragem de levantar-se, de andar adiante com o auxílio do Senhor e com o auxílio de todos os amigos. Devemos suportar que alguns falem de modo feroz, falam de modo feroz também contra o Papa e ainda assim seguimos em frente. Devemos cooperar com o espírito de fraternidade e de reconhecimento também da própria fragilidade, para que possais realmente vos levantar e seguirdes em frente com dignidade e encontreis sempre respeitada a vossa dignidade".
Absolvição dos pecados e oração dos pobres
O tema da absolvição dos pecados esteve ao centro da pergunta de um dos detentos: "Santidade, foi-me ensinado que o Senhor vê e lê o nosso interior. Pergunto-me porque a absolvição foi delegada aos padres? Se eu a pedisse de joelhos, sozinho, dentro de um quarto, dirigindo-me ao Senhor, me absolveria? Ou seria uma absolvição com um valor diferente? Qual seria a diferença?"
O Papa respondeu que sempre foi Doutrina da Igreja que, se alguém, com verdadeiro arrependimento, isto é, não somente para evitar as penas e dificuldades, mas por amor ao bem, por amor a Deus, pede perdão, recebe o perdão de Deus. "Mas há um segundo elemento: o pecado não é somente algo 'pessoal', individual, entre mim e Deus; o pecado tem sempre também uma dimensão social, horizontal. [...] Essa dimensão social, horizontal do pecado, exige que seja absolvido também no nível da comunidade humana, da comunidade da Igreja, quase corporalmente. [...] Exige o sacramento. Nesse sentido, a absolvição requerida da parte do sacerdote, o sacramento, não é uma imposição que limita a bondade de Deus, mas, ao contrário, é uma expressão da bondade de Deus, porque me demonstra que também concretamente, na comunhão da Igreja, recebi o perdão e posso recomeçar de novo. Penso que devemos aprender a compreender o sacramento da penitência neste sentido: a possibilidade de encontrar, quase corporalmente, a bondade do Senhor, a certeza da reconciliação".
Por fim, um preso de origem africana questionou por que os pobres, que colocam sua esperança e fé em Deus, morrem em meio à pobreza e violência. "Por que Deus não lhes escuta? Será que Deus escuta somente aos ricos e poderosos que, ao contrário, não tem fé?", questionou.
Na resposta, Bento XVI recordou sua recente
viagem apostólica ao Benin, em novembro passado, quando entregou a Exortação apostólica pós-sinodal Africae Munus, dizendo que viu, em um país que sofre, mais alegria do que nos países ricos.
"E isso também me faz pensar que, nos países ricos, a alegria está muitas vezes ausente, estamos todos totalmente ocupados com muitos problemas: com a massa das coisas que temos, somos cada vez mais afastados de nós mesmos e desta experiência original de que Deus existe e é próximo a mim; e, por isso, diria que ter grande propriedade e ter poder não torna necessariamente alguém feliz, não é o maior presente. Também podem ser, digamos, algo ruim, que me impede de viver verdadeiramente. As medidas de Deus, os critérios de Deus, são diferentes dos nossos, Deus dá também a esses pobres alegria".
No entanto, todos são chamados a fazer todo o possível para sair dessas escuridão das doenças, da pobreza. "É tarefa nossa e assim, ao fazer isso, também nós podemos nos tornar mais alegres. [...] Nós devemos também ajudar para que também a África, esses países pobres, possam encontrar a superação desses problemas, da pobreza, ajudá-los a viver, e que eles possam ajudar-nos a compreender que as coisas materiais não são a última palavra. E devemos rezar a Deus: mostra-nos, ajuda-nos, para que haja justiça, para que todos possam viver na alegria de ser teus filhos!".
Por fim, um prisioneiro recitou uma oração de sua autoria, intitulada "Oração atrás das grades":

Ó, Deus, dá-me a coragem de chamar-te de Pai.
Sabes que nem sempre chego a pensar em ti com a atenção que mereces.
Tu não te esqueces de mim, mesmo quando vivo distante da luz do teu rosto.
Faze-te próximo, apesar de tudo, apesar do meu pecado, grande ou pequeno, secreto ou público que seja.
Dá-me a paz interior, aquela que somente tu sabes dar.
Dá-me a força de ser verdadeiro, sincero; arranca do meu rosto as máscaras que obscurecem a consciência de que eu tenho valor somente porque sou teu filho. Perdoa as minhas culpas e dá-me ao mesmo tempo a possibilidade de fazer o bem.
Encurta minhas noites de insônia; dá-me a graça da conversão do coração.
Recorda-te, Pai, daqueles que estão fora daqui e que ainda me querem bem, para que, pensando neles, recorde-me que somente o amor dá vida, enquanto o ódio destrói e o rancor transforma em inferno as longas e intermináveis jornadas.
Recorda-te de mim, ó Deus. Amém!

Papa aconselha adolescentes a levarem mensagem de Deus aos colegas

 

Os jovens da Ação Católica Italiana foram recebidos pelo Papa na Sala do Consistório do Palácio Apostólico

O Papa Bento XVI recebeu na segunda-feira, 19, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico integrantes da Ação Católica Italiana e convidou os jovens a levarem a mensagem de Deus aos colegas.
Além disso, fez um convite às crianças e adolescentes: “Digam a eles: eu respondi ao chamado de Jesus e estou feliz porque Nele encontrei um grande Amigo, que encontro na oração, que vejo entre meus amigos, que escuto no Evangelho”.
Em seu discurso, Bento XVI lembrou o verdadeiro sentido do Natal, aconselhando-os a abrirem-se sempre a vontade de Deus.
“Quando vocês montarem o presépio devem pensar que dizem a Jesus: ‘entra na minha vida e eu te escutarei sempre’”, disse.
Bento XVI parabenizou os jovens italianos por suas ações em favor do próximo, salientando que assim a atenção deles “não se restringe apenas aos companheiros de escola e de diversão, mas também quer chegar onde tantos meninos e meninas de suas idades não podem estar bem e felizes como vocês, porque a eles falta o necessário para viver de modo digno”.
O Pontífice também parabenizou e agradeceu os pais e professores dos jovens da Ação Católica Italiana.

“Gostaria de também nesta ocasião agradecer a todos os seus professores, especialmente aqueles da Ação Católica, e os seus pais, eles são preciosos, pois ajudaram vocês e continuam a ajudar a responder ao Senhor, a trilhar este caminho que, aliás, seguem junto com vocês”, destacou.

Leia mais
.: Papa encoraja jovens a olhar com esperança para o futuro

CNBB lança concurso para música do hino da CF 2013

 

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2013. A letra já foi escolhida a partir de concurso próprio e as composições para a música devem ser enviadas à CNBB até dia 25 de março de 2012.
A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf. Eclo, 38,8)
“Refletir sobre a realidade das juventudes no contexto da atual cultura midiática, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”, é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2013.
“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2013, contribuindo no trabalho de evangelização da juventude”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.


.: Veja o edital do concurso

8° Dia da Novena de Natal

 

Herodes Procura Matar o Menino.

 

Hoje no oitava dia da Novena de Natal, vemos no Evangelho a figura de Herodes que ao saber que teria nascido alguém para tomar posse de seu reinado mandou que matasse todos que aos seus olhos humanos poderiam tomar seu reinado, podemos ver na figura de Herodes uma impiedade muito grande e falta de compaixão para com o próximo, pedimos a Deus neste dia para refletirmos se as nossas atitudes também não violam o direto do próximo.

 

Oração Inicial

:: Sinal da Cruz, Em Nome do Pai do Filho e do Espiito Santo, Amém.

Oração (para todos os dias)

Ó Jesus vivendo em Maria

vinde viver em vosso servo

com o espírito de vossa santidade

com a plenitude de vossas forças

na retidão de vossos caminhos

na verdade de vossas virtudes

na comunhão de vossos mistérios

para dominar as forças adversas

com o vosso Espírito, para a glória do Pai. Amém

Texto Bíblico para meditação

São Mateus II,13-23

"Tendo eles partido (os magos), eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até que eu te avise; porque Herodes vai procurar o menino para o matar. E ele levantando-se, tomou de noite o menino e sua mãe e retirou-se para o Egito. E lá esteve até a morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: Do Egito chamarei meu filho. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus arredores, da idade de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos magos. Então se cumpriu o que estava predito pelo profeta Jeremias, que diz: Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolações, porque já não existem.

Morto Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José no Egito, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel, porque morreram os que procuravam a vida do menino. E ele, levantando-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Mas ouvindo dizer que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e avisado em sonhos, retirou-se para a Galiléia. E indo para lá, habitou na cidade que se chama Nazaré, cumprindo-se deste modo o que tinha sido predito pelos profetas: Será chamado Nazareno".

Momento para Reflexão da Palavra de Deus, se te ajudar reze a Oração do Espirito Santo pedindo a graça de poder colocar está Palavra em sua Vida.

Rezar a Magníficat

O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

A minh'alma engrandece o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu salvador.

Porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Seu amor para sempre se estende, sobre aqueles que o temem.

Manifesta o poder de seu braço, e dispersa os soberbos.

Derruba os poderosos de seus tronos, e eleva os humildes.

Sacia de bens os famintos, e despede os ricos sem nada.

Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.

Como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Glória ao Pai, ao Filho, ao Santo Espírito, como era no princípio, agora e sempre, amém.

O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Oremos: (para todos os dias)

Benigníssimo Deus de infinita caridade, que tanto amastes os homens, que lhes destes, em vosso Filho, a maior prenda do vosso amor para que, feito homem nas entranhas de uma Virgem, nascesse em um presépio para nossa salvação e remédio; eu, pobre mortal, vos dou infinitas graças por tão soberano benefício.Em troca dele, vos ofereço a pobreza, a humildade e as demais virtudes do vosso Filho humanado, suplicando-vos por seus divinos méritos, pelo desconforto em que nasceu e pelas ternas lágrimas que derramou no presépio, disponhais nossos corações com humildade profunda, com amor ardente, com tal desprezo de tudo que é terreno, para que Jesus recém nascido encontre neles sua morada eterna. Amém.

Rezar, Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Motivação:

- Pedir a Deus a graça de perdoar aqueles que fizeram algo que não concordo, pois o perdão é um grande gesto de humildade da nossa parte.

- Fazer uma reflexão de todos esses dias das leituras, orações que foram propostas nesta novena e ver se consegui melhorar em algum ponto.

- Buscar a confissão.

Oração Final

Senhor Jesus, estamos chegando ao final de nossa novena, tua festa está chegando, isso nos enche de alegria pois vemos que Tu, o Deus eterno e todo-poderoso, quiseste ter uma família, buscaste uma mulher para ser tua mãe, tiveste José como teu pai, e com eles formaste uma família. Foi onde aprendeste a arte de viver, onde recebeste carinho e afeto, onde sentiste o abraço de uma mãe, onde tiveste a mão firme de um pai, de quem aprendeste a dar valor à vida.

Senhor, te pedimos que encha de bênçãos nossa família, que possamos sentir tua presença em meio a nós, que tu sejas o centro de nossa vida, nos inundando de amor e paz, que nos concedas a graça de nos querer cada vez mais, que cada dia nossa família cresça no amor, na compreensão, na entrega mútua, em interesse e preocupação com o outro. Senhor, tu que tiveste uma família, abençoa a minha, encha-nos de graça para que cada dia te imitemos mais e mais, e busquemos viver como vocês viveram. Senhor Jesus abençoa-nos, e que amanhã, ao celebrar o teu Nascimento, te sintamos junto de nós, e tu nos encha de alegria e paz.

Que assim seja.

Acompanhe Todos os Dias as Postagens da Novena em Nosso Site.

Pascom/Porto Feliz

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 22/12/2011

A Canção de Maria

Leitura Orante
Lc 1,46-56
Então Maria disse:
- A minha alma anuncia a grandeza do Senhor.
O meu espírito está alegre
por causa de Deus, o meu Salvador.
Pois ele lembrou de mim,
sua humilde serva!
De agora em diante todos vão me chamar de
mulher abençoada,
porque o Deus Poderoso
fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo,
e ele mostra a sua bondade
a todos os que o temem
em todas as gerações.
Deus levanta a sua mão poderosa
e derrota os orgulhosos
com todos os planos deles.
Derruba dos seus tronos reis poderosos
e põe os humildes em altas posições.
Dá fartura aos que têm fome
e manda os ricos embora
com as mãos vazias.
Ele cumpriu as promessas
que fez aos nossos antepassados
e ajudou o povo de Israel, seu servo.
Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão
e a todos os seus descendentes,
para sempre.
Maria ficou mais ou menos três meses com Isabel e depois voltou para casa.

Salmo



Salmo 3

1 Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! Muitos se levantam contra mim.

2 Muitos são os que dizem de mim: Não há socorro para ele em Deus.

3 Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exulta a minha cabeça.

4 Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde.

5 Eu me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta.

Itu: Vereadores reajustam salários em 66%

Itu igreja Matriz de dia

Notícia publicada na edição de 18/12/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 009 do caderno A -

Adriane Mendes
adriane.mendes@jcruzeiro.com.br

Os vereadores de Itu aprovaram, na surdina, o reajuste de 66% dos próprios salários, que aumentarão de R$ 6.200,00 para R$ 10.021,17 a partir da próxima legislatura que vai de primeiro de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016. A aprovação por 7 votos a 4 aconteceu em meio à manobra denunciada pela oposição, que foi surpreendida com a entrada do projeto na pauta do dia em caráter de "regime de urgência especial". A oposição vai recorrer judicialmente da decisão.

De acordo com o vereador Guilherme Gazzola (PPS), o projeto de lei não constava da pauta do dia, pois sabia-se que para passar seriam necessários oito votos, e não haveria quórum. Segundo ele, a forma encontrada para driblar a oposição e também a mobilização popular, foi fazer a discussão no regime de emergência. Entretanto, ele entende que o recurso usado pela mesa diretora só se justifica em casos orçamentários. A oposição representará judicialmente contra a aprovação do reajuste, pleiteando sua anulação.

Além de Guilherme Gazzola, votaram contra Adauto Gonçales (PR) também da oposição; e Dito Roque (PSDC) e Luiz Costa (DEM). O primeiro estava cotado a assumir a presidência da Câmara, mas o atual presidente, Givanildo Soares da Silva (PV), se manteve no cargo. Costa, que antecedeu Givanildo na presidência, teria, segundo o vereador opositor, votado contra por questões de rivalidade com o atual presidente. A pedido da oposição a votação foi nominal.

Na tentativa de anular o reajuste considerado no mínimo imoral, os vereadores Guilherme e Adauto pretendem ingressar com uma ação na Justiça, e também promover um abaixo-assinado. A ação terá como argumento que o regulamento interno da Casa foi desrespeitado pelo ingresso do Projeto por "regime de urgência especial", além de enfatizar a questão da imoralidade. Se não for pelo Judiciário, o reajuste só será anulado caso a Casa apresente novo projeto de lei revogando-o. "Esse reajuste não tem nenhum embasamento, a não ser se for baseado na cara-de-pau dos que o aprovaram", disparou Gazzola.

Justificativa

Na Justificativa, a Mesa Diretora recorda que cabe ao Legislativo legislar o próprio aumento, e especifica que "os subsídios estão defasados para o atendimento correto e proporcionar um digno exercício do mandato parlamentar". Mais abaixo, dispara que "importante registrar que os subsídios dos vereadores municipais de Itu poderia atingir 50% dos subsídios dos deputados estaduais que atualmente representam R$ 20.042,34, o que representa o valor para o subsídio parlamentar ituano de R$ 10.021,17. Optou-se por um valor menor a fim de propiciar economia de recursos públicos que poderão ser utilizados para melhorar a qualidade de vida da população ituana".

Mas resta explicarem agora que valor menor é esse, uma vez que o reajuste aprovado é exatamente a metade do que ganha um deputado estadual. O vereador Givanildo Soares da Silva foi procurado por e-mail e até o fechamento desta edição não retornou. Na Câmara Municipal, durante todo o expediente ninguém atendeu às ligações feitas pela reportagem.

MEGATEMPLOS CATÓLICOS E EVANGÉLICOS DO BRASIL SÃO DESTAQUE NA REVISTA ÉPOCA

19/12/2011 -

As revistas semanais brasileiras tratam do crescimento da igreja no Brasil de maneiras bem distintas. Muitas reportagens servem apenas para expor alguns escândalos envolvendo padres ou pastores. Em poucas ocasiões, tratam de maneira isenta da crescente força e da influencia dos cristãos no país.
A matéria de capa desta semana da Época, que pertence à rede Globo, fez uma avaliação do impacto que terão as construções de templos gigantescos de católicos e evangélicos. Para a revista, estes verdadeiros monumentos atestam o vigor do cristianismo brasileiro e, do ponto de vista social, testemunham o enorme desejo de participar que anima as multidões de fiéis.
A Igreja Católica inaugurará no ano que vem o Santuário Mãe de Deus, em São Paulo, com capacidade para 100 mil pessoas. Ela já é considerada a maior igreja católica do mundo. Sua construção é financiada com o dinheiro de doações e foi iniciativa do padre Marcelo Rossi. Boa parte do dinheiro até agora é proveniente da venda do CD e do livro Ágape (Editora Globo). Juntos, já foram comercializadas cerca de 9 milhões de cópias. Ele explica porque decidiu investir nesse tipo de obra. “Os brasileiros têm necessidade de grandes basílicas e catedrais, de lugares grandes para congregar e orar”, diz o criador do Mãe de Deus.
Tudo foi minuciosamente planejado. “Um espaço que leve à reflexão não pode ser confundido com um auditório ou ginásio. Um local profano pode acomodar as pessoas, mas não ajuda na experiência religiosa”, diz Ruy Ohtake, arquiteto responsável pelo projeto do Santuário. Haverá espaço para restaurantes e o padre Marcelo deseja que a visão que os fiéis têm do altar seja totalmente livre. “Quero que as pessoas me vejam de qualquer parte, e quero poder vê-las”. A igreja não terá colunas, privilegiando a visão e a participação acima da introspecção.
Enquanto isso, a Catedral Cristo Rei, vai abrigar até 25 mil pessoas quando for inaugurada, dento de três anos na capital de Minas Gerais. O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Azevedo, em cuja arquidiocese está sendo construída a Catedral Cristo Rei, acredita que “A fé cristã não é para ser vivida apenas individualmente”.
A construção de templos para multidões é um fenômeno histórico e mundial. Os católicos sempre investiram em grandes igrejas, chamadas de basílicas e catedrais. Os muçulmanos, seguindo os ensinamentos de Maomé, também edificaram grandes mesquitas como prova do vigor de sua fé. As igrejas evangélicas tem uma história mais recente em construções desse tipo. Os primeiros foram nos Estados Unidos e Coreia do Sul ainda na década de 1970, mas logo se espalharam pelo mundo. Por exemplo, a Winners Chapel (Capela dos Vencedores), na Nigéria, reúne 250 mil fiéis
Os evangélicos também têm várias megaconstruções em andamento no Brasil. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, a Igreja Mundial do Poder de Deus constrói a Cidade Mundial, que poderá receber até 150 mil pessoas. No Recife, a Assembleia de Deus conclui o projeto de um templo para 30 mil pessoas. Em Belo Horizonte, a Igreja Batista de Lagoinha planeja acolher 35 mil pessoas. “Quando se vê no meio da multidão, o fiel sente que não está sozinho na fé”, explica o pastor Marco Feliciano, do Ministério Tempo de Avivamento.
No começou nos anos 1980 as igrejas evangélicas brasileiras começaram a comprar grandes salas de cinema, com capacidade para até 2 mil pessoas. Na década seguinte, passaram a construir edifícios majestosos como a Catedral Mundial da Fé, sede da Igreja Universal do Reino de Deus, no Rio de Janeiro, que abriga 15 mil fiéis.
“Erguer um templo grandioso é uma forma de se impor perante as demais denominações e de mostrar que ‘somente aqui você encontra Deus’”, explica Brenda Carranza, cientista social da PUC/Campinas e autora do livro Catolicismo Midiático.
Para alguns estudiosos, a motivação para a construção dos grandes templos é a afirmação de cada uma das igrejas ante as demais. Ricardo Bitun, professor de ciências da religião da Universidade Mackenzie, entende que, quando uma igreja constrói um megatemplo, de forma simbólica está provando que não é um movimento religioso efêmero. “É uma mostra de que tem raízes fortes e que veio para ficar, um marketing tremendo”, diz ele.
Os novos megatemplos católicos parecem mostrar que as Igrejas católicas não querem ficar de fora dessa competição. A preferência por esses grandes templos também reflete o fenômeno da transformação de padres e pastores em ícones pop, capazes de atrair multidões. “Os megatemplos se convertem em megapalcos”, diz Carranza.
Os líderes religiosos que ficaram famosos pela televisão podem hoje ser comparados aos artistas. “As grandes igrejas dependem de uma figura carismática”, explica Jeane Kilde, diretora do Programa de Estudos Religiosos da Universidade de Minnesota, Estados Unidos.
Um dos grandes projetos de edificações religiosas no país é o Templo de Salomão, da Universal. Mas suas obras estão quase paradas por questões econômicas. Para poder terminar essa obra, a IURD precisa comprar um prédio no cruzamento da Avenida Celso Garcia com a Rua Júlio César da Silva, centro de São Paulo. Dos 40 apartamentos, apenas 30 já foram comprados. Estima-se que cada um tenha custado entre R$ 300 mil e R$ 350 mil. Se apenas um proprietário se recusar a vender, o prédio continuará de pé, e o projeto do Templo de precisará ser revisto.
Alguns moradores acusam a Igreja Universal de fazer pressão e forçar a saída dos condôminos. “Eles não estão pagando condomínio dos 30 apartamentos que já compraram”, disseram dois desses moradores em entrevista à ÉPOCA. Dizem ainda que os contratos para manutenção dos elevadores, interfones e circuito interno de TV foram cancelados. “Estão nos estrangulando, mas aguentaremos até onde der”, reclamam. Procurada, a Universal não quis falar sobre o assunto.
O Templo de Salomão não será apenas para realizar cultos. O espaço terá apartamentos que serão usados pelo bispo Edir Macedo. O apartamento de Macedo tem 740 metros quadrados, academia de ginástica, jardim interno e quatro suítes com banheira de hidromassagem (a principal com jacuzzi de 3,5 metros x 4 metros). O apartamento fica atrás da nave, no 7º andar. No 8º andar, há uma área de lazer com 176 metros quadrados com churrasqueira, sauna e outra jacuzzi. “É um projeto suntuoso”, diz um arquiteto que trabalhou na elaboração da planta.
Os megatemplos de hoje, católicos ou evangélicos, seguem o padrão dos Estados Unidos. Mas por lá, o movimento “mega” que começou há 30 anos, está em declínio. Em parte por causa da crise, não há mais grandes igrejas sendo construídas. As pessoas que antes achavam conforto na multidão sentem falta da relação pessoal que encontravam nos espaços menores, em que o pastor ou o padre conhece cada um pelo nome.
“Os fiéis descobrem que querem um contato mais direto com o Divino, que não conseguem a partir de sermões impessoais”, afirma Kilde. O pregador que se dirige a uma multidão precisa tratar, necessariamente, de temas genéricos. “Como é impossível falar com um deles de cada vez, a palavra tem de tocar o coração da maioria”, diz o pastor Marco Feliciano.
Um bom exemplo disso é a empregada doméstica Rosângela Benção, de 33 anos. Ela explica que nos dias de semana, frequenta uma igreja Deus é Amor, com cerca de 80 pessoas. Porém aos domingos vai ao culto no Templo da Glória, sede mundial da igreja de David Miranda, que abriga 60 mil pessoas. Ela afirmou à revista, sentir a “presença de Deus” nos dois locais, mas no Templo da Glória, a sensação é mais forte: “Quando você vê tanta gente dando glória (a Deus), sente uma fé maior”.