segunda-feira, 27 de junho de 2011

De virada, DB bate o Primavera e segue na liderança do Paulistão


De virada, a equipe Profissional do Desportivo Brasil venceu o Primavera, por 3 x 2, e manteve a liderança do Grupo 4, em duelo válido pela 9ª rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
Jogando no estádio Dr. Julien Fouque, o Desportivo viu os visitantes abrirem o marcador em Porto Feliz. Aos 17 minutos, Leonardo balançou as redes e colocou o Primavera na frente. Mesmo com o revés, o rubro celeste continuou criando e dominando as ações do jogo, mas a bola teimava em não entrar e o DB foi para os vestiários atrás no placar.
Logo aos 2 minutos do segundo tempo, o lateral-esquerdo Diego Teodoro cobrou falta com perfeição e empatou a partida. Aos 14, o atacante Juliano Fogaça estufou as redes e virou o marcador, 2 x 1.
O rubro celeste não tirou o pé e, aos 29, o atacante Jonathan Cafu marcou o terceiro gol do Desportivo na partida. O Primavera ainda descontou, aos 30 minutos, com Guilherme, mas a vitória e os três pontos ficaram com a equipe de Porto Feliz.
Com o resultado, o DB manteve a primeira colocação da chave, agora com 19 pontos. Na próxima rodada, dia 2 de julho, no estádio Salvador Russani, para medir forças contra o Atibaia.

Ficha técnica
Desportivo Brasil 3 x 2 Primavera
Desportivo Brasil: Júnior; Euzébio, Hélio, Richardson e Diego Teodoro; Bruno Vilela (Jonathan Cafu), Bruno Gomes, Adriel e Gabriel Brito; Diego Pachega (Diego Santos) e Juliano Fogaça.

Técnico: André Prodes.

Primavera: Bruno; Ezequiel (Alan), Gustavo Miranda, Leandro e Alex; Samuel, Generozo, Guilherme e Leonardo; André e Renato (Everton Silva)
Técnico: Evaristo Piza.

Local: Estádio Dr. Julien Fouque, em Porto Feliz-SP;
Data e hora: 25 de junho (sábado), às 10h;
Árbitro: Marco Antônio de Oliveira Sá;
Assistentes: David Botelho Barbosa e Newton dos Reis Barreira;
Quarto árbitro: Valdir Aparecido Montrazio.

Gols: Leonardo (Primavera), aos 17’ 1T, Diego Teodoro (Desportivo Brasil), aos 2’ 2T, Juliano Fogaça (Desportivo Brasil), aos 14’ 2T, Jonathan Cafu (Desportivo Brasil), aos 29’ 2T, Guilherme (Primavera), aos 30’ 2T.

Cartão Amarelo: Hélio (Desportivo Brasil)




Fonte: Desportivo Brasil

Temperatura cai nesta madrugada em Porto Feliz

chuva

Quem acordou cedo nesta segunda-feira dia 27, se assustou com a força da queda da temperatura na cidade, graças à chegada da frente de fria que trouxe uma tímida chuva no domingo e parte da segunda, porém um frio que se intensificou pela madrugada desta segunda.

Para esta terça-feira, a previsão do tempo segundo os principais institutos de meteorologia, indicam possibilidades de geada e frio muito intenso. Esta é a primeira queda de temperatura desde que o inverno começou.

Climatempo                min. de 4ºC e máxima de 18ºC;


Cptec                         min. de 6ºC e máxima de 17ºC;


Tempoagora e Somar min. de 1ºC e máxima de 20ºC;

Novena em louvor a São João Batista terminou neste domingo

DSCF4721

"Celebramos nosso padroeiro São João Batista, celebramos também os 20 anos da paróquia São João Batista" foi assim que o frei Eugênio Milani, CFP, atual pároco afirmou em sua homilia de encerramento da novena em louvor à São João Batista, que mobilizou todos os paroquianos que se engajaram com suas pastorais e movimentos e organizaram a quermesse este ano, sendo um espaço familiar de entretenimento, brincadeiras paras as crianças, barracas de pastel, doces, churrasco, pescaria, bebidas e pizza. A festa não comercializou bebidas alcoólicas.

Os fiéis também estiveram ajudando na parte litúrgica das celebrações, cada dia ficou de responsabilidade por um movimento ou pastoral. As celebrações foram presididas pelo diácono Rôney, Frei Eugênio, CFP, Padre Washington N. S. Aparecida) e Padre Toninho (Mãe dos Homens). Todos os dias da novena foi bem participada, seja nos cantos, ofertório, seja em número de fiéis.

DSCF4700 DSCF4718 DSCF4709

Procissão
Como ato público de Fé, a procissão percorreu as ruas da comunidade, "Seguimos cantando, rezando, meditando, mas sempre caminhando na Fé", disse o diácono Rôney Diana Pires. Na procissão, ministros, Crianças fizeram parte do cortejo e todo o povo fiel, assim também, um jovem representou São João Batista, aquele que caminha, que testemunha. Frei Eugênio conduziu os cantos e orações.

DSCF4737 DSCF4732

Homilia
Frei Eugênio, CFP, exortou a todos a seguirem o exemplo de São João Batista, fato que muitos irmãos que já partiram seguiram e deram grande testemunho na paróquia. Afirmou o sacerdote que grande coisas aconteceram na paróquia, tanto as boas como as ruins, porém, prevalecem as boas, pois a Graça de Deus é abundante. "Devemos testemunhar com a própria vida, por isto celebramos nosso padroeiro, exemplo que Ele nos deixou, grande Santo, pro isto celebramos sua natividade e sua morte"

 

 

Asilo
O Frei Eugênio, CFP, comentou com todos os presente a real situação do Asilo Cidade dos Velhinhos de Porto Feliz, falou que em reunião com outros padres e diáconos ficou acertado que a meta é divulgar para a população as dificuldades e elevar de 300 para 1000 o número contribuidores. Após a missa o Frei Eugênio comentou sobre o assunto.

PASCOM – Qual a situação do asilo?
Frei - É uma situação difícil, estamos com falta de verbas, pois com relação ao idoso, tem o estatuto que faz exigências em proteção ao idoso, porém, não traz garantias de verbas. E o nosso asilo, mais parece uma casa de saúde, pois temos muitos idosos debilitados, muitos vão para ter uma morte digna. E em decisão com os diáconos e padres, decidimos que vamos falar com a população, nas missas pedir ajuda, pois o Asilo é uma instituição católica, sempre foi, e está a disposição para o bem comum de todos. Temos muitos evangélicos lá que ajudam muito, levam doações

PASCOM – Que tipo de doação se precisa mais?
Frei -Precisamos de fraldas, leite, produtos de limpeza, mas precisamos mais de dinheiro para pagar a folha de pagamento, o alto custo dos medicamentos, combustível, etc. Mas acredito que com um pouquinho de cada pessoa podemos resolver esta situação.

 

20 anos de Evangelização
Frei Eugênio, CFP, comentou sobre a novena de São João Batista:

"Foi uma benção, uma graça de Deus, desde a preparação, pois todos se envolveram, foram várias reuniões, muitas pessoas se envolveram e se doaram, estou muito feliz com tudo isto, não vou citar nomes, mas agradeço a todos. E neste 20 anos celebrado nesta novena, celebramos os 20 anos de evangelização na paróquia".

Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Fotos: Felipe Miranda, Aliandra Machado, Maurício Toledo – Pastoral da Comunicação

Encontro de Pais dos Crismandos aconteceu neste sábado, dia 25

No útlimo sábado, dia 25 aconteceu o encontro dos pais dos crismandos da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens. O encontro com os pais tinha como tema "Pais Modelos", onde a Irmã Maria Regina (beneditina de Sorocaba), trabalhou com os pais a importância de ser modelo para os Filhos tanto no que se refere a participação na igreja como na sociedade, da grande responsabilidade dos atos dos pais perante seus filhos. Em sua palestra ela mencionou bastante uma fala do escritor Augusto Cury, onde focalizou a importância dos pais serem "Pais Brilhantes", onde os filhos possam encontrar bons exemplos em seus atos, e com isso trazer os mesmos para suas vidas. Também procurou trabalhar a necessidade de saber corrigir os filhos no momento certo. Para encerrar a irmã deixou a mensagem que ser pais modelos é procurar viver bem com seus filhos amando-os, respeitando, e sabendo procurar entender as fases que cada adolescente vive.














 
 
 
 
Em paralelo com o encontro que os pais estavam fazendo no salão catequético, o grupo de Jovens Mensageiros da Paz, ficou responsável por acolher os filhos, com o intuito de mostrar a espiritualidade da Renovação Carismatica, para esses jovens que irão receber o crisma no final de ano, e quem esteve  presente  para fazer esse momento com eles e com os demais participantes do grupo foi o Flavinho da cidade de Boituva, esse encontro foi um encontro muito animado, onde foi trabalhado como somos importantes para Deus.












Fotos: André Hope - Pastoral da Comunicação
Texto: Diego Ferraz

Prefeitura inicia obras da escola Zilda Tomé de Moraes no bairro Bambu


Aconteceu nesta quarta-feira, 22, solenidade que deu início à construção da escola de ensino fundamental “Zilda Tomé de Moraes”, no bairro Bambu.
Prefeitura Municipal fará investimento de quase 7 milhões de reais para a construção da escola que será formada por 11 salas de aula, sala de informática e leitura e será totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais.
Prefeito municipal recorreu a uma matéria de um jornal local para ilustrar o atraso nas obras da escola. O texto do jornal falava sobre a rejeição de uma suplementação de verba pela Câmara em fevereiro de 2009 que seria utilizada na construção do prédio.
“Quero pedir desculpas aos alunos, aos professores, às mães porque quando essa escola era para ter sido feita não foi. Três vereadores votaram contra essa verba e atrapalharam o desenvolvimento deste bairro”, disse. “Quero pedir desculpas pelo tempo que vocês estão em salas apertadas e tendo dificuldades, ainda que o pessoal da escola Coronel Eugênio [Euclydes Pereira da Mota] tem sido bom para o município. Olhando nos olhos de vocês queria pedir desculpas”, prosseguiu.
“Mas agora vai começar, é pra valer. Essa obra é importantíssima também para moradores que terão a valorização da área com a construção da nova escola”, declarou. “A vocês crianças peço que aproveitem bem seus professores, aprendam bastante, tenham carinho por eles”, finalizou.
Prefeito convidou os estudantes a ‘plantarem’ um livro próximo a uma árvore mantida no terreno da construção da nova escola. “Vamos ‘plantar’ esse livro, para que ele vire adubo e que a escola cresça com vitalidade. É o que dona Zilda defendia, o estudo, a leitura”, comentou. “Tive a oportunidade de dar aula junto no colégio com a dona Zilda. Foi uma pessoa maravilhosa, inteligente, de bondade grandiosa e que incentivava as crianças a ler e a falar inglês”, elogiou.
O vice-prefeito Júlio César Bronze destacou que ainda nesta administração a escola será inaugurada. “Dentro de alguns meses estaremos inaugurando a escola. É importante destacar esse fato de que o prédio deveria estar construído e funcionando, abrigando professores e alunos de forma confortável e produtiva, mas tivemos alguns percalços”, falou.
Bronze lembrou ainda da boa vontade da escola “Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Mota” em ceder espaço para o funcionamento da escola “Zilda Tomé de Moraes”. “A situação de compartilhamento não pode ser eterna, é temporária, transitória. Deixo meu agradecimento à direção da escola ‘Coronel Eugênio’, mas é preciso avançar”, concluiu.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes Regiane Aguiar Silva Bergamo também discursou. “Quando a gente acredita em alguma coisa, mesmo que seja difícil, que haja dificuldade, que tenha de batalhar, é preciso continuar acreditando. A obra está começando. É concreto, é real. Já é uma verdade”, alegrou-se.
“Desculpem as professoras, mas deixo um recado para as crianças de que quando terminar a solenidade corram brincar. Façam de conta que já está pronto, vamos correr, sentir a escola, que é de vocês e para vocês”, brincou.
O líder de Governo na Câmara Municipal, Urias de Oliveira, utilizou da palavra para comentar que sempre que acompanha uma obra no bairro Bambu se sente gratificado. “É o bairro onde nasci, cresci e me formei como cidadão e como ser humano”, iniciou. “Mais gratificante é ver essa obra que foi paralisada por questões políticas, por pessoas que não compactuam com modelo da atual gestão pública, ser retomada”, prosseguiu. “A professora Zilda fez muitos cidadãos aprenderem a ler e escrever e a escola terá esse papel no desenvolvimento da cidade”, declarou.


Apresentações
Além da presença de autoridades e pessoas ligadas à área da Educação, o evento contou com apresentação da Orquestra Monções da Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa” e estudantes dos 2º, 4º e 5º anos da EMEF “Zilda Tomé de Moraes”.

Sobre a escola
A EMEF “Zilda Tomé de Moraes” foi criada através da lei nº 4557, de 22 de janeiro de 2008, após a municipalização das turmas de 1º ao 5º ano da escola estadual “Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Mota”, também no bairro Bambu. Atualmente, a escola possui 343 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com o projeto, a escola terá quase 4 mil metros quadrados de área construída. Além das 11 salas de aulas, a escola contará com quadra poliesportiva fechada e com banheiros internos. A estrutura terá ainda espaço com palco e camarim para receber eventos artísticos.
O novo prédio ficará na rua Santa Coan, s/nº, no bairro Bambu (ao lado da antiga Vimaq).

Professora Zilda
A professora Zilda Tomé de Moraes nasceu em 21 de janeiro de 1944 na cidade de Porto Feliz. Filha de Antonio Tomé e de Maria Conceição Silva. Foi casada com o médico Roberto de Moraes, tendo dois filhos Roberto e Renato.
Ela licenciou-se em Letras no ano de 1967 na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Cursou também a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu.
Durante sua carreira, a professora Zilda lecionou as disciplinas de Português e Inglês em diversas escolas de Porto Feliz, tais como Colégio e Escola Normal, Externato e Casa das Crianças São José (hoje Escola São José), Escola Coronel Esmédio, Escola Monsenhor Seckler e Escola Pedro Fernandes de Camargo.
Ela foi uma professora que incentivou o hábito da leitura nos alunos, emprestando seus próprios livros. Faleceu em 1998, aos 54 anos.


Fonte: A.I.Prefeitura de Porto Feliz














Evangelho do dia

O caminho de Jesus
Mt 8,18-22Vendo uma grande multidão ao seu redor, Jesus deu ordem de passar para a outra margem do lago. Nisso, um escriba aproximou-se e disse: "Mestre, eu te seguirei aonde fores". Jesus lhe respondeu: "As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça". Um outro dos discípulos disse a Jesus: "Senhor, permite-me que primeiro eu vá enterrar meu pai". Mas Jesus lhe respondeu: "Segue-me, e deixa que os mortos enterrem os seus mortos".