segunda-feira, 27 de junho de 2011

Prefeitura inicia obras da escola Zilda Tomé de Moraes no bairro Bambu


Aconteceu nesta quarta-feira, 22, solenidade que deu início à construção da escola de ensino fundamental “Zilda Tomé de Moraes”, no bairro Bambu.
Prefeitura Municipal fará investimento de quase 7 milhões de reais para a construção da escola que será formada por 11 salas de aula, sala de informática e leitura e será totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais.
Prefeito municipal recorreu a uma matéria de um jornal local para ilustrar o atraso nas obras da escola. O texto do jornal falava sobre a rejeição de uma suplementação de verba pela Câmara em fevereiro de 2009 que seria utilizada na construção do prédio.
“Quero pedir desculpas aos alunos, aos professores, às mães porque quando essa escola era para ter sido feita não foi. Três vereadores votaram contra essa verba e atrapalharam o desenvolvimento deste bairro”, disse. “Quero pedir desculpas pelo tempo que vocês estão em salas apertadas e tendo dificuldades, ainda que o pessoal da escola Coronel Eugênio [Euclydes Pereira da Mota] tem sido bom para o município. Olhando nos olhos de vocês queria pedir desculpas”, prosseguiu.
“Mas agora vai começar, é pra valer. Essa obra é importantíssima também para moradores que terão a valorização da área com a construção da nova escola”, declarou. “A vocês crianças peço que aproveitem bem seus professores, aprendam bastante, tenham carinho por eles”, finalizou.
Prefeito convidou os estudantes a ‘plantarem’ um livro próximo a uma árvore mantida no terreno da construção da nova escola. “Vamos ‘plantar’ esse livro, para que ele vire adubo e que a escola cresça com vitalidade. É o que dona Zilda defendia, o estudo, a leitura”, comentou. “Tive a oportunidade de dar aula junto no colégio com a dona Zilda. Foi uma pessoa maravilhosa, inteligente, de bondade grandiosa e que incentivava as crianças a ler e a falar inglês”, elogiou.
O vice-prefeito Júlio César Bronze destacou que ainda nesta administração a escola será inaugurada. “Dentro de alguns meses estaremos inaugurando a escola. É importante destacar esse fato de que o prédio deveria estar construído e funcionando, abrigando professores e alunos de forma confortável e produtiva, mas tivemos alguns percalços”, falou.
Bronze lembrou ainda da boa vontade da escola “Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Mota” em ceder espaço para o funcionamento da escola “Zilda Tomé de Moraes”. “A situação de compartilhamento não pode ser eterna, é temporária, transitória. Deixo meu agradecimento à direção da escola ‘Coronel Eugênio’, mas é preciso avançar”, concluiu.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes Regiane Aguiar Silva Bergamo também discursou. “Quando a gente acredita em alguma coisa, mesmo que seja difícil, que haja dificuldade, que tenha de batalhar, é preciso continuar acreditando. A obra está começando. É concreto, é real. Já é uma verdade”, alegrou-se.
“Desculpem as professoras, mas deixo um recado para as crianças de que quando terminar a solenidade corram brincar. Façam de conta que já está pronto, vamos correr, sentir a escola, que é de vocês e para vocês”, brincou.
O líder de Governo na Câmara Municipal, Urias de Oliveira, utilizou da palavra para comentar que sempre que acompanha uma obra no bairro Bambu se sente gratificado. “É o bairro onde nasci, cresci e me formei como cidadão e como ser humano”, iniciou. “Mais gratificante é ver essa obra que foi paralisada por questões políticas, por pessoas que não compactuam com modelo da atual gestão pública, ser retomada”, prosseguiu. “A professora Zilda fez muitos cidadãos aprenderem a ler e escrever e a escola terá esse papel no desenvolvimento da cidade”, declarou.


Apresentações
Além da presença de autoridades e pessoas ligadas à área da Educação, o evento contou com apresentação da Orquestra Monções da Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa” e estudantes dos 2º, 4º e 5º anos da EMEF “Zilda Tomé de Moraes”.

Sobre a escola
A EMEF “Zilda Tomé de Moraes” foi criada através da lei nº 4557, de 22 de janeiro de 2008, após a municipalização das turmas de 1º ao 5º ano da escola estadual “Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Mota”, também no bairro Bambu. Atualmente, a escola possui 343 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com o projeto, a escola terá quase 4 mil metros quadrados de área construída. Além das 11 salas de aulas, a escola contará com quadra poliesportiva fechada e com banheiros internos. A estrutura terá ainda espaço com palco e camarim para receber eventos artísticos.
O novo prédio ficará na rua Santa Coan, s/nº, no bairro Bambu (ao lado da antiga Vimaq).

Professora Zilda
A professora Zilda Tomé de Moraes nasceu em 21 de janeiro de 1944 na cidade de Porto Feliz. Filha de Antonio Tomé e de Maria Conceição Silva. Foi casada com o médico Roberto de Moraes, tendo dois filhos Roberto e Renato.
Ela licenciou-se em Letras no ano de 1967 na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Cursou também a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu.
Durante sua carreira, a professora Zilda lecionou as disciplinas de Português e Inglês em diversas escolas de Porto Feliz, tais como Colégio e Escola Normal, Externato e Casa das Crianças São José (hoje Escola São José), Escola Coronel Esmédio, Escola Monsenhor Seckler e Escola Pedro Fernandes de Camargo.
Ela foi uma professora que incentivou o hábito da leitura nos alunos, emprestando seus próprios livros. Faleceu em 1998, aos 54 anos.


Fonte: A.I.Prefeitura de Porto Feliz














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz