domingo, 6 de março de 2011

Milhares de jovens optam participar de retiro no carnaval


Para atrair os jovens, além de Missas e palestras, o retiro oferece atividades de entretenimento (Foto: Fernando Rezende)

“Aqui a alegria continua depois do carnaval.” Com essas palavras, um dos organizadores do 23º Retiro de Carnaval, Luiz Eduardo Vicente, 25 anos, explica o motivo que leva tantos jovens a optarem por aproveitar o carnaval participando de Missas, palestras e orações.

Esse retiro é promovido pelo Ministério Jovem do RCC (Movimento de Renovação Carismática Católica) de Sorocaba e segue até terça-feira, no Lar São Vicente de Paulo, situado na avenida Bethânia, 1.255, Vila Bethânia.

Para ajudar na busca de Deus a cerca de mil jovens em cada dia de retiro, a organização oferece atividades de entretenimento com bandas católicas, inclusive DJ, e grupo de pagode. As ações desenvolvidas abrangem Adoração ao Santíssimo Sacramento, Missas, palestras, teatro, etc.

“Para atrair os jovens, mostramos que aqui tem muita alegria. Quem participa do retiro continua sendo alegre. No ‘mundo’, durante o carnaval, a alegria acaba na Quarta-feira de Cinzas”, conta o motoboy Luiz Eduardo Vicente, que faz parte da comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Vila Angélica.

Na terça-feira, o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, presidirá Santa Missa aos jovens.

A inscrição do retiro custa R$ 10 por dia ou R$ 25 para os quatro dias do encontro.

Fonte: Diario de Sorocaba

Jovens aproveitam para retiro espiritual

 


Jovens da RCC estão reunidos no salão do Lar São Vicente de Paulo

Notícia publicada na edição de 06/03/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A.

Samira Galli

Mesmo reclusos durante os quatro dias de folia em atividades promovidas pelas igrejas e agremiações religiosas, eles não abrem mão da festa e garantem que vivem a alegria do Carnaval durante o ano todo. Os jovens que optam por participar dos já tradicionais retiros espirituais realizados nessa época do ano afirmam que se divertem mais nos eventos que em festas habituais de Carnaval. "Na quarta-feira de cinzas, além do cansaço, as pessoas se deparam com um sentimento de vazio. Na Igreja, pode até ficar cansado, mas fica repleto de alegria para aguentar até o ano que vem", afirma o engenheiro de compras Daniel Fraga Gonçalves, 26, um dos organizadores da 23ª edição do retiro de Carnaval da Renovação Carismática Católica (RCC), que acontece no salão do Lar São Vicente de Paulo, no Jardim Bethânia.

Para realizar a programação de Carnaval para mais de 800 jovens, ele e o motoboy Luiz Eduardo Vicente Garcia, de 25, começaram a preparar o evento em novembro. "Até o final do ano, realizaremos mais três retiros", adianta Gonçalves. A recompensa pelo trabalho é conseguir mudar histórias como a do revisor têxtil Gilberto de Góes, que nunca havia participado da programação religiosa da Igreja e confessa que só passava o Carnaval indo à festas e bebendo com amigos. "Agora aprendi a aproveitar de outro jeito", conta. Ele gostou tanto do evento no ano passado que conseguiu reunir cerca de 40 pessoas para participar da programação religiosa neste Carnaval. "A gente une a festa com os amigos e a paz espiritual. E sai daqui com a bateria recarregada", afirma.

Para as estudantes Gabriela Silva Valerio, 15, Vanessa Dias da Silva, 16 e Gislaine Aparecida Rodrigues, 18, o que mais importa é o momento pós-folia, em que levam os ensinamentos do retiro para casa, escola e trabalho. "Depois do Carnaval é que a verdadeira alegria começa, dentro de nós", conclui Gabriela.

Arquidiocese

A arquidiocese de Sorocaba conseguiu reunir mais de 4 mil jovens em 10 cidades. Apesar de ter um número menor de paróquias que Sorocaba, a cidade de Votorantim foi a que arrebanhou mais fiéis no Carnaval. As inscrições dias antes do Carnaval já somavam mais de 1.200. O coordenador dos retiros arquidiocesanos, Richardson Ademir de Oliveira, de 41 anos, destaca a preocupação em abordar assuntos voltados aos jovens, numa linguagem atual. Na cidade de Araçoiaba haverá inclusive uma festa à fantasia durante o evento, com personagens inspirados na bíblia. "A única diferença são as letras das músicas, que são cristãs", enfatiza Oliveira.

Os retiros religiosos de Carnaval continuam até terça-feira. Amanhã o arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues celebra uma missa para os jovens no Lar São Vicente de Paulo. Na Igreja Presbiteriana de Sorocaba, a realização de acampamentos de Carnaval também já é tradição. Este ano, pelo menos 100 jovens estarão reunidos para atividades de lazer e adoração no alojamento da Associação Cristão de Moços (ACM) às margens da represa de Itupararanga, em Votorantim. A Igreja do Evangelho Quadrangular de Sorocaba também realiza um acampamento para mais de 500 jovens, na Escola Municipal Ary Seabra de Oliveira, no Cajuru.

Doação de sangue em Sorocaba bate recorde às vésperas do Carnaval

Tiago Cavalcante

Das 70 doações diárias, número saltou para 180 na quinta-feira

Os sorocabanos mostraram consciência e compareceram  ao Hemonúcleo da cidade nesta quinta-feira (3), quebrando o recorde de doações do local, com 180 voluntários. O período para as doações em massa não poderia ser melhor, já que, durante o feriado prolongado de Carnaval, o estoque de sangue diminui.

Geralmente o Hemonúcleo recebe cerca de 70 doações diárias, o que representa um aumento de 157%. Mas a ideia é aumentar essa média. "Nossa meta é de 100 doações no dia, e as campanhas não param. Fazemos um trabalho continuo de divulgação em faculdades, empresas, TV, rádio, jornal e em outros municípios que não possuem Hemonúcleo", afirma o gerente médico do Hemonúcleo de Sorocaba, Frederico Brandão.

Ele comenta também que antigamente não havia tanta procura pelo Hemonúcleo como acontece hoje. “Há mais ou menos dois anos, aumentou muito o número de doações em Sorocaba”.

Questionado sobre o tipo sanguíneo mais procurado, Frederico afirma que é o O-, muito utilizado em emergências. “Os tipos de sangue mais comuns são o O+ e o A+. O mais raro é o AB-”, explica o médico.

Assis Cavalcante/Agência BOM DIA Voluntária doa sangue no Hemonúcleo de Sorocaba
Voluntária doa sangue no Hemonúcleo de Sorocaba

Voluntários não param de doar depois da primeira vez
Josielle Santos Nery, 26 anos, é professora e tem tipo sanguíneo O+. Desde os 18 anos, doa sangue pelo menos três vezes ao ano. “É muito importante para salvar vidas e não custa nada. As pessoas devem deixar o medo de lado e vir ajudar alguém, mesmo que não seja um
conhecido. Amanhã pode ser você que precise e seja salvo por um desconhecido”, aponta.

Outra voluntária é a operadora de máquinas Cleide Vieira Domingues, 23 anos, que também tem tipo sanguíneo O+. “Eu tenho o costume de doar sangue desde que fiz 18 anos, mas fazia um tempo que não vinha", confessa.

“Eu e toda a minha família criamos esse hábito quando minha avó precisou de sangue por causa de uma hepatite. Mesmo que o sangue que ela recebeu não tivesse sido de algum parente e sim do banco de sangue, quase toda a minha família veio doar para que não faltasse para ninguém. Se minha avó precisou, outras pessoas podem precisar também”, explica Cleide.

O que é preciso para doar
• Ter entre 18 e 65 anos de idade;

• Ter peso acima de 50 quilos;

• Responder, com veracidade, o questionário de avaliação;

• Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;

• O voluntário não deve ter diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade

• Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;

• Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;

• Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;

• Faça repouso de no mínimo seis horas na noite anterior à doação;

fonte: Agência Bom Dia

Salmo



Salmo 41

1 Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal.

2 O Senhor o guardará, e o conservará em vida; será abençoado na terra; tu, Senhor não o entregarás à vontade dos seus inimigos.

3 O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu lhe amaciarás a cama na sua doença.

4 Disse eu da minha parte: Senhor, compadece-te de mim, sara a minha alma, pois pequei contra ti.

5 Os meus inimigos falam mal de mim, dizendo: Quando morrerá ele, e perecerá o seu nome?

6 E, se algum deles vem ver-me, diz falsidades; no seu coração amontoa a maldade; e quando ele sai, é disso que fala.

7 Todos os que me odeiam cochicham entre si contra mim; contra mim maquinam o mal, dizendo:

8 Alguma coisa ruim se lhe apega; e agora que está deitado, não se levantará mais.

9 Até o meu próprio amigo íntimo em quem eu tanto confiava, e que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.

10 Mas tu, Senhor, compadece-te de mim e levanta-me, para que eu lhes retribua.

11 Por isso conheço eu que te deleitas em mim, por não triunfar de mim o meu inimigo

12 Quanto a mim, tu me sustentas na minha integridade, e me colocas diante da tua face para sempre.

13 Bendito seja o Senhor Deus de Israel de eternidade a eternidade. Amém e amém

Evangelho do dia

Importante é fazer a vontade de Deus
Mt 7,21-27







"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor! Senhor!', entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?' Então, eu lhes declararei: 'Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade'. "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!"








Retiro de Carnaval jovem de PortoFeliz–RCC teve início hoje

Teve inicio na tarde de  hoje, dia 05, nas dependências da escola Coronel Esmédio, em Porto Feliz, o retiro de carnaval jovem realizado pela RCC, setor Castelo, com o tema “Pela tua palavra, lançaremos as redes”, baseado no evangelho de Lucas 5,5b.
A acolhida ocorreu ás 13hs com muita animação. Logo após esse momento os jovens foram conduzidos até o pátio, para mais uma acolhida, com o ministério de música Shalon, da cidade de Cerquilho.
Os palestrantes do dia foram Flavinho, da cidade de Boituva que abordou o tema de Nossa Senhora, Ezaziel de Votorantim com Amor de Deus e finalizando esse primeiro  dia de palestras, o pregador da RCC Alan, da cidade de  Sorocaba abordou o tema pecado. Também durante o dia, nos momentos de descontração, jovens de Cerquilho apresentaram o teatro musical “Lifehouse”. Encerrando a noite, garotos do grupo “Toque do Senhor” animaram os jovens em ritmo de pagode.

FlavinhoNossa Senhorajanatr2jantar1DSC02905DSC02919DSC02920DSC02929DSC02936DSC02949DSCF6900DSCF6821
ministerio cerquilho
Por Mariane Bazzo/Pastoral da Comunicação