sexta-feira, 4 de junho de 2010

Salto quer plantar 8 mil árvores ainda em 2010

Projeto "Amigo da Árvore" é lançado pela Prefeitura

A Prefeitura, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE Ambiental), lançou esta semana o projeto “Amigo da Árvore” para rearborizar a cidade e plantar pelo menos 8 mil novas mudas na cidade, no quadrilátero compreendido pelas ruas Marechal Deodoro e Tiradentes e Dr. Henrique Viscardi e José Weissohn, além das margens de rios e córregos da cidade.
Embora a meta seja audaciosa, tanto o superintendente do SAAE, Márcio Mendes como o prefeito Geraldo Garcia, confessaram, na entrevista coletiva de quarta-feira, que sem a participação efetiva da população, não será possível melhorar a arborização da cidade. “Não temos cultura para o plantio de árvores e nem para o seu cuidado. O maior desafio é conseguir isso”, destacaram as autoridades.

Tietê: Prefeitura terá plantio de árvores permanente

A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente iniciou nesta segunda-feira, dia 31 de maio, trabalho de plantio de mudas em Tietê.

Segundo o secretário da pasta, Humberto Bortoleto, o trabalho para a arborização da cidade atende a uma solicitação do prefeito José Carlos Melaré e deverá será feito de forma contínua a partir de agora.
De acordo com a coordenadora Ana Madureira, já foram beneficiados bairros como o São Pedro, Altos do Tietê, Bonanza e Cecap, onde as espécies de árvores selecionadas foram àquelas consideradas mais adequadas ao nosso clima e ao local onde foram plantadas:
“Tomamos o cuidado de observar o lugar onde a árvore cresceria. Espécies de grande porte, por exemplo, costumam causar rachaduras em calçadas e problemas na rede elétrica e de telefone. Esse tipo de precaução evita problemas no futuro.” – explicou Ana.
Para Bortoleto, arborizar a cidade não significa plantar árvores aleatoriamente:
“Esse é um trabalho sério que implica respeitar as características da nossa região para aproveitar ao máximo seus benefícios. Tietê possui diversas áreas verdes, ainda sim esse é um investimento necessário, especialmente para as gerações futuras.” – resumiu Bortoleto.
O secretário explicou também que a Semana do Meio Ambiente será comemorada juntamente com o Dia da Criança, em outubro, e que como no ano passado, as secretarias de Meio Ambiente e Educação estarão organizando uma programação especial e com muitas novidades para chamar ainda mais atenção para o tema.
CAMPANHA PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO BRASILEIRO

O Papa Bento XVI, promulgou no dia 19 de junho de 2009 a 19 de junho do ano de 2010,
que a Igreja deverá comemorar o Ano Sacerdotal.


Lançamos aqui Interceções Espirituais pela Santificação do Clero.


Reze conosco.Nossas intenções serão estas:


- Que os sacerdotes celebrem em suas paróquias a Missa na forma
litúrgica exata e fiel. Sem abusos litúrgicos.

- Que os nossos sacerdotes não sejam coniventes e nem omissos e combatam, com sua pregação,
sua oração e com o seu apostolado o progressismo, o modernismo e o relativismo.
.

- Que os sacerdotes formem adequadamente as famílias, orientando-os
quanto a tudo o que a Igreja ensina a respeito de contracepção, moral
sexual, famílias numerosas.

- Que os sacerdotes se convertam em apóstolos do confessionário, equiparando
o tamanho das filas da comunhão às do confessionário.


- Que os sacerdotes favoreçam as práticas devocionais em consonância com a tradição
da igreja e pela exposição do Santíssimo Sacramento semanalmente sempre que possível.

Que os sacerdotes tenham uma boa vida de oração, rezem, façam
meditação, tenham terço diário, celebrem piedosa e diariamente a
Missa,


- Que os sacerdotes preguem a doutrina católica

- Que os sacerdotes sejam fiéis obedientes ao Magistério e
valorosos defensores do Papa.


Oremos
Que Santa Maria Mãe de Deus
e da Igreja Rogue pelos Sacerdotes da Igreja de Cristo,

levando-os a plenitude santificadora, assim estes
estejam sempre conduzindo o povo de Deus,
os seus filhos a verdade que liberta,
Amém





Na Estação das Artes: peça teatral "O noviço"


A Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” apresenta no dia 5 de junho, às 16 horas, a peça “O Noviço”, escrita pelo comediógrafo Martins Pena em 1845.

A peça será encenada por oito alunos do curso de teatro Clownesca, coordenado pelo professor Fabrício Castro, da Oficina Cultural Grande Otelo.





A Estação das artes fica na rua Othoni Joaquim de Souza, s/n, no centro da cidade. A entrada é franca.


Sinopse
A peça narra a história de Carlos, rapaz endiabrado criado por Florência, sua tia e tutora. Florência era uma viúva rica que despertou o interesse do ambicioso Ambrósio Nunes. Após o casamento, Nunes convence Florência a mandar Carlos e seus primos para um convento. Sem vocação para a vida religiosa, Carlos foge, e com a aparição de Rosa, primeira esposa de Ambrósio no Ceará, ele dedica-se a desmascarar seu falso tio.


AI PF

Corpus Christi em Boituva




Tietê: Prazo para recadastramento do “Bolsa Família” termina neste mês


A Prefeitura de Tietê, através do departamento de Assistência Social, informa aos inscritos no Programa Bolsa Família que vai até final do mês de junho o prazo para o recadastramento que garante o recebimento do crédito. Se até esta data o munícipe não atualizar seus dados o benefício será suspenso.

Para efetuar o recadastramento ou até mesmo se inscrever no programa, os interessados devem agendar consulta no departamento de Assistência Social, onde receberão as orientações sobre a documentação e critérios exigidos para obter o auxílio.
O Programa Bolsa Família, criado em 2004 para apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde, visa à inclusão social dessa faixa da população brasileira, por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais.
Podem fazer parte do programa as famílias com renda mensal de até R$ 137 (cento e trinta e sete reais) por pessoa devidamente registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O departamento de Assistência Social fica na Rua dos Expedicionários, nº. 241, e realiza seus atendimentos de segunda a sexta-feira das 8 às 11h e das 13 às 17h. Mais informações através do telefone: (15) 3282-1708.

Portofelicenses participam da Solenidade de Corpus Christi


Olhares emocionados e atentos ao som do coral tocando hinos de Glória num clima de adoração a Jesus Sacramentado. Assim aconteceu a Missa e procissão nesta quinta-feira, Solenidade de Corpus Christi na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens em Porto Feliz.

As 3 paróquias da cidade: Nossa Senhora Mãe dos Homens, São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, se uniram para a solenidade de Corpus Christi. A Santa Missa foi presidida por pe. Antonio Carlos Fernandes, o padre Toninho como pe conhecido e co-celebrada com os párocos Frei Eugênio Milani e Padre Carlos Alexandre da Silva., juntamente com os diáconos Roney, Benedito, Silvio e Paulo, em volta do mesmo altar.  Teve também a participação e união dos corais das 3 paróquias.

Durante a procissão, o Santíssimo Sacramento percorreu as ruas centrais da cidade no tradicional tapete de Corpus Christi, confeccionado pelas comunidades e movimentos de Porto Feliz. Acompanhou  também a procissão a Banda União Portofelicense.

Ao final, a benção solene foi dada em frente a Igreja com o cântico do "
Tão Sublime Sacramento".

 
Fiéis lotaram a Igreja durante a Missa de Corpus Christi    

                                                      Proclamação do Evangelho
                                                     Comunhão 




  Fiéis enfeitam suas janelas com flores 
para passagem do Santíssimo Sacramento 


                                             Fiéis acompanham a procissão


                                          Benção do Ssmo. Sacramento


Porto Feliz é enfeitada no feriado para Solenidade de Corpus Christi


Tradição na cidade há muitos anos, Porto Feliz teve suas ruas centrais enfeitadas para a Solenidade de Corpus Christi. Todo ano, fiéis se reúnem para montar o famoso "tapete" decorado com serragem tingida. 

Ás 6:30hs, Pe. Toninho, pároco da Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, deu uma benção especial para as pessoas que iriam colaborar nos enfeites da rua. 

"Agradeço a colaboração de vocês, que se dispuseram estar aqui tão cedo, em especial as crianças e jovens aqui presente, para deixar ainda mais bonita nossas ruas, para a passagem de Cristo Eucaristico durante a procissão. Que Deus abençõe", foram algumas palavras durante a benção. 
Realmente, muitas crianças da catequese estiveram presente ajudando na decoração do tapete. Durante as horas ali presente, o Colégio São José  das Irmãs do Instituto das Filhas de São José, ofereceu café da manhã, banheiros e água para os colaboradores. 
As ruas enfeitadas foram: a volta toda da praça Dr. José Sacramento e Silva,(praça da Matriz) descendo pela rua Albertim, virando a rua Candido Motta, subindo pela rua lateral da Padaria São João, seguindo pelo Colégio São José até a frente da Igreja Matriz.
Foram retratados diversos desenhos, dos quais ficaram muito bem feitos. Colaboraram todas as comunidades das 3 paróquias de Porto Feliz, a Pastoral Vocacional, RCC, EAC, Catequese, e outros movimentos da Igreja Católica.

PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM 
E ATÉ O ANO QUE VEM!
DEUS ABENÇÕE!
Segue algumas fotos: