quinta-feira, 5 de novembro de 2009

oração

"ORAÇÃO PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS"

Ó glorioso São Francisco, nosso grande padroeiro, a vós recorremos pela doçura da vossa santidade. Protegei-nos e abençoai-nos. Vós que nos ensinastes a procurar neste mundo a perfeita alegria no amor de Deus e do próximo; vós que tanto amastes as pessoas e a natureza toda, porque proclama a glória e a sabedoria do Criador, fazei-nos servir a Deus na alegria, ajudar o próximo o melhor possível, amar até as mais fracas criaturinhas e, com os nossos bons exemplos e boas ações, espalhar em torno de nós os benefícios da fraternidade cristã. Amém.


Só quem caminha encontra a verdade


Diante dos episódios bíblicos, muitas vezes, Jesus questionava os apóstolos e os mesmos se contradiziam em suas opiniões e ações. Hoje, deparo-me com a nossa capacidade de fazer um juízo das reações dos discípulos diante do Mestre de Nazaré.

Quantas vezes questionamos a demora dos apóstolos em entender que Jesus não era um Messias político! Ou a lentidão dos apóstolos em aderir aos propósitos do Mestre diante de tantos milagres! Milagres, estes, que revelavam que Aquele homem não era um simples profeta, mas Alguém além disso.

Tantos fatos, tantas situações e ocasiões que realmente "re+velavam" quem era Nosso Senhor e, ainda sim, segundo o nosso juízo, os discípulos não entendiam quem Ele era.

Junto com você, gostaria de lançar um olhar mais demorado sobre esses homens que conviveram bem de perto com o Senhor. Nós nos identificamos com cada um deles. Pedro, um homem sincero, mas muitas vezes medroso. Tiago, um homem firme. Bartolomeu, verdadeiro (como o próprio Cristo disse: "homem sem fingimento"). Mateus, um pecador que se arrependeu. Em cada um deles encontramos um pouco de nós. Assim como eles, também nós, apesar de conhecermos o Senhor e de, muitas vezes, já termos reconhecido a Sua presença em nossa vida e experimentado os Seus milagres, ainda não nos deixamos transformar por completo. Por quê?

Ao olharmos de maneira demorada para a relação de Jesus com os discípulos, percebemos a pedagogia que Ele teve com cada um, pois eles trilharam um caminho com o Mestre. Um caminho de sofrimento não só para Jesus, mas também para eles. Com certeza, foi sofrido largar o pouco que tinham, ou ainda o tudo que eles tinha para sonharem o sonho de Jesus. Era uma nova proposta de vida, uma maneira diferente de viver daquela que eles tinham aprendido desde sempre. Tudo o que Cristo fez e propôs a eles foi marcante e desafiador. Como deve ter sido difícil para eles ouvirem que, depois de três anos juntos, Jesus iria morrer pelas mãos dos fariseus e doutores da Lei. Nessa perspectiva, entendemos a atitude de Pedro em dizer que daria a vida por Jesus, mas que não O queria ver morto.

A bela notícia é que somos também assim, somos contraditórios. Ao mesmo tempo em que O defendemos com a nossa conduta ou com nossas ações, também O negamos. Mas isso é próprio daquele que tem a coragem de se colocar a caminho. O desconcertante em Jesus é que aquele que vive a condição da contradição, ou seja, o errar mesmo querendo acertar, é a esse que Ele se apresenta como Mestre, como Aquele que forma, que modela, que gera a vida nova.

Olhemos para os mesmos discípulos. Em fatos isolados, eles podem nos ter desapontado por causa de suas reações, mas é inegável que, após essa caminhada com o Mestre, verdadeiramente eles foram "trans+formados". Assim acontece também conosco. Não olhe na sua vida os fatos isolados, quando você não foi feliz em suas ações. Tenha a coragem de "olhar devagar" e enxergar o caminho que você está fazendo. O Jesus que amou Pedro no momento em que o apóstolo viveu o seu martírio, foi o mesmo que amou o discípulo no momento em que ele negou o Mestre.

Tenha coragem. Arrisque-se na escola do Mestre de Nazaré, onde o maior desafio é não olhar para o nosso limite, mas sim enxergarmos no amor de Jesus a possibilidade do nosso crescimento.

Luís Felipe
Comunidade Cancao Nova

em contato






https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgt4ehnbIgdMNXabnkHQcBn7YuwpmkvGKiIwsffofyeQU_9lE6DNF_dhGYS30q_Cm2z5ir5rqqbH76epvtXAf3eovucQAfVjQvUA4tc0b1t8UUtLQzaRIgYvZ__voF2H0x2btw1lBg0rJM/s400/Arte+Cordel+Jos%C3%A9+Francisco+Borges+S%C3%A3o+Francisco.jpg
Franciscanismo no III milénio


Futuro? É o tal sentido orientativo e de projeção indispensável em todo o ser humano,
marcado pela peregrinação:
donde venho, onde estou e para onde vou.

No Franciscanismo isso é ainda mais assim tendo em conta a dinâmica que lhe deu origem, o projeto do seu Fundador.




2. CAMINHOS DO TERCEIRO MILÉNIO A PEDIR UMA INTERVENÇÃO FRANCISCANA

O terceiro milénio aí está a chegar, com uma possibilidade imensa de progresso, de bem-estar, de qualidade de vida, de felicidade que mal se podem imaginar. Bastaria pensarmos só no que aconteceu nestes últimos 50 anos, a partir de novas descobertas que se vão sucedendo sempre em ritmo mais crescente e de maior envolvência. Nunca o homem pôde ser tão feliz e crescer tanto como hoje.

Entretanto, sabemos bem que, com todo esse bem-estar, não cresceu de facto ao mesmo ritmo a felicidade humana. Pode mesmo ter diminuído a muitos níveis. É que, com todo esse bem-estar, foram surgindo novos problemas. São esses problemas, os problemas de hoje que importa resolver e em cuja solução todos nos devemos empenhar. Todos e também, como é evidente, o mundo franciscano.

Não compete, entretanto, ao franciscanismo responder a todos os problemas, ânsias, inquietações e desafios que nos apresenta o terceiro milénio, que já aí está à vista.

Tais problemas e inquietações são mais que muitos. São aos montes: o economicismo, a concorrência e competitividade propostas como únicas saídas de futuro, o capitalismo a avançar sempre mais, contra tudo e contra todos, a açaimar os poderosos meios de comunicação, fazendo-os ditar moral e dizer só o que lhe convém, na pior das ditaduras de sempre, a generalização dos conflitos, a consagração da lei dos mais fortes, o fosso, a crescer sempre mais, entre ricos e pobres, a degradação da espécie humana, a secundarização do homem na sociedade, a ausência de valores e pontos de referência, a objectivação e exploração das pessoas, de umas pelas outras num salve-se quem puder, a crise de esperança, a ameaça e os atentados à criação, a orfandade do homem sem transcendência, sem razões para viver e para esperar, a mutilação da inteligência humana em favor da dimensão instintiva do ser humano etc etc.

O único critério para se encontrar e discernir, neste acervo de problemas, o campo onde se deverá fixar a intervenção franciscana tem de ser o ideal, a vida, a identidade de Francisco que aparece nomeadamente nas fontes, nas origens do franciscanismo e, como é evidente, na leitura que delas fizeram sobretudo os santos, logo de início e ao longo da história.


Projeto tira título de cidadão sorocabano do apóstolo Estavam Hernandes




O vereador Benedito de Jesus Oleriano (PMN) quer cassar o título de cidadania sorocabana concedido ao apóstolo Estevam Hernades, da Igreja Renascer em Cristo. A proposta foi oficializada nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores de Sorocaba.

De acordo com o projeto, fica revogado o decreto de 2006, que concedeu o título de cidadão ao apóstolo. O título foi concedido pelo vereador Calos Cezar (PSC).

Na sua justificativa, Ditão afirma que a honraria é assunto sério em que se condecora pessoas de passado honesto, que prestaram serviços na cidade. “O apóstolo parece que nunca esteve em Sorocaba. Pelo contrário, Sorocaba conhece apenas pelas notícias envolvendo seu nome nos meios policiais”, disse o vereador.

http://doisdedosdeprosa.files.wordpress.com/2007/08/condenados.jpg

Em 2007, Estevam e sua esposa, a bispa Sônia Hernandes, foram presos em Miami (EUA) com US$ 56,4 mil escondidos em uma bolsa, na capa de uma Bíblia e em um porta-CDs.

No dia 26 de outubro, o apóstolo Estavam Hernandes recebeu o título na Igreja Renascer em Cristo que fica no Centro de Sorocaba. Para que a proposta de Ditão seja aprovada, 14 dos 20 vereadores tem que votar a favor.

MENSAGEM DO DIA

http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/41/6199natureza.jpg


A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.


Aristóteles

Lançado Atlas Socioambiental

Notícias para Porto Feliz


Foi lançado no museu de Energia em Itu e o evento contou com cerca de 200 pessoas, entre educadores, ambientalistas, autoridades políticas, professores universitários, representantes da comunidade ambiental, cultural e educacional de Itu e região.

O Atlas Socioambiental: um retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê’ foi desenvolvido pela ONG 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental - com o objetivo de oferecer uma ferramenta para gestão e conservação dos recursos hídricos de forma participativa na região da bacia hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê.
Financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba-Médio Tietê, o projeto contou com a parceria com a Rede de Mapas Verdes (Green Map System), que utiliza a linguagem visual compartilhada pelo GMS e um conjunto de ícones que representam os diferentes tipos de locais e recursos ambientais e culturais.
Outra novidade criativa do Atlas é sua concepção interativa, que convida o leitor a conhecer e desenhar sua terra, seu lugar, histórias e pessoas tendo os rios como ponto de partida.
Um CD com os mapas ampliados e um mapa para o leitor interagir com a bacia usando o seu conhecimento local e criatividade, acompanham o Atlas.

Para conhecer este material clique aqui
aguarde baixar tudo, pois são mais de 100MB de arquivo, material muito bem produzido e interessantes.

Paz e Bem



Até o dia 05, Concurso (inscrições) Porto Feliz



Edital Completo e Inscrições pela Internet

www.rboconcursos.com.br



CARGOS

ALMOXARIFE
ESCOLARIDADE: Ensino Médio Completo
VAGAS: 1
SALÁRIO BASE: R$ 884,42

MERENDEIRA
ESCOLARIDADE: Ensino Fundamental
VAGAS: 9
SALÁRIO BASE: R$ 538,98

PEB III - GEOGRAFIA
ESCOLARIDADE: Superior
VAGAS: 1
SALÁRIO BASE: R$ 1061,08

PSICÓLOGO EDUCACIONAL
ESCOLARIDADE: Superior
VAGAS: 1
SALÁRIO BASE: R$ 1359,25

SERVIÇOS GERAIS
ESCOLARIDADE: Alfabetizado
VAGAS: 5
SALÁRIO BASE: R$ 509,72