terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Nota de falecimento


Com consternação, a Pastoral da Comunicação comunica mais uma nota de falecimento, faleu hoje a nossa irmã Maria Célia dos Santos Marques, casada com Dagoberto Marques, mãe de dois filhos (casal), após uma dura batalha contra o câncer, hoje ele voltou para o Pai.

Mulher forte, de Fé e corajosa. Durante anos, além de esposa, dona de casa, braço direito do esposo, mãe, com muito empenho ela se dedicou a Pastoral da Sobriedade em Porto Feliz, muitas pessoas que sairam dos vícios são gratos a sua oração, palavras de sabedoria e dedicação.

Hoje o Céu recebe mais um justo. Seu corpo está sendo velado na Igreja de Santa Cruz, seu enterro será amanha as 11h.

Durante a Missa de Formatura do alunos do Colégio São José nesta noite de terça-feira, Pe Toninho celebrou a Missa nas intenções da família e da falecida.

Catequese encerra atividades de 2010 com Missa!


Com o Pe Carlos Alexandre da Silva, a Catequese continuou crescendo em número de catequizandos, catequista e conquistou a Missa da Catequese, com um horário, liturgia e linguagem voltada para as crianças. Desde o começou o número de crianças, catequistas e familiares participantes foi de empolgante adesão, ficando mensalmente no pimeiro sábado de manhã a Missa voltada para a Catequese.

Com o Pe Washington todas as atividades continuaram, principalmente a Santa Missa na mesma periodicidade. Para este sábado dia 11, foi dado uma ação de Graças ao Senhor por todos os feitos deste ano de 2010, todos colocaram em oração pela saúde da Catequista Santina Bazzo, que está se recuperando muito bem. 

Santina sempre valorizou o trabalho da Pascom, procurou ao longo do ano nos convidar para cobrir as principais atividades da Catequese e Pastoral Vocacional, acompanhando de perto as matérias em nosso Blog e principalmente pelo orkut da Pascom. Agradecemos esta parceria, fazemos votos de saúde! Aproveitamos também para parabenizar o pároco Pe Washington que tem acompanhado e apoiado com muito carinho a Catequese em sua paróquia.

Veja as fotos:

Comentarista Kátia



Solange, primeira leitura

Salmo

Evangelho

Homilia


Explicando sobre a coroa do advento para os catequizandos

Oração da Comunidade




Papai Noel trazendo o menino Jesus, o principal do Natal



Paróquia recebe avaliação de engenheiro sobre estrutura predial

Nesta manhã de terça-feira, também chuvosa, o engenheiro responsável pelo projeto predial da paróquia Nossa Senhora Aparecida foi até o local para uma visita prévia, para constatar como ficou o prédio danificado pela ação do forte temporal, com rajadas de ventos de aproximadamente 100km/h.




Ainda hoje, o engenheiro fará nova visita ao local, com uma orientação e projeto novo para que sejam tomadas as medidas de resolução do problema. Por hora, o prédio foi pro completo evacuado, com retirada de bancos, paramentos litúrgicos, suspensaõ de todas as atividades no interior da igreja como Missas, celebrações, grupo de oração. O fornecimento elétrico e telefônico estão temporariamente desligados. O Pe Washington já está a procura por um novo local para realização de Missas dos finais de semana em prédios alternativos na região. Há uma possibilidade de solicitar o uso do espaço (pátio) da Escola Estadual Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Motta (Bambu).

fotos: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Núncio Apostólico



O que é um Núncio Apostólico? Conheça mais sobre Dom Lorenzo Baldiseri

O Núncio Apostólico, no caso presentemente para o Brasil de dom Lorenzo Baldisseri, é um bispo titular (de uma diocese que não existe mais), que exerce as funções de embaixador do menor país do mundo, o Estado do Vaticano. Ele representa, assim, a Santa Sé no país em que reside, sendo o elo de ligação do Vaticano (Estado Soberano) e do Vaticano (Santa Sé Apostólica, Sede da Religião Católica) com o país em que reside e para toda Igreja Católica constituída no país em que foi nomeado núncio. 

O núncio é também a autoridade que encaminha os processos burocráticos de todas as dioceses do país. Toda nomeação de bispo e/ou arcebispo, assim como criação canônica de novas dioceses ou arquidioceses chegam primeiro nas mãos do núncio apostólico. Quando o Papa e/ou a Santa Sé querem comunicar algo para os fiéis de um determinado país, igualmente recorrem ao núncio para repassar a informação. O Papa também manda o núncio representá-lo a ele e a Santa Sé em ordenações episcopais, posse episcopais, inauguração de seminários, acontecimentos religiosos de maior importância, etc...

Dom Lorenzo Baldisseri, atual núncio apostólico do Brasil desde 2002, foi nomeado ainda pelo papa João Paulo II, hoje Servo de Deus. Nasceu em 29 de setembro de 1940 na cidade de Burga, Itália. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1963 e ordenado bispo em 7 de março de 1992. É poliglota - fala italiano, inglês, português, francês e espanhol -, com formação jurídica e diplomática na Pontifícia Universidade Lateranense, na Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesiástica.

Auxiliou nos trabalhos diplomáticos na Nunciatura da Guatemala em 1973, além das nunciaturas de El Salvador, Japão e do próprio Brasil, entre 1980 a 1982. Depois foi para o Paraguai, França, Zimbabue e Moçambique. Em janeiro de 1991, foi encarregado de uma missão especial no Haiti e, logo depois, nomeado núncio apostólico daquele pequeno país da América Central. Depois, foi núncio no Paraguai( 1995-1999), na Índia e Nepal (1999-2000) e, finalmente, nomeado núncio do Brasil em 2002. 

A Nunciatura - A Nunciatura Apostólica, no Brasil com sede em Brasília, é, por outro lado, a Embaixada do Vaticano nos países que mantém relações diplomáticas com a Santa Sé. O nome expressa a diferença entre a Nunciatura e as outras embaixadas. São duas as atuações da Nunciatura: uma é representar o Papa diante do governo e outra é estreitar as relações entre a Igreja Católica e a Igreja local. 

A Santa Sé possui relações diplomáticas com 174 Estados e poucos países não querem ter relação com o Vaticano, como é o caso da China e da Coréia do Norte. Essas relações permitem ao Papa dizer uma palavra, visitar países, enfim, levar a palavra de Deus a todos os povos. Além disso, o Vaticano está presente em organismos internacionais, como a ONU. O Vaticano é membro permanente na Organização das Nações Unidas e atua como observador, não vota, mas expressa suas opiniões. 

Visita à Sorocaba

Dom Lorenzo Baldisseri vem a nossa cidade a convite da Diocese de Itapeva, uma das quatro sufragâneas da Província Eclesiástica de Sorocaba, integrada também pelas dioceses de Jundiaí, Registro e Itapetininga.

Seu bispo diocesano, dom José Moreira de Melo, havia convidado o sr. Núncio a vir para a inauguração de seu Seminário, o Seminário Maior "São João Maria Vianney", que a Diocese de Itapeva acaba de construir, marcada para o próximo sábado, dia 18, às 9 horas. Impossibilitado de comparecer em razão de outros compromissos oficiais já assumidos anteriormente, dom Lorenzo Baldisseri agendou, então, esta visita para conhecer o local, presidindo ali, às 9 horas desta quarta-feira, a cerimônia de sagração do altar de sua Capela.

Ainda amanhã, em Sorocaba, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, preside a celebração de missa pontifical solene às 18h30 na igreja da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, ao lado do arcebispo metropolitano dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues e do Presbitério de Sorocaba.

Antes, às 17h15, será recepcionado nas escadarias da igreja da Catedral Metropolitana, na praça Cel. Fernando Prestes, pelas autoridades civis, militares e eclesiásticas e representantes do laicato católico de Sorocaba, também como decano do Corpo Diplomático credenciado junto ao Governo Brasileiro.

Em seguida, após a celebração da missa, será homenageado numa recepção oferecida junto ao Colégio Santa Escolástica, pelo Priorado da Congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing.

texto José Benedito, adaptação Juliana Cuani