O que é um Núncio Apostólico? Conheça mais sobre Dom Lorenzo Baldiseri
O Núncio Apostólico, no caso presentemente para o Brasil de dom Lorenzo Baldisseri, é um bispo titular (de uma diocese que não existe mais), que exerce as funções de embaixador do menor país do mundo, o Estado do Vaticano. Ele representa, assim, a Santa Sé no país em que reside, sendo o elo de ligação do Vaticano (Estado Soberano) e do Vaticano (Santa Sé Apostólica, Sede da Religião Católica) com o país em que reside e para toda Igreja Católica constituída no país em que foi nomeado núncio.
O núncio é também a autoridade que encaminha os processos burocráticos de todas as dioceses do país. Toda nomeação de bispo e/ou arcebispo, assim como criação canônica de novas dioceses ou arquidioceses chegam primeiro nas mãos do núncio apostólico. Quando o Papa e/ou a Santa Sé querem comunicar algo para os fiéis de um determinado país, igualmente recorrem ao núncio para repassar a informação. O Papa também manda o núncio representá-lo a ele e a Santa Sé em ordenações episcopais, posse episcopais, inauguração de seminários, acontecimentos religiosos de maior importância, etc...
Dom Lorenzo Baldisseri, atual núncio apostólico do Brasil desde 2002, foi nomeado ainda pelo papa João Paulo II, hoje Servo de Deus. Nasceu em 29 de setembro de 1940 na cidade de Burga, Itália. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1963 e ordenado bispo em 7 de março de 1992. É poliglota - fala italiano, inglês, português, francês e espanhol -, com formação jurídica e diplomática na Pontifícia Universidade Lateranense, na Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesiástica.
Auxiliou nos trabalhos diplomáticos na Nunciatura da Guatemala em 1973, além das nunciaturas de El Salvador, Japão e do próprio Brasil, entre 1980 a 1982. Depois foi para o Paraguai, França, Zimbabue e Moçambique. Em janeiro de 1991, foi encarregado de uma missão especial no Haiti e, logo depois, nomeado núncio apostólico daquele pequeno país da América Central. Depois, foi núncio no Paraguai( 1995-1999), na Índia e Nepal (1999-2000) e, finalmente, nomeado núncio do Brasil em 2002.
A Nunciatura - A Nunciatura Apostólica, no Brasil com sede em Brasília, é, por outro lado, a Embaixada do Vaticano nos países que mantém relações diplomáticas com a Santa Sé. O nome expressa a diferença entre a Nunciatura e as outras embaixadas. São duas as atuações da Nunciatura: uma é representar o Papa diante do governo e outra é estreitar as relações entre a Igreja Católica e a Igreja local.
A Santa Sé possui relações diplomáticas com 174 Estados e poucos países não querem ter relação com o Vaticano, como é o caso da China e da Coréia do Norte. Essas relações permitem ao Papa dizer uma palavra, visitar países, enfim, levar a palavra de Deus a todos os povos. Além disso, o Vaticano está presente em organismos internacionais, como a ONU. O Vaticano é membro permanente na Organização das Nações Unidas e atua como observador, não vota, mas expressa suas opiniões.
Visita à Sorocaba
Dom Lorenzo Baldisseri vem a nossa cidade a convite da Diocese de Itapeva, uma das quatro sufragâneas da Província Eclesiástica de Sorocaba, integrada também pelas dioceses de Jundiaí, Registro e Itapetininga.
Seu bispo diocesano, dom José Moreira de Melo, havia convidado o sr. Núncio a vir para a inauguração de seu Seminário, o Seminário Maior "São João Maria Vianney", que a Diocese de Itapeva acaba de construir, marcada para o próximo sábado, dia 18, às 9 horas. Impossibilitado de comparecer em razão de outros compromissos oficiais já assumidos anteriormente, dom Lorenzo Baldisseri agendou, então, esta visita para conhecer o local, presidindo ali, às 9 horas desta quarta-feira, a cerimônia de sagração do altar de sua Capela.
Ainda amanhã, em Sorocaba, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, preside a celebração de missa pontifical solene às 18h30 na igreja da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, ao lado do arcebispo metropolitano dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues e do Presbitério de Sorocaba.
Antes, às 17h15, será recepcionado nas escadarias da igreja da Catedral Metropolitana, na praça Cel. Fernando Prestes, pelas autoridades civis, militares e eclesiásticas e representantes do laicato católico de Sorocaba, também como decano do Corpo Diplomático credenciado junto ao Governo Brasileiro.
Em seguida, após a celebração da missa, será homenageado numa recepção oferecida junto ao Colégio Santa Escolástica, pelo Priorado da Congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing.
texto José Benedito, adaptação Juliana Cuani