quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Em defesa da democracia...

Juristas, jornalistas, políticos e membros da sociedade civil lançaram nesta quarta-feira um manifesto em defesa da democracia e da liberdade de imprensa e de expressão em ato em frente à faculdade de Direito da USP - Michel Filho
SÃO PAULO - Juristas e personalidades lançaram, no início da tarde desta quarta-feira, um manifesto em defesa da democracia e da liberdade de imprensa e de expressão, em ato em frente à faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O documento já foi assinado por pelo menos 380 pessoas, como o jurista Hélio Bicudo, o Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, D. Paulo Evaristo Arns, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso, os atores Mauro Mendonça e Carlos Vereza, e intelectuais, como Ferreira Gullar. O ato reuniu cerca de 250 pessoas, segundo a Polícia Militar. O movimento afirma ser apartidário. ( Leia a íntegra do manifesto em defesa da democracia )
O ato acontece após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusar a imprensa de agir como partido político e dizer que a população não precisa mais de formadores de opinião. Na quinta-feira, centrais sindicais, sindicatos, partidos governistas e movimentos sociais farão o "Ato contra o golpismo midiático" , também em São Paulo.
No movimento desta quarta, o jurista Hélio Bicudo leu num microfone o texto do manifesto, que fala nos riscos do autoritarismo.
"É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais em valorizar a honestidade", diz um trecho.
" Não existe mais liberdade de se denunciar aquilo que envergonha o país (Miguel Reale Júnior) "

O manifesto também critica a ação de grupos que atuam contra a imprensa: "É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e de empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses".
O ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior disse que jornalistas estão sendo ameaçados em sites do PT. 

- Não existe mais liberdade de se denunciar aquilo que envergonha o país, que é a maracutaia dentro do Palácio do Planalto. 

Juristas, jornalistas, políticos e membros da sociedade civil lançaram nesta quarta-feira um manifesto em defesa da democracia e da liberdade de imprensa e de expressão em ato em frente à faculdade de Direito da USP. Na foto, o jurista Hélio Bicudo - Mic
Na opinião dele, o ato que deve acontecer nesta quinta-feira promovido por centrais sindicais e pelo PT, de crítica à imprensa, é "um processo imensamente perigoso de radicalização". Ao ser perguntado se o ato desta quarta era contra Lula, Reale Júnior afirmou que o presidente vem agindo de maneira fascista. 

- Na medida em que ele passou a denunciar a imprensa, a dizer que não precisa de formador de opinião, a dizer que a opinião somos nós, esta é uma ideia substancialmente fascista. Ele com sua posição de presidente da República, sai de sua cadeira da presidência para ser insuflador contra a imprensa. Isto é perigoso - disse Reale Júnior. 

O jurista Hélio Bicudo disse que Lula é presidente em horário integral e criticou Lula por supostamente usar seguranças da Presidência em comícios.

- Ele tenta desmoralizar a imprensa, tenta desmoralizar todos que se opõe ao seu poder pessoal. Ele (Lula) tem opinião, mas não pode usar a máquina governamental para exercer essa opinião - disse Bicudo, para quem o Brasil está à beira do risco de um governo autoritário. 

Uma equipe da campanha do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, esteve no local gravando depoimentos. 


Circo casquinha foi embora, mas deixa saudades

Centro Arquidiocesano de Pastoral realizará estudo do Livro de Jonas

O Centro Arquidiocesano de Pastoral - CAP, em Sorocaba, realizará o estudo do livro de Jonas, nos dias 29, 30 de setembro, e 01 de outubro de 2010, em ocasião do mês da Biblia, que comemoramos neste mês de setembro.

O curso será ministrado por Pe. Dr. Gilvan Leite de Araújo, e no fim dos 3 dias será entregue um certificado para os participantes.

O endereço do CAP é Av. Dr. Eugenio Salerno, 60 (fundos) - Bairro Santa Terezinha
Horário: das 19:30hs ás 21:30hs

Sessão extraordinária polêmica


Aconteceu nesta terça-feira, 21, a polêmica Sessão extraordinária, que teria como ordem do dia um pacotão que seria colocado para votação um projeto que promoveria algumas mudanças significativas para a educação e alguns setores.



Desde referências salarias, nomenclaturas, criação e extinção de cargos seriam discutidos, sendo votados em duas votações.


Auxiliar de Professor x Professor Auxiliar
Antes de começar a Sessão Extraodinária, o diretor de Educação Carlos A. de Campos e a Secretária da Educação, Cultura e Esportes Regiane Bergamo e coordenadora de Educação Infantil Prof Elisa Maurino. Carlão teceu as explicações justificando as medidas, respondeu também algumas perguntas dos auxiliares presentes. Atualmente 149 auxiliares efetivos estão na rede de educaçao infantil, o projeto propoe a criação do cargo de Professor Auxiliar, pois a atual legislação exige que os profissionais tenham magistério, normal superior ou pedagogia para atuar, e no caso do cargo de auxiliar de educação exige-se somente ensino médio.

A categoria reclama a forma como está sendo conduzida toda esta mudança, pois não foi divulgado e ninguém foi ouvido, somente ficaram sabendo nesta terça-feira depois o almoço através de um memorando interno de que a votação seria hoje a noite. Com os vereadores da base do Governo está fechada a questão em votar com urgência e a favor do projeto, já que a Secretaria está tentando se ajustar a legislação e seguir as orientações do Tribunal de Contas.

Os vereadores da oposição, como Gerão, Coquinho e Marola tentaram acordar um adiamento ou um destaque aos pontos polêmicos, o que foi negados pela maioria governista de veradores. A vereadora Miraci, que faz questão ressaltar a sua independência, foi procurada em sua casa por auxiliares que lhe pediram por ajuda e esclarecimentos, contam que com ajuda  e o  voto dela, assim o Governo seria obrigado a dar abertura ao diálogo antes de aprovar o projeto, pois daria 4x4 sendo desempatados pelo presidente Odélio.



Carlão marcou para sábado as 15 horas no espaço cultural Olair Coan, uma reunião com todas a auxiliares da rede de educação infantil. Os presentes queriam que a votação fosse adiada, ou destacado o alvo da polêmica, o que foi negada pela base de sustentação do Governo.

Segundo o líder do Governo, vereador Robertinho reafirmou que nada vai mudar para os auxiliares efetivos, todos estão garantidos, e o cargo existirá até que o último servidor permanecer no cargo, encerrará por vacância, ou seja, em caso de morte, aposentadoria e ou exoneração. O salário também não será alterado. A referência salarial é o nível 7, já o de Professor auxiliar será nível 9.



Carlão afirmou que pelo menos, num primeiro momento, 70 cargos serão criados para Professor Auxiliar, embora no projeto esteja descrito 150 vagas. Para cobrir férias e licença maternidade, terá que se criar um processo seletivo de auxiliar, para realizar as substituições.
O pacotão das mudanças deve passar por duas votações, e por último ser sancionado pelo Prefeito Claudio Maffei.

Projeto Conheça a sua escola


Acontece de 27 a 1 de outubro de 2010, o projeto "Conheça a sua escola", onde a diretoria da Escola de Música Romário Antonio Barbosa mobiliza alunos para apresentação, além de convidados. Vale salientar, que estamos divulgando de primeira mão por que tivemos acesso a uma carta convite que já está circulando nas repartições da prefeitura municipal. 

A Pastoral da Comunicação, embora com um trabalho consistente na internet, dentro da Igreja e com a imprensa, não recebe oficalmente pedidos e nem convite de divulgação de nenhum evento público municipal.

Apesar do projeto promover para a comunidade, aos alunos e seus familiares a oportunidade de conhecer os professores, instrumentos e cursos oferecidos, também terá apresentações de convidados.

Dia 27 (Segunda)
9h - audição de piano e teclado
19h30m - Gupo Lúdico de violões, Orquestra de Violões do Conservatório
Maestro Henrique Castellari, Trio Erudito

Da 28 (Terça)
19h30m - Orquestra Monções

Dia 29 (Quarta)
9h - Audição de piano, guitarra, violão e flauta
14h - Audição de piano e teclado
19h30m Grupo de Metais e Porão 365

Dia 30 (Quinta)
14h - Audição de violão, teclado, piano e canto
1930m - Coral Romário Antonio Barbosa adulto e o Coral Infantil ambos regido pela professora de Canto Coral Sônia Vargas e Orquestra de Violões

Dia 01 (Sexta)
9h - Audição de Teclado, canto e flauta
14h - Audição de guitarra, sax, flauta e teclado
19h30m - Grupo de Escola e Quarteto de Sax

Diferentemente dos anos anteriores, a programação será mais enxuta, pois ela tem menos alunos e professores que no ano anterior. A escola fica na Avenida José Maurino, n 80 no centro de Porto Feliz, telefone 3262 4188