segunda-feira, 30 de julho de 2012

Entenda as regras para utilização de cavaletes em campanha eleitoral

 

Justiça proíbe que propaganda atrapalhe o trânsito de veículos ou pessoas. Cidadão que flagrar irregularidade pode denunciar com fotos ou vídeo.

Do G1 Campinas e Região

 

Com o início da disputa eleitoral, o G1 ajuda o eleitor a entender as regras de uma das ferramentas mais usadas pelos candidatos para suas propagandas em campanha: os cavaletes. O juiz eleitoral explica que a regra principal sobre essa utilização éa exigência de que ele não atrapalhe o trânsito de pessoas e motoristas.

O cavalete mais usado é o que mede 1,5 metro por 1 metro e ele fica expostos sem a presença de nenhum cabo eleitoral. A lei permite que ele fique em ruas e praças públicas, desde que não atrapalhe o trânsito. Existe uma proibição de que ele seja colocado, por exemplo, em canteiros de grandes avenidas, pois a Justiça entende que a prática atrapalharia a visibilidade dos motoristas.

Outra proibição é de que a estrutura seja apoiada ou presa na estrutura de placas de sinalização ou postes de iluminação. O horário de exposição da propaganda também é restrito e ele não pode ficar na via durante a madrugada, por exemplo. O horário permitido é das 6h da manhã até as 22h.

No caso de espaços privados de acesso aberto ao público, como shopping, igrejas, cinemas, entre outros, os cavaletes são proibidos. Outra orientação é que o cavalete seja fabricado com material pesado para evitar acidentes, por exemplo, com o objeto sendo levado pelo vento e atingir pedestres ou veículos.

O eleitor que flagrar alguma irregularidade pode fotografar, filmar e enviar como denúncia à Justiça Eleitoral. Outras regras e orientações sobre campanha eleitoral você pode conferira aqui.

Veja como foi a Pré-Jornada Rio 2012

 

Chegamos ao último dia da Pré-Jornada Mundial da Juventude e ficou no coração dos jovens que participaram do evento entre os dias 27 a 29 de julho, no Maracanãzinho (RJ), o desejo de anunciar Jesus com um novo ardor em preparação a JMJ Rio 2013.

.: Veja mais fotos no Facebook

O evento teve presenças marcantes, como do núncio apostólico do Brasil,Dom Giovanni d'Aniello; arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB,Cardel Dom Raymundo Damasceno; arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do COL, Dom Orani João Tempesta; bispo auxiliar de Campo Grande e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, padre Antônio Maria, padre Jorjão, padre Reginaldo Manzotti, padre Omar Raposo, padre Roger Luis, entre outros.

Dom Giovanni d'Aniello - núncio apostólico

Durante os três dias de evento, ocorreram momentos de Adoração ao Santíssimo, Santa Missa, pregações e animação com diversos ministérios de música.

Entre as personalidades presentes, Luzia Santiago, co-fundadora da Comunidade Canção Nova conduziu o momento de oração na manhã de domingo, em entrevista ela partilha da experiência de estar participando do evento:

Animados ou desanimados?...

 

Pe. J. Ramón F. de la Cigoña sj

Mesmo quando tudo parece estar perdido, nunca desista!...

Ânimo ou desânimo perpassam continuamente o nosso ser. Uma juventude desanimada, sem alma, além de ser trágico é perigoso. Nada é mais precioso do que o sentido da vida; sem ele, nos perdemos e nada construímos.
O mundo e a Igreja precisam de jovens animados, com grandes sonhos a serem concretizados. A falta de horizontes murcha a vida. Uma juventude sem esperança é deprimente!


Como anda nossa juventude: animada ou desanimada? Faça este teste e se dê uma nota de 0 a 10. Muito desanimado: “0”; mais ou menos “5”; muito animado: “10”:
· Facilmente você vai ao encontro dos outros?  ( )

· Geralmente coloca os outros em primeiro lugar?                     ( )

· Logo que acorda, enfrenta o dia positivamente? ( )

· Sente-se bem consigo mesmo e com a sua família?  ( )

· Quando projeta algo de bom, o realiza logo e com alegria? ( )

Se ficou acima de 30 pontos, você é uma pessoa animada e positiva; se ficou abaixo desse número, precisa de revitalizar sua existência. Como sair, pois, da apatia e do desãnimo? Como sair da melancolia e do egocentrismo? Jovens sem ideais não têm convicções e são como folha que o vento leva.


A vida coloca continuamente perguntas que exigem respostas. As nossas respostas podem ser positivas ou negativas e ambas deixam seus efeitos. Há jovens que só sabem dar respostas negativas e malencaradas; são uma tristeza e viver ao lado deles é um tormento. Não há nada mais belo do que jovens animados e altruístas!
Ânimo ou desânimo são conseqüências de nossas convicções e comportamentos. Quantas vezes escutamos: “Cansei!... Não tenho mais pique!... Desanimei!... Quando essa crise chega, não avisa. Ela se instala teimosamente na cabeça e derruba o coração.


Conheço vários tipos de crise: a pessoal, a familiar, a pastoral e a religiosa, mas a mais perigosa é a primeira, pois ela contamina todas as outras. Quem está bem consigo mesmo, geralmente está de bem com os outros e também com Deus. “Os que confiam em Javé se revigoram e criam asas como águias, correm sem cansaço e caminham sem fadiga” (Is 40, 35). Nosso agir depende muito daquilo que acreditamos!
É normal ter crises, mas é perigoso tomar decisões importantes e condicionados por elas. A crise bem elaborada ensina muito e nos torna mais profundos e gratuitos; descompassada, gera atitudes melancólicas e destruidoras.
Pensamentos evangélicos se traduzem em comportamentos éticos. A contrária, por desgraça, também é verdadeira. A injustiça institucionalizada, a falta de solidariedade, a corrupção em todas as suas formas evidenciam o tipo de pensamento dominante. Os pensamentos que temos geram um diálogo interior positivo ou negativo... O diálogo interior negativo não faz pessoas desanimadas e vigor. O mundo precisa de pessoas sadias e sonhadoras.


Mas, como ser positivos num mundo doente e caótico? positivos, mas não esqueça: quanto mais radical a opção, tanto maior deve ser a convicção!
Um jovem “desanimado”, sem alma, é como uma casa sem crianças; uma Igreja sem jovens não tem futuro.


Juventude é sinônimo de “en-tu-siasmo”, isto é, de estar cheio de Deus. Jovens apaixonados por Deus e pelo seu Reino. Uma pessoa apaixonada é uma pessoa descentrada, que vive totalmente para os outros.


Mesmo quando tudo parece estar perdido, nunca desista de ser melhor!
Uma pergunta: Você é animado ou desanimado?

Semana da Amamentação começa na próxima segunda-feira

 

Nesta segunda-feira (30) começa a Semana da Amamentação, em Porto Feliz. De acordo com a Secretaria de Saúde, responsável pela organização do evento, o objetivo da campanha é conscientizar os pais sobre a importância do aleitamento materno e destacar sua relevância para o desenvolvimento infantil.

A Semana da Amamentação acontece em todas as unidades básicas de saúde do município, das 7h às 17h, durante toda semana serão desenvolvidas atividades como palestras educativas, técnicas de relaxamento, shantala, workshop, além de outras orientações educativas sobre a amamentação.

Está prevista também a distribuição de brindes por meio de sorteios para todas as unidades de saúde e distribuição para os bebês que nascerem durante esta semana. O brinde será um par de brincos em formato de lacinho dourado, que é o símbolo da campanha.
Mais informações sobre a programação da Semana da Amamentação na Secretaria de Saúde pelo telefone (15) 3262-3837

Leve as pessoas a receber o derramamento do Espírito


Jesus voltará para restaurar todas as coisas. Ele precisa limpar este mundo. Retirar o trigo do meio do joio. Ele já esperou demais. Ele anseia pela hora de vir e buscar Sua Esposa: nós, Sua Igreja. Nestes tempos urgentes, de preparação da noiva para o “Esposo”, a evangelização que fazemos não pode ser uma evangelização qualquer. Não é contar historinhas ou simples reflexões. A grande graça, hoje, é dar o Espírito Santo. É levar as pessoas a receber o derramamento do Espírito, a graça que Jesus anunciou dizendo:
“Vós, é no Espírito que sereis batizados” (At 1,5).
Quem está cheio do Espírito Santo, deve levá-Lo para os outros. Uma vela acesa pode levar fogo para muitas outras. É assim que se passa o fogo. É assim que se passa o Espírito Santo de Deus! Essa é a missão que cabe a nós. Hoje a Igreja, que é a noiva, precisa urgentemente dessa graça. Ela acabou sendo acometida por doença, e o remédio eficaz que Deus lhe deu é o Espírito Santo; Ele precisa curar Sua noiva; é urgente libertá-la e prepará-la para o Esposo que está chegando.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova