sábado, 3 de março de 2012

Missa do Sagrado Coração de Jesus–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

SAGRAD~1

Toda primeira sexta-feira do mês é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, como conseqüência das aparições de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque no mosteiro de Paray-le-Monial a partir de 1673, e entre os documentos mestres nesta matéria encontramos a encíclica de Pio XII, Haurietis aquas, de 15 de Maio de 1956. Pio XII salienta que é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e de paz: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11, 28-30).
Não é por acaso que as aparições a Santa Margarida Maria deram-se num momento crucial em que se pretendia afirmar secularização e que a devoção ao Sagrado Coração apareceu sempre como o mais característico de todos os movimentos que resistiram à descristianização da sociedade moderna.

E refletindo o evangelho, Pe. Toninho, falou sobre a importância de sermos mansos e humildes de coração, termos paciência, reconciliarmos com quem nos ofendeu ou à quem nós ofendemos enquanto há tempo e principalmente reconciliar-se com Deus.

 Missa do Sagrado - Março (1)Missa do Sagrado - Março (3)Missa do Sagrado - Março (5)Missa do Sagrado - Março (7)Missa do Sagrado - Março (11)Missa do Sagrado - Março (13)Missa do Sagrado - Março (15)Missa do Sagrado - Março (17)Missa do Sagrado - Março (18)Missa do Sagrado - Março (21)Missa do Sagrado - Março (22)Missa do Sagrado - Março (23)Missa do Sagrado - Março (25)Missa do Sagrado - Março (26)Missa do Sagrado - Março (29)Missa do Sagrado - Março (30)

Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação

Reunião da Pastoral da Acolhida–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Nesta última quinta-feira, aconteceu a Reunião mensal da Pastoral da Acolhida, da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, com o intuito de planejar o mês de março, fazer algumas observações sobre o mês de fevereiro, acolher novos agentes e também um momento de espiritualidade, lendo um trecho da Bíblia e refletindo-o no contexto pastoral, para que os agentes possam se espelhar na acolhida de Jesus.

 

Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação

PSDB pretende lançar candidatura à prefeitura de Porto Feliz

AndreaMatos

Em Porto Feliz, em preparo a corrida eleitoral que se aproxima, de forma mais organizada e antecipada, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Porto Feliz lançou a vereadora Andréa Nunes Matos como pré- candidata, faltando definir o seu vice. O grupo político se apóia por pesquisas que afirmam que o atual Governo do PT está bem avaliado na cidade.

Gerão

O segundo nome da corrida eleitoral, e primeiro da oposição, foi Gerão quem fez anúncio pelos partido dos Democratas (DEM), lançando-se também como pré-candidato. Gerão é vereador pelo DEM e se apoia pela sua grande experiência legislativa, além das disputas eleitorais e vice prefeito.

Coquinho 289009_106383926134311_100002881130728_35104_1190728_o

Esta semana, o PSDB revelou que em seu quadro, tem dois nomes dispostos a disputar as eleições: José Antônio Queiroz da Rocha (vereador Coquinho) e José Eud Antunes, executivo aposentado da Editora Abril, segundo informa o jornal Tribuna das Monções na edição deste sábado (03). O jornal também anunciou o ex-vereador Odélio Leite dos Santos (PP) como pretenso vice de uma chapa com Coquinho. Coquinho conta que seu nome nas pesquisas particulares e do Jornal Tribuna das Monções, indicam boa posição nos resultados reforçando sua possibilidade de ganhar as eleições, segundo a sua interpretação dos dados.

Odélio

Em seu facebook, Odélio afirmou ter sido indicado como pré-candidato: "Por Todas conquistas do meu partido e por tudo que já fiz pela população de Porto Feliz, fui escolhido pelo meu diretório municipal como Pré candidato a Prefeito do partido."

Falta agora a definição do grupo político ligado ao ex-prefeito Erval Steiner (PSD), que esta analisando as possibilidades do ex-prefeito ser candidato, assim como também indicar Levi Rodrigues, Miguel Arcanjo e talvez Dr. Cássio.

Fotos: Câmara do Vereadores, Pascom e Facebook.
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Comissão do Vaticano se impressiona com preparativos da JMJ

O Cardeal Stanislaw Rylko, que se disse impressionado com a alegria e entusiasmo das pessoas que preparam a JMJ

No último dia de visita ao Rio de Janeiro, o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, e demais membros do PCL participaram de uma coletiva de imprensa.  Eles comentaram os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude 2013 após visitarem os a sede do Comitê Organizador Local (COL).
O presidente do PCL disse que os membros do conselho ficaram impressionados com a alegria e entusiasmo das pessoas que estão empenhadas na preparação da Jornada e com o profissionalismo do trabalho que está sendo feito. Ele também destacou o fato dos próprios jovens estarem atuando ativamente nesse caminho preparatório.
“Outro aspecto interessante é que o trabalho de preparação foi confiado, em grande parte, aos próprios jovens. E assim os jovens do Rio de Janeiro e do Brasil não são somente consumidores do evento, mas sujeitos ativos que, de certo modo, criam e preparam o evento”, ressaltou o Cardeal.
Trabalho voluntário
Além da participação dos jovens, a Jornada vem contando com o apoio de muitos voluntários. De acordo com o coordenador da Comissão de Voluntariado da JMJ2013, padre Ramon Nascimento, os voluntários, que hoje são 1132 já trabalhando junto à Jornada, correspondem a 90% da mão de obra do evento. O padre  explicou que essas pessoas atuam desde a acolhida aos peregrinos até demais preparativos.
“Nós temos os mais variados trabalhos. Nós temos voluntários trabalhando nas paróquias, fazendo levantamento dos locais de hospedagem, dos locais de catequese, mas nós temos voluntários trabalhando aqui no COL, trabalhando na preparação da Jornada, produzindo, montando coisas, nos auxiliando, então os voluntários já estão atuando na Jornada Mundial da Juventude”
Padre Ramon ressaltou ainda que os voluntários são de extrema importância ao trabalho desenvolvido.  “Eles (os voluntários) são aqueles que fazem a jornada acontecer. Se a comunicação é o coração da Jornada no sentido de proclamar ao mundo a verdade que a Jornada traz, os voluntários são as mãos, são os braços, são aqueles que fazem chegar a todas as pessoas a Jornada de maneira muito pessoal e humana”.
Em relação aos locais da JMJ 2013, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, explicou que a definição deve ser feita até a metade do ano. “A definição dos locais é justamente uma conversa entre o Comitê Local, a Arquidiocese, o Pontifício Conselho e a assessoria do Papa porque, como o Papa vem, supõe justamente que tenha bastante peso a assessoria do Papa que vem para verificar os locais. Esperamos que até a metade do ano a gente consiga essas definições”.
Dom Orani aproveitou a ocasião para destacar a importância da JMJ para o mundo. “É um evento que serve para poder transmitir ao mundo, ao futuro, a esperança de um mundo melhor através de jovens com valores cristãos, vivendo a vida cristã”.

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=285456

“Escolas Teológicas: História e Crítica” são tema da Semana Teológica matutina

Semana Teológica

05 A 09 DE MARÇO DE 2012

HORÁRIO: 08h30

LOCAL: Instituto de Teologia “João Paulo II”

Tema: “ Escolas Teológicas: História e Crítica”



05/03/2012    O estatuto teórico da Teologia como saber interdisciplinar

(segunda-feira)    Prof. Mestrando Pe. André Luiz Sueiro

06/03/2012   A Nouvelle Théologie em busca de novas razões para a Fé

(terça-feira)        Prof. Ms. Diác. Anderson Fasano

07/03/2012 Crítica Social e Teológica: uma leitura a partir do Rerum Novarum

(quarta-feira)    Profa. Dra. Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon

08/03/2012  A emergência de uma nova exegese no século XX

(quinta-feira)     Profa. Ms. Rita de Cácia Ló

09/03/2012  Teologia e pensamento antropológico: recepção e crítica no universo eclesial

(sexta-feira)       Prof. Ms. Alex Villas Boas Oliveira Mariano

http://www.arquidiocesesorocaba.org.br/site/index.php?secao=noticias&cod=3615&titulo=%93Escolas+Teol%F3gicas%3A+Hist%F3ria+e+Cr%EDtica%94+s%E3o+tema+da+Semana+Teol%F3gica+matutina

Jejum e Abstinência

 

O jejum consiste em fazer uma só refeição forte ao dia. A abstinênica consiste em não comer carne. A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são dias de abstinência e jejum. A abstinência é obrigatória a partir dos quatorze anos e o jejum dos dezoito aos cinqüenta e nove anos de idade.
Com estes sacrifícios, trata-se de que todo nosso ser (alma e corpo) participe em um ato onde reoconheça a necessidade de fazer obras com as quais reparemos o dano causado com nossos pecados e para o bem da Igreja.
O jejum e a abstinênica podem ser trocados por outro sacrifício, dependendo do que ditem as Conferências Episcopais de cada país, pois elas têm autoridade para determinar as diversas formas de penitência cristã.
Por que o Jejum?
É necessário dar uma profunda resposta a esta pergunta, para que fique clara a relação entre o jejum e a conversão, isto é, a transformação espiritual que aproxima o homem a Deus.
O abster-se de comida e bebida tem com como fim introduzir na existência do homem não somente o eqüilíbrio necessário, mas também o desprendimento do que se poderia definir como "atitude consumística".
Tal atitude veio a ser em nosso tempo uma das características da civilização ocidental. O homem, orientado aos bens materiais, muito freqüentemente abusa deles. A civilização se mede então segundo quantidade e a qualidade das coisas que estão em condições de prover ao homem e não se mede com a medida adequada ao homem.
Esta civilização de consumo fornece os bens materiais não somente para que sirvam ao homem em ordem a desenvolver as atividades criativas e úteis, mas cada vez mais para satisfazer os sentidos, a excitação que deriva deles, o prazer, uma multiplicação de sensações cada vez maior.
O homem de hoje deve abster-se de muitos meios de consumo, de estímulos, de satisfação dos sentidos, jejuar significa abster-se de algo. O homem é ele mesmo quando consegue dizer a si mesmo: Não.
Não é uma renúncia pela renúncia: mas para melhor e mais equilibrado desenvolvimento de si mesmo, para viver melhor os valores superiores, para o domínio de si mesmo.

Portugal sugere alterações em acordo ortográfico da língua portuguesa

 

Segundo secretário da Cultura do país, propostas podem ser feitas até dezembro deste ano

Jair Rattner, especial para O Estado de S. Paulo

LISBOA - No primeiro ano em que o acordo ortográfico da língua portuguesa começa a ser aplicado em Portugal, o secretário de Estado da Cultura do país, o escritor Francisco José Viegas, quer mudanças. Para as modificações, seria preciso reunir representantes dos oito países de língua portuguesa.

Só neste ano os alunos portugueses começaram a aprender a nova ortografia e apenas em janeiro os serviços públicos passaram a ter de usar o acordo nas as comunicações escritas.

A questão foi levantada por Viegas numa entrevista televisiva. Ao Estado, Viegas disse que o problema é o caso da ortografia dupla que passou a existir.

Aplicando a regra de que as consoantes não pronunciadas devem ser eliminadas, se por um lado em vez de “acto” os portugueses passaram a escrever “ato” ou “Egipto” virou “Egito”, surgiram novas divergências entre os dois lados do Atlântico: com a nova ortografia, em Portugal “espectador” passou a ser “espetador”, “recepção” ganhou a forma “receção” e “cacto” se tornou “cato”. Também foram mantidas diferenças em acentos, como em “Antônio” e “António” e “gênero” e “género”.

“Não mencionei a necessidade de alterar o acordo ortográfico. Mencionei incorporar pequenas alterações pontuais, que têm a ver com aquilo que o próprio acordo dispõe, sobre o que é pronúncia culta, pronúncia corrente e a sua correspondente ortografia”, explicou Viegas.

Viegas, formado em linguística, não quis indicar quais as mudanças no acordo seriam necessárias. “Isso não depende do poder político, mas dos especialistas e acadêmicos. Não pode ser o poder político a alterar, são as academias (Brasileira de Letras e das Ciências, de Portugal) que têm de fazer esse trabalho.”

Na entrevista, ele afirmou que a possibilidade de alterar o acordo estava prevista. “Temos um quadro que nos impõe que até 2015 o acordo esteja completamente implementado. Até dezembro de 2012 podem ser feitas algumas sugestões de alterações. Aquilo que eu fiz foi simplesmente abrir uma porta.”

Viegas diz ser a favor do acordo. “A partir de 1.º de janeiro de 2010, eu tinha uma coluna diária no Correio da Manhã que era escrita segundo o acordo ortográfico. Eu fui o primeiro colunista a ter uma coluna diária seguindo o acordo.”

A polêmica atual a respeito do acordo começou depois que o poeta Vasco Graça Moura assumiu o cargo de diretor de uma das mais importantes instituições culturais do país, o Centro Cultural de Belém, em fevereiro. Sua primeira medida foi uma norma suspendendo a aplicação do acordo ortográfico nos serviços sob sua tutela.

Na sequência, surgiu uma petição na internet para que o Parlamento vote o fim do acordo. E o professor Ivo Barroso, da Faculdade de Direito de Lisboa, entrou com um processo pedindo a inconstitucionalidade do acordo ortográfico.

Estranheza. O romancista e presidente da Comissão de Língua Portuguesa do Ministério da Educação (Colip-MEC), Godofredo de Oliveira Neto, encarou com estranheza as declarações de Viegas. “O acordo já foi discutido nas instâncias acadêmicas e políticas competentes. Não faz sentido discutir tudo de novo.” Ele recorda que o Brasil também poderia ter críticas a aspectos pontuais do acordo - como a abolição do trema -, mas decidiu ceder para garantir a adoção da proposta. / COLABOROU ALEXANDRE GONÇALVES

HOJE: Pastoral da Educação se reune!!!

pastoral da educação

Hoje, acontece a reunião da Pastoral da Educação, reunindo os profissionais da Educação para um momento de espiritualidade, leitura da bíblia e partilha.

Padre Toninho e Diácono Paulo estão apoiando presencialmente a Pastoral. Venha participar! A partir das 20h30m, no Centro de Convivência Dom José Lambert, ao lado da Igreja Mãe dos Homens.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 03/03/2012

Amar os inimigos

Leitura Orante
Mt 5,43-48
Vocês ouviram o que foi dito: "Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos." Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.

Santos Marino e Astério

Santos Marino e AstérioOs santos de hoje foram mártires no século III. São Marino era oficial romano, mas sobretudo, cristão. Já tinha feito seu caminhar com Cristo, estando em constante aprofundamento. No Império, não era reconhecido como cristão, e nem era possível uma evangelização aberta. Mas com sua vida, seu jeito profissional de ser, comunicava a verdade e o amor. Era cogitado para ocupar uma posição chave: a de centurião romano na Cesareia.
Outros queriam esse cargo, e sabiam que ele era cristão. Por isso, um deles levantou uma lei antiga,onde para assumir o cargo era preciso antes sacrificar aos deuses. Imediatamente, Marino revelou publicamente que não poderia fazer isso e professou sua fé. Pela admiração que muitos tinham por ele, não o mataram na hora. Deram a ele três horas para escolher entre apostatar da fé ou morrer.
Ao sair do pretório, encontrou-se com o bispo Teotecno que o levou à igreja e, apontando-lhe para uma espada e para o Evangelho, o motivou a fazer uma escolha digna de cristão. O oficial livremente abraçou o Evangelho.
Passado o tempo, as autoridades o quiseram ouvir. Marino permaneceu fiel por amor a Cristo e à Igreja e acabou sendo degolado. Isto no ano de 260.
De repente, Astério se aproximou do corpo, cobriu-o e enterrou o oficial. Ele sabia que isso poderia levá-lo ao martírio também. E foi o que aconteceu.
O testemunho deles nos convida a evangelizarmos a partir da nossa vida, e em todos os lugares da sociedade, e a nunca renunciarmos nossa fé, mesmo que o martírio nos espere.
Santos Marino e Astério, rogai por nós!