Na transição do sábado para domingo (21/07/2013), a cidade de Porto Feliz foi atingida por um tornado com velocidade que de até 130 km/h, atingindo os bairros Vista Alegre, Jardim Vante e Altos do Jequitibá com maior intensidade. Outros bairros como jardim Excelsior, Água Branca, Bepim etc, também registraram diversas quedas de muros e destelhamentos.
Altos do JequitibáO bairro mais atingido foi o Altos do Jequitibá que fico bem no epicentro do Tornado, neste bairro cerca de sessenta casas foram construídas pela Prefeitura de Porto Feliz pelo programa Minha Casa, Minha Vida, para beneficiar 31 famílias da antiga Cerâmica Soamim e 29 famílias retiradas de áreas de risco e removidas das áreas afetadas por enchentes e que estão em casas alugadas pela Prefeitura. Diante da forte tempestade, muitas casas desabaram paredes inteiras, além de tantas outras parcialmente atingidas e destelhadas. Nesta primeira noite, cerca de 12 famílias vão dormir na Emef Profa. Vilma Fernandes no bairro Jardim Vante nesta primeira noite. foram disponibilizados 100 colchões.
A Defesa Civil realizou levantamento dos prejuízos, catalogando as famílias encaminhando para apoio da promoção social.
Arquivo: março/2011 – época da construção das casas do Altos do Jequitibá
MortesNo bairro Jardim Vante, um muro em construção cedeu sobre uma casa vizinha, atingindo um quarto que tinha telha de amianto. Estavam um menino de 12 anos que não resistiu aos ferimentos e faleceu, seu pai foi encaminhada para o hospital Regional de Sorocaba com fratura na costela e perfuração de órgãos, também não resistiu e morreu nesta manhã de domingo. A mãe teve ferimentos leves e não corre risco.
Polícia militar também atendeu a um chamado com falecimento de homem que fazia de um contêiner como sua moradia, com a violência do temporal veio a falecer. Detalhes estão sendo investigados.
Um menino de quatro anos, que foi atingido por uma caixa d'água, está internado no Hospital Regional de
Sorocaba (SP), onde deve passou por exames que devem ficar prontos nesta segunda-feira (22). por G1
Outros bairrosEm diversos bairros da cidade, muitas árvores caíram e algumas ficaram com a raiz exposta. Muitas casas foram atingidas por estas árvores, diversos desmoronamentos de muros e destelhamentos de diversas proporções.
Na zona rural nenhum muitas casas de zeladores (caseiros) e de veraneios ficaram destelhas, e no sentido Rafard alguns bairros sem energia, como Engenho d’água, Registro, Tanquinho etc. A CPFL está com diversas equipes na cidade realizando a substituição de diversos postes, além reinstalação de toda fiação. Não há prazos para normalização.
Muitos moradores, por falta de energia para funcionar as bombas, tiveram que comprar água potável.
Famílias atingidasAs famílias atingidas pela tempestades, que se sentirem lesadas, podem buscar seus direitos a reclamar a respeito da qualidades destas casas. Caminho a buscar informações pode ser o Ministério Públicos e Ordem dos Advogados do Brasil, para buscarem possível indenização.
DonativosRoupas, imóveis, eletrodomésticos e alimentos foram as maiores perdas. Para encaminhar donativos pode entrar em contato com a Defesa Civil ou Guarda Municipal no 3262 1118.
Atendimento canceladoAs creches Ceim Nair Coli e Juvenal de Campos, suspenderam o atendimento das crianças de 0 a 5 anos, em virtude do estragos no telhado, fiação, alambrado, pátio, bebedouros e toldos. Os pais devem buscar informações junto a direção nesta segunda-feira (22/07/2013), para certificar se na terça-feira volta ao normal.
Quarta a sexta-feira todas as unidades creches fecharão, para os auxiliares e professores da rede infantil e fundamental participarem do Congresso da Educação de Porto Feliz.
10h50m - atualizado 21h00Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação